Início do conteúdo
ANAIS XXI EBRAPEM

ANAIS XXI EBRAPEM – ISSN: 2237-8448

Ficha catalográfica com os dados do evento – clique aqui

 

>> Clique no link ao lado do título do trabalho para acessá-lo.

 

GD1       Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Alice Trisch König – A Matemática das Sementes: a articulação de saberes em uma escola multisseriada do Litoral Norte do Rio Grande do Sul GD1_alice_konig

Aline Vieira da Cunha – Literatura Infantil e Matemática: a construção do conceito de número a partir da contação de histórias GD1_Aline_Cunha

Amanda Silva de Medeiros – O que é Matemática? Descobrindo “as matemáticas” dos alunos dos anos iniciais por meio de produção de vídeo gd1_amanda_medeiros

Daiane Venancio Bitencourt – Early Algebra: Uma análise de livros didáticos gd1_daiane_bitencourt

Edilene Fernandes Leal – Organização didática para o ensino de operações de adição e de subtração para os anos iniciais do Ensino Fundamental: proposta fundamentada na teoria das situações didáticas gd1_edilene_leal

Jéssica Goulart da Silva – Estado do Conhecimento acerca do Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre as dissertações e teses brasileiras gd1_jessica_silva

Julio Silva de Pontes – Ensino de Geometria nos Anos Iniciais do 1º Ciclo: uma proposta para a formação de professores gd1_julio_pontes

Luana Leal Alves – As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática GD1_Luana_Alves

Luciana Pereira de Sousa – Atividade docente: uma análise micro das tensões nas atividades de aprendizagens das professoras de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Gd01_Luciana_Pereira de Sousa

Maria das Graças Kohn Rodrigues – Alfabetização matemática: fazer pedagógico a partir das práticas sociais dos educandos gd1_maria_rodrigues

Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni – O processo avaliativo nas aulas de Matemática: as percepções de professores dos anos inicias a respeito do binômio didática/conteúdo no contexto de uma formação continuada GD1_Maria_Mastroianni

Natali Brandt – Scratch: conectando a matemática com as histórias infantis Gd1_Natali_Brandt

Talia Rodrigues de Morais – O uso do vídeo no ensino de Geometria nos anos iniciais gd1_talia_Morais

Tamires Holz Gehrke – Cultura Pomerana: Possibilidade de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Multisseriada gd1_tamires_gehrke

Thays Votto – A Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Rio Grande gd1_ Thays_votto

GD2       Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Ana Paula Marques – Desenvolvimento do pensamento algébrico: construindo significados para conteúdos de Álgebra dos anos finais do Ensino Fundamental GD2_ana_marques

Andreza Castro Ribeiro – Desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência a partir do estudo sobre poliedros gd2_andreza_ribeiro

Cleiton Antonio Marino – Uma investigação do processo de construção de uma Trajetória de Ensino e de Aprendizagem à luz da RME GD02_Cleiton_-Marino

Daniela da Rosa Teza – Análise de situações de ensino que envolvam raciocínio combinatório no Ensino Fundamental gd02_daniela_teza

Elisane Strelow Gonçalves – Uma análise do uso do origami no ensino da geometria euclidiana nos anos finais do Ensino Fundamental gd2_Elisane_Gonçalves

Fabiane Rodrigues Viana – O uso de portfólios na Avaliação em Matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógica gd2_fabiane_viana

Franciele Isabelita Lopes Novak – O ambiente dinâmico GeoGebra em atividades de Geometria para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental: articulações amparadas segundo Raymond Duval gd02_franciele_novak

Graziela Rosseto Giron – Refletindo sobre os processos de ensinar e aprender matemática na perspectiva da Biologia do Conhecer gd2_graziela_giron

Graziele Dall’Acua – Luz, câmera e animação: Uma reflexão sobre a construção dos conceitos de Geometria Espacial gd2_graziele_dallacua

Janice Rubira Silva – O que é Matemática? Compreensão produzida no espaço escolar gd02_janice_silva

Paula Tatiane Froehlich Sachser – Matemática e Teatro: uma proposta interdisciplinar gd2_paula_sachser

Siely da Silva Guimarães – Uma investigação sobre a própria prática a partir da “análise de erros” como estratégia didática nas aulas de matemática gd2_siely_guimarães

Thiago Crestani Gajko – O uso de jogos no ensino/aprendizagem de números relativos gd2_thiago_gajko

Vera Geiss dos Reis – Um estudo de caso sobre a importância da matemática no aprendizado das ciências em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental gd-2_vera_reis

Wagner Rodrigues da Silva – Ressonâncias do aprender, segundo Deleuze, em um fazer docente: explorando o conceito de fração em turmas do sexto ano do ensino fundamental gd2_wagner_silva

GD3       Educação Matemática no Ensino Médio

Carlos Henrique Lange – A interdisciplinaridade música & matemática: as possibilidades para sedimentar conhecimentos matemáticos no Ensino Médio gd3_carlos_lange

Clara Celina Ferreira Dias – Conceito de função linear no meio rural: utilizando Etnomatemática, com vistas a uma aprendizagem significativa, com alunos do 1º ano do Ensino Médio gd3clara_dias

Elisete Salvador Otobelli – Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos gd03_elisete_otobelli

Jeferson da Silva – Ensino de Matemática na perspectiva CTS: Contribuições para o Ensino Médio gd3_jefferson_silva

Kelly Pastorello – Uma estratégia pedagógica interdisciplinar para estudo dos sólidos geométricos que integra conceitos relacionados à densidade gb3_kelly_pastorello

Luiza Gabriela Razêra de Souza – O Olhar de Estudantes do Ensino Médio Acerca do Aprendizado de Função de 1º Grau gd3_luiza_souza

Mauricio Ramos Lutz – Geometria Fractal com o uso do software Geogebra: uma possibilidade de estudo no Ensino Médio em Institutos Federais do Rio Grande do Sul gd3_mauricio_lutz

Neslei Noguez Nogueira – Interdisciplinaridade: inventário sobre a sua presença em documentos oficiais a partir da LDBEB 9394/96 até 2016 gd03_Neslei_Nogueira

Rafaela Regina Fabro – Unidade de ensino Potencialmente Significativa no Ensino de Geometria Analítica GD3_Rafaela_Fabro

GD4       Educação Matemática no Ensino Superior

Bruno de Almeida Dias – Influência da adoção do ENEM no desempenho dos alunos que iniciam cursos de Ciências Exatas gd4-_bruno_dias

Dienifer da Luz Ferner – Geometria Espacial sob a ótica dos Registros de Representações Semióticas: um estudo com futuros professores de Matemática gd4_Dienifer_Ferner

Fabiane de Lima Righi – Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática gd4_fabiane_righi

Gabriel de Oliveira Soares – Definição do conceito de limite apresentada por quatro estudantes de um curso de licenciatura em Matemática: uma análise a partir dos Três Mundos da Matemática gd4_gabriel_soares

Gildelson Felício de Jesus – Apropriação de práticas de numeramento “acadêmicas” por estudantes de Licenciatura em Matemática de Caetité gd4_gildelson_jesus

Gisele Scremin – O que f ‘(X) diz sobre f(X) gd4_gisele_scremin

Jussara Aparecida da Fonseca – Trigonometria Esférica no processo de formação de professores de Matemática GD4_Jussara_Fonseca

Leide Maria Leão Lopes – Imagem de conceito e definição de conceito: Ferramenta de ensino e aprendizagem para o ensino de Geometria Analítica nas aulas de matemática no curso superior gd04_Leide_Lopes

Rute Ribeiro Meireles Rocha – Números Irracionais: Investigando o conceito de incomensurabilidade GD04_Rute_Rocha

Sandro René Cunha – Processos de transição no ensino de matemática: o caso da passagem do cálculo de uma a mais variáveis gd4_sandro_cunha

Vânia Bolzan Denardi – Teoria dos Registros de Representação Semiótica: contribuições para a formação de professores de matemática gd04_vania_denardi

Vilma Gisele Karsburg – O ensino de Teste de Hipóteses na disciplina de Estatística e Probabilidade em um curso de Ciência da Computação com o auxílio do software Scilab GD04_vilma_karsburg

GD5       História da Matemática/Educação Matemática

Ana Maria Basei – Álgebra Para Os Normalistas Em Revistas Pedagógicas (1903 – 1925) gd5_ana_basei

Ana Maria Ferreira Lemes – O ensino globalizante da Matemática: um estudo de suas representações em manuais pedagógicos brasileiros nos primeiros anos escolares, 1920-1950 gd05_ana_lemes

Cintia Aparecida Paião – Memórias de uma escola itinerante do Paraná gd5_cintia_paiao

Cris Elena Padilha da Silva – Memória e professoralidade: olhares voltados para a entrevista gd5_cris_silva

Davidson Paulo Azevedo Oliveira – Um estudo (do ensino) da matemática na Escola de Minas de Ouro Preto no período de Henrique Gorceix gd05_davidson_oliveira

Edmar Luiz Gomes Junior – O Sistema Hidraulico da Alhambra e o Ensino de Grandezas e Medidas: O uso da História da Matemática na Perspectiva Modules de Jankvist para a Elaboração de Atividades à Luz do Design Research gd5_edmar_gomesjunior

Francine Fernades Araujo – Coleção Brincando com Números da professora autora Cecy Cordeiro Thoferhn gd5_Francine_Araujo

Graciela Elizabeth Texeira Agache – As professoras que ensinavam Matemática e suas práticas no cotidiano do Colégio Luterano Concórdia na primeira metade do século XX gd5_graciela_texeira

Ivone Lemos da Rocha – Os Problemas Algébricos no Ensino Primário – 1890-1940 gd05_ Ivone_Rocha

Jean Sebastian Toillier – Uma História: a trajetória da educadora matemática Lourdes de la Rosa Onuchic gd5_jean_toillier

Karina Aparecida Silva – Primeiras Iniciativas para Formação Inicial de Professores Indígenas no Estado de São Paulo: um estudo em história da Educação Matemática gd5_karina_silva

Laura Leal Moreira – Os Cursos de formação de professores promovidos pela Universidade  de Volante gd5_laura_moreira

Letícia Nogueira Gomes – Movimentos para criação de cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1960-1980): um estudo a partir da revista Documenta gd05_Letícia_Gomes

Lidiane Tania Ronsoni Maier – A Formação de Professores de Matemática em Santa Catarina (1950-1990): uma abordagem historiográfica gd5_Lidiane_Maier

Luciane Führ – História da Matemática como aliada no desenvolvimento do pensamento dedutivo: um olhar para o ensino de expressões algébricas gd05_luciane_fuhr

Luisa Santos Pontello – Os professores de Matemática e a Cades no Ceará: histórias de uma formação gd5_luiza_pontello

Makele Verônica Heidt – Apropriação da Matemática Moderna no Rio Grande do Sul: um olhar para a instituição Escola Nova Assis Brasil gd5_makele_heidt

Maria Maroni Lopes – Da Necessidade de um Modelo Suíço de Ensino: aspectos modernos e práticas educativas na Escola Doméstica de Natal GD5_Maria_Lopes

Marisa Gomes Santos Castro – Reflexões sobre a Formação de Professores do IME/UFG: as implicações do Laboratório de Educação Matemática GD5_Marisa_Santos

Melany Silva dos Santos – Os exames de admissão e os cursos preparatórios em Pelotas (RS): uma análise dos saberes elementares de matemática (1925-1971) gd5_Mélany_Santos

Reinaldo Donizete de Oliveira – Uma História da escola Orlando Quagliato: um olhar para a educação rural paulista dos últimos 50 anos gd05_reinaldo_oliveira

Renato Douglas Gomes Lourenzetto Ribeiro – George Bruce Halsted e as Geometrias Não-Euclidianas gd5_renato_ribeiro

Sara Regina da Silva – Uma história da disciplinarização do “ensinar a ensinar” a matemática escolar no Instituto de Educação General Flores da Cunha gd5_sara_silva

Suélen Rita Andrade Machado – Um estudo sobre as modificações da estrutura curricular do curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá gd5_suelen_machado

Valter Soares Bonfim – Uma análise da coleção de Matemática do Curso Ginasial da década de 50 de Algacyr Munhoz Maeder à luz do PNLD e PCN atuais Gd5_valter.bonfim

Vinicius Kercher – Memórias do ensino da Matemática na formação de professores primários no Instituto de Educação Assis Brasil entre 1947 a 1971 no ponto de vista de ex-professoras gd5_Vinícius_Kercher

GD6       Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância

Adriana Nebel Kovalscki – A Produção de Vídeos como Ação Pedagógica: desenvolvendo habilidades e educando um olhar matemático no Ensino Fundamental  gd6_adriana_kovalscki

Aline Streider Lemmertz – Objetos Tridimensionais: desenvolvendo habilidades de visualização espacial gd6_aline_lemmertz

Arlen Pinheiro de Lacerda – Estudo da Função Quadrática no GeoGebra em uma Turma de Jovens e Adultos gd6_arlen_lacerda

Bárbara Cunha Fontes – O Audiovisual na Educação Matemática: um olhar para a comunicação da matemática a partir de vídeos produzidos por alunos da UAB gd6_bárbara_fontes

Bárbara Drielle Roncoleta Corrêa – Integração de tecnologias digitais ao currículo: construção de conhecimento do professor dos anos iniciais e aulas de matemática  gd6_barbara_correa

Daiane Leal da Conceição – Rede Colabora: o uso de smartphones no ensino da Matemática gd6_Daiane_Conceicao

Daniel da Silva Silveira – Redes de Conservação em uma cultura digital: um modo de pensar agir e compreender o Ensino de Matemática na Educação Superior gd6_daniel_silveira

Daniele Galvão Mathias – Estudo de Funções: Software GeoGebra na Resolução de Situações Problema GD6_Daniele_Mathias

Darling Domingos Arquieres – Materiais Curriculares e Formação Continuada para Professores de Matemática da Rede Estadual gd6_darling_arquieres

Edna Mataruco Duarte – O jogo educacional digital e a aprendizagem matemática no ensino superior orientado pela Resolução de Problemas gd6_Edna_Duarte

Fábio Ferreira da Silva – Resultados iniciais acerca do uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática em Escolas de Ensino Integral gd6_Fábio_Silva

Felipe de Jesus Ribeiro Marques – Análise de Argumentos Matemáticos em geometria euclidiana colaborativamente em um ambiente virtual síncrono com o GeoGebra gd6_felipe_marques

Felipe Diego Bulla – Cyberformação com professores de Matemática: picareta, tocha e diversão no desenvolvimento de atividades matemáticas com Minecraft gd6_felipe_bulla

Fernanda Schuck Sápiras – Literacia Digital: ideias iniciais gd6_Fernanda_Sápiras

Flavia Sucheck Mateus da Rocha – Análise de projetos do Scracth: um olhar sobre recursos digitais desenvolvidos em um curso de formação GD6_flavia_rocha

George William Bravo de Oliveira – Olhar, ver, reparar, representar: a potencialização da visualização com o auxilio de câmeras e smartphones gd6_george_oliveira

Jéssica Carolini da Silva Laurindo – Estatística na Educação Básica: o estudo de conceitos através do software GeoGebra gd6_jessica_laurindo

João Carlos Roedel Hirdes – Um estudo sobre as práticas docentes dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas gd6_João_Hirdes

José Ronaldo Alves Araújo – Proposta de atividades para o estudo de medidas de tendência central com apoio do Geogebra gd6_josé_araújo

Josiane de Moraes Brignol – Produção de Vídeo para o Ensino da Matemática Financeira na Escola Rural GD6_JOSIANE_BRIGNOL

Josyleine Aparecida Bento da Silva – Objetos de aprendizagem aplicados ao ensino da trigonometria: elaborando indicadores de análises gd6_josyleine_bento

Liliane Xavier Neves – Vídeos e Articulação de Representações Múltiplas: produções na educação a distância gd6_liliane_neves

Luana Kuister Xavier – Desenvolvimento do raciocínio matemático por meio da construção de Fractais com o GeoGebra gd6_Luana_Xavier

Lucas Caitano – Pensando-com-GeoGebra: a aprendizagem de conceitos matemáticos a partir da criação e construção de artefatos por estudantes da Educação Básica gd6_lucas_caitano

Marcela Souza Silva – Elaboração de Atividades com Tecnologias Digitais: algumas considerações gd6_marcela_silva

Marcelo Batista de Souza – Integrando Software, Vídeo e Demonstração Matemática gd6_marcelo_souza

Marcia Estela Argüelles Lupi – Uso de videoaulas de Matemática no ensino de jovens e adultos gd6_Marcia_Lupi

Marcos P. Henrique – O uso do Smartphone em Tarefas para o Desenvolvimento de Conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por transversal gd6_marcos_henrique

Neemias de Oliveira Steinle – Rede de aprendizagem matemática: no contexto das redes sociais e da cultura popular virtual gd6_neemias-steinle

Petrina Rúbria Nogueira Avelar Tobias – Sala de Aula Invertida na educação matemática: uma experiência com alunos do 9º ano no ensino de proporcionalidade gd6_petrina_tobias

Rafael dos Reis Paulo – Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos gd6_rafael_paulo

Rayanne Coelho Borges Correia Duarte – O uso de smartphones com GeoGebra em sala de aula: reflexões e construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal gd6_Rayanne_Duarte

Taniele Loss Nesi – Reformulando o Objeto de Aprendizagem “Descobrindo Comprimentos” gd6_Taniele_Nesi

Vânia Dal Pont Pereira da Silva – Ensino de Matemática na Educação Básica com uso de vídeos didáticos gd6_vania_dalpont

Viviane Raquel Backendorf – A construção do conceito de Integral Dupla com utilização da tecnologia gd6_viviane_backendorf

Wagner Marques – Formas de numeramento em smartphones: arquitetando telas sensíveis ao toque gd6_wagner_marques

GD7       Formação de Professores que Ensinam Matemática

Alana Nunes Pereira de Oliveira – Conhecimento geométrico específico para o ensino: caracterização de uma base teórica para a formação inicial do professor de matemática gd7_alana_de oliveira

Alessandra Costa Freitas – A Formação Inicial de Professores e a Construção Dos Conceitos Matemáticos: um estudo com futuros professores dos anos iniciais gd7_alessandra_freitas

Amanda Larissa de Almeida – Um movimento metanalítico de pesquisas que investigam disciplinas de conteúdo matemático: articulações com o campo da formação de professores gd7_Amanda_Almeida

Ana Cristina Gonçalves Carvalho – A percepção de professoras sobre as implicações do PNAIC – Matemática na prática pedagógica gd7_ana_carvalho

Ana Cristina Medina Pinto – A constituição dos professores no curso de Licenciatura em Matemática a Distância (UFPel) GD7_ana_pinto

Batista Moraes dos Santos – Ações de ensino contextualizado nos anos iniciais: Perspectivas para uma prática docente situada e dialógica de professores polivalentes que ensinam matemática em escolas ribeirinhas Gd7_Batista_Santos

Bruna Moresco Rizzon – Formação Continuada para professores de matemática partindo da analise de erros em sequências e séries gd7_bruna_rizzon

Carine Daiana Binsfeld – Futuros professores que ensinam matemática na Educação Infantil: contribuições da teoria histórico-cultural gd7_Carine_Binsfeld

Césa Mara de Moraes Vieira Zimpel – Identidade Profissional de Professores de Matemática: Dilemas e Desafios gd7_césa-mara_zimpel

Cesar Cristiano Belmar – A formação inicial do professor de Matemática e a preparação para atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo nas Instituições de Ensino Superior da Região Amazônica gd7_cesar_belmar

Cintia Fogliatto Kronbauer – Professores que ensinam matemática na educação básica: a organização de ensino na ação pedagógica gd7_cíntia_kronbauer

Claudia Maria Witt – As concepções de Didática da Matemática para a formação do professor num curso de Licenciatura à Distância gd7_claudia_witt

Claudiovane Parralego de Aguiar – Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais gd7_claudiovane_aguiar

Cleber Dias da Costa Neto – Uma análise sobre as mudanças curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ gd7_cleber_costaneto

Daniel Guimarães de Oliveira – A Escola e suas Relações Materiais e Simbólicas gd7_daniel_oliveira

Daniela Mendes Vieira da Silva – O papel do Laboratório de Matemática na escola na formação continuada de professores GD7_daniela_silva

Darlan Maurente Rangel – Professora Polivalente da Formação a Pratica Docente no Ensino de Matemática gd7_Darlan_Rangel

Denise Caroline Gomes da Silva – Desafios de formar o professor de Matemática: no horizonte da literatura gd7_denise_silva

Denise França Stehling – Ensinar e aprender matemática na educação infantil: formação continuada de professores num grupo de estudos gd7_denise_frança_stehling

Evelyn Helena Nunes Silva – A história do Serviço de Atendimento Matemático à Comunidade (SAMAC) da Universidade de Brasília gd7_evelyn_silva

Fernanda de Abreu Lima – Comunicação no ensino introdutório da álgebra escolar: Pistas para outras formas de comunicação gd7_fernanda_lima

Fernanda Longo – Narrativa de Professoras dos Anos Iniciais: Uma analise sobre os Processos de Subjetivação GD7_Fernanda_Longo

Gabriela Fontana Gabbi – Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: desafios e possibilidades gd7_gabriela_gabbi

Giovana Papacosta – Estágio supervisionado como espaço de formação, de investigação, de ação e de reflexão gd7_giovana_papacosta

Jefferson Araújo dos Santos – Identidade Profissional de Docentes que Ensinam Matemática em Cursos de Licenciatura em Matemática gd7_jefferson_santos

Jeser Caleb Candray Menjívar – GESTAR II brasileiro e o CFD salvadorenho: Diálogos e não diálogos entre duas políticas públicas de formação continuada de professores de Matemática GD7_Jeser_Candray

João Carlos Caldato Correia – Concepções de professores em formação inicial sobre argumentação e provas no Ensino de Matemática gd7_joao_correia

Joice Yuko Obata – Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR): uma política pública do Paraná de formação continuada de professores gd7_joice_obata

Juliana da Cruz de Melo – A investigação matemática pelas vozes do PIBID: um percurso de pesquisa gd7_Juliana_Melo

Karina Tiemi de Melo – Uma proposta de formação de professores que ensinam matemática por meio de um caso multimídia gd7_karina_melo

Leila de Souza Mello – A Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Repercussão na Pratica de quem Alfabetiza gd7_leila_mello

Lourimara Farias Barros Alves – Questões de Motivação na Formação Profissional de Professores de Matemática: – Implicações de gestão, práticas cientifico- pedagógicas e fatores de promoção do interesse de licenciandos gd7_lourimara_alves

Lucas Esteves Dore – Aprendizagem (sint)ética em sala de aula de matemática: coletivo de forças, deslizamentos e escapes gd7_lucas_dore

Luciana Zaidan Pereira – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: sua importância na Formação Continuada de professores no trabalho com Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento GD7_Luciana_Pereira

Maíra Matos de Oliveira – Conhecimentos mobilizados por professores que ensinam Matemática ao elaborarem Histórias em Quadrinho gd7_Maíra_Oliveira

Malu Mineo Feitosa Luiz – Ensino de Divisão: o que pensam os professores que atuam na docência compartilhada gd7_malu_luiz

Maria Odilma Oliveira Castro – A formação de professores em matemática, para as séries iniciais do ensino fundamental: o papel do Curso de Pedagogia gd7_maria_castro

Mariana Baumhardt Souza – Relação de Mentoring com um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidade para integrar o ensino de Geometria GD7_Mariana_ Baumhardt _Souza

Mayline Regina Silva – Professores em formação inicial: um olhar para os sentidos atribuídos aos conceitos matemáticos gd7_mayline_silva

Nelson Victor Lousada Cade – Saberes de licenciandos de Matemática sobre equações diofantinas lineares nas interações de uma engenharia didática gd7_nelson_cade

Paola Lima França – As tecnologias digitais e a formação do professor de Matemática gd7_paola_frança

Patricia Durgante – Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização de um espaço formativo gd7_patricia_durgante

Patricia Perlin – O Estágio Curricular Supervisionado: Um olhar para a formação do professor de Matemática segundo a perspectiva Histórico-Cultural gd7_patricia_perlin

Patrícia Raquel Santana de Carvalho – Geometria na formação continuada de professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental gd7_patrícia_carvalho

Regina Alves Costa Fernandes – Estágio docência: lócus de formação continuada do(a) professor(a) gd7_Regina_Fernandes

Tatiana Bonono Sousa – (Re) construção de Saberes docentes em um curso de formação continuada sobre padrões e generalizações gd7_tatiana_sousa

Thanize Bortolini Scalabrin – Do Estágio à sala de aula: investigando a formação do futuro professor de Matemática gd7_Thanize_Scalabrin

Vicente Henrique de Oliveira Filho – Percepção, imaginário e tecnologias com tessituras para professor(a) ensinar e aprender matemática GD7_Vicente_Filho

Viviane Espinosa de Carvalho – A construção do conceito de ângulos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre formação de professores que ensinam matemática gd7_viviane_carvalho

Wander Mateus Banco Meier – A Problematização como ferramenta para o ensino da Matemática: análise de experiências de sua contribuição na superação de obstáculos de aprendizagem gd7_wander_meier

Weslei Lima de Figueiredo – Compreendendo o sistema de numeração para o ensino de números nos anos iniciais da Escola Básica GD7_Weslei_Figueiredo

GD8       Avaliação em Educação Matemática

Ana Cláudia Barretto – Procedimentos Metodológicos no GEPEMA: um olhar para dentro gd8_ana_cláudia_barretto

Crislaine de Anunciação Roveda – Avaliação na Educação Infantil: Objetivos, Instrumentos e Concepções gd08_Crislaine_Roveda-1

Cristiano Forster – Oportunidade de Aprendizagem em Tarefas Apresentadas por Livros Didáticos de Matemática gd8_cristiano_forster

Hallynnee Héllenn Pires Rossetto – Dificuldades na resolução de context-based tasks: uma análise de erros dos alunos gd8_hallynnee_rossetto

Niusarte Virginia Pinheiro – Avaliação dos Processos de Ensinar e Aprender na Licenciatura em Matemática: o olhar dos discentes GD8_niusarte_pinheiro

Osmar Pedrochi Junior – Avaliação Formativa como Condutora da Prática Docente gd8_osmar_pedrochijunior

Vanice Pasinato da Trindade – Avaliação da aprendizagem na formação de professores: concepções, práticas e os reflexos na educação básica a partir de uma análise na disciplina de Matemática GD8_vanice_trindade

GD9       Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Carine Scheifer – Design metodológico para análise de atividades de geometria segundo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica gd09_carine_scheifer

Cristina Franz Strelow – A escrita nas aulas de Matemática como apoio ao processo de ensino e aprendizagem gd9_cristina_franz_strelow

Joana Darc de Souza – O Fanzine como estratégia interdisciplinar para o ensino da Leitura e da Matemática gd9_joana_sousa

Marluce Albring Coutinho – O Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos a partir da Perspectiva de Negociações de Significados GD9-MARLUCE-ALBRING-COUTINHO

GD10     Modelagem Matemática

Edyenis Rodrigues Frango – Investigando os Quefazeres de insubordinação criativa de um professor de Matemática em cenários para investigação de Modelagem Matemática gd10_edyenis_frango

Estevão Ovando Neto – O currículo presente em atividades de Modelagem Matemática gd10_estevao_neto

Fernando Henrique de Lima – Um estudo sobre as intervenções de um professor em atividades de modelagem matemática gd10_fernando_lima

Gabriel de Souza Pinheiro – Análise Combinatória: um estudo de investigação com o auxílio de jogos gd10_gabriel_pinheiro

Joice Caroline Sander Pierobon Gomes – Estudos de aula com atividades de modelagem matemática na formação de professores dos anos iniciais gd10_Joice_Gomes_Final

Lawrence Mota Galvão – Inclusão de alunos deficientes visuais no ensino de Matemática no contexto da educação tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio- Grandense G10_Lawrence_Galvão

Lisiane Santos Flores – Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Construção de Estufa para produção de orgânicos na zona rural de São Sebastião do Caí GD-10_Lisiane_Floresalterdo

Ludmila Iara Andrade Silva – Discussões matemáticas de jovens e adultos em um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática g10_ludmila_silva

Luis Eduardo Silva Góes – Modelagem Matemática e Jogos Digitais gd10_luis_góes

Rafael Montenegro Palma – A Criatividade de Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Atividades de Modelagem Matemática gd10_rafael_palma

Raphael Peres Correia dos Santos – Formação Docente em Modelagem Matemática no âmbito do PIBID: um olhar para a Criatividade GD10_raphael_santos

Ronalti Walaci Santiago Martin – Uma investigação acerca da autonomia de alunos de um 5º e de um 6º ano do Ensino Fundamental na realização de atividades de Modelagem Matemática gd10_ronalti_martin

GD11     Filosofia da Educação Matemática

Ana Karine Dias Caires Brandão – Entrelaces entre o pensamento formal de Granger e o pensamento em signos de Peirce: possibilidades de uma construção teórica e metodológica para o ensino e aprendizagem da Geometria gd11_Ana-Karine_Brandão

Endrika Leal Soares – “Matemática no cotidiano”: estratégias nos discursos de pessoas não escolarizadas gd11_endrika_soares

Jessica Pedroso Fagundes – Estado da Arte da pesquisa acerca de Concepções sobre a Matemática de professoras dos anos iniciais GD11-Jessica-Pedroso

Marcelo Antunes – Uma reflexão sobre práticas curriculares de ensino de matemática sob uma perspectiva wittgensteiniana gd11_marcelo_antunes

Vivian Nantes Muniz Franco – Era uma vez a infância e seus modos de praticar a escola e a matemática gd11_vivian_franco

GD12     Ensino de Probabilidade e Estatística

Alyson Fernandes de Oliveira – Práticas pedagógicas no Ensino Médio: por uma Estatística contextualizada

Anderson Anzai dos Santos – Letramento e Pensamento Estatístico: reflexões sobre a abordagem da estatística no Ensino Superior gd12_anderson_santos

Camila Rubira Silva – Comunicação da informação estatística por meio da infografia com gráficos gd12_camila_silva

Cássio Cristiano Giordano – Concepções sobre Estatística: um estudo com alunos e professores do Ensino Médio gd12_cassio_giordano

Diogo Israel Schwanck – Modelagem Matemática e Educação Estatística gd12_diogo_schwanck

Eveline Dias da Silva – Uso Responsável do Celular: Como a Educação Estatística Pode Auxiliar Os Jovens no Processo de Tomada de Decisão GD12_eveline_silva

Felipe Junio Oliveira – O Tratamento da Informação na Educação Básica: Contribuições ao Uso de Recursos Tecnológicos em Pesquisas de Opinião gd12_felipe_oliveira

Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho – Educação a Distância: Uma Análise do Processo de Ensino Aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Matemática do Polo CEDERJ Paracambi na disciplina Probabilidade e Estatística gd12_isabel_coelho

Janielly Taila dos Santos Verbisck – Ensino de probabilidade: uma análise praxeológica em livros didáticos da educação básica GD 12 Janielly

Karla Priscila Schreiber – Reinversão da Sala de aula invertida por meio de Projetos de Aprendizagem na construção dos conceitos estatísticos gd12_karla_schreiber

GD13     Educação Matemática e Inclusão

Cléa Furtado da Silveira – Software Educativo como Auxílio na Construção de Conceitos Matemáticos com Alunos Surdos gd13 Clea Furtado da Silveira

Fabiane Carvalho Bohn – O ensino de conceitos multiplicativos para alunos surdos dos anos iniciais gd13_fabiane_bohm  

Fernando Henrique Fogaça Carneiro – Escrita da Língua de Sinais e o ensino de matemática: escolarizando alunos surdos bilíngues gd13_fernando_carneiro

Gioconda Guadalupe Flores – A construção de mosaicos no plano por um aluno com Transtorno do Espectro Autista embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Engenharia Didática gd13_gioconda_flores

Heniane Passos Aleixo – Percepções iniciais sobre a aprendizagem da matemática com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com surdocegueira congênita gd13_heniane_aleixo

Leticia de Medeiros Klôh – Formação Continuada de Professores de Matemática no Contexto da Inclusão: preparando para o trabalho com alunos surdos   gd13_leticia_kloh

Lidiane Maciel Pereira – Possibilidades de Aprendizagem Matemática: um estudo de caso acerca do Déficit Intelectual Leve  gd13_lidiane_pereira 

Nadia dos Santos Gonçalves Porto – Educação Matemática para Surdos: O que dizem os Tradutores Interpretes de Libras que fazem parte desse processo educacional gd13_Nadia_Porto 

Renata Aparecida de Souza – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC: formação e prática dos professores alfabetizadores no ensino da matemática com alunos surdos gd13_renata_souza

GD14   Resoluções de problemas

Beatris Matejec – Resolução de Problemas: a interpretação do aluno com deficiência intelectual 4.-GD14_beatris_matejec-1

Luciano Soares Gabriel – Contributos de uma situação didática para o ensino de Quadriláteros: compreensões a partir da Teoria das Situações Didáticas gd14_luciano_gabriel

Marcos Vinícius dos Santos Amorim – Comunicação em aulas de investigação matemática: uma pesquisa colaborativa gd14_marcos_amorim

GD15   Educação Financeira

Ana Karina Cancian Baroni – Educação Financeira: espaços, possibilidades e direcionamentos para a formação do professor de Matemática gd15-ANA-KARINA-CANCIAN-BARONI

Suziane Dias Almansa – Inflação sob a perspectiva da Educação Financeira Escolar nos anos finais do Ensino Fundamental  gd15_Suziane_Almansa

GD16   Etnomatemática

Amanda Pranke – Etnomatemática e autorregulação da aprendizagem: contribuições à resolução de problemas matemáticos contextualizados gd16_amanda_pranke

Andréia Regina Silva Cabral Libório – Reflexões sobre o currículo sob a perspectiva da Etnomatemática: possibilidades em uma Escola Quilombola gd16_andreia_liborio

Bianca Medeiros Marques – O pensamento matemático que o jogo de xadrez mobiliza em meninas e meninos escolarizados gd16_bianca_marques

Cecília Bobsin do Canto – “A aula era de matemática e a gente teve que ler e interpretar”: problematizando marcas que constituem a matemática escolar gd16_cecília_canto

Cristiane Wroblewski – Os saberes matemáticos de artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas-RS gd16_cristiane_wroblewski

Fabiana Pereira de Oliveira – Arquitetura Afro-Brasileira em aulas de matemática: uma análise de possíveis aprendizagens gd16_fabiana_oliveira

Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi – Apropriação de práticas de numeramento por educandas idosas da EJA gd16_flavia_grossi

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado – Currículo e Cultura: Tecendo Saberes na Sala de Aula de Matemática gd16_gabriela_conrado

Gerson Scherdien Altenburg – Etnomatemática: Arquitetura Pomerana e GeoGebra como Veículo de Ensino para a Geometria Gd_16_Gerson_Altenburg

Juliana Batista Pereira dos Santos – Etnomatemática: uma análise teórica sobre as práticas realizadas em sala de aula gd16_juliana_santos

Luara Laressa Ferreira dos Santos Lima – A matemática dos senegaleses: Conhecer e valorar  gd16_luara_lima

Mariane Dias Araújo – Formação de Educadores Indígenas: Interculturalidade e Educação Matemática gd16_mariane_araújo

Paula Etiele Sarmento Schuster – Uma professora em cyberformação: como se dá a produção do conhecimento matemático? gd16_paula_schuster

GD17   Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática

Gabriela Pereira de Pereira – Desenhos de Mangá e Ensino de Matemática em uma Análise Cultural gd17_gabriela_pereira

Gláucia Potenza Soares – A ressignificação da Matemática em contexto de interdisciplinaridade: um estudo dos Projetos Vivenciais do Ensino Médio Politécnico gd17_glaucia_soares

Jefferson Biajone – A Matemática Discreta tecnológica na sua trajetória de produção curricular em Análise e Desenvolvimento de Sistemas gd17_jefferson_biajone

Júlio Veloso dos Santos – As dimensões do currículo na constituição do sujeito em uma escola do campo gd17_julio_santos

Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio – Perspectiva do conhecimento presente no currículo dos cursos de Licenciatura em Matemática: uma análise documental gd17_reginaldo_liborio