O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
    Notícias
  • Seleção de Aluno Bolsista PPGEMAT – 2025/1

    A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna pública a abertura de Processo Seletivo para Bolsistas.

    Podem inscrever-se para este Processo Seletivo, estudantes regularmente matriculados no PPGEMAT/UFPel, que não possuam outra bolsa no período de vigência deste edital, e que tenham ingressado no Programa nos Editais dos anos de 2024 e 2025. As inscrições serão realizadas, no período de 28 de março a 01 de abril de 2025.

    Acesse o EDITAL Nº 1/2025 – SELEÇÃO DE BOLSISTA PPGEMAT na íntegra

     

  • Edital professor Visitante – homologação das inscrições

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel) divulga as inscrições homologadas no Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante (Edital 146/2024).

     

    26/nov/24 – Relação das inscrições homologadas

    26/nov/24 – Cronograma do processo de seleção

     

    29/nov/24 – Relação das inscrições homologadas após recursos

    06/dez/24 – Resultado da primeira fase da seleção

    13/dez/24 – Esclarecimentos sobre a avaliação da primeira fase

    13/dez/24 – Resultado final da primeira fase da seleção

     

    16/dez/24 – Resultado da segunda fase da seleção

    20/dez/24 – Resultado Final da seleção

  • Doutorado do PPGEMAT/UFPel aprovado pela CAPES

    A criação do Doutorado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel foi aprovada durante a 233ª Reunião do CTC-ES – Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES.

  • PPGEMAT presente no Seminário de Libras: “Já sinalizou na Unipampa hoje?”

    A Professora Thaís Philipsen Grützmann, junto com as egressas Fabiane (Turma 2016), Clea (Turma 2017) e Melissa (Turma 2019) e as mestrandas Lucia Helena (Turma 2023), Magda Josieli (Turma 2023) e Claudia Adriana (Turma 2024), participaram no dia 26 de setembro de 2024 do Seminário de Libras: “Já sinalizou na Unipampa hoje?”, que aconteceu na Unipampa Campus Jaguarão.

  • Locais e Horários das disciplinas 2024/2

    CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117

    • Currículo e Educação Matemática no Brasil – sala 33 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Profª Daniela Stevanin Hoffmann

    ANGLO – Rua Gomes Carneiro, 01

    • Seminário de Pesquisa – sala 307 (Quinta-feira, 08h – 9h40) Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
    • Tecnologias e Educação Matemática – sala 310 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher
    • Matemática nos Anos Iniciais – sala 309 (LAM) (Sexta-feira, das 14h às 17h40) Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
    • Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática– sala 413 (4º andar) (Quinta-feira, das 19h às 22h20) Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff
  • Edital de Professor Visitante

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas torna público o Edital nº 146/2024 que abre inscrições para processo seletivo simplificado de Professor Visitante (nacional ou estrangeiro).

    O período de inscrições é de 16 de setembro a 18 de novembro de de 2024, pelo correio eletrônico: ppgemat.inscricao@gmail.com

    Acesse o Edital na íntegra

    Anexo I – Formulário de inscrição

    Anexo II – Quadro de Pontuação

  • Seleção de Estudante Especial 2024/2 PPGEMAT

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais. As inscrições estarão abertas no período de 23 de agosto 2024 a 30 de agosto de 2024, pelo e-mail do Programa, no endereço ppgemat.inscricao@gmail.com.

    Leia o Edital completo aqui.

    Inscrições homologadas – 04/09/24

     

     

     

    Há 10 vagas disponíveis para as disciplinas de:

     

    a) Currículo e Educação Matemática no Brasil – 0100312

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.

    Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.

    Ministrante: Profª. Drª. Daniela Stevanin Hoffmann Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

     

    b) Tecnologias de Educação Matemática II – 0100315

    Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala a definir.

    Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

     

    c) Matemática nos Anos Iniciais – D001246

    Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40. Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).

    Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.

     

    d) Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática – 11260053

    Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir

    Ministrante: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.