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A Direção do Instituto de Biologia comunica com pesar o falecimento do colega, professor Marcos Marreiro Villela no dia de hoje (14/03/2023). As homenagens de despedida deverão acontecer amanhã no Cemitério São Francisco de Paula (Avenida Duque de Caxias, 454 – Fragata) a partir das 14 horas na sala 01 e sepultamento as 17 horas.
A Direção e a comunidade do Instituto de Biologia enlutada se solidariza com a família e entes queridos do professor que deixa uma lacuna gigante na comunidade sendo o professor egresso do Curso de Ciências Biológicas, portanto, convivendo conosco desde sua graduação.
As atividades didáticas e essenciais prosseguirão durante a manhã e a tarde sugerimos que, na medida do possível, sejam suspensas com reposição posterior, de forma que, não ocorram prejuízos didáticos e possamos nos despedir de nosso colega.
Um estudo recém-publicado na revista internacional Frontiers of Biogeography aponta a presença de mais de 12.500 espécies atualmente conhecidas no bioma Pampa, entre plantas, animais, fungos e outros microorganismos. Isso significa que o bioma, que cobre pouco mais de 2% do território brasileiro, contém 9% da biodiversidade atualmente conhecida do país. Os dados foram compilados por um grande grupo de especialistas nos mais diferentes grupos de organismos e servirão de base para discussões sobre a conservação desse bioma que sofre com a rápida destruição dos seus ecossistemas naturais.
O artigo “12,500+ and counting: biodiversity of the Brazilian Pampa” (“12.500 e contando: biodiversidade do Pampa brasileiro”) é resultado de um esforço coletivo de mais de 120 pesquisadores de 70 instituições de pesquisa e foi liderado pelo Professor Gerhard Overbeck e os pesquisadores de pós-doutorado Bianca Ott Andrade e William Dröse, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre/RS. O estudo contou com a participação dos docentes Edison Zefa, Marco Antonio Tonus Marinho, Marco Silva Gottschalk, Rafael Antunes Dias e Rodrigo Ferreira Krüger, todos do Instituto de Biologia da UFPel e vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal. “A pergunta inicial do artigo é bastante simples: qual é a biodiversidade do bioma Pampa?”, relata Gerhard Overbeck. “O Pampa é a região do extremo sul do Brasil, conhecida pelas planícies de campos a se perder de vista, mas que também inclui diversos outros ambientes, como florestas, banhados ou butiazais. O conhecimento sobre a sua biodiversidade vem crescendo ano a ano, mas esses dados não são facilmente disponíveis, de maneira que aquela pergunta simples inicial não pode ser respondida. Assim, surgiu a ideia para esse estudo”, continua.
Os três pesquisadores reuniram uma rede de especialistas nos mais diferentes grupos de organismos. Em um esforço que durou mais de dois anos, construíram uma base de dados de biodiversidade do Pampa e obtiveram resultados surpreendentes. Para praticamente todos os grupos de organismos, o estudo resultou em números mais altos do que o conhecido ou estimado anteriormente. E para alguns grupos em especial, como é o caso das algas e fungos, esse número foi muito maior do que se conhecia para a região e proporcionalmente para o Brasil. Os dados também evidenciam uma contribuição especialmente alta do Pampa para alguns grupos de organismos, como aves, mamíferos e abelhas. “Os dados demonstram que o Pampa possui biodiversidade alta não só no grupo de plantas campestres, onde já havia um bom conhecimento antes, mas também em muitos outros grupos”, detalha William Dröse. “E temos de considerar que em muitos grupos, por exemplo nas formigas, há muitas espécies que nem foram descritas ainda.”
O Pampa emerge, com esse trabalho de síntese, como um bioma com biodiversidade alta. No entanto, segundo dados atuais da iniciativa MapBiomas, é uma região que sofre perdas muito rápidas de ecossistemas nativos e, com isso, da biodiversidade nativa. “A perda de biodiversidade nativa implica na perda de serviços ecossistêmicos importantes para as populações humanas”, pondera Bianca Andrade. “Dessa maneira, esperamos que os dados contribuam para uma consideração maior da conservação dos ecossistemas nativos em políticas públicas onde o Pampa ainda recebe relativamente pouca atenção”, acrescenta.
Os autores do artigo chamam atenção para o fato de que, em nosso mundo sob efeito de mudanças globais, a biodiversidade é um tema de fundamental importância em políticas públicas. Consequentemente, precisa – além da conservação, obviamente – investir em programas de pesquisa sobre biodiversidade, bem como na melhor consideração do tema biodiversidade em currículos escolares. Os dados compilados pelos pesquisadores estão disponíveis online, através da página da revista. A ideia do grupo dos autores é realizar atualizações periódicas da base de dados.
Referência completa do artigo:
Andrade et al. 2023: 12,500+ and counting: biodiversity of the Brazilian Pampa. Frontiers of Biogeography, in press. DOI: 10.21425/F5FBG59288
Publicado online: 16/02/2023.
Acesso: https://escholarship.org/uc/item/7tp2k884
Contatos:
Gerhard Overbeck, gerhard.overbeck@ufrgs.br, (51) 9 9740 6752
Bianca Ott Andrade, andradebo@gmail.com, (41) 9 9527 3330
William Dröse, william_drose@hotmail.com, (53) 9 9165 2330
Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (IB/UFPel)
Contato: ppgbdiv@ufpel.edu.br ou ppgbdiv@gmail.com
A Direção do Instituto de Biologia torna público o calendário anual de reuniões ordinárias do Conselho Departamental em 2023, a saber:
15 Fevereiro (15 quarta manhã)
23 Março (quinta tarde)
20 Abril (quinta manhã)
15 Maio (segunda tarde)
20 Junho (terça manhã)
19 Julho (quarta tarde)
24 Agosto (quinta manhã)
22 Setembro (sexta tarde)
24 Outubro (terça manhã)
22 Novembro (quarta tarde)
13 Dezembro (quarta manhã)
Ressalta-se que o Conselho Departamental se reúne extraordinariamente para tratar de assuntos específicos, como por exemplo apreciação de Concursos Públicos Docentes, RAAD e outros assuntos urgentes ou com prazos determinados, tratando-se de situações especiais e que não podem ser encaminhadas “ad referendum” ou que necessitam ser referendadas obedecendo o rito e normas administrativas vigentes.
Os Conselheiros que são o Diretor, Vice-Diretor, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (representação do Fórum de Coordenadores), Chefes do Núcleo Administrativo e Departamentos e/ou Órgãos Suplementares (Museu Carlos Ritter), representantes de categorias docentes (Titulares, Associados e Adjuntos), de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e de Discentes da Graduação e Pós-Graduação da Unidade devem priorizar a participação às reuniões do Conselho, devendo ser liberados de outras atividades conforme prevê o Regimento da Universidade.
Art. 27 – O comparecimento dos membros dos Conselhos Superiores, as respectivas sessões é obrigatório e preferencial a qualquer atividade universitária. § 1º – O membro do Conselho que não comparece a 3(três) sessões consecutivas ou 5(cinco) alternadas, em cada ano civil, salvo motivo justificado, perderá o mandato. § 2º – Se o membro faltoso for diretor nomeado pelo Presidente da república, o Conselho proporá ao Governo a sua exoneração, por falta grave de descumprimento do dever universitário. § 3º – A juízo do Conselho, as ausências poderão ser consideradas justificadas sempre que decorrentes de fatos notórios ou, senão for o caso, sempre que apresentadas razões ponderáveis pelos interessados. § 4º – O pedido de justificação deverá ser feito verbalmente ou por escrito na sessão da ausência ou na próxima sessão, ordinária ou extraordinária . § 5º – Não havendo pedido de justificação, a falta será anotada na respectiva ata. § 6º – Os Conselheiros representantes do setor discente serão considerados presentes aos trabalhos escolares que se realizarem no período das sessões e terão assegurado o direito à realização de provas e avaliações que no mesmo período se efetuarem.
Art.96 – O comparecimento dos membros do Conselho Departamental, às respectivas sessões é obrigatório e preferencial a qualquer atividade da Unidade , aplicando-se as disposições do artigo 27 deste Regimento.
Art. 196 – Não serão computadas as faltas de alunos ocasionadas pelo comparecimento, como representantes discentes as sessões dos Colegiados da Universidade, em todos os seus níveis, bem como as ausências decorrentes da participação estudantil em curso de preparação militar superior, da ACISO, da OPEMA, do CRUTAC, PROJETO RONDON e “CAMPUS AVANÇADO”, conforme normas estabelecidas pelo Conselho Coordenador do Ensino e da Pesquisa.)
É com grande pesar que comunicamos o falecimento do professor emérito Dr. José da Costa Sacco, nosso colega docente do Instituto de Biologia lotado no Departamento de Botânica até sua aposentadoria falecido em 11/02/2023. Reproduziremos aqui as homenagens da Sociedade Botânica do Brasil, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) e a Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (AEAFAEM) .
Homenagem da Sociedade Botânica do Brasil É com grande pesar que a SBB recebeu a notícia do falecimento em 11 de fevereiro de 2023, aos 93 anos de idade, do botânico Dr. José da Costa Sacco, professor e pesquisador aposentado da Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul. Sacco como era conhecido nacional e internacionalmente foi sócio da SBB desde os tempos de estudante, tendo participação atuante em todos os congressos, tanto nas apresentações e discussões dos trabalhos, como no contato com os amigos e leitura do esperado “Mário, Maria e Marico’, um jornal que era lido durante o congresso, com os comentários de todas as novidades que iam ocorrendo, e que movimentava todos que estavam presentes no evento. Sacco foi Presidente da SBB quando presidiu em 1973, o 24°CNB que ocorreu em Pelotas. Ele também foi participante muito atuante no Conselho Superior da SBB. Sacco dedicou-se durante toda a sua vida acadêmica aos estudos taxônomicos das Passifloraceae, tendo descrito muitas espécies novas e teve a Passiflora saccoi Cervi publicada em sua homenagem. Também, se dedicou como estudioso das plantas úteis ou prejudiciais, de ocorrência especialmente da região Sul do Brasil, como as alimentíceas e invasoras. Também foi inspiração para grande parte dos jovens botânicos da região, através das suas aulas e experiência de campo e laboratório. Por todo o Brasil fez muitos amigos, colaboradores e admiradores, irradiando energia, e dando conselhos, abraços e danças durante os congressos nacionais da SBB. Fica nossa profunda saudade e os pêsames para toda sua família. Tânia R. Silva/ Presidente da Sociedade Botânica do Brasil
NOTA DE PESAR
Eng. Agr. José da Costa Sacco.
A Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) e a Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (AEAFAEM) expressam solidariedade aos familiares e amigos de José da Costa Sacco, falecido em 11/02/2023, aos 92 anos.
Sacco graduou-se em Agronomia na década de 50 pela Faculdade Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde também adquiriu título de Doutor e lecionou disciplinas na área de Botânica para o curso de Agronomia. Realizou muitos estudos botânicos no Instituto Agronômico do Sul, contribuindo para identificação das principais variedades de trigo do sul do Brasil, plantas invasoras dos arrozais no Rio Grande do Sul, tornando-se referência nacional em pesquisas do gênero Passiflora por ter nomeado e publicado muitas espécies de maracujá da América do Sul, durante as décadas de 60 e 70. Foi professor homenageado de muitas turmas da faculdade. Nossa homenagem.
Na manhã de hoje, as 10 horas, teve início teve início o primeiro curso de aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado (AEE) no contexto da educação infantil ofertado pelo Instituto de Biologia. A temática debatida no seminário foram as Culturas Infantis e Escolaridade tendo como palestrante a Dra. Rita de Cássia Tavares Medeiros (FaE/UFPel). A abertura do Seminário foi presidida pela professora Rita Cóssio Rodriguez, tendo participação do professor Luiz Fernando Minello (Diretor do IB) e da palestrante acompanhados pela equipe de apoio (Fabio Nora e Fábio Cóssio) e pelas TILs Crisiane de Freita Soares e Clarissa Bilhalva e Maximira Rockemback da Porciuncula (descrição). A professora Rita deu as boas-vindas ao professor Minello e demais participantes da mesa e após sua audiodescrição passou a palavra ao professor Minello. Na sequência o professor Minello deu as boas-vindas a todos, agradeceu o trabalho da equipe da professora Rita junto ao NEPCA/IB (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem) e teceu alguns comentários sobre sua compreensão da importância do tema em discussão desejando êxito aos participantes do evento e reiterando sua acolhida junto a comunidade do instituto de Biologia e na UFPEL.
Retomando a palavra a professora Rita fez uma introdução sobre os Cursos AEE ofertados pelo IB e apresentou o contexto do seminário atual – ressaltou que os cursos buscam ouvir, observar e construir junto com os partícipes uma educação inclusiva exitosa. A AEE na educação infantil tem o papel fundamental de apoiar o processo de educação com o planejamento e apoio colaborativo, não só na sala de apoio, mas na sala de aula regular observando o que há de inovação na área atendendo os direitos fundamentais da infância. Concluiu sua fala ressaltando a importância de oferta de uma educação inclusiva, plural, de qualidade e universal, dentre outros aspectos. Prosseguiu passando informações sobre o funcionamento do curso e após apresentou a palestrante encerrando as atividades de abertura. No uso da palavra a professora Rita Medeiros agradeceu o convite e recordou suas atividades como colega dos professores Minello e Rita e ressaltou que hoje ela é uma pessoa que necessita da inclusão, por uma deficiência adquirida. Depois prosseguiu com a ideia de infância e a partir daí desenvolveu seu seminário. Ressaltou que a criança sempre existiu, mas a ideia de infância foi construída a partir do momento em que as crianças passaram a ter mais tempo de vida. Como as crianças eram vistas como anjos havia uma certa naturalidade com a sua morte. A ideia de infância começa ser construída com os avanços da ciência que preservam a vida humana, construindo assim a existência da infância. Prosseguiu sua apresentação construindo a ideia de infância, sua importância e a construção dos seus saberes.
Após a apresentação ocorreram debates entre a mesma e participantes do seminário. Parabéns a equipe da professora Rita por mais esse seminário ofertado nesses 10 anos de trajetória na oferta de ferramentas para os processos inclusivos.
A Chefia do Núcleo Administrativo do Instituto de Biologia recebeu da COE (Comissão Eleitoral) responsável pela organização das eleições do Museu Carlos Ritter (MCR) as alterações solicitadas na listagem de eleitores e realizou as correções solicitadas no sistema Helius Votting. Assim no link encontra-se a listagem final de eleitores Técnicos Administrativos (TAEs), Docentes, Discentes da Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas de Pós-Graduação da Unidade. Foi emitido para os e-mails pessoais informados o convite para participação na votação do processo eleitoral nos próximos dias 06 e 07/02/2023. A Chefia do Núcleo solicita que verifiquem a caixa de SPAM, pois como se trata de um envio em grande quantidades de destinatários a mensagem pode ter ido para a mesma (lixo eletrônico). Participe do processo seja um membro ativo nas decisões de nossa comunidade e prestigie os colegas que se dispuseram a concorrer para os cargos de Chefe e Subchefe do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Excelente votação a todos.
A COE -Comissão Organizado da Eleições para Chefia e Subchefia do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter informa a listagem de eleitores das três categorias (DISCENTES, DOCENTES, TAES), habilitados a votarem, as listas foram extraídas da base de dados da UFPel.
Solicitamos que a comunidade do IB verifique seu nome na listagem de sua categoria. Em caso de desconformidade, enviar e-mail para coe.ib22.26@ufpel.edu.br solicitando a correção, com seu nome completo, categoria, e-mail atualizado e CPF, até impreterivelmente dia 03/02/2023 às 12hs.
Lembramos que a consulta à comunidade será realizada nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2023, de forma eletrônica, através do Sistema Votação UFPel – Helios Voting (http://votacao.ufpel.edu.br).
A pedido do NUGEC (Núcleo de Gerenciamento de Concursos e Vagas) estamos divulgando o Edital CAP nº 06/2023 (Versão DOU – 23/01/2023 SEI 2027689) que trata do concursos para docentes e respectivo calendário. Há concursos do Departamento de Morfologia para docentes de Anatomia Humana, Anatomia Humana – Odontologia e Anatomia Animal, sendo uma (01) vaga para cada uma das três (03) áreas.
A Direção do Instituto de Biologia deseja as boas-vindas nesse retorno de ano letivo onde estaremos cursando o calendário do segundo semestre de 2022 nesse ano de 2023. Esperamos poder acolher da melhor forma nossos calouros, assim como, desejamos que dentro das possibilidades orçamentárias vividas nesse momento, que todos os demais membros da Comunidade (TAEs, Discentes, Docentes e terceirizados) reencontrem a Unidade com as condições necessárias para o desenvolvimento de nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Que esse novo ano seja promissor e que possamos voltar a viver a Universidade na sua plenitude. Dificuldades existem, mas nossa comunidade as têm superadas com o foco no ensino público, gratuito e de qualidade. Sejam bem-vindos ao nosso Instituto de Biologia. Em anexo encaminhamos o link para o vídeo de recepção da comunidade da UFPEL nesse retorno às atividades.
A professora Ana Paula Nunes e a TAE Carolina Silveira Regis, membros da Comissão Organizadora das Eleições para os cargo de Chefe e Subchefe do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter divulgam as inscrições homologadas em atenção ao Edital referente ao processo eleitoral. A única Chapa inscrita foi a Chapa 1 – composta pelos professores Cristiano Agra Iserhard (Chefia) e Luiz Ernesto Costa Schmidt (Subchefia) ambos do DEZG. A COE chama a comunidade para participar do processo de acordo com o Edital . O ato da COE foi registrado na Ata de homologação das inscrições.
COE
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