Início do conteúdo
    Notícias
  • AGENDA!

    21 a 28 de março

    Semana da Conscientização e Orientação sobre Síndrome de Down.

    Local: Pelotas/RS

    28 de março

    Diálogos com o NEPCA. Tema: Processos de aprendizagem de autistas, considerações e orientações neuropsicopedagógicas”.

    Horário: das 19 às 21h

    Local: Auditório da faculdade de Medicina/UFPel

    Inscrições no local!

    + informações

    02 de abril

    Palestra “Dialogando sobre TEA”

    Horário: 9h

    Local: Sindicato dos municipários, Capão do Leão/RS

    Inscrições no local!

    03 de abril

    Seminário TEA: olhares e reflexões

    Horário: das 8h às 17h20

    Local: Auditório da Escola São Pedro, Bagé/RS

    Inscrições até dia 29/03 (ou até esgotarem as vagas!

    + informações

    31 de março a 06 de abril

    VI Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

    Inscrições abertas para o Ciclo de Palestras (dias 3 e 4 de abril) pelo telefone 3222-4711 ou pessoalmente no Centro de Atendimento ao Autista.

    + informações

     

  • Dia intenso de trocas de experiência e aprendizado!

    Na manhã de quarta-feira (7), houve mais um encontro de estudos com as escolas municipais de Pelotas/RS envolvidas na pesquisa Intervenção Precoce. Desta vez, o tema foi “desenvolvimento ético moral”. Agradecemos a parceria com o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura e a SMED.

    Fotos: Encontro de estudos com as escolas envolvidas na pesquisa Intervenção Precoce/Pelotas.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Já a noite, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem foi solicitado para participar de uma reunião do PIBID com o tema “autismo”. Agradecemos o convite, o grupo foi show!

    Fotos: Reunião com o PIBID, sobre autismo.

  • Parceria UFPEL-UNIPAMPA. Na quarta-feira (31), ocorreu mais uma reunião de estudos e análise sobre as pesquisas de “Intervenção Precoce com Crianças que Apresentam TEA”, desenvolvidas nos municípios de Pelotas e Bagé.

  • Na última semana, Antonio Olvedo, pesquisador do NEPCA, recebeu o primeiro lugar no CONGREGA/URCAMP, com o trabalho intitulado “O FLORESCIMENTO NO TRABALHO COMO UMA PERSPECTIVA DE SATISFAÇÃO E BEM ESTAR”, O referido trabalho foi realizado por Olga da Costa e Antonio Olvedo, sob orientação da profa. Susi Barcellos.

  • SIEPE 2019!

    Na sexta-feira (26), a pesquisadora Luana Ribeiro representou o NEPCA com o trabalho intitulado “A importância da atuação do mediador de caso na intervenção precoce de crianças autistas”, na semana integrada da UFPEL.

  • Seminário sobre Inclusão Educacional

    O Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na noite desta terça-feira, 25, a abertura do I Seminário Inclusão Educacional na Educação Básica, Profissional, Tecnológica e Superior. O evento, organizado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF, em parceria com a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), e com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF), contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
    A iniciativa visa a reunir profissionais da Educação dos diferentes níveis de ensino, para debater a temática da inclusão educacional de pessoas com deficiência.

    Reitor Marcus David abriu o evento e destacou a importância da defesa de direitos na Instituição (Foto: Alexandre Dornelas)

    O Seminário congrega pesquisadores, professores e especialistas em atendimento educacional especializado em mesas-redondas, palestras e minicursos voltados para questões específicas da inclusão escolar.

    Chefe do Núcleo de Apoio à Inclusão da UFPel, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, participou da mesa de abertura

    Matéria original: https://www2.ufjf.br/noticias/2018/09/26/anfiteatro-da-faculdade-de-direito-recebe-abertura-de-seminario-sobre-inclusao-educacional/

  • Encontro de discussão / Parte II

    Na tarde de quarta-feira (19/09), aconteceu novo encontro com as escolas da rede municipal do município de Pelotas/RS, participantes da pesquisa “Intervenção Precoce com Crianças que apresentam TEA”.

  • Semana de Formação do Cerenepe

    Na manhã  de terça-feira (21/08), ocorreu uma palestra sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual (DI) na semana de formação do Cerenepe / Pelotas, com a professora Rita Cóssio.

  • Seminário “Conhecer para intervir, intervir para incluir“

    Na quinta-feira (16/08), ocorreu o Seminário “Conhecer para intervir, intervir para incluir“, em São Lourenço do Sul.

    Visando capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e os visitadores do PIM e Criança Feliz de São Lourenço do Sul, as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação do município se uniram para a realização do seminário.

    No decorrer da capacitação, que aconteceu em oito etapas, foram abordados temas como: Deficiência auditiva, língua de sinais, o papel do visitadores domiciliar perante a identificação da deficiência da criança, deficiência motora, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, sofrimento psíquico, síndrome de Down, deficiência visual, violência na infância, transtorno do espectro autista, entre outros.

    A pesquisadora Beatriz Osório foi representando o NEPCA e dividiu a tarde com Luciana Silva e Adriana Bastos, coordenadoras pedagógicas do Centro de Atendimento ao Autista.

  • Encontro de discussão / Parte I

    Na manhã de quarta-feira (08/08), o NEPCA em conjunto com o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura oportunizou um espaço para discussão e troca de experiências entre as escolas municipais de Pelotas participantes da pesquisa Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA.