Notícias
  • QUANDO ELE VOLTAR – Ricky Medeiros

    As situações aqui descritas são tidas como fictícias, mas, ao ler cada página, percebe-se que são tão reais quanto o sol que nos ilumina. Este livro traz a história de um mensageiro que vem da mesma faixa de luz que Jesus, o Cristo, e que entrará na faixa terrestre para ajudar a humanidade a se preparar para as mudanças da Nova Era. Sua mensagem toca os corações e as feridas do ser humano, ainda em fase de evolução. Há mais de 2 mil anos, não havia a velocidade da mídia que temos hoje, sequer existia televisão, rádio, jornal ou internet. Cristo falava a pequenos grupos, em uma linguagem própria, bem diferente da atualidade, quando a comunicação é dirigida a diversos povos, ou seja, a milhares de pessoas com línguas distintas. Portanto, o que diria esse mensageiro à aldeia global do século XXI? Este é um livro inspirado, escrito com a ajuda de espíritos iluminados a fim de trazer uma mensagem de esperança, amor e conforto, para fazer brilhar uma luz em nosso mundo, às vezes tão escuro e confuso. Eles querem dividir conosco um pouco de sua sabedoria, para que possamos encontrar o nosso próprio caminho de volta para casa. Portanto, leia esta obra com a mente aberta, para que a luz possa adentrá-la. As palavras do mensageiro do amor são para restaurar a fé em Deus e em nós mesmos. Quem é esse mensageiro? Ele é quem você acredita que ele é..

    Livro indicado pela bibliotecária Leda Lopes

  • ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA – José Saramago

    Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O “Ensaio sobre a cegueira” é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

    Livro indicado por Flavio Demarco

  • No mês de fevereiro os parabéns vai para…

    Neste mês de fevereiro gostaríamos de dar os parabéns para:

    05/02

    Gabriela Machado Lopes – Bibliotecária da BCA

    23/02

    Patrícia de Borba Pereira – Coordenadora das bibliotecas

    26/02

    Tiago Mateus Maleico – Auxiliar de biblioteca da BCP

  • Parabéns Carmen Lucia Lobo Giusti!

    A equipe do Sistema de Bibliotecas/UFPel parabeniza a colega Carmen Lucia Lobo Giusti pela sua aposentadoria. Agradecemos toda a sua dedicação, o seu trabalho, e o seu carinho com as Bibliotecas e com a Universidade. Que Deus ilumine esse novo caminho, boa sorte e muito sucesso. Parabéns e aproveite bem todos os momentos desta nova etapa da sua vida.

  • Parabéns aos colegas de trabalho

    A equipe do Sistema de Bibliotecas/UFPel parabeniza os colegas pela conquista de entrarem no mestrado e doutorado:

    Damasio Duval Rodrigues Neto – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede – PROFIAP/UFPel

    Leda Cristina Peres Lopes – Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Marciele Vasconcellos – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • A BATALHA DO LABIRINTO: PERCY JACKSON & OS OLIMPIANOS – Vol. 4 – Rick Riordan

    Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que essa experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com cheerleaders monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.
    Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.

    Livro indicado pelo acadêmico Leonardo Buzo

  • O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES Vol 01 – Ransom Riggs

    Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

    Livro indicado por Ana Paula Noronha

  • VOZES DE TCHERNÓBIL – Svetlana Alexievich

    “Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética , provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo. “

    Livro indicado pela bibliotecária Marlene Cravo Castillo

  • Infraestrutura que hospeda o Portal de Periódicos passará por manutenção

    Nesta sexta-feira, 17/02, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará a manutenção do seu Internet Data Center, recurso que compõe a infraestrutura de conectividade que atende o Portal de Periódicos. A mudança visa melhorar a disponibilidade do Portal, diminuindo riscos em futuras manutenções. O serviço ocorrerá das 20h às 0h. No horário indicado, haverá intermitência no acesso à biblioteca virtual da CAPES. Após o período, a página voltará à normalidade.
    Informação do Portal de Periódicos Capes.