Início do conteúdo
    Notícias
  • Cursos AEE 2021

    Vídeo de acolhimento aos Cursos

    Cursos que serão ofertados pela UFPEL, em EAD.
    Extensão – 90 horas: inscrições de 26.07 a 10.08
    1. AEE em contexto de pandemia
    2. Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem
    3. Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva

    Aperfeiçoamentos – 180 horas: inscrições de 01 a 15.08
    AEE – transtorno do Espectro Autista
    AEE- Deficiência Intelectual
    AEE – Altas Habilidades e Superdotação

     

  • Esquenta do Congresso de Zoologia

    À pedido da Sociedade Brasileira de Zoologia, estamos divulgando o “Esquenta Zoo” – um evento preparatório para o Congresso Brasileiro de Zoologia de 2022. O Esquenta acontecerá nos dias 08 e 09 de março de 2022, de forma virtual. A programação encontra-se no link www.cbzoo.com.br e maiores informações podem ser obtidas no e-mail (alvo@alvoeventos.com.br) e WhatsApp (45) 3025-2121.

  • CONLUBRA 2021

    O Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA) será realizado, online, nos dias 14, 15 e 16 de julho, de 2021, com a sessão de  Sessão de Abertura do Congresso no dia 14/julho/2021 pelas 14h00.

    o CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA engloba o 3º CONLUBRA e o 7º Congresso Internacional da Pró-Inclusão. Uma parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas – Brasil; Centro de Investigação em Educação da Universidade Do Minho – Portugal e Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – Pró-Inclusão.

    Informações em:

    CONLUBRA 2021

    Programação – https://conlubra2021.weebly.com/programadetalhado.html

     

  • 9º edição do Dia do Patrimônio. “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”

    Aos professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários,  ex-funcionários e admiradores da UFPel. É com enorme prazer que a Rede de Museus da UFPel divulga sua participação – a convite da Secretaria da Cultura − na 9º edição do Dia do Patrimônio. Evento anualmente promovido de Prefeitura de Pelotas, que terá como tema neste 2021 “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”, será realizado na semana do dia 17 de agosto.

    Integrado à celebração estadual, que este ano tem como tema a “Educação Patrimonial”, o evento também se integra ao celebrado nacionalmente – Dia do Patrimônio Cultural − comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e diretor da instituição por 30 anos.

    Na qualidade de patrimônio da cidade de Pelotas e região a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem, ao longo dos seus 52 anos, transformando modos de ser e viver da cultura local, regional e, sobretudo, das pessoas: estudantes, professores, funcionários e cidadãos em geral. Num processo vivo e intenso, pulsado e impulsionado pelas diversificadas ciências e engenharias, aliadas à linguística, letras e artes, regidas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    São muitas histórias, conquistas, transformações que ano após ano são construídas, realizadas, tendo VOCÊ como um(a) de nossos(as) protagonistas. Assim, suas memórias são muito importantes para que possamos contextualizá-las com o que estamos propondo à celebração do Dia do Patrimônio em Pelotas:

    “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas”

    Modos de Ser e Viver a UFPel

    Pelotas como cidade universitária

    Participe dando seu depoimento: em um vídeo breve.

    CARD__1080X1080___DIA_DO_PATRIMONIO__1_

  • Divulgação 1ª Mini Mostra de Vídeos Biológicos do NAVBio UFRGS

    O Núcleo de Audiovisual da Biologia da UFRGS (NAVBio UFRGS), um projeto de extensão criado em 2018, que visa desenvolver e estimular a produção audiovisual por alunos do curso de Ciências Biológicas, com produções na interface da arte, comunicação e educação está organizando a 1ª Mini Mostra de Vídeos Biológicos do NAVBio UFRGS, e gostaríamos muitíssimo de ampliar a divulgação para os demais estudantes de biologia do estado. Dessa forma, haverá muito mais biologia nas redes, circulando ideias, tocando pessoas, e isso também é educação ambiental.

    O Núcleo está com a chamada aberta para o envio de vídeos! Estudantes, professoras e professores, técnicos… qualquer um que sentir o chamado está convidado a participar! Seguem as instruções, para quem tiver interesse:
    Instruções:
    O vídeo enviado deve ter no máximo 2 minutos e se situar na intersecção entre arte e biologia. Pode ser enviado para o nosso e-mail (navbioufrgs@gmail.com) como link do Google Drive, junto com uma pequena descrição da produção e apresentação do(s) autor(es). A exposição será realizada no Instagram e no nosso site (ufrgs.br/navbio), na semana do dia 02 a 06 de agosto, contando com encontros online para refletirmos sobre nossos processos de criação. Atualizações ainda por vir, mas teremos também interessantes premiações.
    Acompanhe essa ação pelo insta (@navbio.ufrgs), onde serão postadas dicas para ajudar com edições caseiras! Também é possível conversar caso você tenha alguma dúvida. Quem sabe não tá na hora de compartilhar aquelas ideias engavetadas?
  • Coleta solidária

    Participe, colabore, distribua solidariedade.

  • Inscrições Mestrado e Doutorado Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

    O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas está com editais de seleção abertos para ingresso no Mestrado e Doutorado.
    O Programa, da Sociedade Brasileira de Fisiologia, é formado por universidades de todo o Brasil e a Universidade Federal de Pelotas foi, recentemente, aceita como associada ao Programa. As inscrições estarão abertas de 25/06/2021 a 14/07/2021.
    Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site: https://www.ppgmcf.com.br/
    Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo email: ppgmcf.ufpel@gmail.com
    Editais 87 e 88.

  • Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica (FIESEB)

    O Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica (FIESEB) edição 2021  ocorrerá nos dias 24 e 25 deste mês com a programação disponível no folder em anexo. No arquivo podem ser verificados os diferentes momentos pensados para esse formato de evento – o formato possível para 2021 – bem como os convidados, mediadores e  links de acesso para cada dia.

    NULIC – UFPel
  • Seleção Contratação Temporária Projeto Especialização AEE

    A Pró-Reitoria de Ensino e a Direção do Instituto de Biologia tornam público os horários para seleção dos inscritos no  edital 01/2021 para contratação de profissionais, em caráter temporário para atender o projeto “Especialização em Serviço de Atendimento Educacional Especializado”. Os horários e outras informações encontram-se documento de divulgação do edital (PROCESSO Nº 23110.017730/2021-31).

Translate »