A criação do Doutorado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel foi aprovada durante a 233ª Reunião do CTC-ES – Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas torna público o processo de credenciamento e recredenciamento de docentes do referido Programa e demais interessados nos termos estabelecidos do EDITAL CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES – 2024.
A Professora Thaís Philipsen Grützmann, junto com as egressas Fabiane (Turma 2016), Clea (Turma 2017) e Melissa (Turma 2019) e as mestrandas Lucia Helena (Turma 2023), Magda Josieli (Turma 2023) e Claudia Adriana (Turma 2024), participaram no dia 26 de setembro de 2024 do Seminário de Libras: “Já sinalizou na Unipampa hoje?”, que aconteceu na Unipampa Campus Jaguarão.
Currículo e Educação Matemática no Brasil – sala 33 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Profª Daniela Stevanin Hoffmann
ANGLO – Rua Gomes Carneiro, 01
Seminário de Pesquisa – sala 307 (Quinta-feira, 08h – 9h40) Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Tecnologias e Educação Matemática – sala 310 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher
Matemática nos Anos Iniciais – sala 309 (LAM) (Sexta-feira, das 14h às 17h40) Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática– sala 413 (4º andar) (Quinta-feira, das 19h às 22h20) Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas torna público o Edital nº 146/2024 que abre inscrições para processo seletivo simplificado de Professor Visitante (nacional ou estrangeiro).
O período de inscrições é de 16 de setembro a 18 de novembro de de 2024, pelo correio eletrônico: ppgemat.inscricao@gmail.com
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto 2024 a 30 de agosto de 2024, pelo e-mail do Programa, no endereço ppgemat.inscricao@gmail.com.
Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.
b) Tecnologias de Educação Matemática II – 0100315
Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala a definir.
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
c) Matemática nos Anos Iniciais – D001246
Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).
Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.
d) Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática – 11260053
Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.
Local: Campus Anglo – Sala a definir
Ministrante: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.
O PPGEMAT divulga as disciplinas que serão oferecidas no segundo semestre de 2024.
As aulas iniciam na semana de 02 de setembro de 2024.
Em breve, haverá abertura de Edital de Aluno Especial!
Disciplina Obrigatória
Seminário de Pesquisa
Dia e horário: Quinta-feira, 08h – 9h40.
Local: Campus Anglo – Sala a definir
Ministrantes: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Carga horária/créditos: 34/02
Ementa: Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.
Disciplina da Linha 1: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática
Currículo e Educação Matemática no Brasil
Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.
Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.
Disciplina da Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática
Tecnologias e Educação Matemática II
Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40.
Local: Campus Anglo – Sala a definir.
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
Disciplina da Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Matemática nos Anos Iniciais
Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40.
Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).
Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.
Disciplina eletiva
Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática
Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.
Local: Campus Anglo – Sala a definir
Ministrantes: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.
A profa. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT participou da I Escola de Verão de História da Educação Matemática com participantes de Portugal, Espanha, Bélgica, Brasil, México, Costa Rica, Colômbia e Honduras. de 22 a 26 de julho na Universidade Nova de Lisboa em Portugal.
A professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT participou do 37º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática realizado na Academia de Ciências de Lisboa e no Museu Nacional de História Natural e da Ciência nos dias 28 e 29 de junho, em Portugal.
Profa. Circe apresentou o trabalho “Desafios na construção de uma simbologia para o Cálculo Diferencial e Integral”.
Participantes do evento na Academia de Ciências de Lisboa.