A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna pública a abertura de Processo Seletivo para Bolsistas.
Podem inscrever-se para este Processo Seletivo, estudantes regularmente matriculados no PPGEMAT/UFPel, que não possuam outra bolsa no período de vigência deste edital, e que tenham ingressado no Programa nos Editais dos anos de 2024 e 2025. As inscrições serão realizadas, no período de 28 de março a 01 de abril de 2025.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais. As inscrições estarão abertas no período de 24 de março 2025 a 04 de abril de 2025 pelo e-mail do Programa, no endereço ppgemat.inscricao@gmail.com
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel) divulga as inscrições homologadas no Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante (Edital 146/2024).
A criação do Doutorado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel foi aprovada durante a 233ª Reunião do CTC-ES – Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas torna público o processo de credenciamento e recredenciamento de docentes do referido Programa e demais interessados nos termos estabelecidos do EDITAL CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES – 2024.
A Professora Thaís Philipsen Grützmann, junto com as egressas Fabiane (Turma 2016), Clea (Turma 2017) e Melissa (Turma 2019) e as mestrandas Lucia Helena (Turma 2023), Magda Josieli (Turma 2023) e Claudia Adriana (Turma 2024), participaram no dia 26 de setembro de 2024 do Seminário de Libras: “Já sinalizou na Unipampa hoje?”, que aconteceu na Unipampa Campus Jaguarão.
Currículo e Educação Matemática no Brasil – sala 33 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Profª Daniela Stevanin Hoffmann
ANGLO – Rua Gomes Carneiro, 01
Seminário de Pesquisa – sala 307 (Quinta-feira, 08h – 9h40) Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Tecnologias e Educação Matemática – sala 310 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher
Matemática nos Anos Iniciais – sala 309 (LAM) (Sexta-feira, das 14h às 17h40) Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática– sala 413 (4º andar) (Quinta-feira, das 19h às 22h20) Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas torna público o Edital nº 146/2024 que abre inscrições para processo seletivo simplificado de Professor Visitante (nacional ou estrangeiro).
O período de inscrições é de 16 de setembro a 18 de novembro de de 2024, pelo correio eletrônico: ppgemat.inscricao@gmail.com
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto 2024 a 30 de agosto de 2024, pelo e-mail do Programa, no endereço ppgemat.inscricao@gmail.com.
Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.
b) Tecnologias de Educação Matemática II – 0100315
Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala a definir.
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
c) Matemática nos Anos Iniciais – D001246
Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).
Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.
d) Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática – 11260053
Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.
Local: Campus Anglo – Sala a definir
Ministrante: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.