Início do conteúdo
  • HISTOREP
    Notícias
  • Formatura externa Cursos de Ciências Biológicas

    Ocorreu nesse sábado passado (25/01/2019) a sessão solene dos Conselhos do Instituto de Biologia por ocasião da Colação de Grau dos formandos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Presidindo a sessão como representante do Reitor estava o professor Mario Renato de Azevedo Junior (Pró-Reitor de Assuntos Estudantis) acompanhado dos professores Luiz Fernando Minello (Diretor do Instituto de Biologia), Leila de Fatima Nogueira Macias (representando o Colegiado de Curso de Ciências Biológicas), Edison Zefa (Paraninfo), Cristiano Agra Iserhard (Patrono ), os homenageados  Ana Maria Rui, Rafael Antunes DiasMarcos Marreiro Villela e  os TAEs  Rosane Schubert (Chefe do Núcleo Administrativo e Secretária da Sessão Solene) e Álvaro Miguel Moreira Martins (homenageado). Também foi homenageada a professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez que não pode comparecer ao evento. Na ocasião colaram grau os formandos ANTONIO CARLOS BORGES NETO; BIANCA DA CRUZ IÉCK; BRUNA BATISTA KAPPES;  DAIANE RODEGHEIRO VAHL; EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS; ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES; GABRIEL GONÇALVES BARBOSA; JULIA VEIGA PEREIRA; LARISSA BARRETO MATOS; NATÁLIA VICENZI e PAMELA MARQUES DA SILVA. O juramento foi prestado pela formanda JULIA VEIGA PEREIRA e a oradora da turma foi BRUNA BATISTA KAPPES. A sessão ocorreu as 19 horas no auditório do Colégio Estadual Professor Cassiano do Nascimento. Os discursos da oradora, do paraninfo, do Diretor e do representante do Reitor enfatizaram a importância da Universidade Federal Pública, gratuita e de qualidade repudiando os ataques e recortes de recursos que a mesma vem sofrendo, mostrando sua importância e salientando os avanços sociais que ela permite. Durante a cerimônia os familiares foram homenageados e ao final os formandos foram recebidos pelos mesmos com o som de uma charanga comemorativa. Ocorrerá no dia 01/02/2019 as 21 horas no Auditório da FAEM (Campus Universitário do Capão do Leão)  a formatura institucional. Parabéns aos novos biólogos e sucesso nessa nova jornada que se inicia recordando que as portas do Instituto de Biologia estarão sempre abertas ao seu acolhimento.

     

     

  • Calendário de reuniões do CD/IB 2020

    Foi lançado o calendário de reuniões do Conselho Departamental do Instituto de Biologia (CD/IB) para o ano de 2020. Desse modo, espera-se que a comunidade possa encaminhar para apreciação suas demandas, em especial a apreciação de projetos, observando os prazos legais. Como as reuniões deliberativas do Conselho são prioritárias as demais funções dos seus membros o planejamento do calendário facilitará os ajustes necessários para a participação das sessões. Durante o ano de 2020 além das datas previstas para as reuniões ordinárias, também poderão ocorrer reuniões extraordinárias para atender processos com urgência e que fogem as previsões do calendário. O cronograma das reuniões será:

    Reuniões Conselho Departamental
    24/03 – terça-feira – 8:30 horas
    15/04 – quarta-feira – 14:00 horas
    14/05 – quinta-feira – 8:30 horas
    17/06 – quarta-feira – 14:00 horas
    10/07 – sexta-feira – 8:30 horas
    21/08 – sexta-feira – 14:00 horas
    15/09 – terça-feira – 8:30 horas
    14/10 – quarta-feira – 14:00 horas
    12/11 – quinta-feira – 8:30 horas
    18/12 – sexta-feira – 14:00 horas
  • Novo PPC Licenciatura Biologia

    O Colegiado de Curso de Graduação em Ciências Biológicas informa que em 2020 iniciará o novo Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Licenciatura Ciências biológicas. Os alunos ingressantes no próximo ano iniciarão nesse novo PPC, enquanto que, os que ingressaram em 2018 e 2019 ou que não tenham cumprido mais de 50% das disciplinas do atual PPC também irão seguir o novo PPC. O Colegiado disponibilizou uma apresentação sobre como será a migração dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas para o novo PPC do curso.

  • Campanha de Doação de corpos seja um multiplicador da ideia

                Objetivando qualificar o acadêmico da área da saúde, mantendo o elevado padrão histórico de resultados no processo de ensino-aprendizagem da Disciplina de Anatomia Humana e Neuroanatomia, foi instituído o Programa de Doação de Corpo em 2015. A carência na disponibilização deste material cadavérico para estudos tem sido sucessivamente maior, haja visto o crescimento de acadêmicos na área da saúde, em especial nos 5 últimos anos, com a criação de novos cursos : Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Química Forense e recentemente Fisioterapia além do incremento de vagas ofertadas nos cursos já existentes. Para suprir esta carência e a ausência de oferta destes indispensáveis instrumentos de ensino prático, foi idealizado este Programa  para mobilização e conscientização de Doadores Voluntários de Corpos. Os frutos serão colhidos. Hoje estamos semeando na divulgação e em esclarecimentos. Em 6 de novembro último foi concretizada a Cerimonia de Homenagem aos doadores voluntários no Anfiteatro da Faculdade de Medicina, com maciça presença de simpatizantes e multiplicadores. Tal evento recebeu ampla divulgação nos meios de comunicação, culminando com divulgação em página inteira no Diário Popular local, na edição de de quarta-feira 11 de dezembro de 2019. Cabem alguns esclarecimentos aos questionamentos ora pertinentes:

    1. Por quê usar cadáveres para o  estudo da anatomia humana ? É insubstituível o corpo humano como meio de estudo. Os detalhes das percepções tridimensionais, as variações individuais, as suas posições e  relações vizinhas não são alcançadas com manequins, imagens virtuais ou modelos confeccionados artesanalmente.
    2. Qual corpo pode ser doado ? Qualquer corpo pode ser doado, desde que haja liberação legal do corpo por atestado de óbito registrado em cartório. Pode ser adulto, criança, recém-nascido, vitima de qualquer enfermidade submetido ou não a qualquer cirurgia.
    3. O corpo que teve doação de órgãos, pode ser doado para fins de estudo anatômico ? Sim. Pode serem feitas doações de um  ou diversos órgãos e também subsequentemente doar o corpo.
    4. Há custo doar o corpo ou compensação financeira pela doação ? Não. Em ambas situações não há trânsito de numerários.
    5. Qual o trâmite legal para ser um doador potencial em vida ou após a morte ? Simplesmente preencher um formulário  em 2 vias, onde constam dados de identificação do falecido ou doador potencial em vida ou seu representante legal após a morte. Reconhecer a assinatura do declarante em cartório cível e entregar na secretaria do Departamento de Morfologia anexa a Disciplina de  Anatomia Humana, no bairro Fragata, sito Av. Duque de Caxias 255, Campus da Saúde (ao lado do 9º batalhão de infantaria motorizada). Por ocasião do óbito, comunicar telefonicamente o Departamento para a concretização dos detalhes para o deslocamento do corpo para a Anatomia e culminar os detalhes técnicos.

    Veja campanha similar e opinões sobre o tema  na USP, UFCSPA, Revista Galileu, Drauzio Varella e Kilvia Muni.

  • GRUPO UNIOVINOS CONCLUI PROJETO DE EXTENSÃO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU

                   No último dia 28/11/2019 o Grupo Uniovinos do Instituto de Biologia/Departamento de Fisiologia e Farmacologia, concluiu a parte de campo do projeto de extensão intitulado “A Universidade na Escola do Campo”.

                    O trabalho foi desenvolvido junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, no município de Canguçu, RS, envolvendo alunos da educação infantil e do ensino fundamental do primeiro ao nono ano. O projeto “A Escola do Campo” foi criado para cumprir a Emenda da Lei Orgânica Municipal Nº08/2017, a qual visa a implantação gradativa de educação em turno integral no município.

                    Foram atendidos 140 alunos, sendo realizadas oficinas de ensino, teóricas e práticas, cujos temas versaram sobre características da espécie ovina e sua utilização em sistemas de exploração pecuária. As oficinas foram desenvolvidas em quatro ocasiões distintas, sendo aquelas de natureza teórica realizadas na própria escola, e as de natureza prática em propriedades privadas cedidas para o projeto.

                    A equipe do projeto contou com a participação de oito alunos, sendo dois pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e seis pertencentes ao Curso de Graduação em Zootecnia, ambos da UFPEL, uma Zootecnista e o coordenador do Grupo Uniovinos, Prof. Gilson de Mendonça.

                    Devido ao êxito alcançado, o projeto foi renovado por mais um ano junto à universidade. Além disso, está sendo celebrado convênio e termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Canguçu. Dessa forma o projeto será ampliado a outras escolas do município.

                    O Grupo Uniovinos agradece:

                    – À Prefeitura Municipal de Canguçu e à Secretaria Municipal de Educação de Canguçu, pelo apoio ao projeto, especialmente na questão logística e de transporte da equipe.

                    – À Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, pela forma carinhosa com que nos receberam, pelo auxílio durante as oficinas de ensino e, principalmente, pelo reconhecimento de nosso trabalho.

                    – Às propriedades privadas Cabanha Lagoa do Junco e ACG Silveira Ovinocultura, pela cedência das instalações e animais para a realização das oficinas práticas.

      

         

  • Nova representação dos docentes Titulares e dos TAEs no CD/IB

    Ocorreu ontem (27/11/2018) o processo eleitoral para a representação dos docentes – classe Titulares – e dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) junto ao Conselho Departamental do Instituto de Biologia. Foi reconduzido na representação dos docentes Titulares o professor Marcos Antonio Baccarin (DB) tendo como suplente a professora Leila de Fatima Nogueira Macias (DB). Na representação dos TAEs foram eleitos os servidores Paulo Mota Bandarra (NURFS) e Estefani Tavares Jansen (DMP) como titulares tendo como suplentes Michele Pepe Cerqueira (DFF)  e Luis Augusto Xavier Cruz (DM). Parabéns aos colegas e bem-vindos ao CD/IB.

  • Eleição para representação dos docentes Titulares e dos TAEs no CD/IB

    Estão abertas as inscrições para Chapas (Titular e Suplente) para a representação da Classe dos docentes – Titulares – e dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) junto ao Conselho Departamental do Instituto de Biologia.

    As inscrições poderão ser realizadas até dia 25/11/2019 as 12h00min. O processo eleitoral acontecerá no dia 27/11/2019 no horário das 9h00min as 15h00min na Secretaria do Instituto de Biologia, sendo que, para votar os membros das categorias deverão apresentar documento de identificação.

    Participe, faça valer sua representação de categoria junto ao Conselho.

  • Reunião Ordinária do Conselho Departamental – Dezembro 2019

    O Conselho Departamental do Instituto de Biologia nesse ano de 2019 até o presente momento realizou 26 reuniões (entre ordinárias e extraordinárias), sendo que, a última ocorreu no dia 13/11/2019.

    Foram debatidos diversos temas e tomadas deliberações sobre assuntos relacionados ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão dentre outros assuntos abordados.

    Ocorreu a elaboração de duas matrizes para a alocação de vagas docentes e a distribuição de três vagas decorrentes de aposentadorias, sendo que, a matriz vigente permitirá aos departamento traçarem estratégias para seu desenvolvimento e crescimento, pois, possibilita através dos dados disponibilizados avaliar suas fragilidades e potencialidades.

    O calendário de reuniões publicado em 07/02/2019 para o primeiro e segundo semestres foi cumprido de acordo com o previsto (07.03.2019 – 8:30 horas 27.03.2019 – 14:00 horas – RAAD 11.04.2019 – 14:00 horas 10.05.2019 – 8:30 horas 14.06.2019 – 14:00 horas 08.07.2019 – 8:30 horas 12.08.2019 – 14:00 horas 10.09.2019 – 8:30 horas 08.10.2019 – 14:00 horas 13.11.2019 – 8:30 horas) 18.12.2019 – 14:00 horas), assim como, foram realizadas diversas reuniões extraordinárias atendendo as necessidades de apreciação de distintos temas pelo Conselho a saber: RAAD, Matriz de Alocação de Vagas Docentes, PDU, Minuta de Processos Seletivos Docentes do COCEPE, dentre outros.

    Alertamos que a reunião do dia 18.12.2019 – 14:00 horas será a de encerramento das atividades do Conselho no ano de 2019 e que os processos a serem apreciados deverão obedecer aos prazos regimentais, portanto, pedimos atenção aos membros da Comunidade para a observação dessa data e respectivos prazos.

  • Cerimônia ecumênica homenagem doadores de corpos

    Foi realizada na última quarta-feira (06/11/2019) dezoito horas (18h00min) no auditório da Faculdade de Medicina um culto ecumênico dentro das atividades do projeto de doação de corpos do Departamento de Morfologia. O projeto sob coordenação da professora Anelise Murari dentre suas atividades de divulgação previa a execução de uma Cerimônia em Homenagem aos Doadores de Corpos para o Estudo da Anatomia Humana. O auditório da Faculdade de Medicina esteve repleto de discentes, docentes, TAES e comunidade em geral que prestigiaram a cerimônia homenageando as famílias doadoras e agradecendo aos  doadores. Parabéns pelo evento e esperamos que sirva de incentivo para doações futuras.

    Quem pode doar?

    Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode preencher o formulário de doação. Outras dúvidas sobre a doação e sobre o que acontece com o corpo podem ser sanadas pelo telefone de contato. Interessados devem se dirigir a Secretaria do Departamento de Morfologia, do Instituto de Biologia localizado na Faculdade de Medicina da UFPEL (Av. Duque de Caxias, 250 – Fragata) para o preenchimento do Termo de Intenção de Doação.

    Esse documento será assinado por duas testemunhas e representará a vontade do doador.  Em caso de desistência da doação bastará entrar em contato com a secretaria do Departamento de Morfologia, para que a intenção seja anulada. Mesmo com o formulário preenchido, a família tem a decisão final. “Por isso, o diálogo e a reflexão são indispensáveis para a concretização da doação”.

    Contatos para mais informações:
    55 53 3310 1808.

    dmib_ufpel@hotmail.com