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Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Tendências em Educação Matemática (obrigatória todas as linhas)
Créditos: 4
Ementa
A constituição da área de Educação Matemática no Brasil. Tendências atuais de pesquisa em Educação Matemática. Modelagem Matemática. Mídias e softwares educativos. Resolução de problemas. História da Matemática. História da Educação Matemática. Etnomatemática. Laboratório de Matemática. Filosofia da Matemática. História oral. Arte, literatura e Matemática.

Laboratório de Produção Científica (obrigatória todas as linhas)
Créditos: 2
Ementa
Conceito do termo pesquisa e suas implicações sociais. Ética em pesquisa com seres humanos em Educação. Plágio e autoplágio. Normatização da pesquisa científica no Brasil. Critérios de qualificação do campo da pesquisa em Educação Matemática. O estado da arte.

Seminário de Pesquisa (obrigatória todas as linhas)
Créditos: 2
Ementa:
Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.

Seminário de Orientação (obrigatória todas as linhas)
Ementa:
Trata-se da atividade que vincula o aluno ao seu orientador para o desenvolvimento da dissertação. O aluno deve matricular-se nesta atividade enquanto tiver vínculo com o programa.
A atividade tem como finalidade possibilitar, ao longo dos dois anos, a discussão da construção da versão preliminar do texto da dissertação para qualificação e, da versão final, para a defesa. É o momento de construir, avaliar e validar a pesquisa do mestrando.

Currículo e Educação Matemática no Brasil (obrigatória linha 1)
Créditos: 4
Ementa:
Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

Estudos Culturais e Educação Matemática (obrigatória linha 1)
Créditos: 4
Ementa
Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história.

Tecnologias e Educação Matemática I (obrigatória linha 2)
Créditos: 4
Ementa:
Propiciar uma visão crítica, teórica e prática, das potencialidades, limitações e uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Educação Matemática, de modo que os alunos possam investigar e utilizar as tecnologias no ensino e na aprendizagem da Matemática, inclusive na educação a distância, assim como aspectos interdisciplinares

Tecnologias e Educação Matemática II (obrigatória linha 2)
Créditos: 4
Ementa:
Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática (obrigatória linha 3)
Créditos: 4
Ementa:
Análise e discussão de produções na área da Educação Matemática em relação ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores, contemplando tendências atuais. O processo investigativo matemático em sala de aula. Dentre as produções a serem analisadas se contemplará: artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses.

Alfabetização Matemática e Numeramento nos Anos Iniciais (obrigatória linha 3)
Créditos: 4
Ementa:
Discussão sobre o significado e fundamentos da educação matemática nos anos iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais. Análise de conteúdos de matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais. Ensino de matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de matemática.

DISCIPLINAS ELETIVAS

Matemática Experimental
Créditos: 4
Ementa:
O processo investigativo matemático e sua relação com as pesquisa nas áreas de Biologia, Física e Química. Justificativas matemáticas para questões contemporâneas e aplicadas. Os diferentes conceitos de equações, funções, construções e interpretações de gráficos e tabelas de valores. A análise combinatória, razões, os tipos de médias, estatística e análise de erros relacionados aos diferentes campos do saber no contexto da escola básica. Construção e exploração de experimentos para o manuseio de materiais, formulação de explicações e conclusões sobre aplicações da matemática nos aspectos científico e humano, privilegiando a interdisciplinaridade.

Seminário Avançado: Cultura, Mídia e Educação
Créditos: 2
Ementa:
Análise da cultura contemporânea, basicamente de produtos da mídia e dos processos educacionais aí implicados. Pretende-se estabelecer relações entre propostas teóricas ocupadas com as questões da cultura, do sujeito e do discurso e o exame de alguns exemplos de análise, nos campos da cultura, da mídia e da educação.

Epistemologia da Matemática
Créditos: 2
Ementa:
A natureza do conhecimento matemático e suas implicações para o ensino de Matemática. A relação entre a Matemática e o mundo real (conhecimentos à priori e empírico). O estatuto do conhecimento científico (conhecimentos analítico e sintético). A construção de sistemas dedutivos a partir de Euclides e o surgimento das geometrias não-euclidianas. A questão da interpretação do conhecimento geométrico. As concepções epistemológicas de número (nominalismo, conceptualismo e realismo). O debate entre as teses logicista, intuicionista e formalista sobre o pensamento matemático. A emergência de paradoxos nas teorias. O problema da consistência e da complementação nos sistemas dedutivos formalizados e a demonstração de sua incompatibilidade feita por Gödel.

Seminário Avançado: História Oral e Educação Matemática
Créditos: 2
Ementa:
Este seminário tem como objetivo discutir aspectos teórico-metodológicos a respeito da História Oral e suas relações com a produção científica em Educação Matemática
Para tanto, iniciaremos a disciplina apresentando a História Oral como uma metodologia de pesquisa qualitativa pertinente a diversas áreas das ciências humanas, identificando aspectos de sua utilização em pesquisas do campo da Educação Matemática, com suas especificidades e diferenças em relação a outras metodologias que também utilizam entrevistas como procedimento de coleta de dados.
Além disso, serão discutidos alguns aspectos teóricos relacionados à História Oral, a saber, oralidade versus escrita, história e memória, produção de fontes orais, análise das fontes produzidas.
Por fim, analisaremos algumas contribuições existente nesse campo, com base em resultados de pesquisas já realizadas e divulgadas em periódicos da área.

Profissão docente e contemporaneidade
Créditos: 2
Ementa:
Neoliberalismo. Globalização. Reformas educacionais. Profissão docente: histórico, conceitos, identidade, formação, trabalho, saberes.

Laboratório de Produção de vídeos pedagógicos
Créditos: 2
Ementa:
História da produção de vídeo no Brasil. Uso de equipamentos e de tecnologias para produção de vídeo pedagógico. Introdução as teorias e técnicas de produção de vídeo. Analisar e produzir vídeo pedagógico com base em conteúdos da área da matemática.

Aprendizagens em Redes Sociais digitais
Créditos: 2
Ementa:
Estudos sobre as constituições de subjetividades e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem intermediados por redes sociais digitais e suas implicações na educação.