Curso de Aperfeiçoamento em AEE: Deficiência Intelectual

Nessa manhã de sábado (06/11/2021) está ocorrendo o Curso de Aperfeiçoamento em AEE: Deficiência Intelectual na sua terceira edição. O curso foi aberto pela professora Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez com acompanhamento das Tills Mônica Mendes Garcia e Daiana San Martins Goulart. Prosseguindo a abertura foi apresentado o vídeo Institucional da UFPEL ressaltando que as pessoas cursantes passam a fazer parte dessa comunidade. Na sequência foi retomada a sessão passando a palavra ao professor Luiz Fernando Minello, Diretor do Instituto de Biologia que igualmente deu as boas vindas aos participantes, salientou a importância do processo de formação oportunizado pelos Cursos AEE, ressaltou a importância do trabalho da equipe de trabalho da professora Rita dentro do Instituto de Biologia que é uma Unidade Básica com oferta de conhecimento de microbiologia, parasitologia, morfologia, ecologia, genética, fisiologia e botânica mas, também oferece formação em AEE.  Agradeceu o trabalho da equipe citando as professoras Raquel Ludtke, Francele Carlan e Robledo Lima Gil, assim como outros membros da equipe como o operador da sala, o Fábio Nora. Concluindo desejou êxito ao evento na sua terceira edição. No dia de hoje a equipe de organização do evento contou com a colaboração das Prof. Maximira Rockemback da Porciuncula, Clarissa Berdete Bilhalva e  Giovana Rodriguez dentre aqueles mais de 100 colaboradores do grupo de trabalho. A professora Rita continuou a apresentação sobre o Curso, sua importância, a deficiência como definidora de caminhos, rotas neurobiológicas, em fim, buscando metodologias para atender as pessoas com deficiências que são únicas e necessitam do apoio da AEE nesse processo de educação inclusiva. Nesse sentido o curso fornecerá elementos para essa formação que permitirá avaliar, identificar e intervir nesse cenário. O profissional de AEE atuará de forma que a inclusão seja real e definitiva e não um processo inclusivo que acabe sendo exclusivo.  Por fim, apresentou uma série de considerações sobre a educação inclusiva no presente contexto da pandemia e agradeceu a presença de todos nessa jornada. Dando continuidade convidou a professora Giovana Cossio Rodriguez para apresentar as peculiaridades do Curso de DI em oferta e sua reformulação. A professora Giovana agradeceu a todas pessoas que estão envolvidas no processo, deu as boas-vindas a todos e depois passou a apresentar a estrutura do Curso. Falou das papéis das professoras pesquisadoras Clarissa Bilhalva e Franceli Brizolla, dos tutores, da supervisão, dentre outros aspectos relevantes sobre o curso. Na sequência a professora Franceli Brizolla deu inicio a sua fala tratando da História da Educação de Pessoas com Deficiência Intelectual, conceitos e práticas da Educação Inclusiva. Sucesso a essa nova etapa do AEE/UFPEL/IB.

Publicado em 06/11/2021, na categoria Sem categoria.
Translate »