Notícias
  • Portal de Periódicos CAPES

    O Portal de Periódicos passará por manutenção. A equipe do Projeto de Modernização e Atualização Tecnológica do Portal de Periódicos da Capes informa que poderá haver inconstância no acesso ao acervo nesta quinta-feira (15/09), a partir das 20h.

  • Treinamento online do Portal é importante para suprimir dúvidas sobre acesso unificado

    O acesso unificado, expandido para todas as instituições participantes em junho, ampliará as possibilidades de pesquisa dos usuários. Participar da capacitação online é indispensável para aprender a localizar as informações desejadas.

     

    Uma das melhores formas de esclarecer as dúvidas acerca do acesso unificado é participando do treinamento online para uso do Portal de Periódicos. Além de ampliar os conhecimentos relacionados aos recursos e materiais oferecidos, a capacitação possibilita ao pesquisador perceber, entre outros pontos, que nenhum conteúdo foi removido – muito pelo contrário, a Capes já confirmou que o acervo foi mantido para 2016 e segue negociando com os editores para mantê-lo em 2017.

    O processo de unificação de acesso visa à segurança da informação, além de evitar o uso indevido dos conteúdos assinados, protegendo, inclusive, os autores de artigos científicos e de outros materiais. A ação também tem como objetivo fomentar ainda mais o uso do Portal de Periódicos, reforçando sua importância perante a comunidade acadêmico-científica brasileira. Para entender melhor as finalidades do acesso unificado, leia este Comunicado.

    O treinamento online é gratuito e aberto a todos os usuários vinculados a mais de 430 instituições brasileiras. A agenda da capacitação é dividida por áreas do conhecimento, como forma de otimizar o tempo dos participantes. Para solicitar inscrição, é necessário fazer login no “Meu Espaço” e, em seguida, selecionar a turma na área de Treinamentos. Também é possível visualizar o calendário clicando no banner disposto na página inicial do Portal.

    Durante cada curso, é possível enviar perguntas por chat para esclarecer pontos relacionados ao uso do Portal. Entretanto, há um canal de comunicação disponível para obter outras informações sobre os treinamentos: treinamento.periodicos@capes.gov.br. Em caso de dúvidas sobre o acesso unificado, o usuário pode direcionar seus questionamentos para a equipe do Portal pelo e-mail acessoperiodicos@capes.gov.br.

  • Portal Saúde Baseada em Evidências está disponível para alunos de graduação

    A Coordenação de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (CBib/UFPel) informa que o Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE) já está disponível para os alunos de graduação nos cursos com as áreas afins.

    O cadastro é individual e via CPF do aluno. O PSBE faz a busca do mesmo na Receita Federal. Quanto aos alunos de pós-graduação, o Portal faz a busca no CNEs.

    Sobre o Portal
    Iniciado em 2012, o Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.
    O Portal SBE reitera o compromisso do governo brasileiro de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.
    Buscando maior desenvolvimento e fortalecimento do Portal SBE, a SGTES/MS estabeleceu, em 2015, parceria junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da OPAS/OMS (BIREME/OPAS/OMS) para incorporação da Prática Baseada em Evidências no processo de trabalho dos profissionais de saúde e de acadêmicos das áreas da saúde. A disseminação da Prática Baseada em Evidências, entendendo-a como importante movimento de mudança nas práticas assistenciais, o uso e disseminação de evidências em saúde, bem como o compartilhamento da experiência na Região das Américas e junto aos países da Cooperação Sul-Sul, também são finalidades dessa parceria.

    Veja quem pode acessar e como fazer no documento abaixo.

    psbe-2