Início do conteúdo
Parcerias e atividades

MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL E AMBIENTAL

Os Professores Robson Andreazza e Simone Pieniz, tem parcerias com o Professor de ciências ambientais, Benedict C. Okeke, do Departamento de Biologia  da Universidade de Auburn at Montgomery USA,  Alabama. Que realizou um intercâmbio de pesquisa na UFPel, dentro de um projeto com biocombustíveis de resíduos. Okeke é professor de microbiologia industrial e ambiental, e seus interesses de pesquisa incluem: biocombustível e co-produtos, biossensores, biorremediação, biotecnologia enzimática, efeitos de poluentes nas comunidades microbianas, indicadores de segurança microbiológica da água e dos alimentos e engenharia genética de micróbios. Ele ensina microbiologia industrial, microbiologia ambiental, microbiologia geral e pesquisa direcionada. O professor Okeke fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Riverside; Universidade de Gifu, Japão; e o Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, Trieste, Itália. Okeke possui 60 trabalhos de pesquisa em revistas especializadas, duas patentes nos EUA, numerosos resumos de conferências e várias bolsas de pesquisa, incluindo uma doação de um milhão de dólares para pesquisas sobre etanol combustível a partir de biomassa. Ele é o vencedor do prêmio Ida Belle Young Endowed Professorship e o diretor fundador do Laboratório de Pesquisa em Bioprocessamento e Biocombustíveis (BBRL).

 

ENERGIAS RENOVÁVEIS E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Atualmente, o PPGCAmb conta com uma rede de colaboração internacional na área de energias renováveis e poluição atmosférica coordenada pelo prof. Willian César Nadaleti.

No ano de 2019, foi realizada a primeira visita financiada pelo governo Polonês e pela agência NAWA/European Funds para o desenvolvimento um projeto entre a Silesian University of Technology e o PPGCAmb, onde o prof Willian realizou pesquisas relacionadas a planejamento energético e a emissão de poluentes empregando diferentes misturas de biogás e hidrogênio. A visita gerou uma participação como apresentador no evento THE 32ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON EFFICIENCY, COST, OPTIMIZATION, SIMULATION AND ENVIRONMENTAL IMPACT OF ENERGY SYSTEMS, em Wroclaw. O trabalho apresentado foi: Potential for methane production and electric energy generation from sugarcane in Brazil.

No mesmo ano, a comissão do Prêmio Eni Award da Itália solicitou a inscrição desse professor ao referido prêmio, cujo mérito ainda se encontra em avaliação devido à pandemia de COVID-19. Essa premiação é da Fundação FEEM – Fondazione Eni Enrico Mattei de Milão na Itália, da Companhia de Óleo e Gás Eni e foi fundada em 1989, com a função de estimular a pesquisa internacional, a educação de alta qualidade, entre outros. O Prêmio Eni Award tem o intuito de encorajar o bom uso de fontes de energia e sustentabilidade ambiental. Já receberam esse prêmio laureados do Prêmio Nobel Harold W. Kroto e Alan Heeger. Entre os anos de 2018 e 2019 o prof. Willian recebeu três premiações da ELSEVIER pelas excepcionais contribuições (Outstanding Contribuition) para a qualidade dos periódicos em Ciências Ambientais, fortalecendo o caráter internacional do nosso programa.

Em 2020, o PPGCAmb realizou nova aproximação com grupos internacionais, onde um professor recebeu uma bolsa de professor visitante pela Fundación Carolina, Espanha para um período de palestras e pesquisas junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial e Ambiental, Universidade de Almería. Em 2021, um novo financiamento foi recebido pelo NSP/European Funds em um edital para professor visitante na Universidade de Zilina, na Eslováquia. Dos 58 pesquisadores contemplados em todo o mundo, um professor do PPGCAmb foi o único do Brasil.

Mais recentemente, o projeto incluiu a Universidade de Leeds e o Imperial College London que fazem parte da geração/análise de dados e publicações. Há previsão de visitas a esses grupos em 2021/2022.

Nessa área de pesquisa, o professor Willian mantém uma rede de colaboração Brasil-Polônia-Eslováquia-Espanha-Reino Unido, tanto no desenvolvimento de projetos conjuntos em energia, como publicações e visitas financiadas, incluindo a participação de nossos alunos do PPGCAmb.

Translate »