Início do conteúdo
    Notícias
  • Edital de Concursos Públicos para docentes 2023

    A pedido do do NUGEC (Núcleo de Gerenciamento de Concursos e Vagas) estamos divulgando o Edital CAP nº 06/2023 (Versão DOU – 23/01/2023  SEI 2027689) que trata do concursos para docentes e respectivo calendário. Há concursos do Departamento de Morfologia para doentes de Anatomia Humana, Anatomia Humana – Odontologia e Anatomia Animal, sendo uma (01) vaga para cada uma das três (03) áreas.

  • Sejam bem-vindos membros da Comunidade do IB

    A Direção do Instituto de Biologia deseja as boas-vindas nesse retorno de ano letivo onde estaremos cursando o calendário do segundo semestre de 2022 nesse ano de 2023. Esperamos poder acolher da melhor forma nossos calouros, assim como, desejamos que dentro das possibilidades orçamentárias vividas nesse momento, que todos os demais membros da Comunidade (TAEs, Discentes, Docentes e terceirizados) reencontrem a Unidade com as condições necessárias para o desenvolvimento de nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Que esse novo ano seja promissor e que possamos voltar a viver a Universidade na sua plenitude. Dificuldades existem, mas nossa comunidade as têm superadas com o foco no ensino público, gratuito e de qualidade. Sejam bem-vindos ao nosso Instituto de Biologia. Em anexo encaminhamos o link para o vídeo de recepção da comunidade da UFPEL nesse retorno às atividades.

  • Chapa Inscrita eleição Chefia e Subchefia Museu Carlos Ritter

    A professora Ana Paula Nunes e a TAE Carolina Silveira Regis, membros da  Comissão Organizadora das Eleições para os cargo de Chefe e Subchefe do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter divulgam as inscrições  homologadas em atenção ao  Edital  referente ao processo eleitoral. A única Chapa inscrita foi a Chapa 1 – composta pelos professores Cristiano Agra Iserhard (Chefia) e   Luiz Ernesto Costa Schmidt (Subchefia) ambos do DEZG. A COE chama a comunidade para participar do processo de acordo com o  Edital . O ato da COE foi registrado na Ata de homologação das inscrições.

    COE

  • Feliz Natal e Próspero 2023

                   A Direção do Instituto de Biologia deseja a tod@s membros de sua comunidade um feliz natal e um próspero e promissor 2023 com perspectivas de melhoras em todos contextos que nos envolvem. Que nos permita ser um ano de muitas alegrias, vitórias, conquistas, construções/reconstruções, em fim que nos permita atingirmos nossos objetivos e possamos ter novos sonhos e perspectivas para concretizá-los.

                Que na UFPEL tenhamos disponibilidade de recursos para podermos atender a demanda vindoura de dois semestres e meio (2/1/2) de estudos que exigirão um grande esforço de todos os segmentos da comunidade.

  • Reunião aberta do CD aprova PDU/IB 2022_2024

       Na manhã de hoje (21/12/2022) em reunião aberta do Conselho Departamental foi apreciada e aprovada a proposta do Plano de Desenvolvimento do Instituto de Biologia. para o biênio 2022_2024. O Presidente da Comissão do PDU/IB (CPDU/IB), professor Gilson de Mendonça realizou uma apresentação da proposta elaborada pela CPDU/IB a partir das proposições apresentadas pelos Departamentos, Órgãos Complementares, Colegiados de Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Centro Acadêmico da Biologia aos presentes. Na sequências foram feitos debates entre os presentes e sugerida a implantação de uma Comissão Permanente para acompanhamento e avaliação do PDU da Unidade. Ao final da sessão o Presidente agradeceu os membros da CPDU/IB pelo trabalho realizado e desejou feliz natal e boas festas a todos presentes.

  • PDU/IB 2022_2024

    Convidamos a comunidade do Instituto de Biologia – Docentes, Técnicos (TAEs), Discentes e Servidores Terceirizados para reunião extraordinária aberta do Conselho Departamental do mês de dezembro a ser realizada no dia 21/12/2022 as 9h00minutos na sala 01 do prédio 26 (Aulas teóricas em frente à Direção). Na ocasião será apresentada pela CPDU/IB a proposta do PDU/IB 2022_2024 para apreciação pela Comunidade do Instituto de Biologia do Plano de Desenvolvimento do Instituto de Biologia para o próximo biênio (2022_2024). Participem, pois sua opinião é importante nesse processo de finalização da construção do PDU para o próximo biênio. Vamos valorizar o trabalho e construção do plano encaminhado pela CPDU/IB. Abraços

    Luiz Fernando Minello/Diretor e Presidente do Conselho Departamental do Instituto de Biologia/Campus Universitário do Capão do Leão – CCL

  • CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA PROFESSORES EM SERVIÇO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM AULAS NAS FÉRIAS!!

    ATENÇÃO PROFESSORES DAS REDES DE TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

    EM 2023 A UFPEL OFERECERÁ O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DENTRO DO PROGRAMA PARFOR/CAPES PARA PROFESSORES EM SERVIÇO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM AULAS NAS FÉRIAS!!

                              As informações podem ser obtidas no vídeo convidando para participação do cursos de Graduação no YouTube.

                             Confirme seu interesse com seu nome completo, e-mail, município e endereço para o e-mail; parfor.ufpel@gmail.com

    Para atualizar seus dados na plataforma FREIRE, clique aqui.

    Convite do Curso 

    Descrição da imagem

  • Nota de repúdio do FORDIR/UFPEL

    Nota de Repúdio

                   O fórum de diretores da Universidade Federal de Pelotas – FORDIR/UFPEL manifesta seu apoio as notas de repúdio do COCEPE e CONDIR relacionadas ao nefasto bloqueio de recursos financeiros realizado pelo Governo Federal, no dia 01/12 que inviabilizou a Instituição de honrar seus compromissos financeiros empenhados e por empenhar. Esse recorte visivelmente alinhado com o desmonte das Instituições Federais de Ensino Superior atingiu de forma brutal nossos acadêmicos, no período final de exames na Instituição, comprometendo seu desempenho através da opressão pela falta de recursos para custear suas necessidades básicas, em especial no que tange aos auxílios permanência para aqueles estudantes com maior vulnerabilidade atendidos pelos programas da UFPEL. Não obstante, também deixam em dúvida o cumprimento de pagamento dos servidores terceirizados que atuam na Universidade garantindo funções de apoio na manutenção predial, limpeza, portarias e vigilância. Além dos prejuízos dos alunos e dos servidores terceirizados, esse recorte compromete a continuidade de ações no ensino, na pesquisa e na extensão. É mister recordar que as IFES têm sido as Instituições de vanguarda em atenção as necessidades da sociedade brasileira, como cabe registrar a atuação da UFPEL no cenário local, regional e nacional no combate a pandemia através da prestação de informações cruciais para a tomada de decisões pelos nossos governantes.

                      Qualquer justificativa que se apresente, por si só, não tem sustentação, pois os recortes na Educação terão reflexos imediatos no desenvolvimento do Brasil, isto pode ser comprovado com exemplo de outros países onde tais investimentos levaram ao avanço social, tecnológico e científico colocando essas nações na vanguarda do desenvolvimento. Se não fosse bastante essa justificativa, deve ressaltar que não basta dar acesso ao ensino superior, há que se manter esses estudantes garantindo a sua permanência e conclusão de seus cursos e é desumano, ao final do ano, colocar os bolsistas e alunos que necessitam desses auxílios na dúvida se irão ou não ter capacidade de honrar seus compromissos assumidos em função de suas bolsas. Ressalta-se que as contas seguirão em vigor e as bolsas atrasadas não terão ajustes para cobrir os custos de multas e juros decorrentes do atraso de pagamentos. Isso não somente é desumano como também um ato de pura crueldade para com essa comunidade que sai dos mais diversos recantos desse Brasil com a expectativa de construir seus sonhos contando com o mínimo que a UFPEL pode lhes oferecer em sua acolhida.

  • Nova Coordenação dos Colegiados de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Bel. e Lic.

    Foi emitida pelo Gabinete da Reitoria a Portaria de nomeação (Portaria 2470 de 24/11/2022 SEI 1953383)  das professoras Beatriz Helena Gomes Rocha e Vera Lúcia Bobrowsky, como Coordenadora e Coordenadora Adjunta, respectivamente dos Colegiados de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Bel. e Lic. recentemente eleitas em consulta pública feita à Comunidade do Instituto de Biologia. Nossos agradecimentos às professoras Virginia Mello Alves (IFM) e Denise dos Santos Colares de Oliveira (CCQFA) pelo apoio como Coordenadora e Coordenadora Adjunta Pró-Têmpore (Portaria 2090, de 04/102/2022), respectivamente,  durante esse período de transição, assim como, aos membros da COE (Portaria 90, de 11 de novembro de 2022) que conduziram com agilidade o processo eleitoral. Desejamos êxito as colegas Beatriz e Vera nessa nova jornada.

Translate »