Início do conteúdo
Videos Instrucional em Libras

1- Como faço a inscrição na biblioteca?

Comparecer a qualquer biblioteca da UFPel, portando documento de identificação oficial com foto. Serão preenchidos dados do cadastro (telefone, e-mail) e o usuário vai criar uma senha para acesso.

 

 

2- Usuários sem vínculo ativo com a UFPel podem realizar empréstimos?

Não. Usuários sem vínculo (público externo) podem usar a biblioteca somente para consulta local.

 

3- Quem pode realizar empréstimos?

– Discentes (presenciais e EAD);

– Servidores técnico-administrativos;

– Docentes;

– Bolsistas de pós-doutorado e residentes.

 

4- Quantos exemplares poderão ser emprestados por usuário?

O usuário poderá retirar até 8 (oito) itens (em todo o Sistema de Bibliotecas), sendo que não pode ser mais de 3 itens do mesmo tipo na mesma biblioteca.

(EXEMPLO: 3 livros + 2 CDs + 2 periódicos + 1 DVD na BCS, ou 3 livros na BM + 3 livros na BCS + 2 livros na BCP).

As normas de empréstimo estão disponíveis no Regulamento do Sistema de Bibliotecas (Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/files/2018/02/RES.-45.2017-Reg.Sistema-de-Bibliiotecas-SEI.pdf)

 

5- Quais são os prazos de empréstimo?

– Livros e trabalhos acadêmicos – 7 dias

– CDs, DVDs e Periódicos – 3 dias

 

6- Como localizo os livros nas estantes?

Primeiro fazer a consulta ao catálogo (https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/). Ao encontrar o material desejado, anote o número de chamada.

Na lateral das estantes existem indicativos da numeração e dos principais assuntos ali existentes. Caso encontre alguma dificuldade, peça auxílio aos servidores da biblioteca.

 

7- O que significa Consulta local?

São livros que possuem uma etiqueta vermelha, significa que esse exemplar deve estar disponível na biblioteca durante a semana, caso algum usuário queira realizar pesquisa local. Em feriados e finais de semana esses livros podem ser emprestados ao final do expediente, devendo ser devolvidos na primeira hora do próximo dia letivo após o feriado/final de semana.

 

8- Outra pessoa pode retirar livros no meu nome?

Não. O empréstimo, bem como a renovação presencial dos materiais são serviços pessoais e intransferíveis, ou seja, não podem ser delegados para outros.

 

9- Como é feita a renovação dos empréstimos?

O usuário poderá realizar até 3 (três) renovações da mesma obra pela internet, devendo após esse prazo levar o material para renovar na biblioteca, acompanhado de documento oficial com foto.

Observações:

– Obras que possuírem reserva não poderão ser renovadas.

 

10- Como proceder para fazer renovação pela internet?

Acessar o site https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/, clicar em “Meu Pergamum”.

Aluno de Graduação: digitar 01 + o número de matrícula e a senha cadastrada no balcão de empréstimos.

Servidores – digitar 03 + o número de matrícula e a senha cadastrada no balcão de empréstimos.

Alunos de Pós-Graduação – digitar 04 + o número de matrícula e a senha cadastrada no balcão de empréstimos.

Renovar cada um dos itens e não esquecer de apertar o botão “Recibo por e-mail”. Este recibo comprova que a operação foi realizada.

 

11- Qual o procedimento para a devolução dos materiais emprestados?

A devolução dos materiais deverá ser realizada na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo e pode ser realizada por outra pessoa, pois para a devolução não é exigido documento oficial com foto.

 

12- Se atrasar a devolução do material tem cobrança de multa?

Sim. Para obras com empréstimo padrão, a multa é de R$ 1,00 (um real) por dia e por obra, incluindo finais de semana e feriados. No caso de livros de consulta local, a multa é de R$ 1,00 (um real) por hora de atraso, considerando os termos das Portarias n.216, de 13 de março de 2002 e Portaria n.1095, de 14 de maio de 2013. A multa pode ser paga posteriormente, mas o usuário fica impedido de realizar empréstimos até quitar a dívida.

 

13- Como proceder para efetuar o pagamento da multa?

DÉBITOS devem ser pagos através de depósito identificado, transferência identificada ou GRU (Guia de Recolhimento da União) efetuados na Conta Única do Tesouro. Não serão aceitos canhotos de depósitos por envelope ou via internet.

BANCO DO BRASIL

Agência 1607-1

Conta 170500-8

Identificador 1: 1.540.471.526.428.832-2

Identificador 2: CPF do usuário em débito

Pagamento através de GRU em: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

Preencher em UG: 154047, em Gestão: selecione 15264 e em Código de Recolhimento a opção 28832-2 (Serviços educacionais) avance.

Na tela seguinte, informe o número de referência: 154143 e preencha os demais campos sinalizados como obrigatórios. Imprima a guia e efetue o pagamento no Banco do Brasil.

É obrigatório apresentar o comprovante de pagamento no balcão de empréstimo de uma biblioteca, pois a baixa da multa não é automática.

 

14- Posso realizar reserva de materiais no balcão de empréstimo?

Não. A reserva é feita somente através do acesso ao Meu Pergamum.

 

15- Qual o passo a passo para fazer reserva de material?

No sistema faça a pesquisa do material. Se todos os exemplares estivem emprestados, clique na opção “Reserva”, na parte inferior da janela, e preencha as informações solicitadas.

Os materiais só podem ser reservados quando não estiverem disponíveis no acervo.

 

16- Onde retiro a obra reservada e qual prazo ela fica disponível?

Retira no balcão de empréstimo da biblioteca que o material pertence. O material estará a sua disposição por 24 horas. Passando este prazo, a reserva passa para o próximo usuário da fila, sem aviso prévio.

 

 

17-  Como fico sabendo da reserva disponível?

O usuário recebe um e-mail avisando que já pode retirar o material no balcão de empréstimo.

 

18- No caso de extravio de material, como devo proceder? Existe a cobrança de multa nesse caso?

O usuário deve comunicar imediatamente a biblioteca (por escrito), que tomará as providências cabíveis.

Por publicação perdida ou extraviada será cobrada multa a partir do primeiro dia de atraso do material até a notificação por escrito da perda. Além do pagamento da multa, o usuário deverá repor o material extraviado/danificado no valor atual da obra, de acordo com as seguintes condições:

– O usuário deverá realizar a substituição da obra por exemplar idêntico, de mesma edição ou de edição mais recente que estiver disponível no mercado;

– Se o título estiver esgotado, é facultado à biblioteca optar entre estabelecer o valor da indenização, exigir reposição por obra similar existente no mercado ou solicitar outros títulos de interesse da biblioteca;

– O débito do usuário poderá ser quitado com a doação de outra obra, caso haja concordância da biblioteca, observada sua Política de Desenvolvimento de Coleções;

– Os casos excepcionais, como a apresentação de atestados e/ou ocorrências policiais, serão estudados pela biblioteca em prejuízo, e os mesmos não isentam o usuário da reposição do item patrimonial extraviado ou danificado.

 

 

19- Posso entrar na biblioteca com meu material?

Não é permitida a entrada nas dependências das bibliotecas com volumes (pastas, bolsas, classificadores, chimarritas, mochilas, etc). A biblioteca dispõe de guarda-volumes, o qual o uso é permitido somente durante a permanência do usuário na biblioteca.

O empréstimo do guarda-volumes se dá mediante apresentação de documento oficial com foto e senha do usuário, via sistema. A perda ou pernoite da chave gera multa.

 

20- Posso entrar na biblioteca com lanche?

Não é permitida a entrada nas dependências da biblioteca com lanches, bebidas, cigarros e assemelhados.

 

 

21- Como é o uso dos computadores no ambiente da biblioteca?

Os computadores são de uso preferencialmente às atividades de pesquisa acadêmica. É proibido o acesso a sites inadequados, com fins não didáticos.

O usuário que for flagrado utilizando os computadores para jogos, conteúdos impróprios ou mau uso será advertido e deverá encerrar seu uso.

 

 

22-  A UFPel possui um manual de orientação para trabalhos acadêmicos?

Sim. Encontra-se disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/

 

23- Onde encontro os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações e Teses produzidos na UFPel?

– Os Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação e Especialização) estão disponíveis no catálogo do Pergamum, no link: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/

– As Dissertações e Teses estão disponíveis no catálogo do Pergamum (https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/) e também no Repositório Institucional (http://guaiaca.ufpel.edu.br/)

 

 

24- É obrigatório o envio de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC e TCCP), Dissertações e Teses para a biblioteca?

Sim.

 

25- Questão removida. Número permanece para correta ordenação de pergunta e vídeo.

26-  O que é uma ficha catalográfica, para que serve  e como faço a solicitação ?

É o produto do serviço “Catalogação na fonte”. A ficha catalográfica é um elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos, é impressa no verso da folha de rosto e é feita pelos bibliotecários.

Após seu trabalho estar concluído, já com a paginação definitiva, acessar o site do SisBi e fazer a solicitação da ficha via formulário no link http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha

Não deixe para solicitar na última hora, pois temos o prazo de no mínimo 72 horas úteis para dar o retorno.

27- Qual o procedimento para o envio dos trabalhos acadêmicos?

De acordo com a Portaria n.2241, de 17 de outubro de 2013, as bibliotecas somente receberão trabalhos acadêmicos em meio digital. Os trabalhos acadêmicos (versão final) devem ser entregues para a coordenação do curso, juntamente com o termo de autorização (disponível em: http://sisbi.ufpel.edu.br).

A coordenação deve compilar todos em um documento do SEI e encaminhar para a biblioteca que atende o curso. Os termos de autorização originais devem ser enviados impressos para a biblioteca.

Publicado em 20/12/2019.