A quem se destina: meninas que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e que gostam de Matemática.
Objetivo do projeto: trabalhar conteúdos de Matemática utilizando Tecnologias Digitais.
Número de vagas: 30 vagas.
Local: As aulas e reuniões serão realizadas em sala de aula virtual. Encontros presenciais poderão ser realizados nas instalações da UFPEL a partir do segundo semestre letivo de 2022, quando as atividades acadêmicas na UFPEL retornarem de forma presencial.
A mestranda Raquel Silveira do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPEL convida os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública a participar de uma pesquisa sobre conteúdos de Educação Financeira/Matemática Financeira.
Clicando no link abaixo, os professores podem participar respondendo um questionário com questões sobre o ensino de Educação Financeira/Matemática Financeira e podem indicar conteúdos que gostariam que fossem disponibilizados em vídeos interativos.
Vídeos interativos serão elaborados pela mestranda atendendo as indicações dos professores pesquisados e um curso on-line será oferecido aos respondentes mostrando como utilizar os vídeos interativos com seus alunos.
Você não sabe o que são vídeos interativos?
Vídeos Interativos são vídeos preparados para apresentar conteúdos e quando os alunos os assistem, em determinados pontos o vídeo pausa e apresenta questões sobre o conteúdo para que os alunos respondam. Após a resposta dos alunos a visualização do vídeo continua. Os professores acessam as respostas dos alunos para avaliarem o entendimento do conteúdo apresentado no vídeo.
A mestranda Larissa Testolin Schmiescki dos Santos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel, está oferecendo um curso de extensão exclusivamente para os professores de Matemática da Rede Pública de Educação Básica. O curso faz parte de sua pesquisa que investiga as concepções e percepções dos professores sobre o uso do portfólio como avaliação no ensino de Matemática.
O mestrando Cauê Duarte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel está oferecendo um curso de extensão exclusivamente para alunos dos cursos de Licenciaturas em Matemática Integral, Noturno e a Distância da UFPel. O curso faz parte de sua pesquisa que investiga o uso da Realidade Aumentada no ensino de Matemática.
Título do curso: Uso da Realidade Aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos.
O Curso está sendo oferecido pelo grupo GT13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
O curso é gratuito mas os participantes devem ser sócios da SBEM. Neste mês de fevereiro o valor da anuidade está sendo oferecida por preços acessíveis. Consulte a tabela de valores em http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/filiacoes
Como foi informado esta turma do curso de QRCode destina-se somente a professores da Educação Básica da Rede Pública.
Por este motivo foram desconsideradas as inscrições de estudantes de graduação e professores de escolas particulares e daqueles que não completaram a ficha de inscrição.
De 04 a 10/abril/2020 estão abertas as inscrições para o curso de QR Code: desafios e potencialidades para o ensino e aprendizagem destinado a PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA.
O curso é gratuito, e será ministrado a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle/UFPel pelas professoras Carla Felcher (Doutora em Educação em Ciências / UFRGS) e Ana Cristina Pinto (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática / UFPel).
Assista o vídeo convite com as professoras que ministrarão o curso.
As 200 vagas oferecidas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os que não conseguirem vagas ficarão em uma lista de suplência, para preencher as vagas de desistentes e serem avisados da abertura de novas turmas do curso. Após o término das inscrições os participantes que conseguiram vagas receberão e-mail de confirmação e instruções de como acessar o curso.
Período do curso: 13/abril a 10/maio de 2020 (4 semanas)
Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Até sexta-feira, dia 10/abr, estaremos enviando e-mail de confirmação da inscrição no curso.
Certificado: emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPel – 40 horas
PROJETO DE ENSINO Vídeos no Youtube: Canal Matemática Básica UFPel
Vagas:
– 1 (uma) vaga Demanda Social para cursos de Licenciatura em Matemática Integral ou Noturno
– 1 (uma) vaga Demanda Social para cursos de Cinema e Audiovisual ou Cinema de Animação
Inscrições Prorrogadas: até 23h59min de 08/05/2019 pelo e-mail redecolaboraufpel@gmail.com