Início do conteúdo
    Notícias
  • Formatura Interna Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura

    Na manhã de hoje (20/07/2023)  as 9 horas na sala da Direção do Instituto de Biologia, situado no  Campus Capão do Leão, Pelotas/RS, realizou-se uma sessão dos Órgãos Colegiados desta Unidade de Ensino Superior para a colação de grau em Solenidade Interna dos alunos do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado: ALESSANDRA TALASKA SOARES, CAROLINE GHELLER, representada por João André Lara Leal Martins, CLEISSON SCHOSSLER GARCIA, FABRICIO SANCHES MEDEIROS, representado por Italo Ferreira de Leon,  FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA, JULIENE LOPES COSTA, MARCELLI DE LIMA FERREIRA, representado por Mateus Grillo Peres, MARIANNI CHAVES NICOLETTI, MARIA OTÍLIA FARIAS LOPES DE MOURA, NILSEIA FEIJÓ DA SILVA, STEVAN MENDES PINHEIRO, TACIANE SCHÖDER JORGE, THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA E VERÔNICA PORTO GAYER e  Licenciatura: KAMILA FURTADO DA CUNHA.   Estavam presentes à sessão o Prof. Luiz Fernando Minello, Diretor do Instituto de Biologia, a Profª. Beatriz Helena Gomes Rocha, Coordenadora do Colegiado do Curso Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura e Rosane Schubert, Chefe do Núcleo Administrativo. O Prof. Luiz Fernando Minello abriu a solenidade e na sequência a secretária  para proceder à leitura do Termo de Habilitação. Após os formandos prestaram o  juramento do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura sendo conferido o Grau de Bacharéis e Licenciados aos formandos. Após a Coordenadora do Curso, professora Beatriz e o Diretor, professor Minello desejaram felicidades e êxito aos formando e houve um diálogo entre os presentes sobre suas carreiras e perspectivas em relação a Unidade, aos processos de formação e o mercado de trabalho. Parabéns aos novos colegas biólogos.

  • MEU CIENTISTA FAVORITO

    A Coordenação do projeto MEU CIENTISTA FAVORITO convida a comunidade do Instituto de Biologia para participar como ouvinte das atividades que serão realizadas no prédio 21 – Sala 05.  Façam reserva na sua agenda para as seguintes atividades: CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES MEU CIENTISTA FAVORITO
    Dia 26/06
    12h30 –> Andriw Ruas (ANA BEATRIZ BARBOSA)
    13h –> Carine Bunde (ANNA MARIA PRIMAVESI)

    Dia 27/07
    12h30 –> Guilherme (ALHAZÉM)
    13h –> Marcos (RICHARD LEWONTIN)
    13h30 –> Prof Cris (KEITH BROWN)

    Dia 28/06
    12h30 –> Pâmela Dutra (JOSÉ GALIZIA TUNDISI)
    13h —> Matheus Piumbini (ETHEL LEONOR MACIEL)

    Dia 29/06
    12h30 –> Rafaela Deves (RACHEL CARSON)
    13h –> Júlio Cesar (JEAN PIAGET)
    13h30 –> Prof João (LINEU)

    Dia 30/06
    12h30 –> Sabrina Ribeiro (GRAZIELA BARROSO)
    13h – Samanta Lemes (MARIA HOMEM)

  • Saída de campo da disciplina de Introdução à Biologia

    No dia 06 de maio de 2023, foi realizada uma saída de campo da disciplina Introdução à Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ministrada pelos Professores Raquel Lüdtke (DB), César Jaeger Drehmer (DEZG) e Cristiano Agra Iserhard (DEZG).
    O destino da saída de campo foi a Estação Ecológica do Taim e teve a participação dos Professores Sebastian Sendoya Echeverry e Luiz Ernesto Costa Schmidt, ambos do DEZG.
    Para muitos dos alunos presentes, esta foi a primeira saída de estudos da graduação, onde puderam puderam visitar e conhecer uma Unidade de Conservação Federal, onde observaram muitos organismos da fauna e flora do Bioma Pampa.
  • “I Mostra de Vídeos Ambientais”

    Ocorrerá nessa sexta-feira, dia 12/05/2023 a I Mostra de Vídeos Ambientais. Os vídeos são uma produção dos alunos da Disciplina de Formação de Educadores Ambientais sob orientação do professor Robledo Lima Gil. O evento é aberto ao público e ocorrerá na sala 09 do DMP às 12:30. Convidamos a comunidade do Instituto de Biologia para prestigiar a amostra com os trabalho de nosso acadêmicos.

  • Novos Bacharéis em Ciências Biológicas

    Ocorreu nessa sexta-feira (05/05/2023) a colação de grau interna de mais uma turma do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado. Na ocasião formaram-se onze novos biólogos bacharéis (CAROLINE QUINTANA BRAGACLOVIANE LEAL ISLABÃO, DÉBORA DA SILVA RODRIGUES, DIULIANI FONSECA MORALES, FRANCIELI PETER DA SILVEIRA, JANUZA FONTES VASCONCELOS, LARISSA BARRETO MATOS, LUCAS SCHNEIDER LOPES, NATÁLIA CASTILHOS PIONER, RAPHAELA ALT MÜLLER e TAINÁ GUILLANT). A cerimônia foi Presidida pelo Diretor da Unidade (Prof. Luiz Fernando Minello), acompanhado da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura (Professora Beatriz Helena Gomes Rocha) e secretariada pelo TAE Mauro Francisco Buss Filho  com a  presença dos professores Raquel Lüdtke e Ricardo Berteaux Robaldo, além de familiares e procuradores dos formandos. A Direção e a Coordenação do Colegiado desejaram sucesso aos novos egressos e reiteraram que as porta do Instituto de Biologia estarão sempre abertas para seu retorno quando necessitarem e na pós-graduação. O registro do evento foi realizado pela professora Raquel Lüdtke.

  • Lançamento do livro: Leguminosae-Papilionoideae do Rio Grande do Sul, Brasil.

    Convite para o lançamento do livro: Leguminosae-Papilionoideae do Rio Grande do Sul, Brasil.

    A obra inédita é resultado do trabalho colaborativo e interinstitucional, reúne mais de quatro décadas de pesquisas com a família Leguminosae e contém descrições, chaves para a identificação dos gêneros e das espécies nativas da subfamília Papilionoideae ocorrentes no Rio Grande do Sul. O livro é organizado pelos botânicos Silvia Miotto, Profa. da UFRGS, Roseli Bortoluzzi, Profa. da UDESC, João Iganci, Prof. do Instituto de Biologia da UFPel e a Dra. Fernanda Silveira. Além de contribuir com a organização do livro, o Prof. João Iganci também assina a ilustração da capa do livro.

    A cerimônia de lançamento ocorrerá no dia 28 de abril de 2023, entre 17:00h e 19:00h no Auditório do Departamento de Botânica, IB, Campus do Vale da UFRGS (setor 4 – prédio 43432). Nesse dia os quatro organizadores e a editora estarão presentes autografando a obra e farão a distribuição gratuita de uma cota de livros impressos e a promoção do livro em formato digital.

  • Saída de Campo de Elementos de Paleontologia

    No dia 24/03 sob a orientação do Prof. José E.F. Dornelles, e colaboração do Prof. Cesar Drehmer, foi realizada a saída de campo da disciplina de Elementos de Paleontologia. Essa importante atividade teve o objetivo de mostrar materiais fósseis do período Quaternário, da Formação Chuí. Os materiais constam dos elementos da megafauna de mamíferos extintos popularmente conhecidos como “da era do gelo”. Através da visita ao Museu Paleontológico Mario Costa Barberena, em Sta. Vitória do Palmar. os acadêmicos puderam ver in loco, esses materiais , como o Tigre-de-dentes-sabre , O Notiomastodon, um tipo Mastodonte dentre outros. Ainda nessa saída fomos recebidos pelo paleomastozoólogo, Jamil Pereira, autoridade reconhecida internacionalmente nessa área. Encerrando essa saída, puderam conhecer o local dos afloramentos raviniformes em direção ao Hermenegildo. Essa atividade é a materialização do trabalho de um paleontólogo em campo e sua realização é uma atividade que tanto nos realiza como professor e paleontólogo de vertebrados. Com o apoio e reconhecimento do Instituto de Biologia continuaremos sempre e cada vez mais, abrindo frentes de estudos práticos em campo nessa disciplina. Fazer os alunos entenderem o “livro das rochas” é a minha missão.

    Camiseta azul Prof. Jamil

  • Exposição ‘Da beira da praia ao fundo do mar: conchas e crustáceos da coleção Maximiano Cirne

    O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter convida a comunidade para a inauguração da exposição ‘Da beira da praia ao fundo do mar: conchas e crustáceos da coleção Maximiano Cirne’, que ocorrerá no dia 22 de março de 2023, às 18:00.Maximiano Cirne foi biólogo e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde lecionou de 1980 até 2015. Ao longo de sua vida, formou uma coleção de história natural que foi doada ao Museu após o seu falecimento, que ocorreu em 2019. Será apresentado na exposição o acervo de fauna marinha do professor, mostrando para a comunidade parte da biodiversidade desse ecossistema e a sua importância.A exposição poderá ser visitada de 23 de março a 27 de maio de 2023, de segunda a sábado, das 13:00 às 18:30.

  • Nota de falecimento

    A Direção do Instituto de Biologia comunica com pesar o falecimento do colega, professor Marcos Marreiro Villela no dia de hoje (14/03/2023). As homenagens de despedida deverão acontecer amanhã no Cemitério São Francisco de Paula (Avenida Duque de Caxias, 454 – Fragata) a partir das 14 horas na sala 01 e sepultamento as 17 horas.

    A Direção e a comunidade do Instituto de Biologia enlutada se solidariza com a família e entes queridos do professor que deixa uma lacuna gigante na comunidade sendo o professor egresso do Curso de Ciências Biológicas, portanto, convivendo conosco desde sua graduação.

    As atividades didáticas e essenciais prosseguirão durante a manhã e a tarde sugerimos que, na medida do possível, sejam suspensas com reposição posterior, de forma que, não ocorram prejuízos didáticos  e possamos nos despedir de nosso colega.

Translate »