Notícias
  • VOZES DE TCHERNÓBIL – Svetlana Alexievich

    “Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética , provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo. “

    Livro indicado pela bibliotecária Marlene Cravo Castillo

    Ler Aqui

  • Infraestrutura que hospeda o Portal de Periódicos passará por manutenção

    Nesta sexta-feira, 17/02, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará a manutenção do seu Internet Data Center, recurso que compõe a infraestrutura de conectividade que atende o Portal de Periódicos. A mudança visa melhorar a disponibilidade do Portal, diminuindo riscos em futuras manutenções. O serviço ocorrerá das 20h às 0h. No horário indicado, haverá intermitência no acesso à biblioteca virtual da CAPES. Após o período, a página voltará à normalidade.
    Informação do Portal de Periódicos Capes.

  • FRIDA: A BIOGRAFIA – Hayden Herrera

    ‘Frida – a biografia’ procura apresentar a intimidade da vida desta pintora mexicana, além de trazer detalhadas descrições e interpretações de seus quadros.

    Livro indicado por Tatiana Dux Barbosa.

    Ler Aqui

  • O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO – José Saramago

    Menos interessado na onipotência do divino que na frágil mas tenaz resistência do humano, Saramago reconta de forma irônica e crítica uma das histórias mais conhecidas no ocidente, dotando-a de corpo, cheiro, sensações, ambiguidades e novos significados recônditos.

    Livro indicado pela professora Stefanie Griebeler

    Ler Aqui

  • HERDEIROS DE ATLÂNTIDA – Eduardo Spohr

    Há uma guerra no céu. O confronto civil entre o arcanjo Miguel e as tropas revolucionárias de seu irmão, Gabriel, devasta as sete camadas do paraíso. Com as legiões divididas, as fortalezas sitiadas, os generais estabeleceram um armistício na terra, uma trégua frágil e delicada, que pode desmoronar a qualquer instante. Enquanto os querubins se enfrentam num embate de sangue e espadas, dois anjos são enviados ao mundo físico com a tarefa de resgatar Kaira, uma capitã dos exércitos rebeldes, desaparecida enquanto investigava uma suposta violação do tratado. A missão revelará as tramas de uma conspiração milenar, um plano que, se concluído, reverterá o equilíbrio de forças no céu e ameaçará toda vida humana na terra. Ao lado de Denyel, um ex-espião em busca de anistia, os celestiais partirão em uma jornada através de cidades, selvas e mares, enfrentarão demônios e deuses, numa trilha que os levará às ruínas da maior nação terrena anterior ao dilúvio – o reino perdido de Atlântida.

    Livro indicado por Alex Borges

    Ler Aqui

     

  • VIGIAR E PUNIR – Michel Foucault

    É um estudo científico, documentado, sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos adotados pelo poder público na repressão da delinquência. Métodos que vão da violência física até instituições correcionais.

    Livro indicado pela assistente em administração Raquel Silveira

    Ler Aqui

  • AS NOVE VIDAS DE DEWEY – Vicki Myron

    Casos inéditos do gato que conquistou fãs em todo o mundo somam-se à histórias de outros gatos em “As nove vidas de Dewey”, que acaba de chegar às livrarias do Brasil
    Desde que a bibliotecária Vicki Myron colocou os olhos sobre aquele filhote que tinha sido deixado morrendo de frio na caixa de devolução de livros, percebeu que havia ali algo diferente. O gatinho parecia ter um dom especial de distribuir carinho e mudar a vida das pessoas. Ele ganhou o nome de Dewey Readmore Books (o que pode ser traduzido como “Dewey Leiamais Livros”). Em pouco tempo, toda a cidade de Spencer, no pacato estado norte-americano de Iowa, ficou sabendo da novidade. E o gato se transformou num verdadeiro xodó. Myron logo entendeu que não se tratava de um simples animalzinho de estimação, mas de uma presença diferente – o que alguns chamariam de angelical.
    Esta história foi contada no livro Dewey: um gato entre livros, que foi best-seller nos Estados Unidos e logo conquistou uma legião de adeptos em todas as partes do mundo. No Brasil, não foi diferente. A autora recebeu desde a publicação um número gigantesco de cartas contando como as relações entre animais e humanos podem ser surpreendentes. Agora, a Editora Globo lança As nove vidas de Dewey, que traz três situações inéditas que envolveram o gato da biblioteca, além de seis contribuições de leitores, recontadas por Vicki Myron.
    Quem não conhece a primeira obra, pode pensar que ela simplesmente fala sobre os animais. Mas, quem já a leu, sabe que é muito mais do que isso. A autora fala sobre os gatos, mas também sobre as pessoas, e de como elas revelam seus sentimentos mais íntimos quando se deixam seduzir pelos felinos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a mulher que escreveu à autora contando que odiava os gatos. Isto até encontrar um filhotinho doente na noite de Natal. Durante dias, meses, ele teve que ser alimentado com um conta-gotas, já que não conseguia comer sozinho. Foi muito trabalho, sim, mas houve uma transformadora recompensa emocional. Ou então, a história da mãe da garota que já tinha uma gata (isolada e distante), com o paradoxal nome de Dengosa. Ela acabou recebendo a surpreendente companhia de Biscoito, essa sim uma verdadeira companhia em todas as horas.
    Dewey já morreu, com a inacreditável idade de 19 anos! Mas suas histórias permaneceram como lendas em Spencer, e continuam a atrair a atenção de fãs do mundo inteiro. São pessoas que foram resgatadas de alguma forma pelo sentimento de companheirismo e afeição, e se reconhecem nas histórias do gato. Este lançamento é só mais uma prova de que há algo muito, muito especial na relação entre os bichos e os humanos.

    Livro indicado pela bibliotecária Gabriela Lopes

    Ler Aqui

  • E SE OBAMA FOSSE AFRICANO – Mia Couto

    E se Obama fosse africano? Reúne o que Mia Couto chama de ‘interinvenções’, neologismo que expressa bem o sentido destes artigos, quase todos transcrições de palestras proferidas pelo autor em eventos na África, na Europa e no Brasil. Neles, o autor aborda de modo corajoso e criativo os principais impasses da África contemporânea. Temas como a corrupção, o autoritarismo, a ignorância, os ódios raciais e religiosos, mas também a riqueza da tradição oral e das culturas locais, o vigor artístico, as relações complexas entre o português e as línguas nativas, a influência de Jorge Amado e Guimarães Rosa sobre a literatura luso-africana, tudo isso é tratado com rigor intelectual, imaginação poética e humor por um dos maiores escritores de nossa época. Longe do discurso árido dos acadêmicos e da retórica demagógica dos políticos, o autor, que é também biólogo, passeia pelos assuntos com habilidade de ficcionista, entremeando os dados objetivos de sua análise a lembranças pessoais e referências literárias, numa prosa calorosa e envolvente. Nesses exercícios de militância intelectual, o autor mostra que a inteligência crítica e a fantasia poética são fortes aliadas para a compreensão e a transformação do mundo.

    Livro indicado pela bibliotecária Patrícia Borba

    Ler Aqui

  • MUNDO SINGULAR: ENTENDA O AUTISMO – Ana Beatriz Barbosa Silva

    “Mundo Singular – Entenda o autismo” é um livro sobre a visão de mundo, os desafios, o brilhantismo e os tratamentos e as perspectivas futuras de crianças com autismo. A doutra Ana Beatriz Barbosa Silva e seus coautores, Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles, especialistas em psiquiatria e psicologia da criança, descrevem os sintomas, o diagnóstico, a visão da família, a visão da escola, os tratamentos, e as variações dessa condição ainda pouco compreendida e muito estigmatizada. Com uma linguagem acessível e relatos de casos reais, este livro pretendo ser um guia para informar e tranquilizar pais, professores e familiares em busca de informações cientificamente embasadas sobre o autismo no Brasil.

    Livro indicado pela bibliotecária Aline Herbstrith

    Ler Aqui