Início do conteúdo
  • HISTOREP
    Notícias
  • Projeto GAMA abre inscrições para novas turmas de reforço em Cálculo.

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para  três módulos das Atividades de Reforço em Cálculo, sendo um Módulo de Funçõesum Módulo de Derivadas e um Módulo de Integrais.

    As inscrições podem ser realizadas na página do projeto até 13/06, às 18hs.

    Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do GAMA:

  • Lançamento do livro “Contribuições biológicas ao pensamento humano”

    Na próxima quarta-feira (12/06) será lançado o livro “Contribuições biológicas ao pensamento humano” dos organizadores César Jaeger Drehmer, José Eduardo Dornelles e Tony Leandro da Silveira.

    O livro reúne textos de várias gerações de profissionais da área biológica, tanto de acadêmicos mais experientes quanto de recém-formados, e aborda a evolução e os principais acontecimentos evolutivos em vista de apresentar ao público uma visão de mundo livre de mitos e lendas antigas. A publicação, através de uma linguagem acessível ao público, convida o leitor a refletir de maneira objetiva sobre a existência de vida em todas as suas formas, neste ou em qualquer outro planeta, e como ela se modifica durante as eras. Embora a teoria da evolução de Charles Darwin já seja bem difundida no meio acadêmico no século XXI, na percepção dos autores, a mesma ainda não é tão bem interpretada pelo público em geral. Eles esperam, por meio dessa produção, alcançar tanto acadêmicos quanto leigos, com a divulgação e popularização da sua forma de enxergar o mundo que nos cerca.

    A obra que já conta com uma versão e-book lançada na 46ª Feira do Livro de Pelotas, agora ganha sua versão impressa, ambas publicadas pela Editora UFPel. O evento de lançamento acontecerá a partir das 15h no Museu Carlos Ritter.

     

    Sobre os organizadores:

    César Jaeger Drehmer é Mestre e Biociências pela PUC-RS e Doutor em Biologia Animal pela UFRGS. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas.

    José Eduardo Dornelles é Mestre em Geociências e Doutor em Ciências (Paleontologia de Vertebrados) pela UFRGS. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas.

    Tony Leandro da Silveira é Mestre em Ciências Biológicas (Parasitologia) e Doutor em Ciências (Biotecnologia) pela UFPel. Atualmente possui vínculo com Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande como técnico em bioterismo.

  • Resultados eleições TAE emérito IB

    Nessa sexta-feira os TAEs do Instituto de Biologia elegeram seu representante emérito a ser encaminhado ao CONSUN. Na primeira votação (concluída no dia 17/05 as 18 horas) foram indicados os nomes de sete (7) Técnicos Administrativos ativos ou aposentados do Instituto de Biologia (gráfico 01). Nesse processo, onde participaram técnicos e docentes da Unidade, ocorreu o empate entre os candidatos Ari Dalvo Rossler Carré e Álvaro Miguel Moreira Martins levando ao segundo turno (concluído no dia 31/05 as 12 horas) onde foi escolhido o nome do colega Álvaro (Gráfico 2). Os TAEs deverão preparar o dossiê do colega escolhido para ser encaminhado ao CONSUN de modo similar ao encaminhamento dado ao  professor emérito (José da Costa Sacco) indicado ao final do ano passado. Parabéns aos colegas pela participação no processo.

     

    Gráfico -01

    Gráfico – 02

  • VII Simpósio de Biotecnologia e III Mostra Acadêmica

    A turma do sétimo semestre do curso de Bacharelado em Biotecnologia e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas convidam para a sétima edição do Simpósio de Biotecnologia, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de Junho na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.

    O VII Simpósio de Biotecnologia possuirá como temática central a integração entre a graduação e a pós-graduação, demonstrando que não existem barreiras entre os estudantes e as pesquisas desenvolvidas nos dois âmbitos. O evento possui caráter cientifico e multidisciplinar, buscando abranger diversas áreas da ciência por meio das palestras e minicursos oferecidos.
    Além disso, o evento conta também com a III Mostra Acadêmica, visando divulgar as pesquisas científicas realizadas no meio acadêmico, em laboratórios que incorporam em suas linhas de pesquisa a biotecnologia ou suas áreas afins. O envio dos resumos para apresentação deverá ocorrer até o dia 10 de Junho.
    Os minicursos ocorrerão nos dias 24 e 25 de junho, em diversos locais, especificados pelo minicurso em questão. As palestras e a mostra acadêmica ocorrerão no auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), na Rua Cel. Alberto Rosa, 117, nos dias 26 a 28 de junho.
    Para mais informações, visite nossas redes sociais (Facebook: /simposiobiotec ou Instagram: @simposiobiotec), nosso sitewww.simposiobiotec.com ou através do endereço eletrônico simposiobiotec@ufpel.edu.br.

    Comissão Organizadora do VII Simpósio de Biotecnologia e III Mostra Acadêmica
    Contato: (53) 3275-7350 | www.simposiobiotec.com
  • Pesquisa de satisfação dos usuários das bibliotecas

    A pedido do Bibliotecário Documentalista Fabiano Malheiro recebido através do Memorando Memorando nº 14/2019/Bib_Odonto/CBIB/GVR/REITORIA (Processo SEI 23110.021673/2019-70)  encaminhamos via COBALTO e e-mail aos docentes e TAEs do IB o pedido de preenchimento da pesquisa de satisfação dos usuários das bibliotecas. Segue o link para participar da avaliação.

     

     

  • 18/05/2019 Ações do Instituto de Biologia na Rua

    O Instituto de Biologia esteve na extensão da calçada do Museu Carlos Ritter nesse dia 18/05/2019 das 11 as 17 horas aderindo as ações de apresentação das atividades das Unidades da UFPEL à comunidade. As ações desencadeadas por iniciativa dos discentes do CA do Direito contaram com várias Unidades da UFPEL apresentando suas atividades e, em especial, os serviços prestados à comunidade de Pelotas e região. O Instituto de Biologia contou com a abertura do Museu Carlos Ritter com a iniciativa da Direção (Luiz Fernando Minello, Gilson de Mendonça e Rosane Schubert) apoiada pelos professores João Iganci e Raquel Lüdtke e sua equipe de trabalho, em especial, os servidores Mauro Mascarenhas e Carolina Silveira Regis, além dos Monitores do Museu. A abertura também contou com o apoio do NUSEG (Antonio Augusto da Silva Azambuja e Heloisa Helena C. R. da Rocha) que forneceu o serviço de vigilância (Jorge Antonio Lopes Ferreira) ao evento e da SUINFRA (Ademir Dias Correia e, em especial, do eletricista Cristiano Beltrão de Souza) que resolveu o problema da energia elétrica no prédio viabilizando as ações no espaço interno do Museu. Em frente ao Museu foram apresentadas atividades das áreas de piscicultura (Ricardo Berteaux Robaldo); Parasitologia (Gertrud Muller Antunes e equipe); Microbiologia (Gladis Aver Ribeiro e equipe); Anatomia dos Animais Domésticos, de Produção e Silvestres (Ana Luisa Schifino Valente e Lygia Maria de Almeida); Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Paulo Mota Bandarra, Marco Antonio Afonso Coimbra, Greici Maia Behling e equipe de Residentes e estagiários); PIBID – Biologia (Eriane Castro Teixeira Ferreira e bolsistas), Herbário Pel (Raquel Lüdtke); Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura (Leila de Fátima Nogueira Macias) e Drosófilas (Marco Silva Gottschalk, Monica Laner Blauth e colaboradores). As exposições receberam pessoas da comunidade que foram informadas das ações dessas áreas e conduzidas a visitação ao Museu. Na oportunidade foram distribuídos folders e outros materiais pelos grupos de trabalho, sendo que. o livro de registros de visitações do Museu alcançou mais de 400 assinaturas durante o evento. A visibilidade das ações do Instituto apresentada a comunidade e o êxito da ação que foi organizada por TAEs, Docentes e Discentes voluntários a convite da Direção foi crucial para a ideia de repetição da mesma durante a semana do Biólogo a ser comemorada no mês de setembro vindouro. Parabéns a comunidade do IB e aos colaboradores que permitiram o sucesso da atividade. Esperamos em setembro contar com maior número de voluntários, uma vez que, teremos um bom espaço de tempo para organização do evento.

     

  • Semiologia da dor, Protocolo farmacológico no tratamento da dor e Tratamento da polineurite diabética

    O professor Carlos Alberto Alves Tavares da área de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia convida a comunidade do Instituto de Biologia para a palestra Semiologia da dor, Protocolo farmacológico no tratamento da dor e Tratamento da polineurite diabética que será proferida pelo Médico e Prof. Orlando Carlos Gomes Colhado, anestesista, ex-aluno da UFPel, especialista em tratamento da dor. A palestra promovida pela disciplina de Anatomia Humana do DM/IB/UFPEL  será realizada no dia 6 de junho, às 19 horas no Auditório da Faculdade Medicina na avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata, Pelotas.