Início do conteúdo
Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – História, Currículo e Cultura em Educação Matemática
Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco aspectos sociais, culturais, históricos e políticos da matemática, bem como dos processos de profissionalização dos professores, da difusão e institucionalização desta ciência.
Incluem-se estudos sobre:
• o ensino de matemática no Brasil, sob o ponto de vista histórico e social;
• as políticas educacionais e curriculares e suas interfaces com a profissionalização de professores de matemática;
• aspectos históricos, sociológicos e antropológicos e suas implicações no ensino de matemática.

Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática
Nesta linha de pesquisa são investigadas as diversas dimensões da introdução das tecnologias associadas à Educação Matemática em suas diversas modalidades. Busca-se a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que advém das relações estabelecidas entre os sujeitos tecnológicos visando, também, os processos de aprendizagem.

Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, reconhecendo as práticas e saberes docentes como elementos fundamentais para a formação de professores e como possibilidade de mudanças de sua práxis, em decorrência dos desafios que se evidenciam. Ênfase na formação do docente que atua na disciplina de Matemática visando sua qualificação, com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos sobre ensino e aprendizagem de Matemática.