Início do conteúdo
    Notícias
  • Laudos Periciais Ambientais

    Na manhã de hoje (18/02)  a equipe que realizará os laudos ambientais necessários aos processos de reavaliação da insalubridade dos servidores do Instituto esteve reunida com o Diretor em exercício (professor Gilson de Mendonça) e com a assessora da Direção (Rosane Schubert). A equipe formada pelos engenheiros do IFSUL João Otávio Silveira Baptista da Silva e Leandro Heinhardt na reunião definiram as ações a serem realizadas na Unidade. A seguir transcrevemos  o e-mail remetido aos Chefes de Departamento e demais responsáveis pelos Órgãos anexos pelo Diretor em exercício prestando as informações desejadas pela comunidade.

    Prezados(as) chefes e sub-chefes de departamento, e demais responsáveis pelos órgãos anexos do IB, bom dia.
    Em nome da Direção do Instituto venho informar que tivemos na manhã de hoje a visita dos peritos que irão avaliar as condições de ambiências dos laboratórios e demais instalações como vistas à elaboração dos laudos técnicos para revisão das insalubridades.
    Ficou acordado que as vistorias irão ser realizadas semanalmente em datas pré-determinadas e que serão devidamente informadas à todos. A princípio, nesta semana na quinta-feira estarão no DFF e na sexta-feira no Departamento de Microbiologia e Parasitologia.
    Pede-se que os chefes de departamento e/ou responsáveis pelos ambientes estejam presentes para permitir o acesso e prestar as informações pertinentes. Os professores que são responsáveis por laboratórios também podes se fazer presentes, o que facilitaria ainda mais o repasse de informações. Cabe às chefias informar aos seus pares do cronograma elaborado.
    Portanto, colegas do DMP, sexta-feira estaremos aí, por favor organizem-se.
    Os demais aguardem novas informações que chegarão sempre com antecedência, não se preocupem.
    Estamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.
    Att
    Prof. Gilson de Mendonça
    Diretor em Exercício do IB
  • Professor Emérito do Instituto de Biologia

    Dando continuidade ao processo de indicação do nome de um docente do Instituto de Biologia para receber o título de professor emérito da UFPEL foi encerrada nessa segunda-feira a votação dos indicados pela comunidade. Na votação on line (aberta do dia 15 até o início da manhã de hoje – 18/02) participaram 60 colegas (TAES e Docentes) sendo indicado majoritariamente o nome do professor José da Costa Sacco. Respeitando o calendário divulgado e dando continuidade as ações previstas será aberto processo no SEI para instrumentação e defesa da proposta pelos membros do Departamento de Botânica para posterior encaminhamento ao CONSUN (entre 25 e 27/02), uma vez que, o histórico do docente está associado a esse departamento. Esperamos que a comunidade possa colaborar nessa etapa do processo auxiliando na elaboração do dossiê junto a equipe do DB que irá preparar o material em consideração. Parabéns a comunidade pela participação na prós

  • Resultado Concurso Professor Substituto Departamento de Morfologia

    O Departamento de Morfologia encaminhou a Direção do Instituto para a apreciação do Conselho Departamental e devidos encaminhamentos o resultado do Concurso para Professor Substituto na área de Morfologia – Histologia, Biologia Celular  e Anatomia do Desenvolvimento realizado durante essa semana (EDITAL Nº 39, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO – SEI 23110.059795/2018-58 ). Das 17 inscrições no certame somente 12 candidatos compareceram para realização das provas didática e de títulos sendo aprovados Ana Paula Pesarico (1º lugar); Luiza da Gama Osório; Joseane Jimenez Rojas; Stela Mari Meneghello Gheller ; Milene Conceição Lima  e Barbara Tavares Schafer. O concurso presidido pela docente Maria Gabriela Rheingantz transcorreu dentro da normalidade e segurança jurídica desejados tendo seu resultado aprovado pelo Departamento de Morfologia em reunião extraordinária realizada essa manhã (15/02 – 11h00min – ATA 422). A Direção do Instituto encaminhou a documentação para apreciação do COCEPE seguindo o rito administrativo (Memorando 8 – 0437663).

     

  • Atualização página do IB – Digitalização de Atas e Portarias

    Informamos a comunidade do Instituto de Biologia que estamos atualizando e dinamizando as informações da página do IB. Estamos publicando em tempo real as Portarias Internas emitidas pela Direção que podem ser acessadas pelos seus conteúdos ou baixadas em conjunto, assim como, estamos organizando as de anos anteriores (digitalização) para sua disponibilização. Paralelamente estão sendo digitalizadas as Atas do Conselho Departamental desde o ano de 1970 para que seja possível o acesso as suas informações à comunidade, assim como, preservar e compartilhar a memória da Unidade disponível nesses documentos. Esperamos com essas ações dar transparência aos Atos Administrativos e permitir o acesso dessas informações e acervo histórico. Novamente reiteramos a solicitação que os membros da comunidade enviem notícias, informações, imagens e outros dados para que sejam divulgados e compartilhados por todos através do e-mail institutodebiologia@hotmail.com.

  • Colação de Grau Interna dos Cursos de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura e Bacharelado

    Como anunciado em post anterior, hoje pela manhã (15/02) as 10h0min foi realizada nas dependências do Instituto a cerimônia de Colação de Grau dos agora Biólogos Bacharéis e Licenciados Aline Sitowski; João Henrique Figueiredo de Oliveira; Larissa Falkemberg de Melo; Lucas Reinaldo Wachholz Romano e Patrícia Leitzke Martins. A cerimônia foi presidida pela Direção do IB (Prof. Minello) pela Coordenadora do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas – Bel. e Lic. (Prof. Leila Macias) e pela Secretária Executiva da Unidade (Rosane Schubert). Durante a cerimônia que contou com a presença de alguns docentes, TAEs, discentes, familiares e amigos dos formandos, o formando João Henrique prestou o juramento do biólogo. Na sequência a professora Leila informou que formando Lucas Romano (Licenciatura) e a formanda Mara Patrícia Verman Zurschimiten (Bacharelado) receberam a Menção Honrosa pela turma 2018/2. Após a entrega da Menção Honrosa ocorreu uma breve manifestação da professora Leila e o Diretor encerrou a sessão desejando êxito aos novos colegas reiterando que as portas da Unidade estarão sempre abertas para seu retorno como nossos egressos e colegas.

     

    Formandos turma 2018/2- Colação de Grau Interna

    Formandos com Diretor do IB e Coordenadora do Colegiado de Curso

    Coordenadora do Colegiado entregando Menção Honrosa

    Lucas Reinaldo Wachholz Romano – Menção Honrosa Licenciatura

    Colação de Grau Externa Turma Ciências Biológicas 2018/2
    Menção Honrosa

     

  • Professor Emérito IB 2019 – Votação

    Foi encaminhado novo e-mail aos servidores TAEs e Docentes dando continuidade ao processo  de escolha de nome de docente para apresentação ao CONSUN como sugestão ao título de professor Emérito da Unidade. Foi encaminhando  link para a votação dos nomes  apresentados pela comunidade. Dentre os nomes indicados no retorno através do e-mail do Instituto está o do professor José da Costa Sacco (referendado pela maioria dos retornos recebidos). Além do nome do professor Sacco os professores Titulares através de sua representação no Conselho Departamento também indicaram os nomes dos docentes Nei Fernandes Lopes, Tasso Faraco de Azevedo e José Antônio Peters. O nome do professor Tasso Faraco de Azevedo foi incluído na lista pela indicação, mas, o mesmo já recebeu o título de professor Emérito. Esperamos a votação dos docentes e TAEs para a escolha do nome que será levado ao CONSUN para apreciação.

    https://docs.google.com/forms/d/18kC0huoXme8wiItBqeZUEf3vZkcmMADgwOFbojxFxSE/viewform?edit_requested=true 

  • Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter em breve em novas instalações

     

    Prédio da nova sede do Museu Carlos Ritter

    Nesse mês de fevereiro o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (Órgão Complementar do IB) irá ficar com suas portas fechadas por alguns dias, mas, por um bom motivo. Graças a mobilização do seu atual Diretor (Prof. João Ricardo Viera Iganci) e de seu antecessor (Prof. Cesar Jaeger Dhremer) o Museu irá mudar sua sede para um prédio mais central e adequado no Centro Histórico da cidade de Pelotas. O Reitor (Pedro Rodrigues Curi Hallal) atendeu as reivindicações da administração do Museu e da própria comunidade do Instituto de Biologia e os Pró-Reitores de Planejamento e Desenvolvimento (Otávio Martins Peres) e de Extensão e Cultura (Francisca Ferreira Michelo) através de seus esforços viabilizaram a locação do novo espaço que será ocupado pela Coleção Carlos  Ritter. Na data de hoje foram realizadas a vistoria e recebidas as chaves do imóvel que foi preparado para abrigar o Museu e conta, entre outras melhorias, com acessibilidade através de elevador externo para acesso a cadeirantes. As chaves foram recebidas hoje pela servidora Carolina Silveira Régis, pois, no momento o Diretor está em gozo de férias, sendo que, ao seu retorno a mudança será realizada. Na oportunidade publicaremos nova matéria para conhecimento da comunidade. Parabéns a equipe dos professores João (Diretor) e Raquel Lüdtke (Vice-Diretora), assim como, aos Técnicos Administrativos Carolina e Mauro Mascarenhas.

    Entrega das chaves da nova sede do MCR

    Momento da vistoria e recepção das chaves da nova sede do MCR

  • Defesa de Mestrado Acadêmico Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (PPGVA)

    O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal realizará as defesas de Dissertação de Mestrado conforme informações a seguir:

    1) Discente: CAROLINE HERNKE THIEL
    “Comportamento fisiológico da cultura da soja em ambiente de terras baixas”.
    A defesa será realizada no dia 27 de fevereiro de 2019 às 8h30min nas dependências do Departamento de Botânica, Travessa André Dreyfuss, s/n, Campus Universitário do Capão do Leão.

    PORTARIA No 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2019

    2) Discente: YUTCELIA CAROLINA GALVIZ FAJARDO
    “Alterações fisiológicas induzidas pelo ácido salicílico na germinação e crescimento de plantas de tomate em condições de déficit hídrico”.
    A defesa será realizada no dia 28 de fevereiro de 2019 às 8h30min nas dependências do Departamento de Botânica, Travessa André Dreyfuss, s/n, Campus Universitário do Capão

    PORTARIA No 3, DE 29 DE JANEIRO DE 2019

  • Alteração de horário da defesa de Tese de Elsa Klumb PPGFV

    O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal informa que a defesa da Tese de Doutorado da discente Elsa Kuhn Klumb que será realizada no dia 11 de março de 2019 teve seu horário alterado das 08:30 horas para as 14h00min nas mesmas dependências do Departamento de Botânica.

    PORTARIA Nº 4, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2019

    PORTARIA Nº 14, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2019

  • Defesa de Tese de Doutorado Programa Pós-Graduação Fisiologia Vegetal

    O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal realizará a defesa de Tese de Doutorado conforme informação a seguir:

    Discente: Elsa Kuhn Klumb.
    Orientador: Dr. Valmor João Bianchi
    O trabalho intitula-se: “Análise do perfil transcriptômico, validação dos genes de referência e expressão gênica diferencial de porta-enxertos de Prunus spp. submetidos ao estresse por alagamento do solo”.
    A Defesa será realizada no dia 11 de março de 2019 às 08:30 horas nas dependências do Departamento de Botânica.

    PORTARIA Nº 4, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2019