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  • HISTOREP
    Notícias
  • Rendez-vous do IB

    Conforme deliberado pelo Conselho Departamental a partir desse semestre haverá cerimônia para recepção de novos servidores e despedida aos aposentados. Paralelamente serão realizados dois encontros anuais (abril e setembro) com os membros servidores Docentes e Técnicos-Administrativos ativos e inativos do Instituo de Biologia com o objetivo de confraternização da comunidade. Dentro dessa perspectiva a Comissão Organizadora composta pelo professor Luiz Fernando Minello e pelas TAEs Rosane Schubert (Direção), Estefani Tavares Jansen (DMP) e Karine Massia Pereira (DMP) reunida nessa sexta-feira (09/08/2019) deliberou pela realização desse primeiro encontro no dia três de setembro (03/09/2019) aproveitando a comemoração do dia do Biólogo. No evento pretende-se realizar a acolhida da vinda dos servidores TAE Renan Caldeira Furtado (Portaria nº 472 de 17 de abril de 2019 – FURG > DEZG) e Docentes  Anelise Levay Murari (Portaria Nº 2.007, de 25 de julho de 2019 – DM) e Jucimara Baldissarelli, (Portaria Nº 1.972, de 23 de julho de 2019 – DFF) assim como, a despedida por aposentadoria dos docentes Carlos Frederico Nalepinski Widholzer (Portaria nº 383, de 26 de fevereiro de 2019 – DB), João Nelci Brandalise (Portaria nº 729, de 27 de março de 2019 – DEZG) e Anelise Vicentini Kuss (Portaria Nº 1984, DE 24 DE julho DE 2019) e TAEs Enilton Bonemann Brahm (Portaria Nº 395, DE 26 DE fevereiro DE 2019) e Orema Gonçalves Pereira (Portaria Nº 401, DE 26 DE fevereiro DE 2019) e a redistribuição por permuta do TAE Gabriel Raubach Dias (Portaria nº 472 de 17 de abril de 2019 – DEZG > FURG). O evento ocorrerá nas dependências do DFF das 10 às 12 horas, sendo seguida da incorporação do quadro do professor Althen Teixeira Filho (DM) a galeria de fotos de ex-diretores do Instituto de Biologia e um coquetel de confraternização. A Comissão Organizadora conta com a participação de todos os servidores da Unidade e solicita que, na medida do possível, remanejem suas atividades didáticas, de forma que, possam participar do evento.

  • Docentes do IB participam de Reunião Integrada PRE e PRAE

    Nessa manhã de quinta-feira (18/07/2019) no Auditório da Reitoria ocorreu a reunião promovida pelas Pró-Reitorias de Ensino (PRE), de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC)  e de Assistência Estudantil (PRAE) com os Chefes de Departamentos e de Câmaras de Ensino. Nessa reunião foram discutidos assuntos referentes a inserção da caracterização de disciplinas (componentes curriculares) e Planos de Ensino no COBALTO, aspectos da  Portaria MEC Nº 1095/2018,  Regulamento do Ensino de Graduação – Registro de frequências e avaliações e apresentação das ações conjuntas entre a PRAE e PRE sob aspectos pedagógicos, financeiros e de saúde mental relacionados a assistência estudantil (Acompanhamento Pedagógico da PRAE). Estiveram presentes na reunião as professoras Raquel Lüdtke (Chefe do DB), Dulcinea Blum Menezes (Chefe do DFF), Isabel Oliveira de Oliveira (Representando o DFF), Marla Piumbini da Rocha (GIP/IB), Adriana Lourenço da Silva (DFF) e Eugenia Jacira Bolacel Braga (Coordenadora substituta do Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas) e o professor Luiz Fernando Minello (Diretor do IB). Os Chefes foram orientados sobre os procedimentos e prazos para a digitalização desses documentos, assim como observar se estão de acordo com os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) vigentes dos Cursos de Graduação onde esses componentes curriculares são ministrados. Foram reforçados aspectos vigentes na legislação relacionados ao controle obrigatório de frequência e registros de conteúdos semanais, assim como a inserção de notas nos prazos regulamentados. Na oportunidade foram citadas fragilidades face ao não cumprimento dessas obrigações docentes, como atraso na emissão de Diplomas (que num futuro próximo poderão ser recebidos na colação de grau), perda de auxílios assistenciais ou manutenção indevida, prejuízos didáticos aos alunos, entre outras. A reunião em função do avançado do horário foi finalizada ao meio dia com o tema referente a saúde mental sob responsabilidade da PRAE ser retomado em outra oportunidade, assim como, a disponibilidade da equipe dessa Pró-Reitoria em visitar as Unidades desde que convidada pelas mesmas. A PRE foi representada pela Coordenadoras de Registros Acadêmicos –  Emileni Tessmer e de Ensino e Currículo – Maira Ferreira, assim como a Pró-Reitora – Maria Fátima Cóssio; a PROGIC pelo Pró-Reitor – Júlio Carlos Balzano de Mattos e assessores encarregados da elaboração dos sistemas em implantação e a PRAE pelo Pró-Reitor Mario Renato de Azevedo Júnior, assim como a Coordenadora de Políticas Estudantis (CPE) – Rosane dos Santos Brandão, o Chefe do Núcleo de Moradia Estudantil – Rosendo da Rosa Caetano, dentre outros. O encontro oportunizou aos Chefes esclarecerem suas dúvidas e receberem informações uteis sobre as novas funções em implantação e instrumentos para acompanhar outras rotinas sob sua responsabilidade.

  • Cobertores entregues a PRAE pelo Fórum de Diretores

    O FÓRUM de Diretores entregou a PRAE para destinação os cobertores comprados com a arrecadação feita junto as Unidades da UFPEL. A Direção agradece a colaboração de todos colegas servidores do IB que se uniram nessa campanha.

    Presidente do Fórum (Prof. Silvana – FN) e Vice-Presidente (Prof. Gilberto – FV) e Diretores na entrega dos cobertores na PRAE – Campus II

    Presidente do Fórum (Prof. Silvana – FN) e Vice-Presidente (Prof. Gilberto – FV) e Diretores na entrega dos cobertores na PRAE – Campus II

    Presidente do Fórum (Prof. Silvana – FN) e Vice-Presidente (Prof. Gilberto – FV) e Diretores na entrega dos cobertores na PRAE – Campus II

  • Projeto de qualificação profissional do DM atende alunos da escola especial Alfredo DUB

    A escola Especial Alfredo DUB possui alunos caracterizados pela surdez em vários níveis, alguns sem nenhuma percepção auditiva e outros com algum nível de percepção. A escola presta atendimento também a alunos com outras deficiências associadas à surdez como: paralisia cerebral, baixa visão, autismo e também deficientes físicos. Esses alunos dependem somente dessa escola, para sua alfabetização na língua portuguesa e em libras, pois é a única do município. Entretanto, por ser uma entidade filantrópica, não recebe recursos semelhantes aos que as escolas estaduais e municipais recebem. Portanto, funciona com dificuldades tanto para aquisição de equipamentos para o ensino, como também para a manutenção do seu espaço físico em condições adequadas. A superação dessas dificuldades é essencial para os alunos cursarem um ensino fundamental de qualidade e ter a oportunidade de prover o retorno para a sociedade, como cidadãos atuantes em todos os segmentos. Por isso o objetivo do vídeo consiste em apresentar o projeto realizado pelo Departamento de Morfologia, com os alunos da escola, nos anos anteriores (projeto realizado de 2014 a 2016) e apresentar o novo projeto que será desenvolvido em 2019. E dessa forma sensibilizar a população do município de Pelotas para a importância de fazer contribuições para a Escola Alfredo DUB.  Aofiinal do vídeo são apresentadas algumas ações como, pro exemplo, o CPF na nota fiscal, que não tem um custo para o contribuinte e revertem em benefícios para a escola. Assista o vídeo em https://youtu.be/Q2pqJ__eKg4

  • Instituto de Biologia presente XII ENPEC

    As professoras do Instituto de Biologia, Marla Piumbini Rocha, Adriana Lourenço da Silva e Raquel Lüdtke, participam do XII ENPEC, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências: Diferença, Justiça Social e Democracia. O evento ocorre em Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dos dias 25 a 28 de junho e é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciência.

    As professoras irão apresentar o trabalho intitulado “Alfabetização científica como via para um currículo emancipatório” que também conta com a autoria da professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (IB).

  • IX Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica – UFSM

    A IX Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria é um evento gratuito, com vagas limitadas, destinado à divulgação, aprendizado e troca de experiências entre alunos, professores e convidados, tratando de temas relacionados às diferentes linhas de pesquisa abordadas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) da UFSM.  
     
    Mais informações são encontradas no site oficial do evento: https://oficinadeinverno.webnode.com/
    Aos interessados, as inscrições são gratuitas e podem serem feitas diretamente pelo site.
    Comissão Organizadora da IX Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica da UFSM
  • Festa Junina do IB

    Convidamos todos os servidores Docentes, Técnicos Administrativos e Terceirizados para a confraternização junina promovida pelos TAEs do IB e CSQV a ser realizada dia 27/06/2019 no galpão – casa da Bruxa.