Início do conteúdo
Docentes

Prof. Dr. Andre Luis Andrejew FerreiraCurrículo lattes
Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciência da Computação pelo PPGC/UFRGS e Doutor em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS. Atualmente está lotado no Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua também na área de Ensino de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) da Faculdade de Educação/UFPel, exercendo o cargo de coordenador adjunto e no Programa Pós Graduação de Educação Matemática (Mestrado Acadêmico) do Instituto de Física e Matemática/UFPel.

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiro AlvesCurrículo lattes
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1996), Especialização em Educação Matemática (1997), pela mesma universidade, Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto dessa mesma universidade (UFPEL), lotado no Departamento de Educação Matemática (DEMAT) do Instituto de Física e Matemática (IFM). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática, na área de Ensino de Matemática e no Programa de Pó-Graduaçao em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel) e GEEMAI – Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL), do qual é Líder atualmente. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática,ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

Prof. Dra. Circe Mary Silva da Silva DynnikovCurrículo lattes
É licenciada em matemática pela PUCRS, mestre em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Pedagogia pela Universidade Bielefeld (Alemanha). Atua no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática do IME/USP e no Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, UFMT. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Formação de Professores, História da Educação Matemática no Brasil e Livro Didático.

Prof. Dra. Daniela Stevanin HoffmannCurrículo lattes
Professora da Universidade Federal de Pelotas, trabalha com a Área de Ensino-Aprendizagem junto ao Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Matemática e Estatística do Instituto de Física e Matemática (DME/IFM/UFPel). Atuou no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD, 2010-2014) do Centro de Educação a Distância (CEAD/UFPel, 2011-2014). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS, 2011). Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPG-PSI/UFRGS, 2006). Graduada em Licenciatura em Matemática (IMat/UFRGS, 2002). Professora no Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática (IMat/UFRGS, 2009). Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS, 2008). A dissertação "Aprender Matemática: Tornar-se Sujeito da Sociedade em Rede" está disponível em http://hdl.handle.net/10183/7737. A tese "Modalidade 1:1 : tecnologia individual possibilitando redes de fluência digital" está disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/34145.

Prof. Dra. Denise Nascimento SilveiraCurrículo lattes
Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1981) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Doutorado em Educação pelo PPGE da UNISINOS (2008). Atualmente é Professor Adjunto, Nível 1, no regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Física e Matemática. Aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas-RS, integrando o grupo de pesquisa sobre Formação Docente. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática, estágios, educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-RS. Atuando como pesquisadora e lider na UFPel do grupo de pesquisa da PUC-RS – Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. Realizou estágio de doutoramento em Portugal na Universidade do Porto com orientação do Prof.Dr. José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia. Coordenadora do OBEDUC – Programa Observatório da Educação/CAPES/INEP, com Projeto "Interface Universidade e Educação básica: possibilidades inovadoras e qualidade do ensino", ligado ao PPGECM/FaE/UFPel. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel de setembro/2011 até junho/2014 . Suplente junto ao CONSUN – Conselho Universitário – dos representantes dos Coordenadores dos Cursos de Graduação – Área de Ciências Exatas. Representante do Núcleo das Licenciaturas junto ao Comitê Gestor//UFPel. Representante da UFPel junto ao PARFOR.

Prof. Dr. Diogo Franco RiosCurrículo lattes
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, história da matemática, memória, formação de professores de matemática.

Prof. Dr. Josias Pereira da SilvaCurrículo lattes
Josias Pereira possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1999) Habilitação (Rádio/TV), Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Tecnologia Educacional pela Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e é doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Trabalhou em Emissoras de TV e produtoras na cidade do Rio de Janeiro como operador de câmera, Editor/Montador, Produtor e Diretor em vídeos, comerciais, campanha política e programas de TV. Trabalhou no SENAC/RJ coordenando a área de tecnologia e na criação de cursos técnicos (2000 2007); coordenou o curso de Comunicação Social da Faculdade UNIFAMMA na cidade de Maringá (2009 – 2011) e foi Conselheiro Municipal de Cultura da Cidade de Maringá (2009- 2011). Fez parte do conselho da Associação dos Profissionais de Propaganda em Maringá (APP). Foi o idealizador do videvideo da UFRJ.Criou e coordenou o Festival de Vídeo de Maringá (2009-2010) realizando oficinas em 20 cidades da região. Em 2012 criou o Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas com oficinas de produção de vídeo usando software livre. Em 2014 ajudou na criação do festival de vídeo estudantil de Rio Grande. No ano de 2015 ajudou a criar e coordenar o Festival de vídeo Estudantil de São Lourenço do Sul e de São Leopoldo. Realiza workshops sobre educação e tecnologia e na produção de vídeo nas escolas. Por dez anos trabalhou com o grupo Núcleo Pesquisas coordenado pelo doutor Moises Groisman realizando vídeos sobre terapia de família e colaborando nos roteiros, ampliando sua base em Psicologia Social e Sociologia do Conhecimento. Na Prefeitura do Rio de Janeiro trabalhou por 7 anos como voluntário no CIEP(2001- 2007) Dr. Adão Pereira Nunes realizando oficinas de vídeos e telejornalismo com os alunos do 3º ano do ciclo fundamental, o que resultou em 2 prêmios internacionais. Trabalho na ONG CEASM onde em 2000 ajudou a criar a Oficina de Vídeo para moradores do Bairro (Favela da Maré). Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em Produção de Vídeo em escolas, tecnologia educacional e roteiro. Para estes trabalhos acadêmicos utiliza teorias da Semiótica Francesa, Psicologia social, Neurociência, Sociologia do Conhecimento, Teoria da Representação Social. É diretor e roteirista independente com 99 trabalhos audiovisuais. Realiza vídeos educacionais que são doados a escolas e centros culturais, recebendo prêmios nacionais e internacionais. Lançou sete livros, com temas sobre tecnologia educacional, produção de vídeo, montagem e terapia de família. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas na área de Cinema e Audiovisual e coordenador do grupo de pesquisa ?O Percurso gerativo de Sentido na direção de Atores?. É avaliador nas atividades que a INTERCOM propõe, no âmbito da Expocom e/ou Intercom Jr e DTs dos Congressos Regionais.

Prof. Dr. Jarbas Santos VieiraCurrículo lattes
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona, España (2003). Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas.Experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Curricular e Trabalho Docente.

Prof. Dra. Mara Rejane Vieira OsórioCurrículo lattes
Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFPel). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE FAE/UFPel ( linha de pesquisa Currículo, profissionalização e trabalho docente). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Educação. Temas de interesse: Currículo, Educação Ambiental, Formação inicial de professores, Políticas Educacionais e Educação a Distância. Líder do Grupo de Estudo sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB)Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFPel). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE FAE/UFPel ( linha de pesquisa Currículo, profissionalização e trabalho docente). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Educação. Temas de interesse: Currículo, Educação Ambiental, Formação inicial de professores, Políticas Educacionais e Educação a Distância. Líder do Grupo de Estudo sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB)

Prof. Dra. Márcia Souza da FonsecaCurrículo lattes
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1984), especialização em Informática na Educação pela Universidade federal de Pelotas, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) com estágio sanduíche no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona/ES (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Física e Matemática e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com experiência na área de Educação Matemática, ênfase em Etnomatemática e nas reformas educacionais e políticas curriculares e suas interfaces com a formação de professores para a educação básica.

Prof. Dr. Rafael Montoito TeixeiraCurrículo lattes
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Atualmente é professor no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL – Campus Pelotas) e segue investigando as relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc.

Prof. Dra. Rosária Ilgenfritz SperottoCurrículo lattes
Possui graduação em Psicologia Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Psicologia Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas (1986), mestrado em Programa de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Professor Associado II da Universidade Federal de Pelotas. Docente no Programa de Pós- Graduação em Educação PPGE e PPGECM da UFPel e na Educação a Distância UAB/UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, educação a distância, subjetividade e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa: comunicação, cultura, tecnologias e modos de subjetivação- CoCTeC (CNPq/UFPel). Gerencia Convênio de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique, coordenando o projeto TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: Cooperação Transnacional e Interinstitucional na Produção de Conhecimentos em Educação e Formação de Professores (TEDUCA), Vinculado ao Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional – Pró-Mobilidade Internacional (Capes/AULP). Edital Capes nº 33/2012 . Programa de Pró-Mobilidade Internacional entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique. Coordena Programa de Extensão ? PROEXT/2014/ MEC- ?Programa Comunidade de Cooperação para Formação de Professores em Mídias Digitais Interativas? (PROMIDIAS )- envolvendo a UFPel e os professores da Rede Municipal de Ensino de Pelotas-RS

Prof. Rozane da Silveira AlvesCurrículo lattes
Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1999), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Educação a distância em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Tecnologias da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedagogia Universitária e Educação Matemática.

Prof. Dra. Thais Philipsen GrutzmannCurrículo lattes
Doutora em Educação (UFPel/2013); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS/2009); Especialista em Matemática e Linguagem (UFPel/2007); Licenciada em Matemática (UFPel/2005). Atualmente é Coordenadora do Curso e Professora Adjunta do CLMD/IFM/UFPEL – Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, trabalhando nos projetos Pró-Licenciatura e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Tutoria e Educação a Distância, Saberes Docentes, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Matemática.