Curso de Aperfeiçoamento em AEE no contexto da Educação Infantil

Na manhã de hoje, as 10 horas,  teve início teve início o primeiro curso de aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado (AEE) no contexto da educação infantil ofertado pelo Instituto de Biologia. A temática debatida no seminário foram as Culturas Infantis e Escolaridade tendo como palestrante a Dra. Rita de Cássia Tavares Medeiros (FaE/UFPel). A abertura do Seminário foi presidida pela professora Rita Cóssio Rodriguez, tendo participação do professor Luiz Fernando Minello (Diretor do IB) e da palestrante acompanhados pela equipe de apoio (Fabio Nora e Fábio Cóssio) e pelas TILs Crisiane de Freita Soares e Clarissa Bilhalva  e Maximira Rockemback da Porciuncula (descrição).  A professora Rita deu as boas-vindas ao professor Minello e demais participantes da mesa e após sua audiodescrição passou a palavra ao professor Minello. Na sequência o professor Minello deu as boas-vindas a todos, agradeceu o trabalho da equipe da professora Rita junto ao NEPCA/IB (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem) e teceu alguns comentários sobre sua compreensão da importância do tema em discussão desejando êxito aos participantes do evento e reiterando sua acolhida junto a comunidade do instituto de Biologia e na UFPEL.

Retomando a palavra a professora Rita fez uma introdução sobre os Cursos AEE ofertados pelo IB e apresentou o contexto do seminário atual – ressaltou que os cursos buscam ouvir, observar e construir junto com os partícipes uma educação inclusiva exitosa. A AEE na educação infantil tem o papel fundamental de apoiar o processo de educação com o planejamento e apoio colaborativo, não só na sala de apoio, mas na sala de aula regular observando o que há de inovação na área atendendo os direitos fundamentais da infância. Concluiu sua fala ressaltando a importância de oferta de uma educação inclusiva, plural, de qualidade e universal, dentre outros aspectos. Prosseguiu passando informações sobre o funcionamento do curso e após apresentou a palestrante encerrando as atividades de abertura. No uso da palavra a professora Rita Medeiros agradeceu o convite e recordou suas atividades  como colega dos professores Minello e Rita e ressaltou que hoje ela é uma pessoa que necessita da inclusão, por uma deficiência adquirida. Depois prosseguiu com a ideia de infância e a partir daí desenvolveu seu seminário. Ressaltou que a criança sempre existiu, mas a ideia de infância foi construída a partir do momento em que as crianças passaram a ter mais tempo de vida. Como as crianças eram vistas como anjos havia uma certa naturalidade com a sua morte. A ideia de infância começa ser construída com os avanços da ciência que preservam a vida humana, construindo assim a existência da infância. Prosseguiu sua apresentação construindo a ideia de infância, sua importância e a construção dos seus saberes.

Após a apresentação ocorreram debates entre a mesma e participantes do seminário. Parabéns a equipe da professora Rita por mais esse seminário ofertado nesses 10 anos de trajetória na oferta de ferramentas para os processos inclusivos.

Publicado em 11/02/2023, na categoria Sem categoria.
Translate »