Início do conteúdo
Edital 2026

EDITAL DE ALUNO REGULAR – MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ingresso 01/2026 – Edital nº 283/2025

 

Documentos do Processo Seletivo

⚠️ Observação importante:
Neste edital não há avaliação por tabela de títulos, uma vez que o processo seletivo é composto por prova escrita, proposta de pesquisa e entrevista, conforme disposto no Edital nº 283/2025.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A Comissão de Avaliação levará em consideração:

1) Na PONTUAÇÃO: Primeira Fase – Prova de Conhecimentos da Área de Ciências Ambientais
A primeira fase consistirá em uma prova escrita, composta por 10 questões de múltipla escolha e dissertativas, de caráter eliminatório. A pontuação será atribuída da seguinte forma:

  • Questões de Múltipla Escolha: Cada questão correta será pontuada com até 10 (dez) pontos.
  • Questões Dissertativas: As respostas dissertativas serão avaliadas de acordo com a clareza, coerência, profundidade de conhecimento e argumentação. A pontuação máxima para as questões dissertativas será de 10 (dez) pontos por questão.

Primeira Fase – Prova de Conhecimentos da Área de Ciências Ambientais

A primeira fase consistirá em uma prova escrita, de caráter eliminatório, composta por 10 (dez) questões, sendo 08 (oito) questões de múltipla escolha e 02 (duas) questões dissertativas.

A pontuação será atribuída da seguinte forma:

  • Questões de Múltipla Escolha: cada questão correta será pontuada com até 10 (dez) pontos.
  • Questões Dissertativas: as respostas dissertativas serão avaliadas considerando-se clareza, coerência, profundidade do conhecimento e qualidade da argumentação, com pontuação máxima de 10 (dez) pontos por questão.

As questões da prova contemplarão os seguintes tópicos:

  1. Aspectos históricos: eventos marcantes relacionados ao Meio Ambiente;
  2. Conceitos básicos de Avaliação de Impactos Ambientais;
  3. Poluição Ambiental: ar, água e solo;
  4. Planejamento e Gestão Ambiental;
  5. Educação Ambiental;
  6. Conceitos básicos de tratamento de água;
  7. Conceitos básicos de tratamento de efluentes;
  8. Conceitos básicos de gerenciamento de resíduos sólidos;
  9. Conceitos básicos de recuperação de áreas degradadas.

A prova escrita será elaborada a partir dos conteúdos previstos neste Edital, observada a bibliografia indicada, possuindo caráter eliminatório e sendo composta por questões de múltipla escolha e dissertativas. As questões serão elaboradas e corrigidas pela Comissão de Avaliação e Seleção, a qual adotará critérios objetivos, uniformes e previamente definidos. Em relação às questões dissertativas, irá considerar a clareza (1,5 pontos), a coerência (1,5 pontos), o domínio conceitual (3 pontos), a capacidade de argumentação (2 pontos) e a aderência das respostas aos temas propostos (2 pontos), assegurando a isonomia entre os candidatos, a transparência do processo e o rigor acadêmico exigido.

A prova terá como base conteúdos consolidados da área de Ciências Ambientais, tomando como referência principal a bibliografia indicada neste Edital, sem prejuízo da utilização de obras clássicas e atualizadas, bem como de normas legais e técnicas pertinentes aos temas abordados. Tendo como referência principal a bibliografia abaixo relacionada, sem prejuízo de outras fontes clássicas e atualizadas sobre os temas:

  • BARBIERI, José C. Gestão ambiental empresarial. 5. ed. Grupo GEN, 2023.
  • FINK, Jessé Rodrigo; TIECHER, Tales. Manejo e recuperação de áreas degradadas. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2017. (Unidades 1, 2 e 7).
  • MANAHAN, S. E. Química ambiental. 9. ed. Boca Raton: CRC Press, 2009.
  • MILLER, G. Tyler; SPOOLMAN, Scott E. Ciência ambiental. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2021.
  • STEIN, Ronei T. Avaliação de impactos ambientais. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2018. ISBN 9788595023451.
  • VALLERO, D. Fundamentals of Air Pollution. 5th ed. Elsevier Academic Press, 2014. eBook ISBN: 9780124046023.
  • BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
  • BRASIL. Lei nº 14.926, de 17 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.795/1999 para incluir conteúdos sobre mudanças climáticas e proteção da biodiversidade nos currículos escolares.
  • BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 1, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a Avaliação de Impacto Ambiental.
  • BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 506, de 5 de julho de 2024. Estabelece padrões nacionais de qualidade do ar e diretrizes para sua aplicação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jul. 2024.
  • BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os candidatos que tiverem sua inscrição homologada deverão comparecer à Prova de Conhecimentos da Área de Ciências Ambientais, a realizar-se no dia 26 de janeiro de 2026, às 9h00min, na sala 303 do Centro de Engenharias (COTADA), na Universidade Federal de Pelotas.

Os candidatos deverão estar presentes no local da prova com, no mínimo, 15 (quinze) minutos de antecedência, munidos de documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

A prova terá duração total de 180 (cento e oitenta) minutos, equivalentes a 3 (três) horas, não sendo permitida a saída do candidato antes de transcorrida 1 (uma) hora do início da avaliação.

O não comparecimento no local, data e horário estabelecidos para a prova escrita implicará automática eliminação do candidato do processo seletivo, não sendo admitidas, em hipótese alguma, segunda chamada ou realização de prova em data ou horário diverso do previsto neste Edital.

            A pontuação total da primeira fase será a soma das notas das questões de múltipla escolha e dissertativas. A primeira etapa terá como ponto de corte o equivalente a 50% do valor da maior nota obtida na prova. Os candidatos que não atingirem a nota de corte não serão avaliados na segunda fase da seleção.

 

Segunda Fase – Proposta de Pesquisa e Entrevista
A segunda fase consistirá na análise da Proposta de Pesquisa e na realização de uma entrevista, ambas de caráter classificatório. A pontuação da proposta será de até 100 (cem) pontos e a entrevista valerá até 100 (cem) pontos.

A soma das notas da segunda fase será utilizada para classificação final, e os candidatos serão classificados de acordo com a pontuação total obtida em ambas as fases. A Proposta de Pesquisa deverá conter no máximo 2 (duas) páginas, em formato A4, com espaçamento simples, margens de 2 cm (superior, inferior, esquerda e direita), texto justificado, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. O documento será avaliado com base nos seguintes critérios:

Critério Pontuação Máxima
Clareza, definição, ineditismo da caracterização do problema de pesquisa até 50 pontos

Viabilidade da proposta e relevância acadêmica e socioambiental para

Área de Ciências Ambientais

até 40 pontos
Qualidade do texto quanto à correção gramatical, ortográfica e coesão até 10 pontos
Total 100 pontos

b ) A entrevista terá como objetivo avaliar aspectos relacionados à proposta de pesquisa, perfil acadêmico e alinhamento do(a) candidato(a) com as linhas de pesquisa do Programa. A pontuação da entrevista será atribuída de acordo com os seguintes critérios:

Critério Pontuação Máxima
Clareza na exposição oral das ideias e da proposta de pesquisa até 25 pontos
Coerência entre trajetória acadêmica e proposta de pesquisa até 20 pontos
Avaliação de aspectos relacionados à proposta de pesquisa até 35 pontos
Potencial de contribuição da pesquisa para a área de Ciências Ambientais até 20 pontos
Total 100 pontos
  1. Na CLASSIFICAÇÃO:
  2. a) Prova – Peso 6,0
  3. b)Entrevista – Peso 3,0.
  4. c) Análise da Proposta de Pesquisa – Peso 1,0.
  5. d) A nota da Prova de Conhecimentos da Área de Ciências Ambientais deverá ser ≥ 50 pontos.
  6. e) A nota final que será a resultante da média:

[(Prova (Peso 6) + (Peso 3) Entrevista + (Peso 1) Proposta de Pesquisa) / 100]

  1. f) O candidato será aprovado somente se atingir a nota final ≥ 5,0 respeitando o número de vagas e sendo de caráter eliminatório.

DAS VAGAS

Total – 14 vagas.

Conforme Resolução 005/2017 (CONSUN/UFPel), 25% das vagas serão reservadas para pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência. Conforme Resolução 09/2019 (CONSUN/UFPEL), 10% das vagas serão reservadas para servidores da UFPel. Conforme Resolução 54/2021 (CONSUN/UFPEL), 5% das vagas serão reservadas para pessoas travestis e transexuais.

As vagas ficam assim distribuídas:

  1. A) 7 vagas por ampla concorrência, 4vagas para acesso afirmativo de pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência, 1 vaga para acesso afirmativo de pessoas travestis ou transexuais e 2 vagas para servidores da UFPel nas Áreas de concentração do programa.
  1. As/Os candidatas/os negras/os, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência,pessoas travestis e transexuais concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo.
  2. A aprovação de candidatas/os negras/os, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas travestis, transexuais e servidores da UFPel, classificadas/os dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não será computada para efeito do preenchimento das vagas reservadas.
  3. Em caso de desistência da candidata(o) negra(o), quilombola, indígena, pessoa com deficiência, pessoa travesti, transexual e servidor da UFPel aprovada/o em vaga reservada, a vaga será preenchida pela/o candidata/o negra/o, quilombola, indígena, pessoa com deficiência, pessoa travesti, transexual ou servidor da UFPel posteriormente classificada/o.
  4. Dentre as vagas reservadas para pessoas negras, quilombolas, indígenas ou comdeficiência nos termos do presente edital, para fins de distribuição respeitar-se-á a seguinte proporção: cinquenta por cento (50%) para candidatos negros e quilombolas, vinte e cinco por cento (25%) para candidatos indígenas; vinte e cinco por cento (25%) para candidatos com deficiência.
  5. Para o caso de número insuficiente de candidatas/os negras/os, quilombolas, indígenas ou com deficiência em cada uma das categorias, as vagas remanescentes serão distribuídas entre os demais candidatos ao acesso afirmativo regido pela Resolução 005/2017 (CONSUN/UFPel), por ordem de classificação.
  6. Na hipótese de não haver candidatas/os negras/os, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, pessoa travestis, transexuais e servidores da UFPel aprovadas/os em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelas/os demais candidatas/os aprovadas/os observada a ordem de classificação.
  7. As vagas ocupadas por servidoras/es, no âmbito da Resolução 09/2019, não serão descontadas daquelas a serem preenchidas pela política de acesso afirmativo, conforme Resolução 05/2017 e Resolução 54/21, ambas do CONSUN.

As vagas estão distribuídas por área de concentração, conforme tabela abaixo:

Professores Temática de Pesquisa para o Edital Vagas 2026/1
ANDRÉ LUIZ MISSIO

Materiais Sustentáveis a partir de fontes lignocelulósicas: Filmes, embalagens, espumas e aerogéis;

Materiais Sustentáveis Aplicados à Agricultura e

Agroindústria;

http://lattes.cnpq.br/6923877786371495

1
BRUNO MULLER VIEIRA

Produção de Energias Renováveis http://lattes.cnpq.br/1885554662703620

https://wp.ufpel.edu.br/leae

1
CICERO COELHO DE ESCOBAR

Remoção/degradação de poluentes e contaminantes em matrizes aquosas

http://lattes.cnpq.br/2824357187395679

 

1
DANIELA BUSKE

Modelagem matemática / Mudanças climáticas

Aplicação da Modelagem Matemática na Gestão de

Desastres: Variáveis Temporais e Previsão de Eventos

http://lattes.cnpq.br/3894096111082082

https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/

1
DARCI ALBERTO GATTO Tecnologias sustentáveis em produtos florestais: biorrefinaria e desenvolvimento de bioprodutos Madeireiros. http://lattes.cnpq.br/0592339091520248 3
DIULIANA LEANDRO

Mapeamento e Modelagem Espacial para a Governança e Resiliência: Da Prevenção à Preparação em Eventos Extremos

http://lattes.cnpq.br/3076528365846421

https://wp.ufpel.edu.br/lgea

1
Eduarda Medran Rangel

Gestão e gerenciamento ambiental: educação ambiental, gerenciamento de resíduos e soluções baseadas na natureza.

http://lattes.cnpq.br/8556335072141185

1
ERICO KUNDE CORREA

Resíduos sólidos. Compostagem e vermicompostagem.

Valoração de resíduos. Ecotoxicologia.

http://lattes.cnpq.br/5184168610882587

1
LUCIARA BILHALVA CORREA

Educação Ambiental. Consumo Sustentável. Resíduos Sólidos.

http://lattes.cnpq.br/0976948866231388

1
RUBIA FLORES ROMANI

Química verde em matrizes aquáticas; valoração de resíduos com aplicabilidade em tratamento de efluentes, avaliação integrada da paisagem e dos recursos hídricos, como estratégias de mitigação e adaptação climática de segurança hídrica.

http://lattes.cnpq.br/2754317545641116

1
SIMONE PIENIZ

Produção de Materiais Sustentáveis e de Ambientes Contaminados.

http://lattes.cnpq.br/2138644604144089

1
WILLIAN CEZAR NADALETI

Energias renováveis e planejamento energético – Poluição atmosférica – Tratamento de efluentes para geração de energia

http://lattes.cnpq.br/4670559561277136

https://wp.ufpel.edu.br/leae

1

O  currículo  dos  professores  está  disponível  em https://wp.ufpel.edu.br/ppgcamb/permanentes/ ou https://wp.ufpel.edu.br/ppgcamb/colaboradores-e-apoiadores/.

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO – MESTRADO (01/2026)

  • Período de inscrições: 09 a 19 de janeiro de 2026

  • Homologação das inscrições: 20 de janeiro de 2026

  • Período de interposição de recursos das inscrições:
    21, 22 e 23 de janeiro de 2026

  • Prova de Conhecimentos da Área de Ciências Ambientais (presencial):
    26 de janeiro de 2026

  • Divulgação do resultado da Prova de Conhecimentos:
    28 de janeiro de 2026

  • Período de interposição de recursos da prova:
    29, 30 e 31 de janeiro de 2026

  • Análise da Proposta de Pesquisa e Entrevistas (online):
    03 e 04 de fevereiro de 2026

  • Divulgação dos resultados parciais:
    07 de fevereiro de 2026

  • Período de interposição de recursos:
    08, 09 e 10 de fevereiro de 2026

  • Banca de Heteroidentificação:
    11 de fevereiro de 2026

  • Divulgação do resultado final:
    13 de fevereiro de 2026

  • Homologação do resultado final:
    14 de fevereiro de 2026

  • Matrículas:
    16 de fevereiro de 2026

Translate »