Início do conteúdo
    Notícias
  • XIV Edição Prêmios Conservação da Biodiversidade

    Estão disponíveis para consulta e empréstimo para reprodução os folders de divulgação da Fundação BBVA  com a chamada para a 14ª Edição dos Prêmios para a Conservação da Biodiversidade (14et Edition Biodiversity Conservation Awards; XIV Edición Prêmios a la Conservación de la Biodiversidad) – BIOPHILIA. O objetivo desse prêmio é o reconhecimento público do trabalho das organizações  conservacionistas, Instituições e Organizações que desenvolvem políticas ou funções de conservação do meio ambiente, assim como, profissionais da comunicação que contribuem com seu trabalho para a proteção do patrimônio natural  através de duas vias complementares:|

    • Desenvolvimento de projetos, políticas ou atuações particulares significativas de conservação e proteção de habitats, espécies e ecossistemas,
    • Difusão do conhecimento do meio ambiente e sensibilização do v alor da conservação do meio ambiente.

    O prazo para a candidatura encerra em 05/04/2019 as 12 horas (hora peninsular da Espanha) e as inscrições serão feitas exclusivamente através de formulário digital disponível no site da Fundação BBVA (www.biophilia.fbbva.es e/u www.fbba.es\)

  • Colação de Grau Interna

    No próximo dia 15/02/19 será realizada as 10h00min nas dependências da sala de reuniões do Conselho Departamental do Instituto de Biologia a cerimônia de colação de grau interna do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura. Na ocasião irão colar grau os acadêmicos 1 – Aline Sitowski; 2 – João Henrique Figueiredo de Oliveira; 3 – Larissa Falkemberg de Melo; 4 – Lucas Reinaldo Wachholz Romano e 5 – Patrícia Leitzke Martins todos com a ênfase em Meio Ambiente. A cerimônia será presidida pela Direção do IB acompanhada da Coordenação do Colegiado de Curso e Secretária da Unidade. Informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone: (53) 3275 7138 ou no Colegiado de Curso de Ciências Biológicas no Campus Universitário do Capão do Leão s/n, Instituto de Biologia, Passeio André Dreyfus prédio 25 no horário das 8h00min as 14h00min.

  • Concurso Professor Substituto área de Histologia

    O Departamento de Morfologia estará realizando na próxima semana (11 a 14/02/2019) Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto na área de Morfologia (Histologia, Biologia Celular e Anatomia do Desenvolvimento – Processo SEI  23110.059795/2018-58). O Concurso  (Edital CPSI 039/2018) conta com 17 inscritos que realizarão as provas de acordo com calendário específico nas dependências do Departamento de Morfologia (Campus da Faculdade de Medicina, Avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata, 3281 1326) iniciando as atividades as 8h00min do dia 11/02. A banca examinadora será composta pelas docentes Maria Gabriela Tavares Rheingantz (Presidente), Ana Paula Nunes e Izabel Cristina Custódio de Souza sendo suplente o docente Alisson André Robe Fonseca.

     

     

  • Atualização da página do Instituto de Biologia

    A Direção do IB informa que está atualizando as informações da página da Unidade. Solicita que a comunidade acesse as informações disponibilizadas apresentando sugestões para correções, atualizações e divulgação de novas informações. A página em breve estará apresentando as informações úteis a comunidade, assim como publicando as Atas do Conselho e demais ações dos seus membros. As sugestões, correções e demais ações relacionadas a página deverão ser remetidas ao e-mail do Instituto (institutodebiologia@hotmail.com) para que seja possível dar prosseguimento as atividades.

  • Impressão on line e pontos de acesso a internet

    A Direção do Instituto de Biologia encaminhou solicitação aos Departamentos e Órgãos Complementares solicitando informações sobre os pontos de acesso a rede na Unidade. Foram solicitadas informações sobre os pontos existentes, a manter e a expandir nas salas de aulas, laboratórios, de permanência e outras instalações. O objetivo do levantamento foi o de fornecer subsídios ao setor de redes da PROGIC visando melhorias da rede e adequação às necessidades dos usuários do IB. O levantamento final dessas necessidades (Processo SEI 23110.000507/2019-30 ) também servirá de subsídios para a ativação das impressoras que serão disponibilizadas on line na Unidade sendo locadas nas secretarias do DEMP, DEZG, DB e DFF no Campus Universitário do Capão do Leão e  no DM no Campus da Faculdade de Medicina (Avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata). O acesso as impressoras será feito através da rede e tão logo as mesmas estejam ativadas serão prestadas novas informações sobre o assunto. Essa medida visa agilizar os processos de impressão, otimizar e reduzir os recursos disponíveis e garantir o pleno funcionamento das impressões, uma vez que, a Unidade ao efetuar o pagamento da locação das impressoras e fornecer o papel para as mesmas tem como contrapartida sua manutenção e, mesmo,  reposição em até 24 horas úteis.

  • Insalubridade servidores TAs e Docentes do IB

    A Direção do Instituto após a retirada da Insalubridade dos servidores da UFPEL atendendo orientações da Administração Central solicitou que todos os docentes e TAs abrissem processos para a reativação da mesma no SEI. Visando facilitar as ações elaborou e disponibilizou um roteiro para a comunidade e acompanhou a abertura dos processos encaminhando-os a CSQV/PROGEP. Paralelamente participou das reuniões realizadas pela Reitoria e apresentou relatos das mesmas. Nesse momento designou servidores para acompanharem as visitas que terão início no dia 18/02 para conhecimento das instalações da Unidade pelos peritos que realizarão os laudos ambientais a fim de subsidiar as avaliações dos pedidos individuais encaminhados a CSQV. Visando agilizar as ações dos peritos a Direção encaminhou aos Departamentos e Órgãos Complementares um roteiro solicitando informações dos laboratórios e demais áreas de atividades didáticas, de pesquisa e de extensão caracterizando-as e apresentando os aspectos físicos, químicos e  biológicos que são tidos como insalubres nesses ambientes. Essas descrições preliminares serão entregues aos peritos na visita prevista para o dia 18/02 visando facilitar suas ações a agilizar os procedimentos. As informações serão entregues aos Chefes de Departamentos que remeterão a Direção nos prazos estabelecidos.

  • Professor Emérito IB 2019

    A Direção do Instituto encaminhou e-mail para os servidores TAs e Docentes para que se manifestem sobre a indicação de nomes de docentes para apresentação ao CONSUN como sugestão para o título de professor Emérito da Unidade. As indicações deverão ser apresentadas pelas Chefias de Departamentos e Órgãos Complementares de acordo com o calendário apresentado nas informações contidas no e-mail dirigido a  comunidade.

    1) Proposição de nomes pelos Departamentos e Órgãos Complementares – 8  a 13/02;
    2) Escolha do  nome a ser encaminhado – 15/02 (A escolha será feita por votação através de método informado por mail, podendo ser via mail ou votação na página do IB ou outro recurso similar.);
    3) Abertura de processo no SEI e instrumentação do processo pelos propositores e pela Direção – 18 a 22/02
    4) Encaminhamento ao CONSUN – 25 a 27/02
  • Reuniões ordinárias do Conselho Departamental 2019

    1º e 2 Semestres de 2019

    07.03.2019 – 8:30 horas

    27.03.2019 – 14:00 horas – RAAD

    11.04.2019 – 14:00 horas

    10.05.2019 – 8:30 horas

    14.06.2019 – 14:00 horas

    08.07.2019 – 8:30 horas

    12.08.2019 – 14:00 horas

    10.09.2019 – 8:30 horas

    08.10.2019 – 14:00 horas

    13.11.2019 – 8:30 horas

    18.12.2019 – 14:00 horas

  • Projeto GAMA divulga selecionados para Atividades de Reforço em Cálculo

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para as Atividades de Reforço em Cálculo.

    Nesta edição foram oferecidas 240 vagas em seis turmas, sendo quatro delas aos sábados. Todos os acadêmicos inscritos foram contemplados e do total de vagas ofertadas, 189 foram ocupadas.

    A relação completa com os acadêmicos selecionados está disponível na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projeto gama/

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.