Início do conteúdo
    Notícias
  • Eleições coordenação Colegiados de Cursos de Graduação Ciências Biológicas licenciatura e Bacharelado

    A COE que coordena o processo das Eleições à coordenação dos Colegiados de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado encaminha para confirmação dos eleitores a listagem nominal por categorias Docentes, TAEs e Discentes e solicita que verifiquem as mesmas. Em caso de discrepância de dados ou algum outro erro nas listas solicita-se que seja encaminhado e-mail para o Colegiado de Curso (colegiadodabiologia@gmail.com) com o assunto “Eleições Coordenação Ciências Biológicas retificação listagem” obedecendo o calendário apresentado no Edital  (até 04/11/2022) solicitando as devidas correções/inclusões.  A COE também divulga o convite para a comunidade acadêmica para participarem da reunião online com a Chapa inscrita no certame composta pelas docentes_Beatriz Rocha e Vera Bobrowski que acontecerá no dia 07 de novembro de 2022 às 12 horas no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/vir-w63-svb-rdz . Convidamos a comunidade à participar do processo prestigiando os colegas nele envolvidos.

  • Eleições para Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Curso de Graduação em Ciências Biológicas

    A Comissão Organizadora das Eleições (COE) encarregada do processo eleitoral para a  Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura informa que estão abertas as inscrições aos docentes interessados em participar do certame. Para tanto torna público o Edital com as informações e respectivos prazos. Aproveita a oportunidade para conclamar a participação da comunidade no pleito valorizando a Coordenação e Coordenação Adjunta dos Colegiados de Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura. Participe. Pela COE

     Prof. Dra. Virgínia Mello Alves (Presidente)

                                                                Prof. Dra. Joseane Jimenez Rojas

                                                                Prof. Dr. Sebastian Felipe Sendoya Echeverry

                                                                TAE Daniele de Medeiros Cunha

                                                                Acadêmica Vivian de Souza Centeno

    PORTARIA Nº 65, DE 18 DE OUTUBRO DE 2022

  • Instituto de Biologia passa a integrar pesquisas sobre o legado botânico da família Assis Brasil

                A família Assis Brasil e o Castelo de Pedras Altas, onde viveram, têm um papel fundamental na história da política e da agropecuária no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. Joaquim Francisco de Assis Brasil e sua família deram início à construção do Castelo em 1908 e a obra foi finalizada em 1913. Desde então o local foi palco para a introdução de diversas espécies de plantas, utilizadas para o cultivo alimentício ou colecionadas em um arboreto ao redor da construção. O local foi também palco para importantes decisões políticas e para deliberações sobre a democracia brasileira.
                    O projeto integra as ações sobre catalogação, conservação e restauro do acervo do Castelo de Pedras Altas, coordenadas pelas Profas. Andréa Bachettini e Noris Leal, do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. O estudo botânico é conduzido pelo discente do curso de Ciências Biológicas, João Castor, sob orientação do Prof. João Iganci, do Departamento de Botânica. A pesquisa trata de um levantamento histórico sobre as espécies de plantas que foram introduzidas para cultivo no Brasil, junto ao Castelo de Pedras Altas. Desta forma, referenciais históricos baseados nos diários pessoais dos membros da família e um inventário sobre a flora ainda presente na propriedade estão sendo realizados. O projeto tem como objetivo resgatar o legado botânico da família Assis Brasil, destacando o pioneirismo na introdução de espécies para cultivo no Brasil, e produzir um catálogo ilustrado sobre a flora do Castelo de Pedras Altas, contemplando fatos históricos e curiosidades sobre as espécies cultivadas na propriedade.
  • Exposição Anatômica: um passeio pelo corpo humano

                O Departamento de Morfologia (DM), do Instituto de Biologia (IB)  da Universidade Federal de Pelotas(UFPEL), promove entre os dias 17 e 21 de outubro, entre as 13h e às 18h, o evento  “Exposição Anatômica: um passeio pelo corpo humano”, o evento acontece nas dependências do Departamento de Morfologia junto ao Campus da Faculdade de Medicina (Avenida Duque de Caxias, 250 Prédio da Morfologia – andar térreo).
    A exposição anatômica consiste em uma apresentação temporária da história deste segmento das ciências da vida. Na exposição é disponibilizado um tour guiado pela parte de Anatomia Humana do Departamento, com auxílio de estudantes e professores da área da saúde, apresentando o conteúdo e espaço preparado para a comunidade exclusivamente para esses dias. O objetivo do evento é aproximar a população em geral e a comunidade acadêmica e, com isso, desmistificar questões relacionadas à natureza humana, além de auxiliar na compreensão por parte da comunidade escolar sobre a formação dos cursos da área da saúde na UFPEL. O evento ainda conta com a divulgação do Programa de Doação Voluntária de Corpos, buscando esclarecer e divulgar a importância da doação voluntária de corpos para estudo da Anatomia Humana.
    O público alvo compreende estudantes do ensino médio da rede pública e privada da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. As visitas, que acontecem em grupo ou de forma individual, acontecem sob agendamento.


    Mais informações podem ser obtidas também pela página no Instagram:https://instagram.com/exposicaoanatomica.ufpel?igshid=YmMyMTA2M2Y=

  • Feliz dia do professor

    Reflexões comuns sobre ser professor encontradas na  web:

    • é aprender para ensinar;
    • é ser dedicação,
    • ter paciência e persistência;
    • é ser mestre,
    • é saber cativar e inspirar;
    • é educar;
    • é moldar as mentes do futuro;
    • é saber que o gosto pela aprendizagem é a inspiração que o mundo precisa para evoluir;
    • é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno se sentir feliz pelo que aprendeu e pelo que ele lhe ensinou;
    •  consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula, que mesmo ocorrendo todos os dias, é sempre única e original;
    • é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender;
    •  é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva
      uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado;
    • é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”;
    • é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés;
    • é quem procura sempre soluções para problemas dos seus alunos e se empenha sem distrações nos momentos mais oportunos;
    • é quem vai esculpindo com  dedicação, paciência e sabedoria as mentes das mulheres e dos homens do amanhã, consciente que pelas suas mãos passa o futuro do país, e com elas ajuda a moldar os cidadãos que tomarão conta desse futuro;
    • é trabalhar com muita muita responsabilidade, conscientes que os alunos confiam na nossa honestidade e irrepreensível juízo;
    • é quem se entrega a tão distinto e honrado ofício, se cultivando para depois cultivar nos outros;
    • é quem compartilha todo o seu conhecimento com os outros;
    • … é muito mais do que se possa descrever, pois atua na construção do conhecimento e sua difusão, fazendo multiplicadores do seu saber. Portanto é ser alguém que merece toda a admiração, confiança e respeito da sociedade a quem dedica seu ofício.

                A Direção do Instituto de Biologia agradece a todos docentes da Unidade e àqueles que estão na sua jornada de tornarem-se professores acreditando nessa profissão e no seu papel social, independentes dos percalços da jornada e do descrédito de alguns que antes de “serem” ou “estarem” em diferentes “status” e posições sociais foram nossos alunos. Que o dia de hoje sirva para as devidas comemorações e reflexões sobre nosso ofício, sobretudo, para entendermos por que alguns daqueles que ensinamos, desde a alfabetização, acabam por desmerecer nosso ofício.

  • Cursos de Ciências Biológicas na VI Mostra de Cursos UFPEL

    Está ocorrendo na data de hoje (28/09/2022)  no prédio da Antiga AABB, Rua Alberto Rosa, 580, Centro, no formato presencial das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 a VI Mostra de Cursos UFPEL. Os Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura através de articulação da sua Coordenadora, professora Fernanda Hernandes Figueira, com a comunidade estão representados no evento. Na programação no estande na unidade para hoje temos previsto: Manhã (8h às 13h): Propagação in vitro de plantas: do frasco à marte (Prof. Valmor João Bianchi e Prof. Eugenia Jacira Bolacel Braga), Zoologia (Prof Marco Silva Gottschalk) e Tarde (13h às 18h): Vegetando (Prof. Gustavo Maia Souza), Liga Academica de Neurociencias-LANeuro (Prof. Adriana Lourenço da Silva), CuriosaMente (Prof. Adriana Lourenço da Silva). Além dos ´professores encarregados das atividades e da coordenação dos Cursos de Ciências Biológicas também colaboram alunos da unidade. Parabéns a todos pela divulgação de suas atividades, dos cursos de graduação e da própria Unidade.

  • XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e I Congresso Ibero Latinoamericano de Biologia Vegetal

                 Docentes e discentes do Programa de pós-graduação em Fisiologia vegetal (PPGFV/UFPel) juntamente com a Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal estiveram à frente da organização do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e I Congresso Ibero Latinoamericano de Biologia Vegetal realizado de 6 a 9 de setembro no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre – RS. O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 22 estados e o distrito federal, além de contar com palestrantes, pesquisadores, expositores e participantes de mais de 5 países.

                   Da UFPel estiveram presentes, vários alunos de graduação (Curso de Ciências Biológicas, Agronomia e Biotecnologia), os alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia vegetal, além dos professores, Gustavo Maia Souza (Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Eugenia Jacira Bolacel Braga (Vice-presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal), Valmor João Bianchi, Marcos Antonio Baccarin, Luciano do Amarante e Sidnei Deuner.

                    Dentre os momentos que chamaram a atenção, não só dos Congressistas como das empresas que estiveram patrocinando o evento, foi a realização do V Fórum de Fisiologia Vegetal, no qual ocorreu uma importante discussão sobre “A contribuição das mulheres para a ciência, bem como os desafios de gênero”. A participação das mulheres representou 54% dos inscritos, 38% dos palestrantes e uma nova diretoria da SBFV foi eleita com 50% de mulheres nos cargos principais.  O fórum sobre equidade de gênero reverberou fortemente em toda a comunidade, levantando pontos e ações que serão estudadas por uma inédita comissão da SBFV dedicada a esse assunto. Outro momento marcante foi a FISIOPOP- Mostra Científica Interativa, que buscou incentivar a popularização da ciência, através da promoção da interação entre estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre e acadêmicos de graduação e pós-graduação, com congressistas e cientistas de todo o mundo, que estavam presentes no Congresso. O PPGFV/UFPel participou ativamente da FisioPOP em um total de 20 propostas selecionadas, 8 eram de alunos do Programa.

                 No total, o evento contou com 289 trabalhos científicos apresentados na modalidade pôster. Entre estes, cerca de 25 trabalhos foram enviados pelos alunos do PPGFV. Além disso, o trabalho da pós-doutoranda, Simone Ribeiro Lucho e da doutoranda Ludmilla Bezerra de Almeida PPGFV, ficaram entre os 12 destaques, sendo que este último, orientado pelo Prof. Gustavo Maia, foi selecionado entre os três melhores trabalhos do Congresso.

  • Primavera dos Museus – MCR

                      O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter do Instituto de Biologia participará da Primavera dos Museus da UFPEL. A administração do Museu convida a toda comunidade para prestigiar a sua programação que será:

                   * Dias 22 e 23/09/2022 das 13h às 17h VISITA MEDIADA – Serão realizadas visitas mediadas no acervo entomológico pela equipe integrante do Museu para evidenciar a transformação e libertação realizada pelos insetos durante sua metamorfose, na primavera.
                     * Dia: 24/09/2022 – das 14 as 16 horas: apresentação e divulgação dos projetos de extensão do IB, e das 16h às 17h APRESENTAÇÃO – Apresentação do Coral da UFPel para encerramento do evento, incluindo a temática da semana da primavera com o espetáculo “Fim da Tempestade, o Sol Nascerá”. Neste dia será utilizado o espaço externo em frente ao Museu, caso chova as atividades serão realizadas dentro do próprio Museu.
    MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS CARLOS RITTERPRAÇA CORONEL PEDRO OSÓRIO, 01 – CENTRO HISTÓRICOe-mail: museucarlosritter@gmail.com – Tel: (53) 3284-4324
  • Encerramento do Curso Práticas Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado

    Hoje ocorreu a cerimônia de encerramento do Curso Práticas Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado com a presença da Coordenadora Geral dos Cursos de AEE do Instituto de Biologia professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, do Diretor do Instituto de Biologia professor Luiz Fernando Minello, da pesquisadora da equipe Verônica Porto Gayer, da palestrante Aline Herbstrith Batista e do apoio TILs Daiana San Martins GoulartVanessa Pinto da Silva Peres Maximira Rockemback da Porciuncula e Fábio Cóssio.  A cerimônia foi aberta pela professora Rita que deu as boas-vindas a todos e passou a palavra ao Diretor do Instituto de Biologia que manifestou sua alegria pelo término de mais um curso em AEE oferecido pela Unidade, falou da importância dessa formação e da necessidade de sua continuidade, dentre outros aspectos. Na sequência a professora Rita falou sobre a necessidade de associação da teoria com a prática, pois a prática pela prática pode caracterizar ativismo, do que é a inclusão e das suas diferentes faces e aspectos e da importância de realizar a inclusão das diferenças na igualdade respeitando suas desigualdades. Prosseguindo a pesquisadora Verônica discorreu sobre o curso, da sua atuação na inclusão e sobretudo da necessidade de empatia. Depois a palestrante Aline, doutoranda em educação, falou sobre sua experiência como mãe do Martin, um menino com TEA. A palestra, na verdade um diálogo entre a Aline a mediadora Verônica, abordou as vivências diárias dessa mãe, suas perspectivas, anseios e todo o contexto envolvido na inclusão dessa criança. A abordagem foi realizada desde as primeiras observações que chamaram a atenção no desenvolvimento do Martin, o diagnóstico, o choque inicial, as primeiras indicações do profissional até passar a conviver com essa realidade e com o espectro de emoções, ações e vivências que a acompanham, contextualizando com sua atualidade. Ressaltou que com o amadurecimento das suas experiências que a busca inicial no google de informações revelou-se não ter sido uma boa fonte. Nesse contexto os diálogos ocorreram até o final das falas sendo apresentados vídeos do Martin. Novamente a Direção parabeniza o grupo de AEE por mais esse êxito na oferta de seus cursos.

Translate »