Projeto Pampa Singular adquire veículo para o Instituto de Biologia

O Pampa é um dos maiores ecossistemas campestres da América do Sul e se estende desde o norte da Argentina, por todo o Uruguai, até o sul do Brasil. Além dos campos naturais, afloramentos rochosos, áreas úmidas, savanas e florestas estacionais incrementam a heterogeneidade das paisagens e sustentam uma biodiversidade singular no Pampa, onde cerca de 5% das espécies de plantas são endêmicas. O pastoreio foi a principal atividade econômica na região até o final do século XX, quando os campos naturais eram usados de forma mais sustentável. No entanto, o crescimento da agricultura, da silvicultura e da mineração no Pampa durante as últimas décadas está causando perdas significativas de hábitats naturais e acelerando a fragmentação ambiental.

Pampa Singular é um projeto integrativo, de ensino, pesquisa e extensão, que tem o objetivo de compreender a biodiversidade no Pampa e promover a conservação de paisagens únicas e espécies raras. O projeto é coordenado pelo Prof. João Iganci, do Departamento de Botânica e tem colaboração de professores do IB, como a Profa. Raquel Lüdtke na área de ensino, o Dr. Gustavo Heiden, na área de conservação de recursos genéticos vegetais, do Centro Nacional de Conservação da Flora, de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do exterior, incluindo o Uruguai, o Reino Unido e a França. Além disso, todas as ações do projeto são realizadas com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPel. Estão sendo produzidos inventários de espécies endêmicas da flora do Pampa e pesquisas sobre o estado de conservação das espécies. Ao mesmo tempo, atividades de divulgação científica e de ensino de ciências estão sendo direcionadas para ampliar o conhecimento sobre o bioma em comunidades locais no interior do Pampa e evidenciar a importância da conservação para futuras gerações.

O veículo foi adquirido através de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que tinha o objetivo de popularizar e interiorizar a ciência. Será utilizado pelos coordenadores do projeto para levar oficinas e outras ações de extensão para os municípios localizados no Pampa e também para ampliar as pesquisas sobre biodiversidade e conservação da flora do Pampa. O projeto está desenvolvendo uma série de filmes documentários de curta duração, para divulgar as paisagens, a cultura e a biodiversidade do Pampa, como forma de sensibilizar para a conservação do bioma.

Publicado em 03/05/2024, na categoria Sem categoria.
Translate »