LINHA: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática
Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov – Research Gate
Interesses: História da Matemática no ensino; História da Educação Matemática; Análise de Livros didáticos.
Prof. Dr. Diogo Franco Rios – ORC ID
Interesses: História da Educação Matemática; História da Matemática; História da Formação de Professores; Estudos Culturais e Educação Matemática; História Oral e Educação Matemática, com enfoque em temas como Inclusão e atendimento a grupos sociais menos valorizados no contexto educativo brasileiro, como idosos, pessoas com deficiências, grupos marginalizados ou vulnerabilizados.
Prof. Dr. Fernando Cezar Ripe da Cruz
Interesses: História da Educação (e) Matemática; História da Cultura Escrita e Impressa; Estudos sobre suportes da cultura matemática escolar (cadernos, provas, exames, etc.) e de manuais pedagógicos (cartilhas, livros didáticos, etc.); História de vida de docentes; História das instituições escolares; Práticas matematizadas não-escolarizadas; História da formação de professores que ensinam matemática; Destaque para investigações que transitem por temporalidades mais afastadas, notadamente os séculos XVII, XVIII e XIX. Perspectiva teórica e metodológica subsidiada pela historiografia e filosofia culturalista.
Prof. Dr. João Carlos Pereira de Moraes
Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática em suas intersecções com os conceitos de infância, gênero ou sexualidade. Processos de constituição do campo de formação de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Narrativas e formação de professores que ensinam Matemática.
Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon – ORC ID
Interesses: Formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica; Formação de professores iniciantes que ensinam Matemática; Práticas Matemáticas; Currículos de Educação Matemática.
Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira – ORC ID
Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre arte e matemática.
LINHA: Tecnologias e Educação Matemática
Prof. Dr. Andre Luis Andrejew Ferreira – ORC ID
Interesses: EaD, Tecnologias Digitais, Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior
Prof. Dr. Josias Pereira da Silva
Interesses: Produção de vídeo estudantil, relação mídia e aprendizado, tecnologia e educação, cinema e educação, neurociência, aprendizado e tecnologia, todos vinculados a Educação Matemática.
LABPVE – Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil
Profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto – ORC ID
Interesses: Processos de aprendizagem intermediados por tecnologias digitais, metodologias ativas como facilitadoras de aprendizagem, mídias digitais e constituição de sujeitos, todos vinculados a Educação Matemática.
Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves – ORC ID
Interesses: Educação Matemática e Tecnologias; Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Básica; Educação Matemática no Ensino Superior.
LINHA: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática
Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiro Alves – ORC ID
Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais; metodologias e materiais didáticos para ensino de Matemática nos anos iniciais.
Profa. Dra. Daiane Scopel Boff
Interesses: Práticas e saberes docentes para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Constituição da docência e processos de formação em Matemática. Dimensões teórica e prática da Matemática.
Profa. Dra. Daniela Stevanin Hoffmann – ORC ID
Interesses: Psicologia da Educação Matemática (investigação de processos de ensino e de aprendizagem). Ensinar e aprender Matemática da Educação Básica (a partir dos anos finais do Ensino Fundamental).
Profa. Dra. Denise Nascimento Silveira – ORC ID
Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de matemática, estágios e educação.
Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann – ORC ID – Research Gate
Interesses: Educação Matemática Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos e pessoas com Surdocegueira. Educação Matemática Inclusiva: no Laboratório de Ensino de Matemática, nos Anos Iniciais e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática.