Início do conteúdo
  • HISTOREP
    Notícias
  • Eleições Coordenação Colegiado de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas

    A Coordenadora do Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas, professora Dra. Leila Macias está findando seu mandato na Coordenação. Em função desse final de mandato é necessária a realização de processo eleitoral junto ao referido Colegiado. Como é de tradição no Instituto de Biologia será realizada uma consulta pública a comunidade. Apresentamos a seguir as informações referentes a essa consulta e chamamos todos membros da Comunidade para participarem da mesma.

    CONVITE

    A Comissão de Consulta para a coordenação do Colegiado dos cursos de Ciências Biológicas CONVIDA todos os professores do Instituto de Biologia e das unidades acadêmicas que desempenham atividades junto a este Colegiado, bem como os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado para participarem do processo, com o seguinte cronograma:
    1. DIVULGAÇÃO DO PROCESSO DE CONSULTA: 15/05 a 24/05/2019
    2. INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS: 27/05/2019, no horário da 09h00min às
    12h00min, na sala de permanência da Profª. Raquel Lüdtke, prédio 22,
    Departamento de Botânica.
    3. APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA DE TRABALHO: 28/05/2019, às
    11h00min (local ainda será divulgado).
    4. CAMPANHA: 29/05 a 05/06/2019
    5. CONSULTA:
    • Período – 06/06 a 07/06/2019
    • Horário – 9h00min às 15h00min
    • Local – Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas
    6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: até 10/06/2019
    _____________________________
    Profª. Raquel Lüdtke
    Presidente da Comissão de Consulta

    REGIMENTO DA CONSULTA POPULAR PARA A COORDENAÇÃO DO COLEGIADO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (2019/2021)

  • Sucesso na reinauguração Museu Carlos Ritter

    Nessa segunda feira (13/05/2109) as 18 horas foi reinaugurado em novo espaço junto a Praça Cel. Pedro Osório o nosso Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Na oportunidade compareceram ao evento autoridades da UFPEl, docentes, TAEs e discentes além de membros da comunidade de Pelotas. Na ocasião foram registrados 500 visitantes na reabertura do Museu e no dia de hoje (14/05/2019) cerca de outros 200. O evento foi coberto pela RBS com cobertura no Bom Dia RS e Jornal do Almoço, além da Rádio Gaúcha, devendo também ser matéria publicada na Zero Hora. A coleção do Museu recebeu uma nova paginação no novo espaço apresentando inovações e atividades interativas aos visitantes. Parabéns ao Prof. Dr. João Iganci (Chefe do Museu), a Profª. Dra. Raquel Lüdtke (Subchefe do Museu) e a toda sua equipe pela visibilidade e sucesso do evento. Pelotas com certeza teve o entorno de sua Praça principal abrilhantado por mais uma ação de interação entre a Universidade e a Comunidade. Estamos todos de parabéns.

  • PADOC apresentação aos docentes do IB

    A Presidência do COCEPE irá apresentar aos docentes das Unidades do Campus Universitário do Capão do Leão o PADOC no dia 31/05, às 09h, no anfiteatro da FAEM. Todos os docentes do Instituto de Biologia estão convidados a comparecer na apresentação, incluindo os do Departamento de Morfologia localizados no Campus da Faculdade de Medicina. Recordamos  que a proposta do Plano Anual de Atividades Docentes (PADOC) encontra-se em discussão na UFPEL e está iniciando no Instituto de Biologia, sendo que, essa apresentação poderá subsidiar o processo. Contamos com a presença dos colegas docentes no evento.

  • A UFPel e as ações do IB no seu entorno

    Este vídeo apresenta uma visão geral da atuação na sociedade Brasileira das Universidades e Institutos Federais de Educação Superior e Tecnológica. A Direção o está compartilhando para divulgação e defesa da universidade pública, hoje uma realidade para todos, dos ataques que vem sofrendo. Solicitamos que os membros da Comunidade do Instituto de Biologia informem através do e-mail da Unidade (institutodebiologia@hotmail.com) contribuições da Unidade no Ensino, na Pesquisa e Extensão para que possamos apresentar o que fazemos a comunidade. Recordo a comunidade que além dos espaços didáticos dedicados ao tripé ensino, pesquisa e extensão dispomos do Herbário Pel, do NURFS-CETAS, do Horto Botânico e do Museu Carlos Ritter que prestam distintos serviços a comunidade. No dia 15 haverá uma ampla mobilização da UFPEL (assim como durante toda a próxima semana) em continuidade as ações da Administração Central da UFPEL, apoiadas pelo FÓRUM de Diretores, buscando apresentar a sociedade pelotense e da região o papel da UFPEL no seu entorno e no cenário nacional. Esperamos nesse momento  ter as informações vindas dos colegas para apresentarmos a própria Unidade, UFPEL e à sociedade em geral. Contamos com a colaboração de todos.

     

  • Reinauguração Museu Carlos Ritter

    Prezada comunidade do Instituto de Biologia nessa próxima segunda feira vamos reinaugurar em novo espaço o nosso Museu Carlos Ritter. A Direção do Instituto e a Chefia do Museu contam com a participação de todas as categorias (discentes, docentes e TAEs) nesse evento. A direção reitera os convites já veiculados pela impressa, e-mail e outros veículos de comunicação e recorda aos membros da comunidade que essa é uma oportunidade para defendermos a Universidade Pública e Gratuita Brasileira dos ataques que vem sofrendo de forma sistemática mostrando os serviços prestados a sociedade e a importância de nossas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no progresso de nossas nação. Esperamos a presença massiva da comunidade na valorização de nosso Museu e da própria Universidade que nos acolheu e nos permite tornar real nossos sonhos e projetos de vida. Nossa causa é a defesa da Universidade Pública, gratuita e de qualidade aberta a toda a sociedade brasileira.

  • UFPEL 50 anos Títulos Honoríficos representação IB

    Conforme divulgado pela Comissão Organizadora dos 50 anos haverá a entrega de título honoríficos concedidos pelo CONSUN a docentes e TAEs das Unidades. Atendendo ao solicitado pela Comissão (Solicitamos que sejam enviadas, até o dia 24/05/2019, os nomes de 2 (duas) pessoas para serem homenageadas, sendo elas 1 (um(a)) servidor(a) docente e 1 (um(a)) servidor(a) técnico-administrativo(a), podendo ser tanto da ativa, quanto do quadro de aposentados, juntamente com uma breve justificativa do porquê da indicação)  encaminharemos o nome do professor José da Costa Sacco escolhido recentemente pela Comunidade docente e TAEs do IB  e outro nome a ser escolhido representando os TAEs. Desse modo, solicito que as categorias encaminhem nomes de TAEs para apreciação da comunidade e que a categoria se articule com a Direção para essa deliberação e encaminhamentos devidos. Rogamos a todos que se mobilizem para que possamos encaminhar no prazo hábil as indicações do Instituto para esses títulos.

     

  • UFPEL 50 anos

    Memorando-Circular nº 3/2019/GR/REITORIA

    Aos (Às) Diretores das Unidades Acadêmicas

    Assunto: Instruções acerca dos 50 anos da UFPel.

    Prezados (as) Diretores (as),

    Conforme se aproximam os festejos dos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas, gostaríamos de contar com a colaboração das unidades acadêmicas para o sucesso da realização e divulgação das atividades e dos eventos previstos para a comemoração:

    a) Agenda Oficial de Eventos:

    A Coordenação de Comunicação Social preparou uma agenda na qual constarão todos os eventos que sejam alusivos aos 50 anos da UFPel, inclusive aqueles que sejam promovidos e realizados pelas unidades acadêmicas e administrativas.

    Para que um evento que possivelmente se enquadre nesse contexto possa vir a integrar a agenda, basta encaminhar as informações básicas para 50anos@ufpel.edu.br para avaliação da comissão.

    b) Uso da Marca dos 50 anos:

    Solicitamos que seja utilizada, nos materiais gráficos e digitais que sejam confeccionados no ano de 2019, a marca comemorativa dos 50 anos da UFPel, disponível no site da Coordenação de Comunicação Social.

    Cabe salientar que há disponível, no mesmo site, breves instruções de utilização das diversas versões existentes para o logotipo.

    c) Festejos de 50 anos de formatura:

    Dentro das ações previstas para os 50 anos da Universidade, está o apoio institucional às reuniões de turmas que também completem 50 anos de formados no decorrer de 2019.

    Aderindo a essa atividade, a direção da unidade e/ou a organização da reunião poderão contar com: 1) cobertura jornalística, em texto e foto, da reunião; 2) presença de um ou mais membros da Administração Central da Universidade, preferencialmente o reitor ou o vice-reitor, dependendo de disponibilidade de agenda; 3) elaboração de arquivo de certificado de Honra ao Mérito destinado à entrega aos membros da turma, a ser impresso pela unidade ou organização da reunião; 4) sonorização, se necessário, do espaço onde ocorrerá a sessão.

    As turmas interessadas podem encaminhar o interesse em aderir à proposta até dois meses antes da data prevista para a realização do encontro, comunicando à comissão por meio do e-mail 50anos@ufpel.edu.br.

    d) Títulos Honoríficos:

    Haverá, em agosto, provavelmente no dia do aniversário da UFPel, cerimônia de entrega de novos laureados com títulos honoríficos concedidos pelo Conselho Universitário.

    Dessa forma, solicitamos que sejam enviadas, até o dia 24/05/2019, os nomes de 2 (duas) pessoas para serem homenageadas, sendo elas 1 (um(a)) servidor(a) docente e 1 (um(a)) servidor(a) técnico-administrativo(a), podendo ser tanto da ativa, quanto do quadro de aposentados, juntamente com uma breve justificativa do porquê da indicação.

    O método de escolha fica a cargo de cada unidade, podendo ocorrer eleição ou indicação da direção ou outro meio que se considerar cabível.

    Frisamos que o prazo seja obedecido para que possa haver a devida tramitação junto aos Conselhos Superiores.

    Agradecendo a atenção e, desde já, a presteza no atendimento ao conteúdo deste memorando, nos despedimos, colocando a Comissão dos 50 anos da UFPel à disposição para possíveis dúvidas.

  • Divulgação da campanha de vacinação 2019

     Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida informa a Comunidade sobre o cronograma de vacinação contra a gripe, atualização de carteirinhas e orientações de saúde.

    Conforme a campanha nacional e em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas, as doses das vacinas serão disponibilizadas aos servidores que pertencerem ao grupo de risco abaixo relacionado:

    – Gestantes (em qualquer idade gestacional)

    – Pessoas com 60 anos ou mais

    – Trabalhadores (as) da saúde

    – Professores (as)

    – Portadores (as) de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*

    *Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepáticas; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias (alterações genéticas congênitas).

    Cronograma 

    25/04/2019, das 8:30 às 17:30 – CAMPUS ANGLO-  PROGEP, sala 210.

    07/05/2019, das 9:00 às 17:00 – FACULDADE DE ODONTOLOGIA –

    AUDITÓRIO (andar térreo).

    14/05/2019, das 9:00 às 17:00 – CAMPUS CAPÃO DO LEÃO –  POSTO MÉDICO.

  • Projeto GAMA abre inscrições para novas turmas de reforço em Cálculo.

    1. O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para  três módulos das Atividades de Reforço em Cálculo, sendo um Módulo de Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas, um Módulo de Limites e um Módulo de Derivadas.

    As inscrições podem ser realizadas na página do projeto até 02/05, às 18hs.

    O público prioritário é formado pelos estudantes ingressantes de 2019 que possuem disciplinas de matemática em sua grade curricular e 50% das vagas são prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE. Porém, qualquer estudante da UFPel poderá se inscrever e havendo possibilidade, todos(as) serão contemplados(as).

    Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do GAMA:

  • Tramitações projetos Conselho Departamental

    Caros membros da Comunidade do Instituto de Biologia chamamos atenção às normas vigentes para a tramitação de projetos a serem apreciados pelo Conselho Departamental. Reforçamos a necessidade de observação do rito e dos prazos para sua tramitação. Por fim, recordamos que a UFPEL e as Agências de Fomento poderão disponibilizar bolsas para a  modalidade de iniciação científica para acadêmicos vinculados a projetos de pesquisa, portanto, solicitamos que observem os prazos em questão para evitar transtornos  e, mesmo, perda das oportunidades de concorrer as mesmas.