Início do conteúdo
    Notícias
  • Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Geografia 2020

    Confira as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Geografia 2020 inseridos no acervo da Biblioteca e no Repositório Institucional:

    BURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de licenciatura em geografia/ autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciência Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7260

    DREHMER, Ana Carolina Bilhalva. Sistemas agrários familiares de base agroecológica – 1º Distrito de Canguçu/RS/ uma análise multidimensional para o desenvolvimento rural. Pelotas, 2020. 203 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciência Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7259

    JESUS, Ricardo Brandolt de. Subsídios para a definição de zoneamento climático para o turismo de sol e praia no litoral Rio Grande do Sul. Pelotas, 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciência Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7261

    RODRIGUES, Raul Rubira. Apropriação espacial e formação universitária/ uma análise das práticas espaciais dos estudantes do Curso de Geografia da UFPel. Pelotas, 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciência Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7263

    SILVA, Lucas Serpa da. Identidade docente/ processo de construção no espaço social de uma escola pública. Pelotas, 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciência Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7262

  • TCCPs do Programa de Pós-Graduação em Educação

    Confira os novos TCCPs do Programa de Pós-Graduação em Educação (Educação de Surdos) inseridos no acervo da Biblioteca:

    AVILA, Silvania Gonçalves de. Impacto da oferta de uma turma de ensino médio aos estudantes surdos do município de Rio Grande. Pelotas, 2019. 18 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc98.pdf

    BARBOSA, Giovani de Souza. Educação de surdos e a BNCC: encontros e desencontros. Pelotas, 2019. 29 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc84.pdf

    BARRETO, Miriam Rocha. A hora do conto em teatro e suas contribuições para aprendizagem dos surdos. Pelotas, 2019. 22 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc8f.pdf

    BITENCOURTE, Aline Souza. O empoderamento da mulher surda e suas conquistas na docência do ensino superior. Pelotas, 2019. 20 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccae.pdf

    CARDOSO, Carla Regina de Freitas Pedroso. A produção escrita dos alunos surdos do NEEJA. Pelotas, 2019. 18 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccb3.pdf

    DAVID, Paula Penteado de. Produção textual: adaptações linguísticas da libras para a língua portuguesa em contexto bilíngue. Pelotas, 2019. 23 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc96.pdf

    DUARTE, Maria Auxiliadora Terra. Escola Municipal de Educação Bilíngue Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino: do sonho à realidade, uma escola bilíngue para surdos do Rio Grande. Pelotas, 2019. 26 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc8b.pdf

    FARIAS, Jean Michel Carrett. Cidadania e disciplina de sociologia na educação de surdos. Pelotas, 2019. 19 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc80.pdf

    PEREIRA, Cíntia do Amaral. Arte surda: a pintura como expressão do surdo. Pelotas, 2019. 22 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccb7.pdf.

    GASQUE, Ana Paula Pinheiro. Portfólio eletrônico: alternativa didática para o ensino de Libras a familiares ouvintes de crianças surdas. Pelotas, 2019. 22 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccb0.pdf

    GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Processo de produção de uma videoaula de matemática em libras. Pelotas, 2019. 19 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc9a.pdf

    LIMA, Pamila Araújo de. A multiplicidade de deficiências na educação bilíngue para surdos: a libras possibilitando o acesso ao mundo. Pelotas, 2019. 16 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc94.pdf.

    OLIVEIRA, Márcia Oliveira de. Políticas públicas de educação para surdos: relações entre o decreto municipal Nº 13.200/2015 e o decreto federal Nº 5.626/2005. Pelotas, 2019. 17 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc88.pdf

    PICANÇO, Eloisa Veiga. Educação de surdos: processo de ensino/aprendizagem da escrita em português. Pelotas, 2019. 21 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccc5.pdf

    RADÜNZ, Claudete de Souza. Ouvindo as mãos: primeiros contatos dos alunos ouvintes com a libras na educação infantil. Pelotas, 2019. 18 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccb9.pdf

    RODRIGUES, Egmar Rodrigo Valadão. A criação/adaptação de jogos matemáticos por alunos surdos: o ensinar/aprender através dos jogos. Pelotas, 2019. 18 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccbf.pdf

    SALLER, Aline Gonzalez. O uso do nearpod, um software digital, para o ensino de ciências de alunos surdos. Pelotas, 2019. 20 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccac.pdf

    SILVA, Dileta Peres da. O uso de materiais concretos para alunos surdos em uma escola bilíngue: experimentar para aprender. Pelotas, 2019. 18 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccbd.pdf.

    SILVA, Nathielle Francos da. Articulando a língua de sinais e a língua portuguesa através das configurações de mãos: relato de experiência de uma proposta bilíngue para surdos em uma prática na bidocência. Pelotas, 2019. 23 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000cc92.pdf

    SOARES, Cleusa Maria Pedroso. Experiências na sala de aula com alunos surdos, usando as tecnologias. Pelotas, 2019. 17 f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccbb.pdf

    SOARES, Eulália Alves. As tarefas escolares como potencializadoras da comunicação em famílias com crianças surdas. Pelotas, 2019. 20f. TCCP (Especialização em Educação de Surdos) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccc7.pdf

  • TCC 2020 do Curso de História (Licenciatura e Bacharelado)

    Confira os novos TCCs 2020 do Curso de História inseridos no acervo da Biblioteca:

    ABDALA, Lucas Abel. Do feudalismo clássico a seus contrapontos. Pelotas, 2020. 33 f. TCC (Graduação em Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc3b.pdf

    FREITAS, José Fabricio. Os vereadores de Pelotas em defesa da legalidade e da posse de João Goulart. Pelotas, 2020. 55 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc37.pdf

    MACEDO, Cyro Leite Conceição. Imprensa, racismo estrutural e maconha: uma análise do Diário de Notícias nos anos 1970. Pelotas, 2020. 52 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc33.pdf

    MACHADO, Miguel Caldas. História, memória e esquecimento de Tipiu: os relatos orais de um expedicionário boina azul pelotense sobre o conflito do Canal do Suez (1958-1960). Pelotas, 2020. 51 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc46.pdf

    NEVES, João Francisco Souza. Boemia camaquense: sociabilidades noturnas em uma cidade do Rio Grande do Sul meridional (1965-1975). Pelotas, 2020. 58 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc35.pdf

    PIRES, Pedro M. Ribeiro. Alta demagogia política: os debates e embates na Câmara de Vereadores de Camaquã-RS em oposição à reforma agrária do Banhado do Colégio. (1962-1964). Pelotas, 2020. 104 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc4a.pdf

    ROTHER, Simone Weber. Uma historiadora no museu: os arquivos do museu ergológico da estância (São Borja/RS). Pelotas, 2020. 62 f. TCC (Graduação em Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc4e.pdf

    SILVA, Lais Schillim da. O trabalho com a natureza é puxado, mas compensa: narrativas de produtores agroecológicos na cidade de Pelotas e Canguçu.. Pelotas, 2020. 40 f. TCC (Graduação em Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc39.pdf

    SILVA, Mateus Coelho da. Lá no estrangeiro, mostrastes ser bem brasileiro: a excursão do Grêmio Esportivo Brasil pelas ?três Américas? em 1956 e o discurso identitário no jornal Diário Popular.. Pelotas, 2020. 53 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc3d.pdf

    STONE, Ricardo Hammes. Honra nas sagas islandesas: perspectivas morais e sociais em Thordar saga Hredu e Víga-Glúms saga. Pelotas, 2020. 45 f. TCC (Graduação em Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc4c.pdf

  • Trabalho de Conclusão de Curso em formato de Artigo Científico da Especialização em Educação

    Confira os novos Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) em formato de Artigo Científico apresentado à Universidade Federal de Pelotas como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação.

    AIRES, Raquel Rossales. A importância da relação professor-aluno na construção de um ambiente de confiança mútua. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc15.pdf.

    AMARAL, Isabela Schiavon. Um debate sobre a alfabetização científica no contexto da formação inicial de professores de ciências. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc03.pdf.

    AMARAL, Raíssa Cardoso. Contribuições da leitura literária no trabalho docente. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc11.pdf.

    ANDRADE, Carolina Leal. Ser docente na educação infantil: compreensões sobre os aspectos que constituem a identidade profissional. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbf6.pdf.

    ANTUNES, Lauren Barbosa. Relações de gênero e a feminização da profissão docente. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc0f.pdf.

    CAVALHEIRO, Tatiane Duarte. Pedagoga fora do contexto escolar: uma experiência com a educação ambiental. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc19.pdf.

    DAL MOLIN, Adriana. Memórias de uma educadora-pesquisadora: contribuições para pensar os processos formativo-profissionais na/com a escola. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbec.pdf.

    FERNANDES, Cibele da Silva. Elefante colorido: criando, adaptando e reinventando narrativas. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbf8.pdf.

    GOULART, Diego Domingos. A importância da Educação Ambiental para as práticas pedagógicas interdisciplinares em uma Escola do Campo. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbfc.pdf.

    MAGALHÃES, Elessandra Moraes. O lúdico no processo de alfabetização das crianças. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbff.pdf.

    MELLO JÚNIOR, Jair Milpratz. Filosofia da natureza em Jean-Jacques Rousseau: ética, meio ambiente e sustentabilidade. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc05.pdf.

    MIRANDA, João Matheus Soares. Como pensar a cidadania?: reflexões à luz do pensamento de Antonio Joaquim Severino e dos diálogos construídos com estudantes do Ensino Médio. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc0b.pdf.

    SILVA, Débora Quadros da. Brincar, brinquedos: olhares de criança em uma escola. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbfa.pdf.

    SOLER, Lais Ribeiro. O olhar unidocente sobre a música na creche. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc0d.pdf.

    SOPEÑA, Renata Lopes. A experiência lúdica na formação de educadores: contribuições para pensar os processos formativo-profissionais na/com a escola. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc17.pdf.

    TESSMANN, Jéssica Moara da Cunha. Formação humana: um olhar a partir do cenário atual da educação no/do Brasil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc09.pdf.

    VASQUEZ, Ariane Martins. Compreensão da Educação Permanente para os profissionais da área da saúde do hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas/RS. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbf4.pdf.

    WREGE, Raquel Casanova dos Santos. Imagens da escola: reflexões sobre educação e sociedade a partir da Série fotográfica ‘Classroom Portraits’, de Julian Germain. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cc/0000cc13.pdf.

  • Dissertações 2020 do Programa de Pós-Graduação em História

    Confira as novas Dissertações 2020 do Programa de Pós-Graduação em História inseridas no acervo da Biblioteca e no Repositório Institucional:

     

    BALHEGO, Alisson Barcellos. Para o bem e fielmente, sem dolo, nem malícia: ações de Liberdade em Canguçu (1868 ? 1887).. Pelotas, 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6911

    BONOW, Everton. A expansão e interiorização do ensino superior no Rio Grande do Sul: a UFPel e a implantação da UNIPAMPA.. Pelotas, 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6919

    CASSOL, Tiago Perinazzo. ‘Os sem-terra voltaram, os sem-terra voltaram?’: uma análise sobre a história e as trajetórias dos movimentos de luta pela terra no Rio Grande do Sul (1960-1980).. Pelotas, 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6922

    CASTRO, Luís Giovani Adamoli. Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).. Pelotas, 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6921

    CAVALHEIRO, Leticia Campagnolo. Um debate ainda necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente de uma escola da Rede Estadual de Pelotas na discussão sobre gênero e sexualidade.. Pelotas, 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6920

    DIAS, Vinicius Rodrigues. O Conceito de Político na Redemocratização pelas páginas do Alto Madeira e O Guaporé em 1983: notícias sobre a ALE/RO.. Pelotas, 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6918

    KENDZERSKI, Nádia Cristiane Coelho da Silva. ‘Sé que muchos piensan que, porque soy una mujer, no puedo llevar el timón…’: as visões antagônicas sobre Isabel Perón através da imprensa partidária.. Pelotas, 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6905

    KUNRATH, Gabriel Carvalho. Não tivemos outro jeito: ou morríamos ou nos defendíamos, uma análise acerca da Batalha do Irani (1912).. Pelotas, 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6913

    LEDERMANN, Luana Schubert. Desenrolando fios e tecendo lutas: trabalhadoras da Cia. Fiação e Tecidos Pelotense e as desigualdades de gênero na Justiça do Trabalho de Pelotas nos anos 1950.. Pelotas, 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6915

    MATEUS, Sílvia Gonçalves. Os afrorreligiosos e suas fotografias:: memórias, sociabilidades e atualizações em terreiros de Porto Alegre e Pelotas – RS.. Pelotas, 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6917

    MOTTA, Lucas Marques Vilhena. ‘A Espada é o Centro da Vida’: o imaginário dos Samurais no Mangá Vagabond (1996-2007).. Pelotas, 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6916

    PEREIRA, Lisiane Beltrão. Práticas de resistência e atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS no período final da ditadura civil-militar (1979 a 1984).. Pelotas, 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6914

    RODRIGUES, Darlan de Farias. Anticomunismos e visões de mundo: o patronato rural sul-rio-grandense e a Reforma Agrária no início dos anos 1960.. Pelotas, 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6912

    SANTOS, Kevin Retzlaff dos. Banqueiros e coronéis: um estudo sobre as relações políticas e econômicas das elites locais com o Banco Pelotense (1906-1931).. Pelotas, 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humana. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6933

  • TCCs 2020 do Curso de Teatro

    Confira os novos TCCs 2020 do Curso de Teatro inseridos no acervo da Biblioteca:

     

    ARAÚJO, Dener Solano. Jogos teatrais: relato de uma experiência no ensino de Ciências no nível fundamental. Pelotas, 2020. 45 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ca/0000cafa.pdf

    BORGES, Ismáiler Rodriguez. Teatro do oprimido na comunidade: a extensão universitária na escola e a formação de um professor de teatro. Pelotas, 2020. 25 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cba7.pdf

    DIAS, Rodrigo Leal. Uma dose de chá: formação de espectador de teatro na escola. Pelotas, 2020. 55 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbad.pdf

    DIAZ, Verônica Fernandes. Imagin(arte): um relato a partir das experiências de Estágio na Educação Infantil na formação de uma professora de Teatro. Pelotas, 2020. 70 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ca/0000caf8.pdf

    LOPES, Lucas Alves. Inserção teatral na cidade de São Lourenço do Sul: relato a partir da prática teatral da Cia/Escola Misenscene. Pelotas, 2020. 86 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cbab.pdf

    SOARES, Anderson Barbosa. A linguagem teatral na escola: a formação da criança e do adolescente como espectador de teatro. Pelotas, 2020. 91 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cba5.pdf

    SOARES, João Vitor. Devir Dramaturgo: percurso, descobertas e primeiro mergulho. Pelotas, 2020. 77 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cba9.pdf