Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto: Elas na Matemática com as Tecnologias Digitais

     

    A quem se destina: meninas que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e que gostam de Matemática.

    Objetivo do projeto: trabalhar conteúdos de Matemática utilizando Tecnologias Digitais.

    Número de vagas: 30 vagas.

    Local: As aulas e reuniões serão realizadas em sala de aula virtual. Encontros presenciais poderão ser realizados nas instalações da UFPEL a partir do segundo semestre letivo de 2022, quando as atividades acadêmicas na UFPEL retornarem de forma presencial.

    Inscrições:    Inscrições encerradas

  • Pesquisa sobre Educação Financeira e Matemática Financeira no Ensino Fundamental II

    A mestranda Raquel Silveira do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPEL convida os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública a participar de uma pesquisa sobre conteúdos de Educação Financeira/Matemática Financeira.

     

    Vídeo convite para participar da pesquisa

     

    Clicando no link abaixo, os professores podem participar respondendo  um questionário com questões sobre o ensino de Educação Financeira/Matemática Financeira e podem indicar conteúdos que gostariam que fossem disponibilizados em vídeos interativos.

    Vídeos interativos serão elaborados pela mestranda atendendo as indicações dos professores pesquisados e um curso on-line será oferecido aos respondentes mostrando como utilizar os vídeos interativos com seus alunos.

    Você não sabe o que são vídeos interativos? 

    Vídeos Interativos são vídeos preparados para apresentar conteúdos e quando os alunos os assistem,  em determinados pontos o vídeo pausa e apresenta questões sobre o conteúdo para que os alunos respondam. Após a resposta dos alunos a visualização do vídeo continua. Os professores acessam as respostas dos alunos para avaliarem o entendimento do conteúdo apresentado no vídeo.

     

    Link do questionário   https://forms.gle/FwuE1ki73euvQkzXA

    Questionário disponível até 31/maio

     

    e-mail de contato: redecolabora2014@gmail.com

  • Rede Colabora oferece curso sobre Portfólios

                 A mestranda Larissa Testolin Schmiescki dos Santos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel, está oferecendo um curso de extensão exclusivamente para os professores de Matemática da Rede Pública de Educação Básica. O curso faz parte de sua pesquisa que investiga as concepções e percepções dos professores sobre o uso do portfólio como avaliação no ensino de Matemática.

     

    Link das inscrições  https://forms.gle/kvLVUDD674B9Nz6QA

    Assista o vídeo convite em    https://www.youtube.com/watch?v=td9_BpuK5gc

  • Convite aos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPEL

    O mestrando Cauê Duarte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel está oferecendo um curso de extensão exclusivamente para alunos dos cursos de Licenciaturas em Matemática Integral, Noturno e a Distância da UFPel. O curso faz parte de sua pesquisa que investiga o uso da Realidade Aumentada no ensino de Matemática.

    Título do curso: Uso da Realidade Aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos.

    Período: de 19/abril a 23/maio/2021

    Certificado: 40 horas

    Modalidade: a distância pelo Moodle/UFPel

    Inscrições até 18/abril pelo link.       https://forms.gle/r92SkWd9qwk8giiZ9

    Convite do pesquisador: assista o vídeo em    https://youtu.be/vp9xUhcUFPw 

  • Curso Práticas Inclusivas nos Anos Iniciais

    O Curso está sendo oferecido pelo grupo GT13 –  Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

    O curso é gratuito mas os participantes devem ser sócios da SBEM. Neste mês de fevereiro o valor da anuidade está sendo oferecida por preços acessíveis. Consulte a tabela de valores em http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/filiacoes

    Vídeo de divulgação do curso https://youtu.be/RHQ6JXBsUhs

    Site do curso https://praticasinclusivas2021.blogspot.com/?m=1

     

     

  • Inscrições homologadas – curso de QRCode

    Como foi informado esta turma do curso de QRCode destina-se somente a professores da Educação Básica da Rede Pública.

    Por este motivo foram desconsideradas as inscrições de estudantes de graduação e professores de escolas particulares e daqueles que não completaram a ficha de inscrição.

    RELAÇÃO DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

    Os professores que tiveram sua inscrição homologada receberão e-mail informando como acessar o curso.

  • Nova turma do Curso sobre uso do QR Code no ensino

    De 04 a 10/abril/2020 estão abertas as inscrições para o curso de QR Code: desafios e potencialidades para o ensino e aprendizagem destinado a PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA.

    O curso é gratuito, e será ministrado a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle/UFPel pelas professoras Carla Felcher (Doutora em Educação em Ciências / UFRGS) e Ana Cristina Pinto (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática / UFPel).

    Assista o vídeo convite com as professoras que ministrarão o curso.

    Vídeo convite

    As 200 vagas oferecidas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os que não conseguirem vagas ficarão em uma lista de suplência, para preencher as vagas de desistentes e serem avisados da abertura de novas turmas do curso. Após o término das inscrições os participantes que conseguiram vagas receberão e-mail de confirmação e instruções de como acessar o curso.

    Período do curso: 13/abril a 10/maio de 2020 (4 semanas)

    Inscrições: INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Até sexta-feira, dia 10/abr, estaremos enviando e-mail de confirmação da inscrição no curso.

    Certificado: emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPel – 40 horas

    Contato: redecolabora2014@gmail.com

  • Seleção de bolsistas – Projeto de ENSINO Vídeos no Youtube: Canal de Matemática Básica UFPel 2019

    PROJETO DE ENSINO Vídeos no Youtube: Canal Matemática Básica UFPel

    Vagas:
    – 1 (uma) vaga Demanda Social para cursos de Licenciatura em Matemática Integral ou Noturno
    – 1 (uma) vaga Demanda Social para cursos de Cinema e Audiovisual ou Cinema de Animação

    Inscrições Prorrogadas: até 23h59min de 08/05/2019 pelo e-mail redecolaboraufpel@gmail.com

    Entrevistas: 09/maio/2019 às 8h30

    Resultado: 09/maio/2019

    Edital bolsas Projeto Ensino/2019

    Retificação Edital – prazo das inscrições prorrogado

    Formulário de Inscrição

    RESULTADO DA SELEÇÃO:
    – Tainara Porto da Silva – Curso Lic. Matemática Noturno
    – Bruno Lemos – Curso Cinema e Audiovisual

    SUPLENTES:
    – Ana Carolina Barboza de Oliveira
    – Cristian Torres Amaral
    – Luana de Oliveira Kurz