Feliz dia do Biólogo

O dia 03 de setembro é o dia nacional do Biólogo, data que coincide com a sanção da lei que regulamentou nossa profissão.. Nessa data homenageamos o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções,  etc.  A regulamentação das profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil ocorreram através da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.

Nossa área de atuação é bastante ampla estando dividida em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Dentro dessas áreas, podemos trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre vários outros campos.

Os Biólogos fazem muito que trabalhar com animais e plantas, estudam todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas, entre muitas outras, sempre respeitando a vida em todos os seus níveis.

O Biólogo para ter seu reconhecimento profissional tem que realizar Curso Superior e cadastrar-se no Conselho de sua região. Nossos Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura possibilitam esse registro. Sendo assim, aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os TAEs e Docentes que atuam na formação dos Biólogos – Bacharel e Licenciado em nosso Instituto de Biologia. Também agradecemos aos colegas TAEs e Docentes Biólogos da Unidade que participam na formação de outros profissionais com a oferta de disciplinas básicas e aplicadas aos Cursos atendidos pelo IB como, por exemplo, Fisioterapia, Agronomia, Odontologia, Medicina, Educação Física, Enfermagem, Zootecnia, Medicina Veterinária, dentre outros.

Parabéns aos colegas Biólogos e futuros Biólogos em formação no Instituto de Biologia pela passagem do seu dia aproveitando a oportunidade para reafirmar  nosso juramento a todos:

“JURO, PELA MINHA FÉ E PELA MINHA HONRA E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO BIÓLOGO, EXERCER AS MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COM HONESTIDADE, EM DEFESA DA VIDA, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E HUMANÍSTICO COM JUSTIÇA E PAZ”.

símbolo do biólogo

Algumas frases para curtir – Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-biologo.htm

“Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.
Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feedbacks.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.

Feliz Dia do Biólogo!”

Publicado em 03/09/2023, na categoria Sem categoria.
Translate »