Início do conteúdo
  • HISTOREP
    Notícias
  • UFPEL 50 anos

    Memorando-Circular nº 3/2019/GR/REITORIA

    Aos (Às) Diretores das Unidades Acadêmicas

    Assunto: Instruções acerca dos 50 anos da UFPel.

    Prezados (as) Diretores (as),

    Conforme se aproximam os festejos dos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas, gostaríamos de contar com a colaboração das unidades acadêmicas para o sucesso da realização e divulgação das atividades e dos eventos previstos para a comemoração:

    a) Agenda Oficial de Eventos:

    A Coordenação de Comunicação Social preparou uma agenda na qual constarão todos os eventos que sejam alusivos aos 50 anos da UFPel, inclusive aqueles que sejam promovidos e realizados pelas unidades acadêmicas e administrativas.

    Para que um evento que possivelmente se enquadre nesse contexto possa vir a integrar a agenda, basta encaminhar as informações básicas para 50anos@ufpel.edu.br para avaliação da comissão.

    b) Uso da Marca dos 50 anos:

    Solicitamos que seja utilizada, nos materiais gráficos e digitais que sejam confeccionados no ano de 2019, a marca comemorativa dos 50 anos da UFPel, disponível no site da Coordenação de Comunicação Social.

    Cabe salientar que há disponível, no mesmo site, breves instruções de utilização das diversas versões existentes para o logotipo.

    c) Festejos de 50 anos de formatura:

    Dentro das ações previstas para os 50 anos da Universidade, está o apoio institucional às reuniões de turmas que também completem 50 anos de formados no decorrer de 2019.

    Aderindo a essa atividade, a direção da unidade e/ou a organização da reunião poderão contar com: 1) cobertura jornalística, em texto e foto, da reunião; 2) presença de um ou mais membros da Administração Central da Universidade, preferencialmente o reitor ou o vice-reitor, dependendo de disponibilidade de agenda; 3) elaboração de arquivo de certificado de Honra ao Mérito destinado à entrega aos membros da turma, a ser impresso pela unidade ou organização da reunião; 4) sonorização, se necessário, do espaço onde ocorrerá a sessão.

    As turmas interessadas podem encaminhar o interesse em aderir à proposta até dois meses antes da data prevista para a realização do encontro, comunicando à comissão por meio do e-mail 50anos@ufpel.edu.br.

    d) Títulos Honoríficos:

    Haverá, em agosto, provavelmente no dia do aniversário da UFPel, cerimônia de entrega de novos laureados com títulos honoríficos concedidos pelo Conselho Universitário.

    Dessa forma, solicitamos que sejam enviadas, até o dia 24/05/2019, os nomes de 2 (duas) pessoas para serem homenageadas, sendo elas 1 (um(a)) servidor(a) docente e 1 (um(a)) servidor(a) técnico-administrativo(a), podendo ser tanto da ativa, quanto do quadro de aposentados, juntamente com uma breve justificativa do porquê da indicação.

    O método de escolha fica a cargo de cada unidade, podendo ocorrer eleição ou indicação da direção ou outro meio que se considerar cabível.

    Frisamos que o prazo seja obedecido para que possa haver a devida tramitação junto aos Conselhos Superiores.

    Agradecendo a atenção e, desde já, a presteza no atendimento ao conteúdo deste memorando, nos despedimos, colocando a Comissão dos 50 anos da UFPel à disposição para possíveis dúvidas.

  • Divulgação da campanha de vacinação 2019

     Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida informa a Comunidade sobre o cronograma de vacinação contra a gripe, atualização de carteirinhas e orientações de saúde.

    Conforme a campanha nacional e em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas, as doses das vacinas serão disponibilizadas aos servidores que pertencerem ao grupo de risco abaixo relacionado:

    – Gestantes (em qualquer idade gestacional)

    – Pessoas com 60 anos ou mais

    – Trabalhadores (as) da saúde

    – Professores (as)

    – Portadores (as) de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*

    *Doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepáticas; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias (alterações genéticas congênitas).

    Cronograma 

    25/04/2019, das 8:30 às 17:30 – CAMPUS ANGLO-  PROGEP, sala 210.

    07/05/2019, das 9:00 às 17:00 – FACULDADE DE ODONTOLOGIA –

    AUDITÓRIO (andar térreo).

    14/05/2019, das 9:00 às 17:00 – CAMPUS CAPÃO DO LEÃO –  POSTO MÉDICO.

  • Projeto GAMA abre inscrições para novas turmas de reforço em Cálculo.

    1. O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para  três módulos das Atividades de Reforço em Cálculo, sendo um Módulo de Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas, um Módulo de Limites e um Módulo de Derivadas.

    As inscrições podem ser realizadas na página do projeto até 02/05, às 18hs.

    O público prioritário é formado pelos estudantes ingressantes de 2019 que possuem disciplinas de matemática em sua grade curricular e 50% das vagas são prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE. Porém, qualquer estudante da UFPel poderá se inscrever e havendo possibilidade, todos(as) serão contemplados(as).

    Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do GAMA:

  • Tramitações projetos Conselho Departamental

    Caros membros da Comunidade do Instituto de Biologia chamamos atenção às normas vigentes para a tramitação de projetos a serem apreciados pelo Conselho Departamental. Reforçamos a necessidade de observação do rito e dos prazos para sua tramitação. Por fim, recordamos que a UFPEL e as Agências de Fomento poderão disponibilizar bolsas para a  modalidade de iniciação científica para acadêmicos vinculados a projetos de pesquisa, portanto, solicitamos que observem os prazos em questão para evitar transtornos  e, mesmo, perda das oportunidades de concorrer as mesmas.

  • IB participa do evento promovido pela PRE sobre Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da UFPEL

    O Instituto de Biologia através de trabalho apresentado pelos docentes Robledo Gil (LENCIBIO), Marla Piumbini Rocha (Colegiado) e Leila Macias (Coordenadora CCG_Biológicas) participou do evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino relacionado ao Programa de enfrentamento à Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da UFPel. Foi apresentado o trabalho “COMPREENSÃO DOS FATORES GERADORES DE EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS“(Seminário evasão Biologia). Parabéns aos colegas pela representação da Unidade no evento e pelas informações disponibilizadas pelo trabalho que servirão como norteador das políticas do IB no enfrentamento às situação de evasão e retenção nos Cursos de Graduação da Unidade.

    Evento retenção e Evasão UFPEL                Marla, Leila, Robledo e Daniel

     

     

     

  • Semana Acadêmica Biologia – SABio 2019

    O Centro Acadêmico da Biologia comunica que a próxima Semana Acadêmica da Biologia será realizada nos dias 27 a 31 de Maio de 2019. Nessa Semana Acadêmica da Biologia (SABio) irá ocorrer palestras, mini cursos, sessão de posters com apresentações de alunos e concurso fotográfico. Assim a equipe do CA está convidando os docentes, TAEs e discentes a participarem com indicações de mini cursos e palestras ou outras atividades interessantes que atendam aos objetivos da Semana Acadêmica. Para tanto basta enviar sua(s) sugestão(óes) para o e-mail cabioufpel@gmail.com, de modo que, seja possível a inclusão no Programa e  cronograma da SABio. O C.A. Flores agradece a colaboração de todos.
  • Resultados eleições representantes professores Adjuntos e Associados no CD/IB

    Após a finalização do processo eleitoral foram reconduzidos ao Conselho Departamental os professores CRISTIANO AGRA ISERHARD – DZG  (Titular) na representação dos docentes Adjuntos tendo como suplente o professor RAFAEL ANTUNES DIAS – DZG. O mesmo aconteceu com a representação dos professores Associados permanecendo a professora ANA MARIA RUI – DZG (Titular) e o professor CESAR JAEGER DREHMER – DZG (suplente). Parabéns aos professores reeleitos desejando sucesso na continuidade das atividades junto ao Conselho.

     

  • Reunião aberta Conselho Departamental discussão PDU/IB fase propositiva 2019

    CONVITE

    A Direção do Instituto de Biologia e Presidência Conselho Departamental (Prof. Luiz Fernando Minello) convida os membros da comunidade do Instituto (Docentes, TAEs e discentes) para participar da reunião extraordinária aberta do Conselho Departamental que será realizada no dia 26 de março de 2019, às 11 horas, na sala 03, prédio 17. Na ORDEM DO DIA estará a apreciação do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) – Fase Propositiva – 2019. Contamos com a participação de todos.

  • Eleições representantes dos professores Adjuntos e Associados no CD/IB

    onvocatória para a eleição de representantes titulares e suplentes das Classes do Magistério Superior de ADJUNTOS e ASSOCIADOS (Processo SEI 23110.007298/2019-55, Convocação IB 0453670 Convocação IB 0453703) foram inscritas  uma chapa para cada classe do Magistério Superior em consideração.  As chapas inscritas na Secretaria do Instituto no dia 13/03/2019 foram:

    Professores Adjuntos –

    CRISTIANO AGRA ISERHARD – DZG  (Titular)

    RAFAEL ANTUNES DIAS – DZG (Suplente)

    Professores Associados –

    ANA MARIA RUI – DZG (Titular)

    CESAR JAEGER DREHMER – DZG (suplente)

    As eleições ocorrerão no dia 20 de março de 2019, quarta-feira, das 9 horas às 15 horas, na Secretaria do Instituto de Biologia. Colegas docentes Adjuntos e Associados participem do processo reforçando a importância da sua representação no Conselho Departamental.

  • Participe da elaboração do PDU 2019 do IB

      A Comissão Estruturante do PDU-IB-2019 convida a comunidade acadêmica para a ativa participação da construção da FASE PROPOSITIVA DO PDU. Este PDU – Plano de Desenvolvimento da Unidade – é o instrumento de planejamento democrático da unidade (IB), a ser apresentado à Administração Central da UFPel.

                             “O PDU é uma importante oportunidade de reflexão sobre a importância do IB em relação à UFPel, e à Sociedade, permite apresentar, avaliar e debater a situação atual, além de rever e propor compromissos sociais. Mas, a principal finalidade de se elaborar o PDU está em influir no futuro, em estabelecer caminhos para impactar a realidade, definindo e consolidando ações que possam ser desenvolvidas num período equivalente a 2 (dois) anos, ou quatro semestre letivos” Texto  adaptado de Guia para elaboração de Planos de Desenvolvimento de Unidades. UFPel, 2018.

    Os 5 grandes temas a serem abordados são:

    1.       Gestão institucional;

    2.       Gestão acadêmica (Ensino, pesquisa e extensão)

    3.       Assistência estudantil

    4.       Gestão de Pessoas

    5.       Infraestrutura.

    Sua opinião é muito importante neste processo.

    Inteire-se, interaja, discuta e proponha até 22.03.2019.

    Como participar:

    Acesse a página do IB  https://wp.ufpel.edu.br/ib

    Acadêmicos participem da Assembléia dos estudantes em 21/03/2019 as 12h15min na sala 03 do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF).

    Docentes e TAEs participem de reuniões em seus Departamentos  ou  apresentem sua(s) proposta(s) através da resposta à mala direta institutodebiologia@hotmail.com (Assunto: Contribuição ao PDU/IB).

    Assembléia dos estudantes em 21/03/2019 as 12h15min na sala 03 do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF).

    Em 23.03.19, às 14h, o Conselho Departamental fará uma reunião extraordinária aberta a comunidade para apresentar o documento gerado a partir das sugestões compiladas, sendo esta mais uma oportunidade de integração.

    O IB precisa de você! Participe!

    Comissão Estruturante do PDU IB 2019 reunião em 15032019