Início do conteúdo
    Notícias
  • Docente do PPGCAmb participa do III Encuentro Internacional de Investigación de Ingenierías

    O PPGCAmb participará do  III Encuentro Internacional de Investigación de Ingenierías organizado pela Universidad Popular Del Cesar Aguachica, sendo representado pelo Prof. Dr. Érico Kunde Corréa. O evento cocorrerá dia 01 e 02 de dezembro de 2020 de forma virtual, o qual visa promover o intercâmbio de conhecimentos, estratégias e oportunidades de inovação.

     

  • Aluno e professor do PPGCAMB participaram do Programa Terra Sul

    O Aluno de Mestrado do PPGCAMB, Thales Castilhos de Freitas, seu orientador Prof. Rafael Beltrame (Ceng) e seu co-orientador Ernestino Guarino (pesquisador Embrapa Clima Temperado), participaram do Programa Terra Sul, abordando o tema Espécies Exóticas Invasoras e o controle de Pittosporum undulatum, espécie arbórea invasora comum na região e tema da dissertação.

    Assista o programa na integra em https://youtu.be/7Du7c2Mglfk

  • Convite para Qualificações de Novembro

    QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

    .“Inventário quantitativo da arborização urbana da Av. Rio Grande do Balneário Cassino como ferramenta de valorização da Cadastro Técnico Multifinalitário, de autoria da mestranda SILVIA SIMÕES ADORNES, realizado sob orientação da Profª. DIULIANA LEANDRO, ocorrerá dia 04 de novembro de 2020, às 8:00, na sala https://webconf.ufpel.edu.br/b/diu-zn4-aqr

    Banca:

    Drª. Diuliana Leandro – PPGCAmb/CEng/UFPel – Presidente;

    Drª. Luciara Bilhalva Correa – PPGCAmb/CEng/UFPel – Titular;

    Drª. Suelen Cristina Movio Huinca – FAEM/UFPel – Titular;

    Drª. Marília Lazarotto – CEng/UFPel – Titular;

    Drª. Mery Luiza Garcia Vieira – Membro Suplente.

  • Mapa batimétrico da Barragem Santa Bárbara – Pelotas/RS entregue ao SANEP

    Na manhã de 09 de outubro de 2020, o discente do PPGCAmb Arthur Sperotto Peruzzo e a Profª. Drª. Diuliana Leandro, coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento aplicado a Estudos Ambientais – LGEA, entregaram ao coordenador do Departamento de Tratamento do SANEP, Engenheiro Vinicius Gonçalves, o “Mapa batimétrico da Barragem Santa Bárbara – Pelotas/RS”.

    Esse mapa foi desenvolvido a partir de levantamentos durante o período de 29/07/2020 até 01/08/2020, no qual se empregou técnicas e métodos de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Posicionamento por Satélites, Batimetria e Topografia. O produto possibilitará  simular eventos hidrológicos e avaliar a diferenças de reação do meio físico frente a cenários de inundação ou estiagem. Esse é um primeiro produto da dissertação do mestrando Arthur, intitulada: “Utilização de Simulações e Análise Multicritério como Ferramentas para Gestão de Risco a Inundações da Bacia do Santa Bárbara, Pelotas-RS”.

    As atividades de coleta de dados para a geração do produto só foram possíveis  devido a colaboração do Prof. Dr. em Ciências Geodésicas, Glauber Acunha Gonçalves, do Centro de Ciências Computacionais da FURG, que emprestou equipamentos e participou de todo o levantamento batimétrico, do Prof. Dr. Samuel Beskow do CDTec da UFPel que emprestou a embarcação, e da equipe de apoio de campo: Lucas Guidoni (Mestre em Ciências Ambientais), Gustavo Ferraz (egresso da Engenharia Ambiental e Sanitária), Marcos Antonio da Silva (discente da Química Industrial) e Jorge Luis Andrade (SANEP).

     

  • NEPERS é um dos destaques no “Ciência é Tudo” da TV Brasil

    O projeto “Compostagem de resíduos sólidos de baixo custo como tecnologia social para segurança alimentar e geração de renda” foi um dos destaques do programa “Ciência é Tudo” da TV Brasil, que estreou em 3 de outubro de 2020.

    Esse projeto oriundo do NEPERS, coordenado pelo Prof. Erico Kunde Correa e a Profª. Luciara Bilhalva Correa, o qual se visa geração de renda e autonomia econômica das famílias participantes a partir do gerenciamento da fração orgânica dos resíduos e do cultivo de espécies vegetais. Sendo que o projeto capacita moradores sobre a importância da separação e tratamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados em condomínios através de aulas, palestras e oficinas, e torna os próprios moradores agentes de disseminação do conhecimento.

    Um orgulho para o PPGCAmb o desenvolvimento de projetos como esse, que conseguem integrar a pesquisa com a extensão, e principalmente geram beneficio direto a sociedade!

    Parabéns a toda a equipe!

    Veja aqui o programa na integra!

     

  • Resultado da Seleção de Aluno Especial – 2/2020 – Edital Nº 69/2020

    Aguinaldo Didio Piske

    Ana Beatriz Gonçalves Vaz

    Andrius Fonseca da Silva

    Carolina Pinz Medronha

    Daiana da Silveira Sallaberry

    Leanne Teles Pereira

    Luana Pinto Bilhalva Haubman

    Luisa Andina Bender

    Maele Costa dos Santos

    Marcelo Fonseca Vargas

    Mariela Vieira Peixoto da Silva

    Mariane Buzzolaro

    Ottoni Marques Moura De Leon

    Raphael Testai de Souza

    Roberta Langlois Massaro

    Thiago Colares Pimentel

     

  • Calendário Acadêmico 2020-2 – PPGCAmb

    Até 29/09/2020 – Matrícula Alunos Regulares;

    28 e 29/09/2020 – Inscrição Seleção Aluno Especial 2/2020 – Edital 69/2020;

    30/09/2020 – Inscrição Seleção Aluno Especial 2/2020- Horário – até às 12h;

    30 /09/2020 – Matrícula Aluno Especial Edital 69/2020;

    Inscrições e matrículas –  e-mail: ppgcamb@gmail.com

    01/10/2020 – Início das Aulas.

     

  • Ofertas 2020/2 – PPGCAmb – EAD

     

    Professor Disciplina Código Horário Cr Vagas
    Andréa Souza Castro Planejamento e Gestão Ambiental 1640261 Quinta – 8:50h 4 20 vagas
    Diuliana Leandro Sensoriamento Remoto para Ciências Ambientais 1640323 Segunda – 18h 4 20 vagas
    Érico Kunde Corrêa Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos 1640278 Quarta – 14h 4 20 vagas
    Luciara Bilhalva Corrêa Pesquisa Orientada 1640264 Terça -14h 2 10 vagas
    Robson Andreazza Biotecnologias Aplicadas a Biorremediação 1640274 Terça – 16h 4 20 vagas
    Simone Pieniz Seminário em Ciência Ambiental 1640259 Quarta – 16 h 2 20 vagas
    Willian Nadaleti/ Bruno Vieira Tecnologias em Sistemas Energéticos 1640355 Segunda 13h:30min 4 20 vagas

    Para os alunos que desejarem fazer docência orientada (cod. 1640263) devem verificar a possibilidade com seus orientadores.

     

  • Processo Seletivo para aluno especial Mestrado Strito sensu em Ciências Ambientais – Modalidade On-line

    Está disponível o Edital de Seleção para ingresso como aluno especial no curso de Mestrado Strito sensu em Ciências Ambientais para o segundo semestre de 2020, modalidade on-line. As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel estarão abertas no período de 28, 29 e 30 de setembro de 2020 (e-mail: ppgcamb@gmail.com). Os interessados em cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas, como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, poderão solicitar inscrição em 2 disciplina (s) oferecidas no 2º semestre de 2020.
    Acesse o edital para maiores informações.

    Edital Aluno Especial

    Anexo 1 – Formulário-de-inscrição

Área de Concentração

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) está inserido na área de concentração de Ciências Ambientais composta por duas linhas de pesquisa: Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos, e Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável. Estas duas linhas de pesquisa foram estabelecidas devido as características principais do grupo, como a formação e a área de trabalho do corpo docente estar vinculado à Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos, e/ou Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente Sustentável. Além disso, tanto os laboratórios quanto os Projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos nestas linhas de pesquisa. A área de concentração em Ciências Ambientais integra temas de investigação científica relacionados tanto às análises ambientais e sistemáticas da biodiversidade, quanto ao desenvolvimento de tecnologias para sistemas de produção que sejam ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis.