Início do conteúdo
Corpo Docente

LINHA: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

Profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov – Research Gate

Interesses: História da Matemática no ensino; História da Educação Matemática; Análise de Livros didáticos.

Prof. Dr. Diogo Franco Rios – ORC ID

Interesses: História da Educação Matemática; História da Matemática; História da Formação de Professores; Estudos Culturais e Educação Matemática; História Oral e Educação Matemática, com enfoque em temas como Inclusão e atendimento a grupos sociais menos valorizados no contexto educativo brasileiro, como idosos, pessoas com deficiências, grupos marginalizados ou vulnerabilizados.

Prof. Dr. Fernando Cezar Ripe da Cruz

Interesses: História da Educação (e) Matemática; História da Cultura Escrita e Impressa; Estudos sobre suportes da cultura matemática escolar (cadernos, provas, exames, etc.) e de manuais pedagógicos (cartilhas, livros didáticos, etc.); História de vida de docentes; História das instituições escolares; Práticas matematizadas não-escolarizadas; História da formação de professores que ensinam matemática; Destaque para investigações que transitem por temporalidades mais afastadas, notadamente os séculos XVII, XVIII e XIX. Perspectiva teórica e metodológica subsidiada pela historiografia e filosofia culturalista.

Prof. Dr. João Carlos Pereira de Moraes

Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática em suas intersecções com os conceitos de infância, gênero ou sexualidade. Processos de constituição do campo de formação de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Narrativas e formação de professores que ensinam Matemática.

Profa. Dra. Marta Cristina Cezar PozzobonORC ID

Interesses: Formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica; Formação de professores iniciantes que ensinam Matemática; Práticas Matemáticas; Currículos de Educação Matemática.

Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira – ORC ID

Interesses: Estuda diferentes metodologias e práticas atinentes ao ensino de Matemática, com destaque para as possíveis inter-relações existentes entre arte e matemática.

 

LINHA: Tecnologias e Educação Matemática 

Prof. Dr. Andre Luis Andrejew FerreiraORC ID

Interesses: EaD, Tecnologias Digitais, Vídeos Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior

Prof. Dr. Josias Pereira da Silva 

Interesses: Produção de vídeo estudantil, relação mídia e aprendizado, tecnologia e educação, cinema e educação, neurociência, aprendizado e tecnologia, todos vinculados a Educação Matemática.

LABPVE – Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil

Profa. Dra. Rosária Ilgenfritz SperottoORC ID

Interesses: Processos de aprendizagem intermediados por tecnologias digitais, metodologias ativas como facilitadoras de aprendizagem, mídias digitais e constituição de sujeitos, todos vinculados a Educação Matemática.

Profa. Dra. Rozane da Silveira AlvesORC ID

Interesses: Educação Matemática e Tecnologias; Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Básica; Educação Matemática no Ensino Superior.

Rede Colabora

 

LINHA: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiro AlvesORC ID

Interesses: Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais; metodologias e materiais didáticos para ensino de Matemática nos anos iniciais.

Página Pessoal-Profissional

GEEMAI

Profa. Dra. Daiane Scopel Boff 

Interesses: Práticas e saberes docentes para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Constituição da docência e processos de formação em Matemática. Dimensões teórica e prática da Matemática.

Profa. Dra. Daniela Stevanin HoffmannORC ID

Interesses: Psicologia da Educação Matemática (investigação de processos de ensino e de aprendizagem). Ensinar e aprender Matemática da Educação Básica (a partir dos anos finais do Ensino Fundamental).

Profa. Dra. Denise Nascimento SilveiraORC ID

Interesses: Pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores, ensino de matemática, estágios e educação. 

Profa. Dra. Thaís Philipsen GrützmannORC IDResearch Gate

Interesses: Educação Matemática Inclusiva com ênfase na Educação de Surdos e pessoas com Surdocegueira. Educação Matemática Inclusiva: no Laboratório de Ensino de Matemática, nos Anos Iniciais e/ou na Formação de Professores que ensinam Matemática.

Página Pessoal-Profissional

MathLibras