Seleção de Estudante Especial 2024/1 PPGEMAT

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais para as disciplinas de:

Estudos Culturais e Educação Matemática
Ementa: Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história.
Total de vagas:  10
Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
Local: Sala a definir CEHUS.
Ministrante: Profª. Drª. Daniela S. Hoffmann

Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática
Ementa: Análise e discussão de produções na área da Educação Matemática em relação ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores, contemplando tendências atuais. O processo investigativo matemático em sala de aula. Dentre as produções a serem analisadas se contemplará: artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses.
Total de vagas: 5

Dia e Horário: Quinta-feira, das 19h às 22h20.
Local: Sala a definir ANGLO
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Thais Philipsen Grützmann

Tecnologias e Educação Matemática I
Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
Total de vagas: 10

Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
Local: Sala a definir CEHUS.
Ministrante: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira

Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos
Ementa: A disciplina abordará diferentes aspectos do ensino de matemática e suas mudanças a partir de finais do século XIX até o presente momento, em termos de referências dadas pela BNCC. Participarão das temáticas do curso assuntos como: a construção de problemáticas de pesquisa sobre história da educação matemática; o uso de livros didáticos como fontes de pesquisa sobre o ensino de matemática de outros tempos; a pesquisa sobre práticas pedagógicas do ensino de matemática e a História Cultural; a constituição da matemática como um saber profissional do professor que ensina matemática. Trata-se de uma disciplina em rede com pesquisadores de outras universidades brasileiras que distribuem as aulas e avaliam os estudantes matriculados no PPG a que está vinculado.
Total de vagas: 10

Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min, por webconferência, a partir de 28/03/24.
Local: As aulas ocorrerão a partir do acesso ao e-aula e webconferência da UFPel (para o acesso serão enviadas instruções pelo e-mail do estudante)
Ministrante: Prof. Dr. Diogo Franco Rios

Mais informações disponíveis no 2024-1 SEI_UFPel – Edital de Estudante Especial PPGEMAT

Inscrições para estudante especial HOMOLOGADAS   –  ERRATA

Inscrições para estudante especial – FINAL

Publicado em 13/03/2024, na categoria Notícias.