Participação dos Professores e Alunos no Programa Terra Sul
O Aluno de Mestrado Thales Castilhos de Freitas, seu orientador Rafael Beltrame (professor Ceng) e seu co-orientador Ernestino Guarino (pesquisador Embrapa Clima Temperado), participaram do Programa Terra Sul, abordando o tema Espécies Exóticas Invasoras e o controle de Pittosporum undulatum, espécie arbórea invasora comum na região e tema da dissertação.
Prezados Alunos,
Abaixo as salas para as aulas do segundo semestre. As aulas começam dia 19/08/2019.
Ainda não temos a sala para Pesquisa Orientada.
O Curso de Mestrado do PPGCAmb começa a ter ações de internacionalização
No dia 24 de Outubro de 2018, em reunião com a representante da Université de La Rochelle, França, foi realizado um encontro com os representantes dos Programas de Pós Graduação em Ciências Ambientais, Educação e de História para formar um grupo de Cooperação e firmar este acordo junto a Universidade Federal de Pelotas. O Acordo prevê a participação de pesquisas da França e dos PPGs envolvidos aqui na UFPel, com futuro intercâmbio de Professores e Alunos. O programa de Pós-Graduação em Ciências ambientais se sente honrado e irá fazer o máximo para o acordo render bons frutos para ambas as partes. Nos próximos dias serão acordados os convênios juntamente com a CRInter da UFPel.
Professora Do PPGCAmb participa de cooperação com a Prefeitura em Ações de Inserção social.
PROJETO ADOTE UMA ESCOLA GANHA PARCERIA DA UFPEL
Com o objetivo de qualificar o Projeto ADOTE UMA ESCOLA, SANEP, por
meio do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (NEAS) e a
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel), por meio do Curso de
Engenharia Ambiental e Sanitária e do Curso de Pós-Graduação em Ciências
Ambientais, formaram importante parceria.
A ideia central que envolve as duas instituições públicas, gira em torno da
requalificação e ressignificação do Projeto ADOTE UMA ESCOLA, o que se dará,
inicialmente, por meio da visitação às instituições de ensino participantes por alunos
da Graduação e Pós-Graduação, que, sob a
coordenação da Profª Luciara Bilhalva Corrêa, farão um diagnóstico do
andamento do Projeto nas instituições integrantes ao Projeto. A partir destas informações, o
SANEP, por meio do NEAS e da UFPel disporá de uma diretriz de trabalho e de
ações de Educação Ambiental para o Projeto, focadas especificamente nos
problemas e desafios de cada escola, levando em conta suas especificidades.
Ficou acordado entre as duas instituições que serão visitadas, inicialmente,
as Escolas de Educação Infantil (Emeis).
Os alunos sairão a campo, em busca de informações, tais como: andamento
do Projeto, nível de envolvimento dos professores, se a escola possui ou não os
toneis do Projeto (coleta multiseletiva) e em que condições se encontram, bem
como, de que forma a comunidade de dentro e de fora da escola percebe o Projeto.
Segundo a Coordenadora do NEAS, Profa. Mariluce Kurz Vieira a iniciativa da
parceria é louvável: “Somos um grupo pequeno de servidores responsáveis pela
manutenção do PROJETO ADOTE, em pelo menos 80 escolas e esta parceria
facilitará e ampliará ações no sentido de mantermos uma relação de proximidade
maior com estas instituições, por isso, toda a parceria que venha a somar é muito
bem vinda, especialmente, se tiver esse nível de qualificação oferecido pela UFPel”,
salienta ela. Ainda segundo, Kurz, este é um Projeto que tem todo o crédito e
incentivo da Direção da Autarquia, que entende a importância do trabalho de
Educação Ambiental.
Este projeto contempla 83 escolas da rede pública e privada do Município de
Pelotas, envolvendo 50.000 estudantes, mais de 300 professores, coordenadores
pedagógicos e diretores, além de toda a comunidade escolar de cada instituição.
Este projeto tem por objetivo trabalhar a educação ambiental com o intuito de
ampliar multiplicadores na busca de uma maior conscientização sobre a importância
da preservação do meio ambiente, através da mobilização dos alunos, educadores
e comunidade escolar em geral acerca da relevância da segregação dos resíduos
sólidos, da sua utilização e dos benefícios da reciclagem.
Bolsas contempladas no Ceng: 22 bolsas no total – 7 Pibic, sendo 4 dos PQs todos integrantes do PPGCAMB ; 1 Pibit; 7 Probic; 2 Probiti; 5 Pibic AF. Dessas 16 bolsas são de professores integrantes do PPGCAmb.
Parabéns ao grupo
Aluno Márcio Francisco Denzer Krüger do PPGCamb participa do Projeto Caixa do Conhecimento:
O projeto Caixa do Conhecimento visa levar cultura., informação e entretenimento às comunidades carentes através do incentivo à leitura. Este que tem uma grande importância também para a área ambiental, uma vez que, ao realizar processo de doação, os livros passam a ter um novo destino. Tendo em vista que serão repassados, assim contribuindo para que haja a diminuição da geração e também é uma forma de evitar que estes sejam encaminhados diretamente para aterros sanitários. Os livros serão obtidos através de doações da comunidade escolar e de pessoas do meio externo. Serão colocadas, durante 15 dias, caixas de recolhimento dos livros em pontos estratégicos do saguão. Após o recolhimento do material doado, será feita a triagem, em que os livros serão separados e posteriormente levados a entidades. O projeto é em conjunto com o IFSUL campus Pelotas e futuramente queremos ampliar as parcerias com o PPGCamb.
Convite para Banca de Qualificação
Em nome Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel, convidamos a todos para a Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado da estudante Tatiana Nunes Diesel, matrícula 17104852 intitulado “Gestão dos Resíduos Sólidos em uma Universidade Multi Campi: Estudo de Caso da Universidade Federal De Pelotas”, realizado sob orientação da Profª. Gizele Ingrid Gadotti , que acontecerá no dia 22 de junho de 2018 às 14h na sala 306 da Cotada.
Composição da Banca:
Profa. Dra. Gizele Ingrid Gadotti – orientadora – CEng UFPel
Titulares:
Profa. Dra. Rubia Flores – coorientadora – CEng UFPel
Profa. Dra. Luciara Correa – CEng UFPel
Profa. Dra. Dione Iara Silveira Kitzmann – Instituto de Oceanografia / FURG
Seminário de Ciência Ambiental
O aluno Rafael Priebe Griep apresentou hoje(11 de junho)no prédio da Cotada, no Centro de Engenharias o projeto de dissertação: Avaliação do impacto ambiental causado pelas emissões de ruídos acústicos antropogênicos no centro da cidade de Pelotas-RS, Brasil sob a orientação da Profª. Drª. Gizele Ingrid Gadotti.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduaçã0 em Ciências Ambientais
Aconteceu no dia 05 de abril de 2018 às 14h na sala 403 da Cotada a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, ministrada pelo coordenador do Programa, Prof. Robson Andreazza, que deu as boas-vindas aos alunos e explicou sobre o funcionamento do curso. A aula contou com a presença da Profª. Isabela Andrade, diretora do CENG.
Informações Importantes: Atenção!
Início da disciplina de Seminário de Ciência Ambiental
Dia 09/04/18
Sala 403 Cotada Hora: 14h
Início da disciplina de Pesquisa Orientada
Dia 11/04/18
Sala 403 Cotada Hora: 14h
Início da disciplina de Biotecnologias Aplicadas a Biorremediação
Dia 12/04/18
Sala 403 Cotada Hora: 14h
Início da disciplina de Planejamento e Gestão Ambiental
Dia 12/04/18
Sala 800 Cotada Hora: 14h
Informações referente à Matrícula 2018-1:alunos regulares e especiais ingresso 2018-1
disicplinas e horários 2018-1certo
informações importantes 2018-1
Salas 2018-1