Baseado na Nota técnica emitida pelo Comitê Interno da UFPel para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID-19, os materiais emprestados nas bibliotecas ficam com data de devolução para 25 de abril de 2022.
Dúvidas ou informações entrar em contato pelos e-mails: atendimento.bcp@ufpel.edu.br / bibcp@ufpel.edu.br, ou pelos telefones (53) 32844037 / 32844038
#PraTodosVerem: Cartaz de fundo azul com alguns ícones em rosa e branco, letras pretas trazendo informação: Precisa de livros para estudar em janeiro? Então corre e faz tua solicitação de empréstimo até o dia 23/12/2021. A partir dessa data até 28/01/2022 as solicitações de empréstimo estarão desativadas.
As solicitações reabrem no dia 31/01/2022 e começam a ser atendidas a partir do dia 07/02/2022.
A partir do dia 13 de outubro de 2021 (quarta-feira), a BCP estará iniciando os agendamentos de empréstimo para os alunos matriculados em aulas práticas presenciais, e também para os servidores envolvidos.
Os atendimentos serão realizados SOMENTE POR AGENDAMENTO, terça-feira pela manhã e sexta-feira de tarde.
O aluno deve realizar a consulta no Pergamum e realizar a solicitação de empréstimo. Aparecerá um aviso mencionando que a solicitação de empréstimo foi efetuada. Podem ser feitas até 3 solicitações por biblioteca. Aguardar o retorno da solicitação de empréstimo por e-mail. O atendente irá enviar a data e horário do agendamento. Acesse o tutorial da solicitação de empréstimo em: https://wp.ufpel.edu.br/bibcp/tutorial-solicitacao-de-emprestimo-agendamento/. Dúvidas entrar em contato por e-mail: atendimento.bcp@ufpel.edu.br e bibcp@ufpel.edu.br .
IMPORTANTE: responder o e-mail recebido confirmando SE VAI COMPARECER NA DATA E HORÁRIO do agendamento. Se não confirmar por e-mail, não será agendado.
No dia do empréstimo, é OBRIGATÓRIO comparecer portando documento oficial com foto e usando máscara;
Para a segurança de todos, ao chegar na biblioteca: higienizar as mãos com álcool gel, sanitizar os sapatos, não retirar a máscara e respeitar o distanciamento;
Será permitido apenas a entrada de uma pessoa por vez, e a sua permanência se dará somente para o atendimento da solicitação de empréstimo;
Há todo um protocolo de prevenção a COVID – 19 a ser seguido entre os empréstimos, por esse motivo, NÃO SE ATRASE;
Caso o usuário não compareça ao agendamento, o mesmo terá que fazer uma nova solicitação de empréstimo;
O acervo está fechado ao público;
Os computadores, mesas e as salas de estudo não estão disponíveis para uso.
#PraTodosVerem Primeiro card em fundo azul claro e quadros em roxo, com imagem de alguns livros, trazendo a informação 13 de outubro, guarde esse dia. O segundo card é de fundo azul claro com letras em tom claro, traz a informação que a partir de 13 de outubro de 2021 as bibliotecas estarão realizando agendamentos de empréstimos. Quem será atendido nessa etapa: – SOMENTE os alunos de graduação matriculados nas aulas presenciais (as bibliotecas têm as listas com os nomes) e Servidores envolvidos nas aulas presenciais. Aguardem mais informações em breve.
#PraTodosVerem: Cartaz de fundo bege, com letras em preto, dividido em duas colunas. Na coluna da esquerda tem a informação da nova data de devolução dos materiais emprestados, que mudou para o dia 10 de dezembro de 2021. À direita tem uma imagem do interior da Biblioteca Campus Porto, e um quadro de fundo verde que traz a informação Dúvidas ou informações entrar em contato pelo Facebook, Instagram ou pelos e-mails: bibcp@ufpel.edu.bratendimento.bcp@ufpel.edu.br, #usemascara
Baseado na Nota técnica emitida pelo Comitê Interno da UFPel para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID-19, os materiais emprestados nas bibliotecas ficam com data de devolução para 08 de outubro de 2021.
Dúvidas ou informações entrar em contato aqui pelo Facebook ou pelos e-mails: bibcp@ufpel.edu.br ou atendimento.bcp@ufpel.edu.br
#PraCegoVer: Cartaz de fundo bege, com letras em laranja e azul, informando que a devolução dos materiais emprestados nas bibliotecas foi prorrogada para o dia 08 de outubro de 2021. #fiqueemcasa#usemascara
A NBR 6028 (resumos) foi atualizada em 18 de maio de 2021. Ela está disponível para pesquisa na Targed, através da pesquisa no Pergamum.
Apresentamos aqui as principais alterações:
Título
Na versão 2003 – Resumo: apresentação
Na versão 2021 – Resumo, resenha e recensão: apresentação
Foram incluídos novos conceitos:
Recensão – análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista.
Resenha – análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento.
Foi retirada a definição de resumo crítico, que era entendido como sinônimo de resenha.
A atualização traz um item principal falando apenas de resumo, e outro falando de resenha e recensão.
RESUMO
Segue a obrigatoriedade das informações de forma concisa, em parágrafo único e sem enumeração de tópicos.
Verbo na terceira pessoa passou de um “dever” para uma “recomendação”.
Quando o resumo estiver inserido no próprio documento, é opcional colocar a referência do próprio documento antes dele.
RESENHA E RECENSÃO (itens novos na atualização da norma)
Devem fornecer ao leitor uma ideia do documento ou objeto, analisando e descrevendo seus aspectos relevantes.
Devem ser compostas por uma sequência de frases concisas, sem enumeração de tópicos.
Devem ser elaboradas por outrem que não o autor do documento ou objeto.
Devem ser precedidas pela referência, quando forem publicadas separadamente do documento ou objeto.
– Com relação a extensão dos resumos, houve a alteração do termo “Deve” para o “Convém”, mas as quantidades de palavras seguem as mesmas.
Novo texto:
4.1.8 Quanto a sua extensão, convém que os resumos tenham:
a) 150 a 500 palavras (trabalhos acadêmicos e relatórios)
b) 100 a 250 palavras (artigos de periódicos)
c) 50 a 100 palavras (documentos não contemplados nas alíneas anteriores)
–Em outros trechos também ocorreu a substituição do “deve” pelo “convém”:
3.3 Devem-se evitar (passou para: Convém evitar)
4.1.4 Deve-se usar o verbo na terceira pessoa (passou para: Convém usar o verbo na terceira pessoa.
Palavras-chave
Conforme a atualização, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidos da expressão Palavra-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
Segue sem a recomendação de quantidade mínima ou máxima de palavras-chave a serem utilizadas.
#PraCegoVer: Cartaz branco, com letras em cinza e preto, com barra inferior em laranja. Informa aos usuários que a nova data de devolução dos materiais emprestados nas bibliotecas será 2 de agosto de 2021.
Informamos que as doações de livros para as bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas estão temporariamente suspensas.
A suspensão do recebimento de livros se dá devido a Instrução Normativa nº 5 12 DE AGOSTO DE 2019, do Governo Federal, que criou a plataforma REUSE, para gerenciar o “o recebimento de doações de bens móveis e de serviços, sem ônus ou encargos, de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.
Estamos trabalhando no planejamento e implantação do recebimento de doações através da plataforma.
Maiores informações serão divulgadas posteriormente.