Iniciou nesta quarta-feira, dia 11/09/2024, o projeto unificado com ênfase em ensino e extensão “A Botânica nossa de todo dia”. O objetivo p´rincipal do […]
Parabéns aos colegas e aos futuros biólogos pela nosso dia de hoje.. O Biólogo, profisisonal formado no curso de Ciências Biológicas pode atuar profissionalmente […]
Marcos Henrique Frech-Telles, egresso do curso de Ciências Biológicas da UFPel, publicou recentemente um artigo descrevendo 19 novas espécies de moscas do gênero Paramycodrosophila. Até […]
A Comissão de Seleção para Professor Formador junto à Especialização Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores em reunião deliberou sobre os resutados dos […]
Divulgamos a Lista de homologados Professor Formador conforme Edital 02/2024 do Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores – EAEES, […]
Iniciou nesta quarta-feira, dia 11/09/2024, o projeto unificado com ênfase em ensino e extensão “A Botânica nossa de todo dia”. O objetivo p´rincipal do projeto é o estudo das plantas que são consumidas no dia-a-dia, destacando, dentre outras coisas, a sua importância no cotidiano de cada um. Além disso, o projeto corresponde a uma oportunidade do aluno iniciar o estudo de botânica na universidade (ingressantes), como também aplicar os conhecimentos vistos em sala de aula (veteranos).
O projeto está vinculado ao Herbário PEL, é coordenado pela Bióloga Dra. Patrícia de Oliveira Neves, e conta com a colaboração de docentes do Departamento de Botânica.
Nesta primeira etapa, o projeto está voltado aos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) contando com a participação de 23 alunos.
Parabéns aos colegas e aos futuros biólogos pela nosso dia de hoje.. O Biólogo, profisisonal formado no curso de Ciências Biológicas pode atuar profissionalmente em diversas áreas de acordo com sua formação básica. Nesse sentido nossos agradecimentos ao Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e LIcenciatura) pela condução desse processo de formação e ao nosso corpo de Técnicos e Docentes pela sua dedicação e empenho em oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade. Por fim, nosso agradecimento aos discentes que escolheram nossa Universidade para sua formação e são a esperança de um futuro melhor no que tange ao exercício profissional e suas decorrências. Parabéns a todos.
Marcos Henrique Frech-Telles, egresso do curso de Ciências Biológicas da UFPel, publicou recentemente um artigo descrevendo 19 novas espécies de moscas do gênero Paramycodrosophila. Até então, esse gênero de pequenas moscas com 2mm de comprimento possuía 16 espécies conhecidas em todo o mundo, das quais apenas duas eram registradas no Brasil.
Das novas espécies descritas, duas têm como localidade tipo o Horto Botânico Irmão Teodoro Luis, uma área de preservação sob a responsabilidade do Instituto de Biologia: Paramycodrosophila leonensis e P. marinhoi. Além disso, P. marinhoi e P. blauthae foram nomeadas em homenagem aos professores e dipteristas do Instituto de Biologia, Marco Antonio Tonus Marinho e Monica Laner Blauth.
Holótipo de Paramycodrosophila marinhoi Frech-Telles et al., 2023. Este exemplar foi coletado no Horto Botânico Irmão Teodoro Luis, área de preservação vinculada ao Instituto de Biologia da UFPel.
A Comissão de Seleção para Professor Formador junto à Especialização Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores em reunião deliberou sobre os resutados dos habilitados e aprovados. A Ata contendo os resultados dos habilitados e aprovados pode ser vista aqui.
Ocorrerá a exibição “Castelo de Pedras Altas – um legado em meio ao Pampa” no dia 09/08, 18h no auditório do Museu do Doce, em Pelotas. O colecionismo é evidente na história do Castelo de Pedras Altas, erguido entre 1909 e 1913 por Joaquim Francisco de Assis Brasil. Segundo os diários de sua filha Cecília, Joaquim era amante e colecionador de plantas, que adquiria durante suas viagens diplomáticas. Foi produzido um vídeo pela equipe do projeto Pampa Singular mostrando o trabalho de catalogação do acervo do Castelo de Pedras Altas, que vem sendo coordenado pelas Profas. Noris Leal e Andrea Bachettini, além da pesquisa sobre espécies de plantas introduzidas para cultivo no Castelo de Pedras Altas, realizada pelo estudante de Biologia João Castor no Núcleo de Ilustração Científica do IB UFPel. O projeto contou ainda com a direção musical e de produção sonora do Prof. Leandro Maia, e seus alunos do Conservatório de Música da UFPel. PESQUISA Castelo de Pedras Altas, ações de preservação do acervo patrimônio cultural – RS: Equipe: Noris Mara Pacheco Martins Leal (coordenadora); Andrea Lacerda Bachettini (coordenadora adjunta); Keli Cristina Scolari; Magda Villanova Nunes; Ubirajara Buddin Cruz (colaboradores); Jossana Peil Coelho (museóloga); Ana Carolina Fernandes da Silva; Claudia Abraao dos Santos Celente; Cláudia Beatriz Bento Pires; Eduarda Gabriela Agrello Avila; Maria Celoi da Silva Volz; Marta Caldeira Pacios; Nathânia Maria da Silva; Paola Loureiro Rotter (alunos). O legado botânico da família Assis Brasil no Castelo de Pedras Altas: Equipe: João Augusto Castor Silva (autor); João Iganci (orientador); Gustavo Heiden; Josimar Külkamp; Emanuel Scherdien da Rosa (colaboradores). Direção Musical e de Produção Sonora:Leandro Maia; Técnico de Gravação e Mixagem Sonora: Emerson Wrage; Estúdio de Gravação Sonora: Estúdio UFPel de Produção Musical e Téo-Téo Home Studio; Músicas: Quantas Léguas – Jay Jim; Pampa Singular – Leandro Maia (voz, violão, percussões – Leandro Maia . Classe de Prática de Estúdio/Conservatório de Música da UFPel: vocais – Lise Peres; acordeom – Junior Braga; guitarra – Tacio Machado Wurdig; cavaquinho e vocais – Neverton Fernandes; guitarra – Bruno Santos; baixo e vocais – Ricardo Dei Ricardi; guitarra e vocais – CaZz; voz – Jay Djin; Orientação: Leandro Maia. Tema Pampa – composição de Tacio Wurdig; Orquestra UFPel: violinos – Igor Amaral, Beatriz Lima, Rebeca Brehm; Vanda Tuchtenhagen; Eduardo Tomm; viola – Aline Hartwig Bocarte; celo – Carlos Walter Soares; contrabaixo – Jair Fliegel; flauta – Charlise Bandeira; Regência e Coordenação: Tiago Ribas. Produção audiovisual: Rastro Selvagem LTDA. Instagram
Divulgamos a Lista de homologados Professor Formador conforme Edital 02/2024 do Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores – EAEES, Clique aqui para ver a Ata com a relação de homologados.
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação do Curso/Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis tornam público a alteração do Edital Nº 98/2024 para Exame de Seleção dos candidatos ao referido Curso/Programa. Veja a integra do Edital de retificação no presente link.
Estarão abertas as inscrições para seleção de um (01) bolsita BDU na área de microbiologia de 29 a 31/07/2024 no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.na Secretaria do Instituto de Biologia. As informações do processo seletivo estão no edital que pode ser consultado clicando aqui.
A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB/UFPel) e o Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel, tornam pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga e de cadastro de reserva de bolsistas que poderão atuar na função de PROFESSOR FORMADOR junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores (EAEES) na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel), Veja o Edital na íntegra clicando aqui.