Início do conteúdo
  • HISTOREP
    Notícias
  • GRUPO UNIOVINOS CONCLUI PROJETO DE EXTENSÃO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU

                   No último dia 28/11/2019 o Grupo Uniovinos do Instituto de Biologia/Departamento de Fisiologia e Farmacologia, concluiu a parte de campo do projeto de extensão intitulado “A Universidade na Escola do Campo”.

                    O trabalho foi desenvolvido junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, no município de Canguçu, RS, envolvendo alunos da educação infantil e do ensino fundamental do primeiro ao nono ano. O projeto “A Escola do Campo” foi criado para cumprir a Emenda da Lei Orgânica Municipal Nº08/2017, a qual visa a implantação gradativa de educação em turno integral no município.

                    Foram atendidos 140 alunos, sendo realizadas oficinas de ensino, teóricas e práticas, cujos temas versaram sobre características da espécie ovina e sua utilização em sistemas de exploração pecuária. As oficinas foram desenvolvidas em quatro ocasiões distintas, sendo aquelas de natureza teórica realizadas na própria escola, e as de natureza prática em propriedades privadas cedidas para o projeto.

                    A equipe do projeto contou com a participação de oito alunos, sendo dois pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e seis pertencentes ao Curso de Graduação em Zootecnia, ambos da UFPEL, uma Zootecnista e o coordenador do Grupo Uniovinos, Prof. Gilson de Mendonça.

                    Devido ao êxito alcançado, o projeto foi renovado por mais um ano junto à universidade. Além disso, está sendo celebrado convênio e termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Canguçu. Dessa forma o projeto será ampliado a outras escolas do município.

                    O Grupo Uniovinos agradece:

                    – À Prefeitura Municipal de Canguçu e à Secretaria Municipal de Educação de Canguçu, pelo apoio ao projeto, especialmente na questão logística e de transporte da equipe.

                    – À Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, pela forma carinhosa com que nos receberam, pelo auxílio durante as oficinas de ensino e, principalmente, pelo reconhecimento de nosso trabalho.

                    – Às propriedades privadas Cabanha Lagoa do Junco e ACG Silveira Ovinocultura, pela cedência das instalações e animais para a realização das oficinas práticas.

      

         

  • Nova representação dos docentes Titulares e dos TAEs no CD/IB

    Ocorreu ontem (27/11/2018) o processo eleitoral para a representação dos docentes – classe Titulares – e dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) junto ao Conselho Departamental do Instituto de Biologia. Foi reconduzido na representação dos docentes Titulares o professor Marcos Antonio Baccarin (DB) tendo como suplente a professora Leila de Fatima Nogueira Macias (DB). Na representação dos TAEs foram eleitos os servidores Paulo Mota Bandarra (NURFS) e Estefani Tavares Jansen (DMP) como titulares tendo como suplentes Michele Pepe Cerqueira (DFF)  e Luis Augusto Xavier Cruz (DM). Parabéns aos colegas e bem-vindos ao CD/IB.

  • Eleição para representação dos docentes Titulares e dos TAEs no CD/IB

    Estão abertas as inscrições para Chapas (Titular e Suplente) para a representação da Classe dos docentes – Titulares – e dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) junto ao Conselho Departamental do Instituto de Biologia.

    As inscrições poderão ser realizadas até dia 25/11/2019 as 12h00min. O processo eleitoral acontecerá no dia 27/11/2019 no horário das 9h00min as 15h00min na Secretaria do Instituto de Biologia, sendo que, para votar os membros das categorias deverão apresentar documento de identificação.

    Participe, faça valer sua representação de categoria junto ao Conselho.

  • Reunião Ordinária do Conselho Departamental – Dezembro 2019

    O Conselho Departamental do Instituto de Biologia nesse ano de 2019 até o presente momento realizou 26 reuniões (entre ordinárias e extraordinárias), sendo que, a última ocorreu no dia 13/11/2019.

    Foram debatidos diversos temas e tomadas deliberações sobre assuntos relacionados ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão dentre outros assuntos abordados.

    Ocorreu a elaboração de duas matrizes para a alocação de vagas docentes e a distribuição de três vagas decorrentes de aposentadorias, sendo que, a matriz vigente permitirá aos departamento traçarem estratégias para seu desenvolvimento e crescimento, pois, possibilita através dos dados disponibilizados avaliar suas fragilidades e potencialidades.

    O calendário de reuniões publicado em 07/02/2019 para o primeiro e segundo semestres foi cumprido de acordo com o previsto (07.03.2019 – 8:30 horas 27.03.2019 – 14:00 horas – RAAD 11.04.2019 – 14:00 horas 10.05.2019 – 8:30 horas 14.06.2019 – 14:00 horas 08.07.2019 – 8:30 horas 12.08.2019 – 14:00 horas 10.09.2019 – 8:30 horas 08.10.2019 – 14:00 horas 13.11.2019 – 8:30 horas) 18.12.2019 – 14:00 horas), assim como, foram realizadas diversas reuniões extraordinárias atendendo as necessidades de apreciação de distintos temas pelo Conselho a saber: RAAD, Matriz de Alocação de Vagas Docentes, PDU, Minuta de Processos Seletivos Docentes do COCEPE, dentre outros.

    Alertamos que a reunião do dia 18.12.2019 – 14:00 horas será a de encerramento das atividades do Conselho no ano de 2019 e que os processos a serem apreciados deverão obedecer aos prazos regimentais, portanto, pedimos atenção aos membros da Comunidade para a observação dessa data e respectivos prazos.

  • Cerimônia ecumênica homenagem doadores de corpos

    Foi realizada na última quarta-feira (06/11/2019) dezoito horas (18h00min) no auditório da Faculdade de Medicina um culto ecumênico dentro das atividades do projeto de doação de corpos do Departamento de Morfologia. O projeto sob coordenação da professora Anelise Murari dentre suas atividades de divulgação previa a execução de uma Cerimônia em Homenagem aos Doadores de Corpos para o Estudo da Anatomia Humana. O auditório da Faculdade de Medicina esteve repleto de discentes, docentes, TAES e comunidade em geral que prestigiaram a cerimônia homenageando as famílias doadoras e agradecendo aos  doadores. Parabéns pelo evento e esperamos que sirva de incentivo para doações futuras.

    Quem pode doar?

    Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode preencher o formulário de doação. Outras dúvidas sobre a doação e sobre o que acontece com o corpo podem ser sanadas pelo telefone de contato. Interessados devem se dirigir a Secretaria do Departamento de Morfologia, do Instituto de Biologia localizado na Faculdade de Medicina da UFPEL (Av. Duque de Caxias, 250 – Fragata) para o preenchimento do Termo de Intenção de Doação.

    Esse documento será assinado por duas testemunhas e representará a vontade do doador.  Em caso de desistência da doação bastará entrar em contato com a secretaria do Departamento de Morfologia, para que a intenção seja anulada. Mesmo com o formulário preenchido, a família tem a decisão final. “Por isso, o diálogo e a reflexão são indispensáveis para a concretização da doação”.

    Contatos para mais informações:
    55 53 3310 1808.

    dmib_ufpel@hotmail.com

  • Aberto XI Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila

    No auditório CEHUS (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem, R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas – RS, 96010-770) na segunda feira passada (04/11/2019)  foi aberto o Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila da UFPEL O evento contou com a participação do Reitor Pedro Rodrigues Curi Hallal, do Diretor do Instituto de Biologia – Luiz Fernando Minello, dos Coordenadores dos Pós-Graduação em Entomologia – Marco Antonio Tonus Marinho e Biologia Animal – Cristiano Agra Iserhard e do Presidente da Comissão Organizadora  – Marco Silva Gottschalk além de convidados, conferencistas, docentes, discentes de graduação e pós-graduação participantes do evento.  O evento será realizado de 4 a 7 do corrente mês nas dependências da UFPEL contando dentre outras atividades com a realização de atividades junto ao Mercado Público Municipal de Pelotas. Parabenizamos os professores Marco Gottschalk e Mônica Laner Blauth, assim como aos demais colaboradores da equipe organizadora do evento e desejamos sucesso nas atividades em desenvolvimento.  (https://wp.ufpel.edu.br/seged/author/seged/)

  • Divulgação Programa de Doação de Corpos para a comunidade de Pelotas.

    Os docentes da área de anatomia humana do Departamento de Morfologia visando divulgar o Programa de Doação de Corpos e  sua importância para a formação anatômica em diferentes áreas das Ciências Médicas, Biomédicas e Biológicas realizarão uma atividade nas dependências do Departamento junto a Faculdade de Medicina (Avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata). A atividade organizada pela professora Anelise Levay Murari consistirá numa cerimônia de homenagem aos Doadores de Corpos e seus Familiares, em alusão ao dia de Finados. Será ecumênica e contará com uma  apresentação musical do Curso de Música. Estão todos convidados para conhecer o programa e homenagear os doadores e seus familiares, assim como, conhecer e incentivar esse importante gesto.

    Dia 06 de novembro de 2019, às 18:00 horas, no Auditório da Faculdade de Medicina da UFPEL (FAMED)

    Convite homenagem Doadores

     

  • Inauguração do LACEV – Parceria IB e IFM

    No dia 15/10/2019 foi oficialmente inaugurado o Laboratório de Cognição e Eletrofisiologia Vegetal (LACEV, https://wp.ufpel.edu.br/lacev/), uma iniciativa conjunta dos docentes do PPG em Fisiologia Vegetal e do PPG em Modelagem Matemática, Gustavo Maia Souza (IB) e Willian Silva Barros (IFM). O LACEV é essencialmente um espaço de pesquisa interdisciplinar que tem por objetivo contribuir para a construção de uma nova perspectiva das plantas como sistemas cognitivos inteligentes em sua interface com o ambiente externo. Além de projetos de pesquisa experimental e teórica nos temas de memória e aprendizagem, comunicação planta-planta, e sinalização de longa distância; também é estudado o desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais dos fenômenos relacionados. Parabéns a equipe pela iniciativa e desejamos êxito nas atividades do laboratório.

  • PIBID na Praça Cel Pedro Osório

    Na tarde de hoje (28/09/2019) o PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) esteve participando das atividades do PIBID na Rua realizadas das 14 as 17 horas na Praça Coronel Pedro Osório. Na oportunidade foram apresentadas as oficinas sobre reciclagem de resíduos, plantas medicinais e cadeia alimentar. Os pibidianos discentes (Luísa Victória da Silva Vareira, Débora da Silva Rodrigues, Marcos Pizzatto de Azeredo, Camila Salgado Lemke, Danielle Boeira, Amanda de Melo Jaques, Marcelli de Lima Ferreira, Bianca de Oliveira, Lucas Mattos Candiota,  Adriele de Avila Soares, Giovana Pozza, Andriw Ruas Santos, Stefanie Bento, Januza Fontes Vasconcelos, Eduardo Linhares da Silva), supervisora (Eriane Castro Teixeira Ferreira)  e coordenador (Luiz Fernando Minello) participaram do evento. As áreas das licenciaturas de química (atualmente compondo um grupo com a biologia, sendo 25 discentes – 13 bio e 12 química; 3 supervisores – 1 bio e 2 química  e 2 coordenadores – 1 bio e 1 química), física, artes visuais,  teatro, matemática, letras – língua portuguesa, letras – inglês, pedagogia, geografia, história, filosofia e educação física tiveram seus pibidianos apresentando oficinas e mostrando a comunidade algumas das ações do Programa realizadas junto às Escolas da rede pública de ensino Municipal e Estadual na Educação Básica. Também aconteceu a apresentação da banda marcial da EMEF Luiz Augusto de Assumpção e de diversos grupos de dança assistidos pelo Programa. A praça ficou bastante movimentada e foi possível realizar uma interação bastante produtiva e pedagógica entre os pibidianos e a comunidade. Parabéns a coordenação geral do PIBID pela promoção do evento.