Dois alunos do curso de Biologia são premiados no concurso de Ilustração Botânica do 1º Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil

Dois alunos do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas foram premiados com o segundo lugar e uma menção honrosa no concurso de Ilustração Botânica do I Encontro de Botânicos da Região Sul do Brasil. Os estudantes Emanuel Scherdien da Rosa e João Augusto Castor Silva participam do Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de biologia, sob orientação do Prof. João Iganci (Departamento de Botânica), e receberam, respectivamente, o segundo lugar e uma menção honrosa na categoria “Ilustração em Preto e Branco”. O objetivo do concurso foi destacar as produções artísticas sobre espécies vegetais nativas do Brasil!

A ilustração de Emanuel, produzida em grafite, retrata uma das samambaias mais típicas da Região Sul do país, a Microgramma vacciniifolia, chamada popularmente de cipó-cabeludo, da família Polypodiaceae. Essa samambaia tem um importante papel nos ecossistemas da região, pois é uma das primeiras plantas epífitas a crescer sobre o tronco das árvores, o que cria um ambiente mais favorável para a germinação das sementes de outras epífitas, como as bromélias e orquídeas! A espécie possui um caule longo, bastante revestido por escamas e folhas de dois tipos diferentes (dimorfas). As folhas mais compridas são as responsáveis pela produção de esporos, enquanto as outras, mais curtas e arredondadas (maioria das folhas), servem para fazer fotossíntese.

Já a ilustração de João Augusto, produzida com nanquim e pontilhismo, retrata um incrível fungo da ordem Phallales, o Phallus indusiatus, conhecido popularmente como véu-de-noiva. O que mais chama a atenção nesse fungo é a linda estrutura em forma de rede que o cobre, chamada “indusium”. Acima dessa rede, temos o ápice do fungo, onde os seus esporos se misturam a uma massa viscosa de odor fétido. Esse odor chama a atenção das moscas, que vão até o fungo em busca de alimento, mas encontram só uma massa de esporos. Deixando o fungo, as moscas saem com o seu corpo coberto por esporos, que acabam sendo espalhados por todos os lugares por onde os insetos passarem. Assim, o peculiar modo de dispersão do P. indusiatus é concluído com sucesso!

O reconhecimento dado às ilustrações produzidas pelos alunos Emanuel Scherdien da Rosa e João Augusto Castor Silva é sem dúvidas um importante marco na formação acadêmica e um incentivo para novos alunos do curso, interessados na área de Ilustração Científica!

Veja mais em: (https://www.univates.br/noticia/30477-encontro-de-botanicos-do-sul-do-brasil-se-encerra-com-divulgacao-de-ilustracoes-e-fotografias-premiadas)

Publicado em 08/11/2021, na categoria Sem categoria.
Translate »