Início do conteúdo
    Notícias
  • Eleições Chefia e Subchefia do Museu Carlos Ritter

    A Comissão encarregada pela execução das eleições para a Chefia e Subchefia do Museu Carlos Ritter encaminha  o convite geral com as informações básicas da consulta, assim como, os links abaixo para os demais documentos que já estão na pagina do Museu:
  • EDITAL 010/2020 PRE/IB/AEE

    A Pró-Reitora de Ensino e o Diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas,
    tornam público o edital para contratação de Secretário, Programador, Técnico em AVA, Design digital e educacional, em caráter temporário, a fim de que participem dos Projetos “Atendimento Educacional Especializado – DI”, “Atendimento Educacional Especializado – DV” e “Atendimento Educacional Especializado- TEA”, “Extensão em Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia” e “Especialização em Atendimento Educacional Especializado”,  stabelecidos através dos TEDs 9759, 9762, 9760, 9763 e 9761.

    Clique para acessar o FICHA-DE-INSCRICAO-EDITAL-010-2020.pdf

     

    Clique para acessar o EDITAL-0102020-PREIBAEE.pdf

  • Projeto GAMA abre inscrições para as próximas turmas de revisão em matemática

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para duas turmas, sendo uma para o módulo de Matemática Básica e uma para o módulo de Funções.

    Estão sendo disponibilizadas, nesta oferta, 100 vagas para cada turma, na modalidade virtual.

    Maiores informações e inscrições para as turmas estão disponíveis na página do GAMA:

    O projeto GAMA convida todos(as) os interessados (as) a se inscreverem o canal do projeto no YOUTUBE, onde foram disponibilizadas mais de 150 videoaulas versando sobre conteúdos de Matemática Básica, Funções, Trigonometria, Exponenciais e Logaritmos, Limites, Derivadas e Integrais.

    https://www.youtube.com/channel/UCB3NUeew6Ji_k39-_GDA3iQ/playlists

    Cícero Nachtigall

    Coordenação do Projeto GAMA – Grupo de Apoio em Matemática
  • Ciência & Sabor – Cogumelos.

    Ciência & Sabor – Cogumelos é um evento com  uma ação de extensão vinculada ao projeto unificado intitulado Potencial Cardioprotetor dos Cogumelos sob coordenação do professor Dr. Paulo C Schenkel do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e ocorrerá conforme programação a seguir.

  • Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual

    Na noite do dia 24 de agosto, ocorreu o seminário de abertura, do 2º curso ofertado de AEE da UFPEL, no ano de 2020,  do Curso de Aperfeiçoamento “Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual”.

    Os 650 cursistas, de diversas regiões do Brasil, foram recebidos com as boas vindas do Diretor do Instituto de Biologia da UFPEL, Prof. Dr. Luiz Fernando Minello que na ocasião desejou a todos um excelente aproveitamento dessa formação de aperfeiçoamento direcionada ao atendimento especializado dos alunos com Deficiência Visual, colocando-se a disposição para auxílio e ressaltando a importância da formação continuada para a Inclusão.

    O seminário, contou com a mediação das coordenadoras dos cursos de formação da UFPEL, prof.ª Dra. Rita de Cássia Rodriguez e Prof.ª Dra. Francele de Abreu Carlan. A prof.ª Rita, coordenadora geral,  agradeceu a participação de todos e apresentou a equipe organizadora do curso, a pesquisadora prof.ª Ms. Lidiane Bilhalva Rodrigues e a supervisora prof.ª Esp. Ângela Brum Soares.  Em seguida, a coordenadora adjunta Dra. Francele Carlan, faz o acolhimento aos cursistas desejando o aproveitamento da formação por todos através das novidades propostas em sua programação dessa 2ª edição do curso. Ambas ressaltaram a alegria e carinho que a UFPEL acolhe os cursistas.

    Dando continuidade, a pesquisadora do curso de aperfeiçoamento, Lidiane Bilhalva Rodrigues, colocou-se à disposição de todos para auxílio junto aos tutores, brevemente relatou as informações gerais do curso e as novidades previstas para esta 2ª edição, como a abordagem específica das tecnologias assistivas necessárias para o atendimento dos estudantes com deficiência visual. Apresentou ainda a equipe de 25 tutores e dos 11 formadores que serão responsáveis pelo apoio, acompanhamento e formação ao longo do curso.

    Em seguida, a mediadora  Prof.ª Rita fez a retomada informando a todos o nível de curso de aperfeiçoamento organizado em 180 horas distribuídas em atividades por 6 meses para complementar a formação dos cursistas.

    Na sequência, a palestrante da noite, prof.ª Dra. Claudete Lima, foi convidada para relatar as suas experiências e realizar uma abordagem prática e teórica sobre a Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado.

    Ao longo de uma palestra, muito elogiada e comentada pelos cursistas, a prof.ª Claudete Lima , realizou uma abordagem da de forma reflexiva sobre a inclusão escolar, o Atendimento Educacional Especializado, as barreiras e as possibilidades da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

    Após a palestra, foi realizado uma retomada pela mediadora ressaltando os elogios frente as discussões apresentadas de forma clara e objetiva e os agradecimentos a todos os presentes reforçando o carinho e o acolhimento da UFPEL aos 650 cursistas.

     

  • AEE – TEA

    Dia 29 de agosto, às 10 da manhã foi realizada a abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado- Transtorno do Espectro Autista (AEE-TEA).

    O Seminário iniciou com a fala do Diretor do Instituto de Biologia, professor Luiz Fernando Minello, seguida pelas falas da coordenação geral e  da coordenação do curso, dando as boas vindas e apresentando os princípios propostos na formação.

    A Coordenadora Geral, professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez na sua fala informou que o Curso propõem uma abordagem prática e possível de ser aplicada em escolas públicas sobre o tema. Trará muita informações, estudos, estratégias, recursos e metodologias utilizadas no atendimento de alunos com TEA. Instrumentalizará os cursistas quanto as legislações que protegem os direitos das pessoas com deficiência, fomentando diálogos e reflexões.

     

    Na sequência o professor Carlo Schmidt da UFSM, realizou sua palestra sobre atendimento educacional especializado para alunos TEA, educação inclusiva e as práticas vivenciadas nestes contextos.

     Na abertura do Curso a emoção de toda equipe organizadora ficou evidente, a universidade promovendo um espaço de possibilidades e aprendizagem para centenas de professores que estão ávidos por este conhecimento, professores que serão multiplicadores em seus Estados e Municípios, promovendo em suas escolas espaços de construção coletiva. Neste momento fortalecemos a luta por uma escola inclusiva, mais que isto, possibilitando aos professores ferramentas para que possam realizar um atendimento educacional especializado de qualidade. Dentre as muitas manifestações são apresentadas algumas para exemplificar a importância do Curso de Aperfeiçoamento ofertado a essa comunidade com 650 vagas para todo o Brasil.

    “Feliz em poder participar e aprender um pouco mais sobre TEA. Que possamos ver novos horizontes para entendermos este mundo autista.’ Professora Marlene de Igrejinha

    “Excelente Seminário. A fala do professor Carlo esclarecedora. Gostaria de ressaltar “atitudes inclusivas” deveria ser o norte de toda comunidade escolar, “formação continuada” é o que nos permitirá conhecer mais acerca do nosso público alvo. Gostaria de agradecer a UFPEL por esta oportunidade. Ana Lucia (Porto Alegre/RS)”.

    #somostodosteaufpel

    Por Débora Jacks

    Professora pesquisadora  e formadora do Curso TEA

     

  • 03 de setembro – Dia do Biólogo

    Parabéns aos colegas Biólogos  do Instituto de Biologia que em conjunto com os demais profissionais de outras áreas atuam na formação de futuros Biólogos e de outros tantos profissionais.

    Biólogo não come, degusta.
    Biólogo não cheira, olfata.
    Biólogo não toca, tateia.
    Biólogo não respira, quebra carboidratos.
    Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
    Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
    Biólogo não elogia, descreve processos.
    Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
    Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
    Biólogo não transa, copula.
    Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
    Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
    Biólogo não pensa, faz sinapses.
    Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
    Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
    Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feed backs.
    Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
    Biólogo não perde energia, gasta ATP.
    Biólogo não divide, faz meioses.
    Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
    Biólogo não falece, tem morte histológica.
    Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
    Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo.
    Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
    Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
    Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.Belas Mensagens

     

     

  • Eleições Reitoria 2020 Debates

    Estamos disponibilizando em anexo as informações sobre os debates que deverão ocorrer a partir de hoje a tarde relacionados a sucessão à Reitoria organizados pela COE. Link de acesso: wp.ufpel.edu.br/juntadaconsultainformal/debates

Translate »