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  • Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter completa um ano na nova sede

                            No dia 13 de maio de 2020 o Museu Carlos Ritter comemorou um ano desde a mudança para a nova sede, no Casarão 1, junto a Praça Cel. Pedro Osório, no centro histórico de Pelotas. Desde a mudança de sede, sob coordenação do Prof. João Iganci, do Departamento de Botânica, o Museu teve uma série de novidades e é possível perceber muitas mudanças positivas tanto de organização geral do acervo, exibições e mesmo em relação ao público. Desde a concepção inicial esta mudança não representava apenas uma mudança física de endereço, mas sim uma mudança de conceitos, buscando uma modernização da coleção, sobretudo da forma de exibição do acervo ao público visitante. Um museu de ciências naturais tem um papel fundamental de aproximação da academia com a comunidade em geral, que tanto carece de informação acessível de qualidade. O museu é uma ponte capaz de ligar o conhecimento científico produzido na Universidade à comunidade, através da promoção do conhecimento científico e da sensibilização do público para questões importantes, como a preservação do meio ambiente, tema de extrema importância atualmente.
                       A preparação para a mudança para a nova sede teve início em dezembro de 2018, com os estudos e execução da embalagem e transporte do acervo. Para isso, o museu teve um grande esforço de trabalho, contando principalmente com a colaboração dos servidores Carolina Silveira Régis e Mauro Mascarenhas, e dos monitores que atuaram fortemente neste processo. Junto com a mudança, o Museu estabeleceu uma colaboração que tem sido muito importante para a elaboração das exposições. A Profa. Nádia Leschko, da faculdade de Design e da incubadora Suldesign Estúdio, passou a integrar a equipe de trabalho, colaborando para a execução das ideias de remodelação da exibição permanente do novo Museu Carlos Ritter e, posteriormente, de algumas das exposições temporárias. Da mesma forma, o Prof. Roberto Heiden, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e chefe do Museu do Doce, colaborou para a elaboração do Diorama sobre o Bioma Pampa, que se tornou uma das principais atrações do Museu em sua nova sede. Ao mesmo tempo, diversos estudos sobre a conservação do acervo e para a elaboração de novas peças para o acervo do museu vêm sendo desenvolvidos sob a coordenação do  técnico Mauro Mascarenhas, agora acadêmico do curso de Conservação da UFPel. Diversos outros projetos de professores da UFPel colaboram para que o Museu Carlos Ritter tenha cada vez maior impacto nas atividades locais. Dentre estes, podem ser destacados os projetos de extensão do Prof. Giovanni Nachtigall Mauricio, do Centro de Integração do Mercosul, com ênfase no Pontal da Barra do Laranjal, e da Profa. Noris Leal, do Instituto de Ciências Humanas, sobre documentação do acervo do Museu. Estes são apenas dois dos inúmeros projetos vinculados ao Museu que vêm sendo desenvolvidos  no Museu Carlos Ritter. Também deve ser destacada a grande procura por estudantes da UFPel, principalmente dos cursos de Ciências Biológicas, Museologia, Conservação e Restauração de Bens Culturais Imóveis, Hisória, Arquitetura dentre outros, que desenvolvem projetos relacionados ao Museu e que atuam como monitores, a maioria voluntários, recebendo os visitantes do Museu.
                      Desde a mudança para a nova sede, o Museu teve um grande aumento no número de visitantes. Ainda não é possível comparar o número total de visitantes com anos anteriores, já que o Museu esteve fechado para a mudança entre dezembro de 2018 e maio de 2019 e agora, mais uma vez por conta da quarentena da COVIDI19. Entretanto, em 2019 o Museu já havia atingido um público semelhante à visitação anual de anos anteriores. O principal público do Museu permanece sendo de estudantes e professores de escolas públicas de Pelotas e região, entretanto houve um grande aumento de visitantes provenientes de escolas particulares e, principalmente, de visitantes individuais, nacionais e estrangeiros, que encontram no Museu mais uma atração turística na cidade e Pelotas. Isto se reflete nas redes sociais, nas referências ao Museu na web e mesmo no retorno que os visitantes trazem aos monitores e funcionários do Museu, ao manifestar grande satisfação ao visitar o Museu, tanto pelas exibições quanto pelas visitas guidas e atenção por parte dos monitores. Os dioramas são uma peça chave em museus de ciências naturais pela representação de ambientes e de animais em seu habitat natural. 
                         O Museu reinaugurou na nova sede com três exposições. O Diorama sobre o Bioma Pampa foi montado na entrada principal do Museu e retrata uma paisagem  típica do Pampa com animais comumente encontrados na região. O diorama chama muito a atenção dos visitantes é uma forma de tratar de diferentes assuntos, sobretudo sobre a importância de preservar os ambientes naturais e preservar as espécies silvestres, e sobre os serviços ambientais que o Pampa nos oferece. A segunda exposição trata do principal acervo do Museu, a coleção de aves, em sua maioria taxidermizadas por Carlos Ritter e que deram origem ao Museu 50 anos atrás, a partir da doação do acervo para a UFPel.  Em colaboração com o Prof. Giovanni, foram realizados estudos recentes sobre a evolução das aves e identificadas as espécies de aves presentes no acervo que contemplavam a grande diversidade evolutiva neste grupo de animais. O desenho ao fundo do painel é baseado em uma fotografia de um ambiente natural do Pontal da Barra do Laranja, uma área riquíssima do Bioma Pampa dentro do município de Pelotas. Quem observar com atenção, verá a silhueta de plantas nativas da nossa região, como o jerivá, e também da própria cidade de Pelotas, ao fundo. As aves foram fixadas na parede, sobre este painel de fundo, e estão dispostas de forma a representar o parentesco evolutivo entre as diferentes espécies. Esta disposição traz também inúmeras possibilidades de abordagens de temas científicos, sejam relacionados à evolução, às características ecológicas apresentadas pelas espécies e sobre a conservação da fauna nativa. É importante destacar que para todas estas novas exibições o Museu contou com a colaboração de inúmeras pessoas que trabalham na UFPel, sobretudo o setor de marcenaria e outras estruturas ligadas à PROPLAN e à PREC, com servidores que trabalharam de forma incansável para que tudo estivesse pronto em tempo da reinauguração.
                Além de ocupar uma localização central no coração do centro histórico da cidade de Pelotas, o Museu ganhou muito com a proximidade do Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo e do Museu do Doce, bem como do Mercado Central, da Biblioteca Pública e demais prédios históricos que atraem turistas à nossa cidade. Os três museus têm uma ligação muito forte, que é promovida principalmente pela Rede de Museus da UFPel, que busca integrar os museus em campanhas culturais sobretudo em datas comemorativas locais e nacionais e promove atividades em busca da integração dos museus com a comunidade local. A Rede de Museus tem também um papel muito importante na busca por programas de acessibilidade nos três museus e também em ações para ampliar a segurança dos acervos, junto ao Núcleo de Segurança da UFPel. A proximidade entre os três museus promove a visitação integrada, sendo muito comum que o público visite no mesmo dia as exposições nos diferentes museus. Isso acontece tanto quando são levados em consideração visitantes individuais, que relatam a visita nos outros museus, quando também em relação aos visitantes em grupos, sejam de escolas ou outras entidades que agendam visitas nos três museus para aproveitar a visita ao centro histórico da cidade e o transporte. Sem dúvidas existem ainda infinitas possibilidades de integração e intercâmbio entre os três museus e é nosso papel fomentar isto.
                  No dia 21 de maio o Museu e a Universidade Federal de Pelotas comemoram 50 anos de fundação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. É uma data muito importante para Pelotas, que já vinha sendo pensada desde que a direção atual assumiu a coordenação do Museu. A quarentena pegou à todos de surpresa e infelizmente impede que atividades presencias sejam desenvolvidas. Poucos dias antes de iniciar a quarentena, o Museu inaugurou uma exposição muito importante para a história da Instituição. Esta exposição já fazia parte das comemorações do aniversário do Museu. É uma exposição sobre a Cervejaria C.Ritter & Irmão, de propriedade de Carlos Ritter, na cidade de Pelotas. A exposição tem curadoria do Prof. João Iganci, chefe do Museu, e da Profa. Nádia Leschko e retrata diferentes aspectos da cervejaria e sua relação direta com o Museu. O principal destaque da exposição é para o mosaico elaborado por Carlos Ritter, composto por insetos e que representa a fachada da cervejaria. O mosaico estava guardado na reserva técnica do Museu enquanto passava por um trabalho muito cuidadoso de conservação preventiva, realizado pelo técnico Mauro Mascarenhas, para que pudesse retornar à exibição. A exposição contou ainda com um trabalho de pesquisa sobre os rótulos antigos das cervejas produzidas pela C.Ritter & Irmão, tema de interesse de pesquisa da Profa. Nádia. Durante o resgate destes rótulos, foram encontradas duas pedras litográficas originais, com as inscrições utilizadas para imprimir os rótulos da cervejaria. Estas pedras fazem parte do acervo do Museu da Bibliotheca Pública Pelotense e foram gentilmente emprestados para compôr a exposição. Além da Biblioteca Pública Pelotense, diversos outros colaboradores contribuíram com o empréstimos de itens para a elaboração da exposição. Além da história da cervejaria, a exposição tem um lado científico biológico, ao retratar os processos envolvidos na fabricação da cerveja. Busca representar cada uma das etapas, ilustrando as plantas utilizadas como insumos para fabricar a cerveja, assim como a levedura e o processo de fermentação. Recentemente, renovando uma parceria do Museu com o DNIT de longa data, o Museu pretende lançar um tour virtual para que o público possa visitar a exposição de casa. Assim, esperamos suprir em parte a impossibilidade de visitas físicas ao Museu durante a quarentena e reaproximar o Museu de seu público. Outras atividades estão sendo programadas, como algumas palestras sobre temas gerais relacionado às ciências e relevantes para a comunidade, bem como sobre a história do Museu e de Carlos Ritter. Na terça-feira, dia 19, às 19h, será lançado um selo comemorativo aos cinquenta anos do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e na quinta-feira, dia 21, também às 19h, haverá um sarau de aniversário, com o Prof. João Iganci e o Prof. Leandro Maia, do Conservatório de Música, como convidados do Programa Pinheiro Nativo, que vai ao ar ao vivo pelo canal no Youtube e na página do Facebook do Museu.
    Prof. Dr. João R.V. Iganci
  • Contatos do IB durante a suspensão das atividades

    Considerando as ponderações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, as atividades administrativas do Instituto de Biologia serão realizadas de forma não presencial pelo período de três semanas desde o dia 16 de março de 2020.

    Solicitações, dúvidas devem ser encaminhadas para o setor específico do Instituto, conforme contatos abaixo:

    Direção:  institutodebiologia@hotmail.com 

    Departamentos:

    Botânica: botanica.ufpel@gmail.com 

    Morfologia: dmib_ufpel@hotmail.com

    Microbiologia e Parasitologia: demp.ib.ufpel@gmail.com

    Fisiologia e Farmacologia: dfisiologiafarmacologia@gmail.com

    Ecologia, Zoologia e Genética: ibdezg@hotmail.com

    Órgãos Suplementares:

    Núcleo de Reabilitação a Fauna Silvestre: nurfs.ufpel@gmail.com

    Museus de Ciências Naturais Carlos Ritter: museucarlosritter@gmail.com

    Secretarias de Cursos:

    Colegiados de Cursos de Graduação Ciências Biológicas: colegiadodabiologia@gmail.com

    Programas de Pós-graduação:  

    Entomologia:  ppgento@ufpel.edu.br, ppgentomologiaufpel@gmail.com

    Biologia Animal: ppgbioanimal@gmail.com

    Fisiologia Vegetal: ppgfv.ufpel@gmail.com

    Parasitologia: parasitologia@ufpel.edu.br

    Especialização em Educação Ambiental: https://wp.ufpel.edu.br/educambiental/contato/ 

    Se precisarem de atendimento presencial, favor marcar por e-mail institutodebiologia@hotmail.com 

    Em função de problemas que estão em fase de resolução, os serviços de atendimento via telefonia estão fragilizados. Tão logo tenhamos soluções ás dificuldades encontradas forneceremos informações complementares.

  • ATENÇÃO!! SEMANA NACIONAL DO CÉREBRO EM PELOTAS É CANCELADA TEMPORARIAMENTE!

    A Universidade Federal de Pelotas, decidiu suspender as atividades acadêmicas pelo período mínimo de 3 semanas a partir do dia 16 de março de 2020. A medida adotada faz parte de uma estratégia que está sendo elaborada pela UFPEL com o intuito de minimizar a disseminação das potenciais contaminações pelo Coronavírus.

    ATENÇÃO, o cancelamento é TEMPORÁRIO! As atividades serão reagendadas! Fiquem atentos e acompanhe as notas publicadas aqui na página do IB, na página do Facebook (https://www.facebook.com/events/801660883658947/) e no site da UFPEL.

  • II Semana Nacional do Cérebro em Pelotas

    O projeto de Extensão CuriosaMente com a colaboração da Liga Acadêmica de Neurociência (LANEuro-UFPel) e do Laboratório de Neuromodulação Celular (NeuroCell) realizará entre os dias 16-18 de março, das 18-21 horas, a II Semana do Cérebro em Pelotas. Este evento está relacionado à Semana Nacional do Cérebro, sendo promovido no Brasil pela SBNeC, e mundialmente pela Dana Alliance for Brain Initiatives. “Brain Awareness Week (BAW 2020)” trata-se de uma campanha global para sensibilizar o público quanto à importância da pesquisa e educação em neurociências. No Brasil este evento é denominado “Semana Nacional do Cérebro” ocorrendo desde 2012, e desde então, tem-se consolidando como uma atividade de grande repercussão nacional. Na cidade de Pelotas, tivemos a primeira edição em 2016, que contou com a participação intensa da comunidade escolar principalmente das escolas municipais. Este ano ampliaremos as atividades para a população em geral.
    O evento está publicado no site abaixo:
    https://www.facebook.com/events/801660883658947/.
    O evento é gratuito, não haverá inscrição prévia, mas os lugares são limitados.

    Segue a programação em anexo:
    Nesta edição serão abordados os temas:
    16/03 as 18h – As Contribuições da Neurociências para um Processo educacional inclusivo mais eficaz – Palestrante: Acadêmico Cleisson Schossler Garcia
    16/03 as 19h – GamePad: Exergames para motivação da Saúde de pessoas com Deficiências – Palestrante: Prof.Cesar Augusto Otero Vaghetti
    17/03 as 18h – Importância do sono para aprendizagem e memória – Pediatra Luciana Argondizzo
    17/03 as 19h – Cérebro, Yoga e Meditação – Profa Bianca Gomes
    18/03 as 18h – Neurociência: Emoção e Motivação – Prof. Francisco Romero Cabral
    Local: Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter- Instituto de Biologia, Praça Coronel Pedro Osório,1.
    Coordenação do Evento:
    Adriana Lourenço da Silva, Izabel Custódio, Mariangela Heppe Lopes (IB-UFPel)  e Giovana Duzzo Gamaro (CCQFA-UFPel)

    Promoção: Projetos de Extensão “CuriosaMente”, LabNeuro, Neurocell- UFPel; SBNEC, Dana Alliance for Brain Initiatives.

  • 32ª FECAR

    A Equipe da 26ª Região Tradicionalista/Pelotas  divulga a realização da 32ª FECAR – Feira Campeira do RS que será realizada  na cidade de Pelotas envolvendo mais de 30 mil pessoas de todo Estado do RS.

  • Nova expoisição do Museu Carlos Ritter – Além do Naturalista: o Legado de Carlos Ritter para a Indústria Cervejeira

    O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Órgão Suplementar do Instituto de Biologia inaugura na próxima sexta-feira, dia 13/03/2020, às 18h00min, a exposição Além do Naturalista: o Legado de Carlos Ritter para a Indústria Cervejeira, que pretende destacar os feitos de Carlos Ritter em outro viés. Convidamos a comunidade de Pelotas e região e, em especial, do Instituto para prestigiar o evento e visitar a exposição. Parabéns ao professor João Iganci (Chefe do MCR) e sua equipe por mais esse brilhante trabalho. Veja divulgação na imprensa.

    Prédio da nova sede do Museu Carlos Ritter

     

  • Volta as aulas 2020/1

    O ano letivo começa nessa segunda-feira (09/03/2020) e os docentes e TAEs  prepararam seus planos de ensino, horários, salas, laboratórios, entre outras ações para uma excelente recepção aos novos e antigos acadêmicos atendidos pelo Instituto de Biologia. Assim que desejamos que os calouros sejam integrados, acolhidos os que retornam e que possamos viver no melhor ambiente de convívio. A Direção, os Colegiados de Cursos (Graduação e Pós-Graduação), as Secretarias dos Departamentos, os Órgãos Suplementares (NURFS-CETAS, Herbário Pel, Horto Botânico e Museu Carlos Ritter) estão preparados para servir de suporte ao Ensino de qualidade e a formação dos futuros profissionais dos diferentes Cursos atendidos pelo IB. Desejamos boas vindas a todos e,  em especial aos alunos dos Cursos de Graduação  (Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado) e Programas de Pós-Graduação (Especialização em Educação Ambiental, Mestrado em Biologia Animal , Doutorados em Fisiologia Vegetal, Parasitologia  e Entomologia) da Unidade. Sejam todos bem-vindos e sucesso nesse primeiro semestre letivo de 2020!

  • I Encontro dos Professores do IB/UFPEL “Repensando a prática docente” II

    Ocorreu na manhã de hoje o segundo dia do Encontro de professores do Instituto de Biologia, organizado pelo GIP-Bio. A primeira palestra apresentou o tema “renovando práticas com metodologias ativas” com a profa. Msc Helena Kieling, que em seguida oportunizou uma oficina onde os professores puderam colocar em prática uma das estratégias sugeridas pela professora. Após, ocorreu a mesa redonda “A voz dos departamentos”, onde os chefes dos diferentes departamentos que compõe o instituto apresentaram, de forma geral, metodologias e estratégias de ensino desenvolvidas por seus professores, elencando facilidades, fragilidades e dificuldades. A partir desta mesa, abriram-se os debates, mediados pelo professor Gustavo Maia Souza, apresentando também o intuito de propor seguimento das atividades. Foi proposto pelo grupo que, antes de cada semestre, encontros como estes sejam realizados, onde os professores irão sugerir temáticas e trocas que sejam do interesse coletivo. Por fim, encerrando o evento, as professoras Eugenia Bolacel Braga e Vera Bobrowski agradeceram a presença e a participação dos colegas, reiterando os objetivos do GIP e suas possibilidades que buscam qualificar ainda mais a formação oportunizada nos cursos atendidos pelo Instituto.

  • I Encontro dos Professores do IB/UFPEL “Repensando a prática docente”

    Ocorreu nessa manhã o primeiro encontro dos professores do Instituto de Biologia com a temática “Repensando a prática docente. O evento foi organizado pelo Grupo de Interlocução Pedagógica do Instituto de Biologia (GIP/IB) sob coordenação das docentes Eugenia Jacira Bolacel Braga (DB) e Vera Lúcia Brobowski (DEZG) contando com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Direção do Instituto de Biologia (IB) e Coordenação do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura (CCGCB). O evento ocorreu na sala 05 do prédio do Departamento de Botânica (21) das 8h30min as 12h00min, sendo que, participaram do evento 38 docentes da Unidade. Palestraram a Pró-Reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio e a docente aposentada da FaE, professora Carla Rodrigues sob a mediação da professora Rita de Cassia Morem Cóssio Rodrigues. O professor Eduardo Ferreira das Neves Filho da Coordenação Pedagógica Universitária (CPU) onde está inserido o GIP também se fez presente.  Na abertura do evento o Diretor do Instituto – Luiz Fernando Minello – deu as boas vindas aos membros da Administração Central, do GIP, aos palestrantes e docentes participantes do evento. Na sequência as professora Eugênia, Vera e Rita fizeram uma apresentação do GIP e suas atribuições, dentre elas, a qualificação pedagógica para a redução da evasão e da retenção; dos resultados do questionário aplicado aos docentes da Unidade, onde a maioria das respostas apontaram a importância da formação pedagógica e, por, fim a apresentação das propostas e dos palestrantes. Na sequência palestrou a professora Maria de Fátima Cóssio abordando a temática”Identidade docente na Educação Superior“. Ao final de sua fala foi feito uma  parada para confraternização promovida pelas docentes organizadoras do evento. No retorno as atividades a professora Carla Rodrigues abordou a temática “Quando professores e alunos estão ligados uns nos outros”, perpassando pelas distintas gerações (IGen) e seus perfis (1946 a 64; 65 a 80; 81 – 96  e assim por diante), suas caracterizações e desafios para a aprendizagem conceituada no tripé Ciência, Filosofia e Arte. A palestrante abordou diferentes concepções epistemológicas e seus defensores, assim como seus desafios, encerrando sua fala com a música cujo refrão é “Somos o que podemos ser”. Após aconteceram os debates, arguições e interações entre palestrantes, mediadores e participantes do evento. As atividades do dia foram encerradas as 12 horas devendo ser continuadas na manhã do dia 06/03 onde estão previstas diversas atividades. Parabéns ao GIP/IB e aos colegas participantes do evento.

     

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