Divulgação das notas da prova escrita – edital 017/2022
Atendendo ao previsto no Edital a banca do concurso docente da área de Parasitologia, Edital 017/2022, divulga as notas da prova escrita.
Atendendo ao previsto no Edital a banca do concurso docente da área de Parasitologia, Edital 017/2022, divulga as notas da prova escrita.
A COE que coordena o processo das Eleições à coordenação dos Colegiados de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado encaminha para confirmação dos eleitores a listagem nominal por categorias Docentes, TAEs e Discentes e solicita que verifiquem as mesmas. Em caso de discrepância de dados ou algum outro erro nas listas solicita-se que seja encaminhado e-mail para o Colegiado de Curso (colegiadodabiologia@gmail.com) com o assunto “Eleições Coordenação Ciências Biológicas retificação listagem” obedecendo o calendário apresentado no Edital (até 04/11/2022) solicitando as devidas correções/inclusões. A COE também divulga o convite para a comunidade acadêmica para participarem da reunião online com a Chapa inscrita no certame composta pelas docentes_Beatriz Rocha e Vera Bobrowski que acontecerá no dia 07 de novembro de 2022 às 12 horas no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/vir-w63-svb-rdz . Convidamos a comunidade à participar do processo prestigiando os colegas nele envolvidos.
A pedido do professor Marco Antonio Tonus Marinho tornamos público as informações relativas às defesas de TCC dos Cursos de Ciências Biológicas no semestre letivo de 2022/01/2022. Informamos que as defesas ocorrerão entre os dias 07 e 25/11. Convidamos a tod@s para participarem das respectivas defesas prestigiando nossos acadêmicos.
A Comissão Organizadora das Eleições (COE) encarregada do processo eleitoral para a Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura informa que estão abertas as inscrições aos docentes interessados em participar do certame. Para tanto torna público o Edital com as informações e respectivos prazos. Aproveita a oportunidade para conclamar a participação da comunidade no pleito valorizando a Coordenação e Coordenação Adjunta dos Colegiados de Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura. Participe. Pela COE
Prof. Dra. Virgínia Mello Alves (Presidente)
Prof. Dra. Joseane Jimenez Rojas
Prof. Dr. Sebastian Felipe Sendoya Echeverry
TAE Daniele de Medeiros Cunha
Acadêmica Vivian de Souza Centeno
PORTARIA Nº 65, DE 18 DE OUTUBRO DE 2022
O Departamento de Morfologia (DM), do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), promove entre os dias 17 e 21 de outubro, entre as 13h e às 18h, o evento “Exposição Anatômica: um passeio pelo corpo humano”, o evento acontece nas dependências do Departamento de Morfologia junto ao Campus da Faculdade de Medicina (Avenida Duque de Caxias, 250 Prédio da Morfologia – andar térreo).
A exposição anatômica consiste em uma apresentação temporária da história deste segmento das ciências da vida. Na exposição é disponibilizado um tour guiado pela parte de Anatomia Humana do Departamento, com auxílio de estudantes e professores da área da saúde, apresentando o conteúdo e espaço preparado para a comunidade exclusivamente para esses dias. O objetivo do evento é aproximar a população em geral e a comunidade acadêmica e, com isso, desmistificar questões relacionadas à natureza humana, além de auxiliar na compreensão por parte da comunidade escolar sobre a formação dos cursos da área da saúde na UFPEL. O evento ainda conta com a divulgação do Programa de Doação Voluntária de Corpos, buscando esclarecer e divulgar a importância da doação voluntária de corpos para estudo da Anatomia Humana.
O público alvo compreende estudantes do ensino médio da rede pública e privada da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. As visitas, que acontecem em grupo ou de forma individual, acontecem sob agendamento.


Mais informações podem ser obtidas também pela página no Instagram:https://instagram.com/exposicaoanatomica.ufpel?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Reflexões comuns sobre ser professor encontradas na web:
A Direção do Instituto de Biologia agradece a todos docentes da Unidade e àqueles que estão na sua jornada de tornarem-se professores acreditando nessa profissão e no seu papel social, independentes dos percalços da jornada e do descrédito de alguns que antes de “serem” ou “estarem” em diferentes “status” e posições sociais foram nossos alunos. Que o dia de hoje sirva para as devidas comemorações e reflexões sobre nosso ofício, sobretudo, para entendermos por que alguns daqueles que ensinamos, desde a alfabetização, acabam por desmerecer nosso ofício.
Está ocorrendo na data de hoje (28/09/2022) no prédio da Antiga AABB, Rua Alberto Rosa, 580, Centro, no formato presencial das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 a VI Mostra de Cursos UFPEL. Os Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura através de articulação da sua Coordenadora, professora Fernanda Hernandes Figueira, com a comunidade estão representados no evento. Na programação no estande na unidade para hoje temos previsto: Manhã (8h às 13h): Propagação in vitro de plantas: do frasco à marte (Prof. Valmor João Bianchi e Prof. Eugenia Jacira Bolacel Braga), Zoologia (Prof Marco Silva Gottschalk) e Tarde (13h às 18h): Vegetando (Prof. Gustavo Maia Souza), Liga Academica de Neurociencias-LANeuro (Prof. Adriana Lourenço da Silva), CuriosaMente (Prof. Adriana Lourenço da Silva). Além dos ´professores encarregados das atividades e da coordenação dos Cursos de Ciências Biológicas também colaboram alunos da unidade. Parabéns a todos pela divulgação de suas atividades, dos cursos de graduação e da própria Unidade.
Docentes e discentes do Programa de pós-graduação em Fisiologia vegetal (PPGFV/UFPel) juntamente com a Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal estiveram à frente da organização do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e I Congresso Ibero Latinoamericano de Biologia Vegetal realizado de 6 a 9 de setembro no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre – RS. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 22 estados e o distrito federal, além de contar com palestrantes, pesquisadores, expositores e participantes de mais de 5 países.
Da UFPel estiveram presentes, vários alunos de graduação (Curso de Ciências Biológicas, Agronomia e Biotecnologia), os alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia vegetal, além dos professores, Gustavo Maia Souza (Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Eugenia Jacira Bolacel Braga (Vice-presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Valmor João Bianchi, Marcos Antonio Baccarin, Luciano do Amarante e Sidnei Deuner.
Dentre os momentos que chamaram a atenção, não só dos Congressistas como das empresas que estiveram patrocinando o evento, foi a realização do V Fórum de Fisiologia Vegetal, no qual ocorreu uma importante discussão sobre “A contribuição das mulheres para a ciência, bem como os desafios de gênero”. A participação das mulheres representou 54% dos inscritos, 38% dos palestrantes e uma nova diretoria da SBFV foi eleita com 50% de mulheres nos cargos principais. O fórum sobre equidade de gênero reverberou fortemente em toda a comunidade, levantando pontos e ações que serão estudadas por uma inédita comissão da SBFV dedicada a esse assunto. Outro momento marcante foi a FISIOPOP- Mostra Científica Interativa, que buscou incentivar a popularização da ciência, através da promoção da interação entre estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre e acadêmicos de graduação e pós-graduação, com congressistas e cientistas de todo o mundo, que estavam presentes no Congresso. O PPGFV/UFPel participou ativamente da FisioPOP em um total de 20 propostas selecionadas, 8 eram de alunos do Programa.
No total, o evento contou com 289 trabalhos científicos apresentados na modalidade pôster. Entre estes, cerca de 25 trabalhos foram enviados pelos alunos do PPGFV. Além disso, o trabalho da pós-doutoranda, Simone Ribeiro Lucho e da doutoranda Ludmilla Bezerra de Almeida PPGFV, ficaram entre os 12 destaques, sendo que este último, orientado pelo Prof. Gustavo Maia, foi selecionado entre os três melhores trabalhos do Congresso.
O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter do Instituto de Biologia participará da Primavera dos Museus da UFPEL. A administração do Museu convida a toda comunidade para prestigiar a sua programação que será: