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Programa

Objetivo do curso
O objetivo do curso é a formação de docentes e pesquisadores em diversas especialidades da Educação Matemática.É um curso que se caracteriza pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os diferentes aspectos da Matemática, enfatizando os pontos de vista epistemológico, didático, social, histórico e cultural.
Tem ainda por objetivo estimular a produção e a socialização do conhecimento científico na área de Educação Matemática por meio de publicações em diferentes mecanismos de divulgação científica.

Área de concentração: Educação Matemática
A área de Educação Matemática é uma realidade no país, em níveis regionais, estaduais e nacional, se ocupando em debater, em diversos fóruns, a respeito da construção de propostas teóricas e metodológicas, nas quais são enfatizados os aspectos cognitivos, os conhecimentos prévios, os processos epistemológicos que buscam a compreensão de como se dá a apropriação do conhecimento, os aspectos sociais, históricos e culturais e as influências afetivas e emocionais.
O fortalecimento e qualificação do discurso da Educação Matemática vincula-se à constituição de uma comunidade que fala de um locus próprio, segura de seus interesses e discurso, ainda que buscando recursos e parceiros externos a ela.
Tal necessidade de organização de estudiosos e pesquisadores da área se constitui a partir das demandas da educação, no sentido de formar professores e pesquisadores na área de matemática qualificados para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em função dos graves problemas que enfrentamos no que diz respeito aos processos de ensinar e aprender que se complexificam a cada dia.
A área de concentração em Educação Matemática tem como objetivo a formação de pesquisadores e professores de matemática da educação básica e superior, e se caracterizará por investigações relacionadas com a matemática, seus processos didáticos e com os fenômenos que estes originam, buscando compreender as relações entre os diferentes saberes envolvidos, não se limitando a simples identificação de técnicas de ensino. As pesquisas desse campo contemplam as dimensões social, histórica, cultural, política, epistemológica e didático-pedagógica da matemática, bem como as relacionadas com as tecnologias disponíveis.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – História, Currículo e Cultura
Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco aspectos sociais, culturais, históricos e políticos da matemática, bem como dos processos de profissionalização dos professores, da difusão e institucionalização desta ciência.
Incluem-se estudos sobre:
• o ensino de matemática no Brasil, sob o ponto de vista histórico e social;
• as políticas educacionais e curriculares e suas interfaces com a profissionalização de professores de matemática;
• aspectos históricos, sociológicos e antropológicos e suas implicações no ensino de matemática.

Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática
Nesta linha de pesquisa são investigadas as diversas dimensões da introdução das tecnologias associadas à Educação Matemática em suas diversas modalidades. Busca-se a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que advém das relações estabelecidas entre os sujeitos tecnológicos visando, também, os processos de aprendizagem.

Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, reconhecendo as práticas e saberes docentes como elementos fundamentais para a formação de professores e como possibilidade de mudanças de sua práxis, em decorrência dos desafios que se evidenciam. Ênfase na formação do docente que atua na disciplina de Matemática visando sua qualificação, com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos sobre ensino e aprendizagem de Matemática.

Coordenação

Coordenadora Prof. Dra. Marcia Souza da Fonseca
Coordenadora adjunta: Prof. Dra. Rozane da Silveira Alves

Colegiado
Coordenadora: Prof. Dra. Marcia Souza da Fonseca
Coordenadora adjunta: Prof. Dra. Rozane da Silveira Alves
Representante Linha 1: Prof. Dr. Diogo Franco Rios
Representante Linha 2: Prof. Dr. Andre Luis Andrejew Ferreira
Representante Linha 3: Prof. Dra. Denise Nascimento Silveira
Representante Discente: –