Início do conteúdo
    Notícias
  • Senha para acesso aos e-books

    Ainda não tens senha na Biblioteca?
    Basta solicitar pelo e-mail da Biblioteca que atende seu curso!
    Quando solicitarem cadastro de senha por e-mail, informem nome completo, curso e número de matrícula. Esses dados agilizam o processo.

    Contato da BCP: bibcp@ufpel.edu.br
  • Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos (de acordo com a NBR 6023:2018) – Referências: transcrição dos elementos

    Essa é a segunda postagem de uma série sobre o Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos. Em cada post será abordada uma parte. Começamos pela elaboração das referências, com os elementos essenciais e complementares por tipo de documento. Nesse post abordamos a transcrição dos elementos da referência. Os próximos serão sobre citações, resumos e apresentação de trabalhos acadêmicos.
  • Vídeos instrucionais em LIBRAS

    A Coordenação de Bibliotecas (CBib), dando continuidade ao projeto de Capacitação e Acessibilidade nas Bibliotecas, está disponibilizando em seu site vídeos em Libras com perguntas e respostas sobre as normas de empréstimo e também outras questões específicas das bibliotecas. As questões foram elaboradas pela CBib e os vídeos foram gravados e editados pela Seção de Intérprete de LIBRAS do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Coordenação de Comunicação Social (CCS).

    Confira no link https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/libras/

     

     

     

  • Acolhida aos calouros – FAT

    Visita da turma dos alunos da Acolhida FAT! Calouros dos cursos de Administração, Turismo, Processos Gerenciais e Gestão Pública.

    A proposta da oficina foi a apresentação do Sistema de Bibliotecas aos alunos ingressantes, contemplando o regulamento das bibliotecas, pesquisa ao acervo, serviços oferecidos, entre outros.

     

  • Campanha “Silêncio para os Pensadores”

    Essa campanha teve início em 2017, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica a manter o ambiente da Biblioteca mais silencioso durante as atividades de estudo, pesquisa e leitura. O título escolhido para a campanha pressupõe um caráter ambíguo, ora fazendo alusão à necessidade de manter o ambiente em silêncio, ora expondo as diferentes definições de silêncio na visão de cada pensador, através de trechos de suas obras.

     

  • Atualizações NBR 6023

    A norma ABNT NBR 6023, para elaboração de referências bibliográficas, foi atualizada e entrou em vigor dia 14/11/2018. A nova versão é mais extensa, com diversos exemplos e algumas alterações.

    O Manual de Normas UFPel para trabalhos acadêmicos já está sendo revisado e em breve será publicado com essas atualizações.

    Algumas mudanças:

    – Inclui nas regras gerais de apresentação os documentos online (informação sobre o registro do endereço eletrônico precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em: IMPORTANTE: não se usa mais < > para os links.

    – Não se utiliza mais o sublinhado para substituir autoria repetida (na lista de referências).
    – Traz modelos de referência para correspondências (bilhetes, cartas, cartões, e-mails), evento no todo e em parte em publicação periódica, atos administrativos normativos (avisos, editais, estatutos, ofícios, pareceres, entre outros), documentos civis e de cartórios.
    – Tem no mínimo 2 (dois) exemplos com elementos essenciais e complementares para cada tipo de documento.
    – O modelo para trabalhos acadêmicos (TCCs, dissertações e teses) ficam no item 7.1.2 (junto com as monografias no todo). Na norma anterior aparecia como Notas no item 8.11.1.
    – Foi acrescido um anexo com as abreviaturas utilizadas.

     

    Apresentação das referências

    Como era: Como ficou:

    Alinhamento à esquerda, espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

    Alinhamento à esquerda, espaço simples e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

     

     

  • Bem-vindos a 2019/1

    Sejam todos bem-vindos a mais um semestre letivo.

    Aqui na página da biblioteca disponibilizamos vários tutoriais de como utilizar os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas. Acesse a página “Tutoriais” e confira.