Início do conteúdo
Histórico

Inaugurada oficialmente no dia 22 de novembro de 2010, a Biblioteca do Campus Porto abriu suas portas à comunidade acadêmica com uma cerimônia informal, onde estiveram presentes a administração da UFPel, bem como professores, alunos e funcionários.
Do lado de fora pode-se observar as linhas sóbrias do prédio que já abrigou a salsicharia do antigo Frigorífico Anglo, que começou suas atividades em dezembro de 1943, à beira do Canal São Gonçalo. Mais exatamente, na área onde anteriormente funcionou a Charqueada Moreira. Do lado de dentro,as modernas dependências da biblioteca chamam atenção por sua estrutura, conforto, luminosidade e espaço. São 1000 m2, 500 dos quais destinados ao salão de acervo. Conta com oito salas individuais de estudo, auditório para treinamentos, computadores para pesquisa ao acervo, ambiente wi-fi e uma sala de estudos auxiliar. O prédio abriga também a Coordenação de Bibliotecas, órgão que administra o Sistema de Bibliotecas da Universidade. O acervo inicial foi constituído por livros e demais materiais informacionais dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Letras, Enfermagem, bem como Engenharias Hídrica e de Materiais.

Atende aos seguintes cursos: Administração, Ciência da computação, Economia, Enfermagem, Engenharia agrícola, Engenharia ambiental e sanitária, Engenharia civil, Engenharia de controle e automação, Engenharia de produção, Engenharia eletrônica, Engenharia industrial madeireira, Engenharia da computação, Engenharia de materiais, Engenharia de petróleo, Engenharia geológica, Engenharia hídrica, Gastronomia, Geoprocessamento, Gestão ambiental, Gestão pública, Jornalismo, Letras, Nutrição, Processos gerenciais e Turismo, além dos cursos de pós-graduação referentes a estas áreas.