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Nossa história

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, surgiu do anseio do Prof. Robson Andreazza em criar o primeiro curso de pós-graduação Strito sensu, no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Ele em convergência com os esforços de um grupo de trabalho de professores lotados em sua grande maioria, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Curso de Engenharia Agrícola, um grupo de 11 pessoas: Profª. Andréa Souza Castro, Profª. Gizele Ingrid Gadotti, Prof. Maurizio Silveira Quadro, Profª. Diuliana Leandro, Prof. Érico Kunde Corrêa, Profª. Simone Pieniz , Profª. Luciara Bilhalva Corrêa, Profª. Tirzah Moreira de Melo, Profª. Daniela Buske, Profa. Rubia Flores Romani, Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes deram origem a proposta do mestrado junto a CAPES.

A concepção do programa ocorreu em outubro de 2016, e sua primeira turma iniciou suas atividades em 05 de abril de 2018 com a aula inaugural.  A primeira turma, que abriu as atividades do programa no primeiro semestre de 2017 era composta por 15 alunos. O primeiro coordenador do PPGCAmb foi o Prof. Robson Andreazza e a coordenadora adjunta Profª. Gizele Ingrid Gadotti.  Ainda no ano de 2018 juntaram-se ao grupo o Prof. Darci Gatto e o Prof. Rafael Beltrame.

 

Saiba mais:

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, surgiu do anseio do Prof. Robson Andreazza e da convergência dos esforços de um grupo de trabalho de professores lotados em sua grande maioria, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Curso de Engenharia Agrícola, em criar o primeiro curso de pós-graduação Strito sensu, no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) foi criada em 1969, mas sua história é mais antiga, pois está foi formada pela junção da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Direito (fundada em 1912), Faculdade de Odontologia (1911) – as duas últimas pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Instituto de Sociologia e Política (ISP), fundado em 1958. E o Centro de Engenharias é uma unidade recente, 2007, resultado da adesão ao REUNI que se configurou a ampliação de sua atuação acadêmica da UFPEL. O Centro teve origem do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que foi criado através da Portaria no 243/72, de 27 de outubro de 1972, da Reitoria, reconhecido pelo Decreto Presidencial n o 81.295, de 02 de fevereiro de 1978, publicado no Diário Oficial da União em 03 de fevereiro de 1978. O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (com início em 2009) foi criado por Professores do Curso de Engenharia Agrícola. O Centro de Engenharias, abriga atualmente 10 Cursos de Graduação em Engenharia: Eng. Agrícola, Eng. Civil, Eng. Sanitária e Ambiental, Eng. Industrial Madeireira, Eng. de Produção, Eng. de Controle e Automação, Eng. Petróleo, Eng. Geológica e Eng. Eletrônica, e Curso de Tecnólogo em Geoprocessamento.

A UFPel apresenta vários Cursos de graduação e Pós-Graduação de alto padrão reconhecidos nacional e internacionalmente, como os Cursos de graduação de Agronomia, Biotecnologia, entre mais de 100 Cursos de graduação. Contudo, o Centro de Engenharias criado em 2009, possui apenas o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb), nível Mestrado Acadêmico, o qual foi aprovado em 2017 com docentes de diversas lotações como Centro de Engenharias, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto de Física e Matemática da UFPel e Instituto de Ciências Biológicas da FURG, demonstrando o caráter multidisciplinar do programa.

O PPGCAmb em dezembro de 20223 contava com 58 discentes matriculados, 50 discentes de Mestrado defendidos e com um potencial de entrada de 20 discentes anuais de Mestrado. Diante disso, o próximo objetivo do PPGCAmb é a submissão de uma proposta de Doutorado, pois o Programa obteve conceito 4 na Avaliação da Quadrienal (2017 – 2020) da CAPES. Para essa proposta de Doutorado o Programa possui Professores experientes, motivados com trabalhos voltados à área ambiental. O Curso de Doutorado Acadêmico foi delineado para atender algumas necessidades de estudos e análises ambientais voltadas a Ciências Ambientais, bem como a produção de tecnologias ambientais e sustentáveis para a análise ambiental, remoção de contaminantes e também reaproveitamento de resíduos para produção de produtos sustentáveis.

Ressaltasse que a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, destaca sua origem com uma forte vocação regional voltada para o atendimento das demandas dos órgãos ambientais da região. E com o passar dos anos, o programa revelou um notável potencial para a inovação tecnológica e a promoção da cooperação internacional. Esse percurso ilustra como a evolução de um programa de pós-graduação pode ser impulsionada por uma combinação de fatores, incluindo a dinâmica das necessidades regionais, o avanço da ciência e a crescente interconexão global.

Dessa forma o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais que teve seu início na região com uma vocação clara para atender às demandas dos órgãos ambientais locais evoluiu ao longo dos anos, adaptando-se às mudanças nas necessidades ambientais e na dinâmica da pesquisa científica.

  • A Vocação Regional

O programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais foi concebido com o propósito de formar profissionais capacitados para lidar com os desafios ambientais específicos da região em que se encontrava. Inicialmente, sua missão principal era fornecer treinamento e conhecimento técnico para os funcionários dos órgãos ambientais locais, como SANEP, prefeituras municipais, IBAMA, funcionários da Universidade Federal de Pelotas, entre outros órgãos. Os cursos enfatizavam as peculiaridades dos ecossistemas regionais, as questões de conservação da biodiversidade e os problemas de degradação ambiental enfrentados pelas comunidades locais.

  • A Transformação

Com o tempo, o programa começou a perceber que as questões ambientais não se limitavam a fronteiras geográficas. A globalização e a crescente interconexão entre as nações trouxeram desafios ambientais que transcendiam as fronteiras regionais. O programa passou a adotar uma abordagem mais ampla, integrando tópicos de relevância global em seu currículo. Isso incluiu o estudo das mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, energias renováveis e outros temas de importância universal.

  • Inovação Tecnológica

À medida que o programa expandiu seu escopo, também abraçou a inovação tecnológica como um elemento fundamental. Novas tecnologias de monitoramento ambiental, modelagem de processos e análise de dados passaram a fazer parte das atividades de pesquisa. Isso permitiu que os estudantes e professores abordassem problemas ambientais de maneira mais eficaz e eficiente, desenvolvendo soluções inovadoras.

  • Cooperação Internacional

A busca pela excelência e a crescente internacionalização da ciência levaram o programa a buscar parcerias e colaborações com instituições de renome em todo o mundo, como Estados Unidos, Espanha, Polônia e Austrália. A cooperação internacional tornou-se uma via de mão dupla, com pesquisadores estrangeiros vindo para o programa, e os membros do programa realizando pesquisas em escala global. Isso resultou em um intercâmbio constante de conhecimento e experiência, enriquecendo a qualidade da pesquisa e do ensino. E para essa parte do processo realmente se consolidar a conexão de alunos de doutorado que possam realizar intercâmbio será essencial para o amadurecimento do Programa.

 

Em resumo, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais é caracterizado por sua abordagem interdisciplinar, que fomenta a integração de diversas disciplinas para abordar questões ambientais complexas. Isso permite uma compreensão holística dos desafios ambientais e promove a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, resultando em soluções mais abrangentes e eficazes. O Programa demonstra uma forte relevância em todas as esferas. No âmbito local e regional, ele contribui para a resolução de problemas ambientais específicos da região, fornecendo pesquisas e expertise para apoiar a tomada de decisões sustentáveis. Nacionalmente, o programa desempenha um papel vital no desenvolvimento de políticas públicas, na formação de profissionais altamente qualificados e na geração de conhecimento relevante para o país. Internacionalmente, ele colabora em projetos de pesquisa globais.

A atuação e a estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, ressaltam a aderência aos blocos temáticos de Gestão e Políticas Públicas, Tecnologias e Sociedade e Desenvolvimento. O programa demonstra seu compromisso em abordar as questões ambientais de maneira abrangente, alinhada com os objetivos destes blocos.

Gestão e Políticas Públicas: O programa enfatiza a importância da gestão ambiental e das políticas públicas como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios ambientais. Os estudantes têm a oportunidade de estudar e desenvolver habilidades nessa área, preparando-se para contribuir com a formulação e implementação de políticas ambientais eficazes. O programa possui um impacto potencial na participação do PPG nas discussões e formulações de políticas públicas.

Tecnologias: A ciência e a tecnologia desempenham um papel crucial na busca por soluções ambientais inovadoras. O programa oferece disciplinas e oportunidades de pesquisa que exploram tecnologias ambientais avançadas, capacitando os estudantes a aplicarem conhecimentos técnicos em questões ambientais práticas. As disciplinas abordam tecnologias avançadas e inovações relevantes para a solução de problemas ambientais.

Sociedade e Desenvolvimento: Reconhecendo a interconexão entre questões ambientais e desenvolvimento humano, o programa inclui pesquisas e disciplinas que abordam as dimensões sociais e econômicas do desenvolvimento sustentável. Os estudantes são incentivados a considerar como as políticas e as tecnologias ambientais impactam as comunidades e a sociedade em geral. O programa não negligencia a importância da interação entre a sociedade e o desenvolvimento sustentável. Fomenta pesquisas que promovam a conscientização social em relação a questões ambientais.

Os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais são claramente alinhados com os três Blocos Temáticos mencionados. O programa busca formar profissionais capazes de:

– Analisar e propor políticas públicas ambientais eficazes (Gestão e Políticas Públicas).

– Desenvolver e aplicar tecnologias ambientais avançadas (Tecnologias).

– Compreender as implicações sociais e econômicas das ações ambientais (Sociedade e Desenvolvimento).

Além dessas questões, a proposta de Doutorado é consistente e relevante para a UFPel em razão do Centro de Engenharias ainda não possuir um Programa de Pós-Graduação a nível de Doutorado, e por além disso, o país apresentar carências na área Ambiental seja para pesquisadores ou/e formação de Profissionais qualificados. Ressalta-se que o PPGCAmb em sua curta existência retornou a sociedade 50 mestres em Ciências Ambientais de excelência com atuação efetiva em Instituições de Ensino Públicas e Privadas de Graduação, órgãos de gestão e fiscalização ambiental, como por exemplo, o IBAMA, além de diversos outros servidores públicos no âmbito municipal, estadual e federal, os quais são agentes disseminadores de soluções para problemas ambientais e desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que prezam pela melhora do país e busca do atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). Sendo assim de extrema importância o apoio da CAPES para incentivar dos pesquisadores do Programa, que possuem grande potencial, a desenvolverem suas pesquisas de forma profunda e sagaz, beneficiando a Ciência e em especial o meio ambiente.

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