Início do conteúdo
Histórico

A história do EBRAPEM iniciou há 20 anos, quando um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PGEM, da UNESP/Rio Claro, observou que, apesar dos encontros científicos de Educação Matemática contribuírem para o debate e divulgação das pesquisas da área, apenas as produções científicas já concluídas ou em fase de conclusão eram privilegiadas.

Naquela oportunidade, o grupo se deu conta da falta de um espaço para discutir pesquisas em andamento, observar seus processos, elaborações, tomada de decisões, contribuições para o refinamento de métodos e sustentação teórica de referenciais.

Foi assim que, em 1997, o grupo de estudantes da PGEM e alguns professores realizaram um fórum de debate científico organizado por e para alunos pesquisadores em Educação Matemática, objetivando discussão, troca de experiências e conhecimentos entre os Programas de Educação Matemática.

Desta iniciativa pioneira surge o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), realizado em setembro de 1997, na UNESP, em Rio Claro (SP). Participaram deste encontro estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, contabilizando 23 trabalhos inscritos em comunicações orais.

Conheça nossa trajetória:

1997 – I EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP)

1998 – II EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP)

1999 – III EBRAPEM – Universidade de Santa Úrsula (Rio de Janeiro/RJ)

2000 – IV EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: A Educação Matemática como área de estudo.

2001 – V EBRAPEM  – PUC (São Paulo/SP) – Tema: Educação Matemática: realizações, avanços e perspectivas.

2002 – VI EBRAPEM – UNICAMP (Campinas/SP) – Tema: A pesquisa em Educação Matemática – múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas.

2003 – VII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: Grupos de estudo e pesquisa em Educação Matemática – formação, consolidação e produção científica.

2004 – VIII EBRAPEM – UEL (Londrina/PR) – Tema: Prioridades de Pesquisa em Educação Matemática – quais os próximos desafios?

2005 – IX EBRAPEM – Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática e transformação social – perspectivas e interfaces.

2006 – X EBRAPEM – UFMG (Belo Horizonte/MG) – Tema: Conhecimento e Inclusão Social.

2007 – XI EBRAPEM – UFPR (Paraná/PR) – Tema: Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais.

2008 – XII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: Educação matemática: possibilidades de interlocução.

2009 – XIII EBRAPEM – UFG (Goiás/GO) – Tema: Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula.

2010 – XIV EBRAPEM – UFMS (Campo Grande/MS) – Tema: Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional.

2011 – XV EBRAPEM – UEPB (Campina Grande/PB) – Tema: EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas.

2012 – XVI EBRAPEM – ULBRAS (Canoas/RS) – Tema: As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais.

2013 – XVII EBRAPEM – IFES (Vitória/ES) – Tema: Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática.

2014 – XVIII EBRAPEM – UFPE (Recife/PE) – Tema: EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais.

2015 – XIX EBRAPEM – UFJF (Juiz de Fora/MG) – Tema: As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula.

2016 – XX EBRAPEM – UFPR (Curitiba/PR) – Tema: As inter-relações da Educação Matemática.

2017 – XXI EBRAPEM – UFPel (Pelotas/RS) – Tema: Os rumos da Educação Matemática no Brasil.