Início do conteúdo
    Notícias
  • Doutorado do PPGEMAT/UFPel aprovado pela CAPES

    A criação do Doutorado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel foi aprovada durante a 233ª Reunião do CTC-ES – Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES.

  • PPGEMAT presente no Seminário de Libras: “Já sinalizou na Unipampa hoje?”

    A Professora Thaís Philipsen Grützmann, junto com as egressas Fabiane (Turma 2016), Clea (Turma 2017) e Melissa (Turma 2019) e as mestrandas Lucia Helena (Turma 2023), Magda Josieli (Turma 2023) e Claudia Adriana (Turma 2024), participaram no dia 26 de setembro de 2024 do Seminário de Libras: “Já sinalizou na Unipampa hoje?”, que aconteceu na Unipampa Campus Jaguarão.

  • Locais e Horários das disciplinas 2024/2

    CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117

    • Currículo e Educação Matemática no Brasil – sala 33 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Profª Daniela Stevanin Hoffmann

    ANGLO – Rua Gomes Carneiro, 01

    • Seminário de Pesquisa – sala 307 (Quinta-feira, 08h – 9h40) Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
    • Tecnologias e Educação Matemática – sala 310 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher
    • Matemática nos Anos Iniciais – sala 309 (LAM) (Sexta-feira, das 14h às 17h40) Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
    • Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática– sala 413 (4º andar) (Quinta-feira, das 19h às 22h20) Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff
  • Edital de Professor Visitante

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas torna público o Edital nº 146/2024 que abre inscrições para processo seletivo simplificado de Professor Visitante (nacional ou estrangeiro).

    O período de inscrições é de 16 de setembro a 18 de novembro de de 2024, pelo correio eletrônico: ppgemat.inscricao@gmail.com

    Acesse o Edital na íntegra

    Anexo I – Formulário de inscrição

    Anexo II – Quadro de Pontuação

  • Seleção de Estudante Especial 2024/2 PPGEMAT

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto 2024 a 30 de agosto de 2024, pelo e-mail do Programa, no endereço ppgemat.inscricao@gmail.com.

    Leia o Edital completo aqui.

    Inscrições homologadas – 04/09/24

     

     

     

    Há 10 vagas disponíveis para as disciplinas de:

     

    a) Currículo e Educação Matemática no Brasil – 0100312

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.

    Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.

    Ministrante: Profª. Drª. Daniela Stevanin Hoffmann Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

     

    b) Tecnologias de Educação Matemática II – 0100315

    Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala a definir.

    Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

     

    c) Matemática nos Anos Iniciais – D001246

    Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).

    Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.

     

    d) Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática – 11260053

    Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir

    Ministrante: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.

  • Disciplinas Semestre 2024/2

    O PPGEMAT divulga as disciplinas que serão oferecidas no segundo semestre de 2024.

    As aulas iniciam na semana de 02 de setembro de 2024.

    Em breve, haverá abertura de Edital de Aluno Especial!

     

    • Disciplina Obrigatória 

    Seminário de Pesquisa 

    Dia e horário: Quinta-feira, 08h – 9h40.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir

    Ministrantes: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

    Carga horária/créditos: 34/02

    Ementa: Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.

    • Disciplina da Linha 1: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

    Currículo e Educação Matemática no Brasil

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.

    Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.

    Ministrante: Profª. Drª. Daniela Stevanin Hoffmann

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

    • Disciplina da Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática

    Tecnologias e Educação Matemática II

    Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir.

    Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

    • Disciplina da Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

    Matemática nos Anos Iniciais

    Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40.

    Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).

    Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.

    • Disciplina eletiva

    Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática

    Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir

    Ministrantes: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.

     

  • PPGEMAT presente no Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática – Portugal

    A professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT participou do 37º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática realizado na Academia de Ciências de Lisboa e no Museu Nacional de História Natural e da Ciência nos dias 28 e 29 de junho, em Portugal.

    Profa. Circe apresentou o trabalho “Desafios na construção de uma simbologia para o Cálculo Diferencial e Integral”.

    Participantes do evento na Academia de Ciências de Lisboa.