Início do conteúdo
    Notícias
  • ATENÇÃO FORMANDOS!!

    Devolução dos livros das bibliotecas!!

    Estão disponíveis Caixas Coletoras no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202) para que possam ser depositados os livros emprestados pelas Bibliotecas da UFPel.

    Todo formando deve fazer a devolução dos livros e verificar pendências com a biblioteca antes de receber o diploma.

    Para dúvidas e informações entre em contato pelo Facebook ou pelos e-mails: bcsufpel@gmail.com ou atendimento.bcs@ufpel.edu.br

  • BIBLIOTECAS – EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE “NADA CONSTA”

    A declaração de “nada consta” é um documento emitido para comprovar que o usuário não possui pendência ou material com a Biblioteca, sendo exigido para a retirada de trancamento, transferência, diplomas de graduação, certificado de pós-graduação e para o processo de desligamento de técnico-administrativos, docentes.

    Permite que o usuário faça a impressão da Declaração nada consta, comprovando que o mesmo está em dia com a Unidade de Informação. Fazendo isso você será AFASTADO automaticamente do sistema, por isso este procedimento só deve ser feito no final do curso.

    Entrar em Meu Pergamum – Empréstimo – Declaração de nada consta!

  • Devolução dos livros das bibliotecas!!

    Desde o dia 17 de agosto, estão disponíveis Caixas Coletoras no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202) para que possam ser depositados os livros emprestados pelas Bibliotecas da UFPel.

    Não há obrigatoriedade de entrega durante a pandemia. É apenas uma ação para facilitar a devolução de quem quiser e puder.

    Informações úteis:

    A responsabilidade pelo livro é do usuário, até o momento em que for dada baixa no Pergamum;
    A renovação dos livros seguirá sendo automática até o retorno das atividades presenciais;
    Após a coleta, os livros cumprirão período de quarentena na Biblioteca;
    Multas anteriores à suspensão das atividades presenciais não serão abonadas;

    Para dúvidas e informações entre em contato pelo Facebook ou pelos e-mails: bcsufpel@gmail.com ou atendimento.bcs@ufpel.edu.br

  • Capacitação on-line da EBSCO eBooks

    O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 17 de dezembro, às 9h, capacitação on-line da EBSCO eBooks.

    O treinamento abordará aspectos variados de funcionalidade da plataforma, que dispõe de mais de 183 mil e-books, fornecer uma visão geral da Plataforma, apresentar a coleção de ebooks, capacitar os usuários a realizar buscas…

    Inscrições

  • TCCs do Curso de Teatro inseridos no acervo digital da Biblioteca!

    Confira os novos TCCs 2019 do Curso de Teatro inseridos no acervo digital da Biblioteca!

    BEIDACKI, Nicolas. Teatro da Estrutura: para além da utopia do concreto. Pelotas, 2019. 81 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb3d.pdf.

    BUENO, Rafael de Camargo. Segura aí: a construção de um experimento cênico das bichas pretas. Pelotas, 2019. 54 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb3f.pdf.

    CASTILHOS, Joelma Santos. A alfabetização cênica nos anos iniciais do ensino fundamental: a experiência na EMEF. Frederico Ozanan. Pelotas, 2019. 64 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb31.pdf.

    COSTA, Naylson Rodrigues. Revisitando Memórias Teatrais: o processo de formação do professor Artista Negro. Pelotas, 2019. 84 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb3b.pdf.

    DORNELES, Thairone Lages. Tahewa: um estudo sobre as aproximações com o Processo Colaborativo. Pelotas, 2019. 63 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb47.pdf.

    ESCOUTO, Carlos Roberto. Outros modelos de educação são possíveis: o teatro do oprimido como estratégia pedagógica para uma escola melhor. Pelotas, 2018. 55 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb27.pdf.

    FONSECA, Eliziane Hernandes da. Caminhos: análise do processo de construção de uma mesma personagem por três atrizes. Pelotas, 2019. 52 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb2b.pdf.

    GUELSI, João Matheus Passos. O teatro musical em instituições de ensino: relato reflexivo de três experiências. Pelotas, 2019. 59 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb2f.pdf.

    JAEKEL, Marcia Monks. A urgência do agora: o corpo transvestigênere como protagonista em espaços de poder. Pelotas, 2019. 75 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb37.pdf.

    LUZ, Shaiane Molina da. Inquietações de uma docente em formação: um olhar sobre o estágio na licenciatura em teatro. Pelotas, 2019. 71 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb45.pdf.

    MIRANDA, Carlos Eduardo. A revolução cênica ‘Blond Ambition’: contribuições à análise dos elementos teatrais. Pelotas, 2019. 110 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb29.pdf.

    PRETTO, Samuel de Moraes. O Teatro do Oprimido e a Performance Ruidosa: caminhos de um curinga-performer. Pelotas, 2019. 80 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb43.pdf.

    SANTOS, Marcos Kuszner dos. Monólogo polifônico: uma criação cênica através da Análise Ativa a partir de narrativas da homossexualidade. Pelotas, 2019. 88 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb39.pdf.

    SILVA, Larissa Maurano Moreira da. Teatro na Aldeia: descrição de uma experiência na comunidade indígena Tekoa YYerembe. Pelotas, 2019. 40 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb33.pdf.

    SOARES, Luccas Pires. Os musicais me atravessam: reflexão e relato de experiência em direção. Pelotas, 2019. 101 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb35.pdf.

    VALADARES, Francine da Mota Pereira. Grupo Tholl: aspectos do processo de criação. Pelotas, 2019. 72 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb2d.pdf.

    VIEIRA, Roberta dos Santos. Quando a obediência é maior que a empatia: a figura do torturador na peça teatral El Señor Galíndez e nos Experimentos Milgram. Pelotas, 2019. 98 f. TCC (Graduação em Teatro) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb41.pdf.

  • TCCs do Curso de Dança inseridos no acervo digital da Biblioteca!

    Confira os novos TCCs 2019 do Curso de Dança inseridos no acervo digital da Biblioteca!

    CAETANO, Yane Bueno. A Dança Jazz: seu reconhecimento e desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Pelotas, 2019. 140 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb22.pdf

    CARVALHO, Geovana da Silva. Meus olhares ao grotesco em cenas do espetáculo Violência do grupo Cena 11. Pelotas, 2019. 15 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb15.pdf

    CRUZ, João Lucas da. Do vendedor de figuras a vendedor de saberes: a figura do Ambrósio na formação do eu-professor. Pelotas, 2019. 47 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb19.pdf

    FARIAS, Yasmin Pereira. Escola 1º Ato Tavane Viana Núcleo de Ginástica e Dança: rotinas de ensino e de composição coreográfica em Jazz. Pelotas, 2019. 119 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb24.pdf

    FERNANDES, Cintia Pereira. Percepções anatômicas na qualificação do processo formativo do graduando em dança. Pelotas, 2019. 75 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb0f.pdf

    GARCIAS, Bruna Monteiro Baes. Profissionalização e produção em dança cristã: um olhar sobre a companhia Ballet Magnificat! Brasil. Pelotas, 2019. 97 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb0b.pdf

    MENDES, Cintia Quintana. A figura da mulher no ensino de danças tradicionais gaúchas: memórias e reflexões a partir de um olhar autoetnográfico. Pelotas, 2019. 64 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb11.pdf

    PEIXOTO, Lísia Jessica Machado. Naira Antunes: o protagonismo da mulher na dança de salão em Porto alegre. Pelotas, 2019. 57 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb1d.pdf

    PRESTES, Kathlen Iandra Silva. O verbo se fez carne e habitou entre nós: um relato sobre práticas artísticas em um espetáculo de Dança Cristã. Pelotas, 2019. 46 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb1b.pdf

    RICARTE, Daniela. Gordos que dançam: estratégias para se estabelecer no campo. Pelotas, 2019. 67 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb13.pdf

    SANTOS, Shaiane Beatriz dos. Dança na Ditadura Militar: reflexões a partir da trajetória de Eva Schul. Pelotas, 2019. 97 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb1f.pdf

    SILVA, Carolina Pinto da. Ensino de dança e investigação de si: memórias formativas de uma professora-artista. Pelotas, 2019. 108 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb0d.pdf

    SIMÕES, Isabela Corradi Vianna. A cena ensina?: perspectivas pedagógicas do e para o acontecimento cênico. Pelotas, 2019. 55 f. TCC (Graduação em Dança) – Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000cb/0000cb17.pdf