Início do conteúdo
  • HISTOREP
    Notícias
  • Defesa de Dissertação de Mestrado Acadêmico Biologia Animal

    O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal realizará as defesas de Dissertação de Mestrado conforme informações a seguir:

    1) Discente: Fabio Pereira Machado
    Orientadora: Profª. Drª Ana Luísa Schifino Valente
    Título: “Descrição osteológica do sincrânio e osteologia aplicada à radiologia do esqueleto apendicular do tatu-galinha, Dasypus novemcinctus Linnaeus, 1758”
    Data: 15/02/2019
    Horário: 9h00min
    Local: sala 08, prédio 23, Depto. de Ecologia, Zoologia e Genética, IB, UFPel
    PORTARIA Nº 7, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

    2) Discente: Róger Jean Oliveira
    Orientadora: Profª. Drª Ana Luísa Schifino Valente
    Título: “Osteologia e variabilidade morfológica sincraniana de Phalotris lemniscatus trilineatus (Boulenger, 1889) (Colubridae, Serpentes) do sul do Brasil”
    Data: 21/02/2019
    Horário: 9h00min
    Local: sala 08, prédio 23, Depto. de Ecologia, Zoologia e Genética, IB, UFPel
    PORTARIA Nº 8, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

    3) Discente: Priscila Rockenbach Portela
    Orientadora: Prof. Dr. José Eduardo Figueiredo Dornelles
    Título: “Morfologia, variações intraespecíficas e dimorfismo sexual no crânio da tartaruga tigre-d’água Trachemys dorbigni (Testudines: Emydidae)”
    Data: 19/02/2019
    Horário: 13h30min
    Local: Sala 08, prédio 23, Depto. de Ecologia, Zoologia e Genética, IB, UFPel
    PORTARIA Nº 9, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

    4) Discente: Vítor Falchi Timm
    Orientadora: Prof. Dr. Edison Zefa
    Título: “Citogenética de espécies de grilos Phalangopsidae neotropicais, com destaque aos cromossomos de populações alopátricas de Adelosgryllus rubricephalus Mesa e Zefa, 2004 (Orthoptera: Phalangopsidae) e seus híbridos”
    Data: 19/02/2019
    Horário: 09h00min
    Local: Sala 08, prédio 23, Depto. de Ecologia, Zoologia e Genética, IB, UFPel
    PORTARIA Nº 10, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

  • Defesas de Dissertação Mestrado Acadêmico Entomologia

    O Programa de Pós-Graduação em Entomologia realizará as defesas de Dissertação de Mestrado conforme informações a seguir:

    1) Discente: Indyra Faria de Carvalho
    Orientadora: Drª Ana Paula Schneid Afonso da Rosa
    Título: “Efeito de ponte verde na atividade enzimática e resistência a inseticidas de populações de Spodoptera frugiperda
    Data: 07/03/2019
    Horário: 14h00min
    Local: Auditório da Embrapa – Terras Baixas.
    PORTARIA Nº 11, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

     

    2) Discente: Fernanda Carla Santos Geisler
    Orientadora: Prof. Dr. Daniel Bernardi
    Título: “Estratégias de manejo de Zaprionus indianus (Diptera: Drosophilidae) utilizando derivados de extratos de plantas à base de acetogeninas e bactérias entomopatogênicas”
    Data: 08/03/2019
    Horário: 08h30minLocal: Sala 08, prédio 23, Depto. de Ecologia, Zoologia e Genética, IB, UFPel
    PORTARIA Nº 12, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

    3) Discente: Riuler Corrêa Acosta
    Curso: Mestrado Acadêmico – Entomologia
    Orientadora: Prof. Dr. Edison Zefa
    Título: “Comportamento de acasalamento, repertório acústico e a influência do som de corte no sucesso reprodutivo de duas espécies de grilos Phalangopsidae (Orthoptera, Grylloidea)”
    Data: 19/03/2019
    Horário: 09h00min
    Local: Sala 08, prédio 23, Depto. de Ecologia, Zoologia e Genética, IB, UFPel
    PORTARIA Nº 13, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019

  • XIV Edição Prêmios Conservação da Biodiversidade

    Estão disponíveis para consulta e empréstimo para reprodução os folders de divulgação da Fundação BBVA  com a chamada para a 14ª Edição dos Prêmios para a Conservação da Biodiversidade (14et Edition Biodiversity Conservation Awards; XIV Edición Prêmios a la Conservación de la Biodiversidad) – BIOPHILIA. O objetivo desse prêmio é o reconhecimento público do trabalho das organizações  conservacionistas, Instituições e Organizações que desenvolvem políticas ou funções de conservação do meio ambiente, assim como, profissionais da comunicação que contribuem com seu trabalho para a proteção do patrimônio natural  através de duas vias complementares:|

    • Desenvolvimento de projetos, políticas ou atuações particulares significativas de conservação e proteção de habitats, espécies e ecossistemas,
    • Difusão do conhecimento do meio ambiente e sensibilização do v alor da conservação do meio ambiente.

    O prazo para a candidatura encerra em 05/04/2019 as 12 horas (hora peninsular da Espanha) e as inscrições serão feitas exclusivamente através de formulário digital disponível no site da Fundação BBVA (www.biophilia.fbbva.es e/u www.fbba.es\)

  • Colação de Grau Interna

    No próximo dia 15/02/19 será realizada as 10h00min nas dependências da sala de reuniões do Conselho Departamental do Instituto de Biologia a cerimônia de colação de grau interna do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura. Na ocasião irão colar grau os acadêmicos 1 – Aline Sitowski; 2 – João Henrique Figueiredo de Oliveira; 3 – Larissa Falkemberg de Melo; 4 – Lucas Reinaldo Wachholz Romano e 5 – Patrícia Leitzke Martins todos com a ênfase em Meio Ambiente. A cerimônia será presidida pela Direção do IB acompanhada da Coordenação do Colegiado de Curso e Secretária da Unidade. Informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone: (53) 3275 7138 ou no Colegiado de Curso de Ciências Biológicas no Campus Universitário do Capão do Leão s/n, Instituto de Biologia, Passeio André Dreyfus prédio 25 no horário das 8h00min as 14h00min.

  • Concurso Professor Substituto área de Histologia

    O Departamento de Morfologia estará realizando na próxima semana (11 a 14/02/2019) Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto na área de Morfologia (Histologia, Biologia Celular e Anatomia do Desenvolvimento – Processo SEI  23110.059795/2018-58). O Concurso  (Edital CPSI 039/2018) conta com 17 inscritos que realizarão as provas de acordo com calendário específico nas dependências do Departamento de Morfologia (Campus da Faculdade de Medicina, Avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata, 3281 1326) iniciando as atividades as 8h00min do dia 11/02. A banca examinadora será composta pelas docentes Maria Gabriela Tavares Rheingantz (Presidente), Ana Paula Nunes e Izabel Cristina Custódio de Souza sendo suplente o docente Alisson André Robe Fonseca.

     

     

  • Atualização da página do Instituto de Biologia

    A Direção do IB informa que está atualizando as informações da página da Unidade. Solicita que a comunidade acesse as informações disponibilizadas apresentando sugestões para correções, atualizações e divulgação de novas informações. A página em breve estará apresentando as informações úteis a comunidade, assim como publicando as Atas do Conselho e demais ações dos seus membros. As sugestões, correções e demais ações relacionadas a página deverão ser remetidas ao e-mail do Instituto (institutodebiologia@hotmail.com) para que seja possível dar prosseguimento as atividades.

  • Impressão on line e pontos de acesso a internet

    A Direção do Instituto de Biologia encaminhou solicitação aos Departamentos e Órgãos Complementares solicitando informações sobre os pontos de acesso a rede na Unidade. Foram solicitadas informações sobre os pontos existentes, a manter e a expandir nas salas de aulas, laboratórios, de permanência e outras instalações. O objetivo do levantamento foi o de fornecer subsídios ao setor de redes da PROGIC visando melhorias da rede e adequação às necessidades dos usuários do IB. O levantamento final dessas necessidades (Processo SEI 23110.000507/2019-30 ) também servirá de subsídios para a ativação das impressoras que serão disponibilizadas on line na Unidade sendo locadas nas secretarias do DEMP, DEZG, DB e DFF no Campus Universitário do Capão do Leão e  no DM no Campus da Faculdade de Medicina (Avenida Duque de Caxias, 250 – Fragata). O acesso as impressoras será feito através da rede e tão logo as mesmas estejam ativadas serão prestadas novas informações sobre o assunto. Essa medida visa agilizar os processos de impressão, otimizar e reduzir os recursos disponíveis e garantir o pleno funcionamento das impressões, uma vez que, a Unidade ao efetuar o pagamento da locação das impressoras e fornecer o papel para as mesmas tem como contrapartida sua manutenção e, mesmo,  reposição em até 24 horas úteis.

  • Insalubridade servidores TAs e Docentes do IB

    A Direção do Instituto após a retirada da Insalubridade dos servidores da UFPEL atendendo orientações da Administração Central solicitou que todos os docentes e TAs abrissem processos para a reativação da mesma no SEI. Visando facilitar as ações elaborou e disponibilizou um roteiro para a comunidade e acompanhou a abertura dos processos encaminhando-os a CSQV/PROGEP. Paralelamente participou das reuniões realizadas pela Reitoria e apresentou relatos das mesmas. Nesse momento designou servidores para acompanharem as visitas que terão início no dia 18/02 para conhecimento das instalações da Unidade pelos peritos que realizarão os laudos ambientais a fim de subsidiar as avaliações dos pedidos individuais encaminhados a CSQV. Visando agilizar as ações dos peritos a Direção encaminhou aos Departamentos e Órgãos Complementares um roteiro solicitando informações dos laboratórios e demais áreas de atividades didáticas, de pesquisa e de extensão caracterizando-as e apresentando os aspectos físicos, químicos e  biológicos que são tidos como insalubres nesses ambientes. Essas descrições preliminares serão entregues aos peritos na visita prevista para o dia 18/02 visando facilitar suas ações a agilizar os procedimentos. As informações serão entregues aos Chefes de Departamentos que remeterão a Direção nos prazos estabelecidos.

  • Professor Emérito IB 2019

    A Direção do Instituto encaminhou e-mail para os servidores TAs e Docentes para que se manifestem sobre a indicação de nomes de docentes para apresentação ao CONSUN como sugestão para o título de professor Emérito da Unidade. As indicações deverão ser apresentadas pelas Chefias de Departamentos e Órgãos Complementares de acordo com o calendário apresentado nas informações contidas no e-mail dirigido a  comunidade.

    1) Proposição de nomes pelos Departamentos e Órgãos Complementares – 8  a 13/02;
    2) Escolha do  nome a ser encaminhado – 15/02 (A escolha será feita por votação através de método informado por mail, podendo ser via mail ou votação na página do IB ou outro recurso similar.);
    3) Abertura de processo no SEI e instrumentação do processo pelos propositores e pela Direção – 18 a 22/02
    4) Encaminhamento ao CONSUN – 25 a 27/02
  • Reuniões ordinárias do Conselho Departamental 2019

    1º e 2 Semestres de 2019

    07.03.2019 – 8:30 horas

    27.03.2019 – 14:00 horas – RAAD

    11.04.2019 – 14:00 horas

    10.05.2019 – 8:30 horas

    14.06.2019 – 14:00 horas

    08.07.2019 – 8:30 horas

    12.08.2019 – 14:00 horas

    10.09.2019 – 8:30 horas

    08.10.2019 – 14:00 horas

    13.11.2019 – 8:30 horas

    18.12.2019 – 14:00 horas