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    Notícias
  • Capacitação em Acessibilidade nas Bibliotecas – Módulo 2

    No período de 9 a 15 de agosto os servidores do Sistema de Bibliotecas da UFPel (SisBi) participaram do segundo módulo da Capacitação em Acessibilidade nas Bibliotecas, projeto em parceria da Coordenação de Bibliotecas (CBib), Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

    Esse módulo abordou a temática “Aspectos básicos da Língua Brasileira de Sinais e atendimento às pessoas surdas da comunidade acadêmica da UFPel”, com foco no atendimento aos usuários nas bibliotecas. Foi ministrado pela servidora Juliana Sanches dos Santos, Tradutora Intérprete de Libras (TILS).

    Foram dias de muito aprendizado para toda a equipe. Agradecemos a todos os envolvidos para que possamos ter momentos como esse, de qualificar nossa equipe de servidores. #bibliotecasUFPel #bibliotecasinclusivas #bibliotecasacessíveis#acessibilidadeatitudinal

  • Alteração de horário

    No período de 08 a 17/08/2018 a biblioteca funcionará em horário diferenciado:

    08/08 – das 8h às 20h

    09 a 15/08 – das 14h às 20h

    16 e 17/08 – das 8h às 20h

  • Livros novos – Letras – Tradução Inglês/Português

    BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz?. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

    DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 148 p. (Coleção Educação Contemporânea).

    DOURADO, Autran. Breve manual de estilo e romance. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

    GENTZLER, Edwin. Teorias contemporâneas da tradução. 2. ed. São Paulo: Madras, 2009.

    GOROVITZ, Sabine. Os labirintos da tradução: a legendagem no cinema e a construção do imaginário. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. 2015 78 p. (Comunicação)

    HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

  • Livros novos – Matemática

    BOULOS, Paulo; CAMARGO, Ivan de. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

    LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Álgebra linear. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 432p. (Coleção Schaum)

    THOMAS, George B.; WEIR, Maurice D.; HASS, Joel. Cálculo. 12. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2012. 2v.

  • Livros novos – cursos de Letras

    Títulos novos já disponíveis na biblioteca:

     

    ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. 238p. (Estratégias de ensino ; 10).

    ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2015. 166 p. (Série Estratégias de Ensino ; 5)

    BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001. 182 p. (Língua[gem] ; 1).

    BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

    CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 47. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

    CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure: fundamentos e visão crítica . 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

    CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Analia Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. 4. ed. São Paulo: Atual, 2013.

    FAVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística textual: introdução. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

    GESSER, Audrei. Libras?: que língua é essa? : crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Estratrégias de Ensino ; 14)

    JOBIM, Jose Luis (Org). Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. 169 p. (Ponto de partida ; 2).

    LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. 389 p. (Coleção Lingua[gem] ; 26).

    MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

    QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos . Porto Alegre: Artmed, 2004. (Tem o e-book na Minha Biblioteca).

    RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

    SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

    SILVA, Maria Cecilia Perez de Souza e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

    VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016. 133 p. (Texto e linguagem).

  • Livros novos – Cursos de Letras

    Chegaram livros novos para os cursos de Letras. Os títulos são:

    ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas . São Paulo: Parábola, 2010. 223 p. (Série Estratégias de ensino; 21)

    AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 18. ed. São Paulo: Summus, 2016.

    ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

    AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos de gramática do português. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. (Tem o e-book na Minha Biblioteca).

    AZEVEDO, Janete Maria Lins de; AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. 75 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo ; 56).

    BISOL, Leda (Org). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 5. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

    BOSI, Alfredo. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2003. 493 p. (Coleção Espírito Crítico)

    BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

    BOSI, Alfredo. Historia concisa da literatura brasileira. 51. ed. São Paulo: Cultrix, 2017.

    CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

    CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

    DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Psicologia na educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

    FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis: Vozes, 2016. 257 p. (Manuais acadêmicos)

    FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

    FRANCHI, Egle. E as crianças eram difíceis..: a redação na escola. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 243 p. (Texto e linguagem).

    KLEIMAN, Angela. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999. 191 p. (Coleção Ideias sobre linguagem)

    KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes, 2016.

    KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

    MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza (Org.). Introdução a sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

    TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

  • Capacitação em Acessibilidade nas Bibliotecas

    Servidores da Coordenação de Bibliotecas (CBib) participaram nos dias 21 e 22 de março de uma Capacitação em Acessibilidade nas Bibliotecas, projeto em parceria da CBib com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). As palestras foram ministradas pelas educadoras especiais do NAI Mirian Bohrer, Lidiane Rodrigues, Débora Jacks e Michele Rodrigues.

    Durante a capacitação o pessoal pode ter um melhor entendimento sobre a atuação do NAI dentro da UFPel, legislação de amparo às pessoas com deficiência, tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e conhecer um pouco mais sobre as deficiências, mais especificamente deficiência visual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem.

    Em um segundo momento haverá o outro módulo da capacitação onde os servidores participarão de um curso de LIBRAS específico para o atendimento ao público nas bibliotecas.