Início do conteúdo
Apresentação

Sejam muito bem-vindos

A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e a Instituição, responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões, elogios e pedidos de simplificação relativos às políticas e aos serviços públicos prestados pela UFPel, com foco no incentivo ao aprimoramento da gestão pública e à transparência em suas ações.

Caso deseje registrar uma manifestação (denúncia, reclamação, solicitação sugestão, elogio, pedido de simplificação) ou um pedido de acesso à informação, utilize a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). Essa Plataforma gera um número de protocolo e prazo de resposta.

Ainda, na aba “Dúvidas Frequentes” é possível obter mais informações, conceitos e detalhamento acerca dos tipos de manifestações  recebidas pela Ouvidoria.

 

Quando devo procurar a Ouvidoria?

É importante salientar que a Ouvidoria está à disposição para lhe escutar e prestar auxílio. No entanto, verifique, primeiramente, se a sua necessidade pode ser resolvida em contato direto com os setores envolvidos.

Observe que, por meio da Plataforma Integrada Fala.BR, você pode encaminhar sua manifestação se:

  • Tiver conhecimento de alguma irregularidade (entendem-se por irregularidade os ilícitos administrativos ou quaisquer ações ou omissões lesivas ao interesse público), infração à legislação ou às normas internas da UFPel;
  • Entender que algum direito seu foi desrespeitado;
  • Sofrer alguma forma de assédio (Dica: visite, no menu, a página “Você sabia?” sobre o tema)
  • Quiser enviar elogios a qualquer unidade ou servidor da UFPel;
  • Desejar propor sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados pelo Órgão;
  • Precisar solicitar providências e/ou reclamar de um serviço prestado pela Instituição.

 

Fluxo de encaminhamentos via Ouvidoria

https://ep.ufpel.edu.br/ouvidoria/e-OUV2/#list

https://ep.ufpel.edu.br/ouvidoria/e-SIC2/#list

 

Quem somos?

Biolange Piegas (Ouvidora) Portaria UFPel nº 240/2021

Alfredo Tillmann (Ouvidor substituto) Portaria UFPel nº 1391/2022

 

Horário de atendimento presencial**

Terça-feira – 13h às 17h / 18h às 22h

Quarta-feira – 9:30h às 13:30h / 14:30 às 18:30

Sexta-feira – 15h às 19h

Demais dias/períodos são cumpridos em teletrabalho, no horário das 9h às 13h e das 14h às 18h. Nesse caso, entre em contato pelos telefones 3284.4098/3284.4015 ou pelo e-mail ouvidoria@ufpel.edu.br

**Atenção: Verifique a página de notícias da Ouvidoria para informações atualizadas, inclusive acerca de alterações de horários em virtude de reuniões, férias, afastamentos e outros.