Início do conteúdo

Dois alunos do curso de Biologia são premiados no concurso de Ilustração Botânica do 1º Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil

Dois alunos do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas foram premiados com o segundo lugar e uma menção honrosa no concurso de Ilustração Botânica do I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil. Os estudantes Emanuel Scherdien da Rosa e João Augusto Castor Silva participam do Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de biologia, sob orientação do Prof. João Iganci (Departamento de Botânica), e receberam, respectivamente, o segundo lugar e uma menção honrosa na categoria “Ilustração em Preto e Branco”. O objetivo do concurso foi destacar as produções artísticas sobre espécies vegetais nativas do Brasil!

A ilustração de Emanuel, produzida em grafite, retrata uma das samambaias mais típicas da Região Sul do país, a Microgramma vacciniifolia, chamada popularmente de cipó-cabeludo, da família Polypodiaceae. Essa samambaia tem um importante papel nos ecossistemas da região, pois é uma das primeiras plantas epífitas a crescer sobre o tronco das árvores, o que cria um ambiente mais favorável para a germinação das sementes de outras epífitas, como as bromélias e orquídeas! A espécie possui um caule longo, bastante revestido por escamas e folhas de dois tipos diferentes (dimorfas). As folhas mais compridas são as responsáveis pela produção de esporos, enquanto as outras, mais curtas e arredondadas (maioria das folhas), servem para fazer fotossíntese.

Já a ilustração de João Augusto, produzida com nanquim e pontilhismo, retrata um incrível fungo da ordem Phallales, o Phallus indusiatus, conhecido popularmente como véu-de-noiva. O que mais chama a atenção nesse fungo é a linda estrutura em forma de rede que o cobre, chamada “indusium”. Acima dessa rede, temos o ápice do fungo, onde os seus esporos se misturam a uma massa viscosa de odor fétido. Esse odor chama a atenção das moscas, que vão até o fungo em busca de alimento, mas encontram só uma massa de esporos. Deixando o fungo, as moscas saem com o seu corpo coberto por esporos, que acabam sendo espalhados por todos os lugares por onde os insetos passarem. Assim, o peculiar modo de dispersão do P. indusiatus é concluído com sucesso!

O reconhecimento dado às ilustrações produzidas pelos alunos Emanuel Scherdien da Rosa e João Augusto Castor Silva é sem dúvidas um importante marco na formação acadêmica e um incentivo para novos alunos do curso, interessados na área de Ilustração Científica!

Veja mais em: (https://www.univates.br/noticia/30477-encontro-de-botanicos-do-sul-do-brasil-se-encerra-com-divulgacao-de-ilustracoes-e-fotografias-premiadas)

Publicado em 08/11/2021, na categoria Sem categoria.
Translate »