Início do conteúdo
Herbário PEL

            O Herbário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atualmente com acrônimo PEL, foi criado em 1946 pelo botânico Irmão Teodoro Luis, o qual iniciou uma coleção de plantas junto à Seção de Botânica do antigo Instituto Agronômico do Sul (IAS). As primeiras exsicatas incorporadas foram de coletas realizadas no Horto Botânico e arredores. Como diretor do Instituto Geobiológico La Salle, o Ir. Teodoro Luis contribuiu com numerosas amostras de Baccharis (Asteraceae) e de outras famílias botânicas. A partir de 1954, a atuação do Eng. Agr. Dr. José da Costa Sacco à frente do Herbário PEL, com numerosas coletas na região e com início de um intenso programa de permutas, proporcionou um grande incremento à coleção, ficando essa sempre vinculada a órgãos de pesquisa do Ministério da Agricultura (IAS, IPEAS e EMBRAPA). Em 1975, o Herbário através de um convênio, passou da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) à Universidade Federal de Pelotas, permanecendo desde então sob a responsabilidade do Departamento de Botânica, Instituto de Biologia.

            O Herbário PEL encontra-se cadastrado no Index Herbariorum, participa da Rede de Brasileira de Herbários, da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e da Rede de Museus da UFPel. Além disso, a partir de 2015 começou a fazer parte do Programa REFLORA – Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira, nesta plataforma parte do acervo do Herbário PEL encontra-se disponível (clique aqui para acessar).

              A missão do Herbário PEL é a de manter amostras de plantas e fungos, conservadas adequadamente através de técnicas apropriadas, configurando uma Coleção Biológica Permanente em constante expansão, estando também disponível para consulta pela comunidade científica e demais interessados, viabilizando o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o acervo conta com pouco mais de 27.000 amostras tombadas de Fungos, Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

Contato:

Herbário PEL

Prédio 22, Departamento de Botânica, Instituto de Biologia

Campus Capão do Leão/UFPel

Caixa Postal 354, Pelotas/RS

CEP: 96010-900

e-mail: cacabio@yahoo.com.br

Telefone: (53) 981215855

 

Caroline Scherer

Curadora Geral

 

Raquel Lüdtke

Curadora Adjunta

 

Imagens Irmão Teodoro Luis, Horto Botânico e arredores  noticia jornal.

Regimento

Plano de gerenciamento de resíduos

 

Translate »