Início do conteúdo
    Notícias
  • Aluna do curso de Ciências Biológicas publica sua primeira ilustração científica, em revista da Sociedade Americana de Taxonomistas de Plantas (ASPT)

    A estudante Débora Dalzotto participa do Núcleo de Ilustração Científica do Departamento de Botânica, sob orientação do Prof. João Iganci, e acaba de publicar seu primeiro trabalho como ilustradora, no periódico Systematic Botany, veiculado pela Sociedade Americana de Taxonomistas de Plantas (ASPT). A ilustração retratada na imagem abaixo representa uma nova espécie de planta da família Asteraceae, descoberta recentemente. A estudante ilustrou a espécie a convite dos pesquisadores autores do artigo. A nova espécie se chama Calea funkiana V.R.Bueno & G.Heiden e foi nomeada como homenagem póstuma à renomada pesquisadora Vicki Ann Funk (1944–2019), que dedicou sua trajetória ao estudo das Compositae  e impulsionou o estudo da família e a formação de especialistas ao redor do mundo. A colaboração da aluna Débora Dalzotto para a publicação é sem dúvidas um importante marco na sua formação acadêmica e um incentivo para novos alunos do curso, interessados na área de Ilustração Científica.

    O artigo completo pode ser acessado no link .

    Ilustração produzida pela acadêmica Débora Dalzotto, publicada no periódico Systematic Botany 46(2): 472.

  • Mestre em Biodiversidade e Conservação – Kew e Queen Mary University of Londo

    Desenvolva habilidades essenciais na conservação e restauração de habitats vegetais biodiversos e conduza pesquisas nos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo.

    Dois pesquisadores na floresta de Wakehurst cercados por campânulas, trabalhando com câmeras e um computador

    Junte-se à Kew e à Queen Mary University of London em um novo e empolgante Mestrado em Biodiversidade e Conservação, onde você aprenderá a ciência fundamental e a aplicação prática para restaurar e manter habitats naturais.

    Os cientistas da Kew contribuem para dois fluxos de atividade em nosso Msc Biodiversidade e Conservação, um com foco em Ecologia, Evolução e Conservação, e o segundo em Conservação e Restauração.

    No segundo desses fluxos, a atividade, supervisão e ensino dos alunos são focados em Kew, onde os alunos terão mais acesso às suas instalações, coleções, bancos de dados, redes globais e experiência da equipe.

    Os alunos deste programa de mestrado se tornarão especialistas em ciências da biodiversidade, incluindo os fatores que afetam a biodiversidade e soluções para impedir a perda de biodiversidade.

    Do global ao local, os alunos aprenderão como coletar e utilizar dados para informar a compreensão, juntamente com os métodos e técnicas para conduzir a conservação in -situ e ex-situ .

    Um projeto de pesquisa de seis meses, supervisionado por um cientista Kew, permite que os alunos explorem um desafio de pesquisa para informar e apoiar as práticas de conservação.

    Este curso de mestrado oferece aos alunos habilidades aplicadas em conservação e restauração, com foco em habitats de plantas terrestres.

    Os graduados deste MSc estão bem equipados para o local de trabalho, idealmente adequados para funções em ONGs ambientais, órgãos governamentais, consultorias ecológicas, instituições de caridade conservacionistas, jardins botânicos, organizações de pesquisa independentes e universidades.

    Leia mais em:

    https://www.kew.org/science/training-and-education/msc-biodiversity-and-conservation?fbclid=IwAR1QeLF_AGxUk-A5swD5RR8SKRI2PYuY4HiD6XvjYXuvjRJusZLWv5F9g7km

  • Discussão PPI/UFPEL em sessão aberta do Conselho Departamental em setembro

    O projeto Diálogos Acadêmicos, coordenado pelo GVR, está articulando a discussão sobre a revisão e eventual atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), em paralelo e em consonância com a revisão do PDI.

    O PPI é o documento pelo qual a instituição estabelece suas políticas de ensino, pesquisa e extensão. Um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da Instituição, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos.

    Dessa forma, é essencial uma participação ativa de toda a comunidade acadêmica da UFPel na construção desse novo documento norteador do futuro da nossa instituição.

    Nesse sentido, o grupo do Diálogos Pedagógicos está visitando todas as unidades interessadas em participar desse processo para darmos início à discussão coletiva, ainda de forma preliminar.

    Nesse sentido foi aceito o convite pelo Instituto de Biologia que realizará uma reunião extraordinária ABERTA a comunidade do IB no dia  01 de setembro às 9:00h estando todos seus membros convidados a essa convocação especial do Conselho. Além do  presente convite o mesmo irá ser enviado via e-mail aos TAEs, Docentes e alunos da Graduação e Pós-Graduação da Unidade. Contamos com a presença de todos membros de nossa comunidade.

  • Abertos Cursos de Formação em Atendimento Educacional Especializado 2021

    Na manhã de hoje foram abertos os Cursos de Extensão em Educação Inclusiva – Cursos de Formação em Atendimento Educacional Especializado ofertas 2021. Na presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura professor Eraldo dos Santos Pinheiro, do Diretor do Instituto de Biologia professor Luiz Fernando Minello, da Coordenadora geral dos projetos – professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodrigues (NEPCA/IB) foram recepcionados os inscritos nos Cursos de AEE ofertados pela UFPEL através do Instituto de Biologia. Na oportunidade a professora Rita deu as boas vindas ao Pró-Reitor e ao Diretor da Unidade, assim como a sua equipe de trabalho e a todos os presentes na sala virtual. Prosseguindo os professores Eraldo e Minello parabenizaram a equipe e manifestaram sua satisfação em participar do evento contando com a participação de docentes, técnicos, pais e demais pessoas que atuam no AEE.  Prosseguindo a professora Rita apresentou a equipe do curso de AEE  de hoje tratando de tecnologias como acesso a aprendizagem começando pelo  arquiteto  Murillo Magno Thumlert que deu as boas vindas, falou das sua  função no curso, do papel do tutor como apoio ao cursista, o total de tutores, dentre outros aspectos. Na sequência a Ângela Soares (especialista em acessibilidade, professora do Louis Braille e do CAPTA da prefeitura que trabalha com recursos adaptados) igualmente deu as boas vindas, falou da sua função no curso, da organização do mesmo, sobre abordagem das temáticas e disciplinas. Após a abertura teve inicio as palestras com a professora Rita fazendo uma fala inicial sobre acessibilidade e inclusão prosseguindo com a exibição do vídeo de Antonio Neves e a leitura de texto de Francis introduzindo o diálogo  com Ana Paula Moreira. As  atividades serão continuadas conforme os calendários previstos a cada um dos Cursos ofertados  que em conjunto oferecem cerca de 3.250 vagas começando na data de hoje e concluindo até abril de 2022.  Parabéns a professora Rita pela continuidade da oferta dos Cursos nesse ano de 2021, recordando que em 2020 foram ofertadas 3.300 vagas em  5 Cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização. Merecido reconhecimento a professora e toda sua equipe que no Instituto de Biologia conta com o apoio da professora Francele de Abeu Carlan, Raquel Lüdtke e a TAE Michele Pepe Cerqueira. Seguem algumas imagens desse momento de abertura dos Cursos dessa semana, assim como a planilha de Cursos.

    ofertas 2021 (1)

  • GIP – Palestra “Produção Audiovisual”

    Os professores integrantes do Grupo de Interlocução Pedagógica do IB organizaram o II Encontro de Professores do IB, como parte da Semana de Planejamento da UFPel, quando será ministrada palestra intitulada “Produção Audiovisual” no dia 03/08 as 9h pelo link Meet: mqz-hpwa-vge (google.com), pelo Prof. Dr. Raymundo Filho, do IFSUL. O professor Raymundo é Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), ex-Coordenador Geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e, atualmente, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) desta instituição, coordenador do Eixo Educação do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) do município de Pelotas. Tem experiência nas áreas de Ensino e Inclusão, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão e Monitoramento de Políticas Públicas para Educação Básica.

    Paralelo a este evento ocorre a I Semana de Diálogos Acadêmicos da UFPel, cuja programação está disponível no Memorando 1364607 no SEI.

    A ficha de inscrição está disponível em:

    Eugenia  Bolacel Braga

    Sandra Fiala Rechsteiner

  • Cursos AEE 2021

    Vídeo de acolhimento aos Cursos

    Cursos que serão ofertados pela UFPEL, em EAD.
    Extensão – 90 horas: inscrições de 26.07 a 10.08
    1. AEE em contexto de pandemia
    2. Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem
    3. Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva

    Aperfeiçoamentos – 180 horas: inscrições de 01 a 15.08
    AEE – transtorno do Espectro Autista
    AEE- Deficiência Intelectual
    AEE – Altas Habilidades e Superdotação

     

  • Esquenta do Congresso de Zoologia

    À pedido da Sociedade Brasileira de Zoologia, estamos divulgando o “Esquenta Zoo” – um evento preparatório para o Congresso Brasileiro de Zoologia de 2022. O Esquenta acontecerá nos dias 08 e 09 de março de 2022, de forma virtual. A programação encontra-se no link www.cbzoo.com.br e maiores informações podem ser obtidas no e-mail (alvo@alvoeventos.com.br) e WhatsApp (45) 3025-2121.

  • CONLUBRA 2021

    O Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA) será realizado, online, nos dias 14, 15 e 16 de julho, de 2021, com a sessão de  Sessão de Abertura do Congresso no dia 14/julho/2021 pelas 14h00.

    o CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA engloba o 3º CONLUBRA e o 7º Congresso Internacional da Pró-Inclusão. Uma parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas – Brasil; Centro de Investigação em Educação da Universidade Do Minho – Portugal e Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – Pró-Inclusão.

    Informações em:

    CONLUBRA 2021

    Programação – https://conlubra2021.weebly.com/programadetalhado.html

     

  • 9º edição do Dia do Patrimônio. “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”

    Aos professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários,  ex-funcionários e admiradores da UFPel. É com enorme prazer que a Rede de Museus da UFPel divulga sua participação – a convite da Secretaria da Cultura − na 9º edição do Dia do Patrimônio. Evento anualmente promovido de Prefeitura de Pelotas, que terá como tema neste 2021 “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”, será realizado na semana do dia 17 de agosto.

    Integrado à celebração estadual, que este ano tem como tema a “Educação Patrimonial”, o evento também se integra ao celebrado nacionalmente – Dia do Patrimônio Cultural − comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e diretor da instituição por 30 anos.

    Na qualidade de patrimônio da cidade de Pelotas e região a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem, ao longo dos seus 52 anos, transformando modos de ser e viver da cultura local, regional e, sobretudo, das pessoas: estudantes, professores, funcionários e cidadãos em geral. Num processo vivo e intenso, pulsado e impulsionado pelas diversificadas ciências e engenharias, aliadas à linguística, letras e artes, regidas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    São muitas histórias, conquistas, transformações que ano após ano são construídas, realizadas, tendo VOCÊ como um(a) de nossos(as) protagonistas. Assim, suas memórias são muito importantes para que possamos contextualizá-las com o que estamos propondo à celebração do Dia do Patrimônio em Pelotas:

    “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas”

    Modos de Ser e Viver a UFPel

    Pelotas como cidade universitária

    Participe dando seu depoimento: em um vídeo breve.

    CARD__1080X1080___DIA_DO_PATRIMONIO__1_

  • Divulgação 1ª Mini Mostra de Vídeos Biológicos do NAVBio UFRGS

    O Núcleo de Audiovisual da Biologia da UFRGS (NAVBio UFRGS), um projeto de extensão criado em 2018, que visa desenvolver e estimular a produção audiovisual por alunos do curso de Ciências Biológicas, com produções na interface da arte, comunicação e educação está organizando a 1ª Mini Mostra de Vídeos Biológicos do NAVBio UFRGS, e gostaríamos muitíssimo de ampliar a divulgação para os demais estudantes de biologia do estado. Dessa forma, haverá muito mais biologia nas redes, circulando ideias, tocando pessoas, e isso também é educação ambiental.

    O Núcleo está com a chamada aberta para o envio de vídeos! Estudantes, professoras e professores, técnicos… qualquer um que sentir o chamado está convidado a participar! Seguem as instruções, para quem tiver interesse:
    Instruções:
    O vídeo enviado deve ter no máximo 2 minutos e se situar na intersecção entre arte e biologia. Pode ser enviado para o nosso e-mail (navbioufrgs@gmail.com) como link do Google Drive, junto com uma pequena descrição da produção e apresentação do(s) autor(es). A exposição será realizada no Instagram e no nosso site (ufrgs.br/navbio), na semana do dia 02 a 06 de agosto, contando com encontros online para refletirmos sobre nossos processos de criação. Atualizações ainda por vir, mas teremos também interessantes premiações.
    Acompanhe essa ação pelo insta (@navbio.ufrgs), onde serão postadas dicas para ajudar com edições caseiras! Também é possível conversar caso você tenha alguma dúvida. Quem sabe não tá na hora de compartilhar aquelas ideias engavetadas?
Translate »