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  • Participe da elaboração do PDU 2019 do IB

      A Comissão Estruturante do PDU-IB-2019 convida a comunidade acadêmica para a ativa participação da construção da FASE PROPOSITIVA DO PDU. Este PDU – Plano de Desenvolvimento da Unidade – é o instrumento de planejamento democrático da unidade (IB), a ser apresentado à Administração Central da UFPel.

                             “O PDU é uma importante oportunidade de reflexão sobre a importância do IB em relação à UFPel, e à Sociedade, permite apresentar, avaliar e debater a situação atual, além de rever e propor compromissos sociais. Mas, a principal finalidade de se elaborar o PDU está em influir no futuro, em estabelecer caminhos para impactar a realidade, definindo e consolidando ações que possam ser desenvolvidas num período equivalente a 2 (dois) anos, ou quatro semestre letivos” Texto  adaptado de Guia para elaboração de Planos de Desenvolvimento de Unidades. UFPel, 2018.

    Os 5 grandes temas a serem abordados são:

    1.       Gestão institucional;

    2.       Gestão acadêmica (Ensino, pesquisa e extensão)

    3.       Assistência estudantil

    4.       Gestão de Pessoas

    5.       Infraestrutura.

    Sua opinião é muito importante neste processo.

    Inteire-se, interaja, discuta e proponha até 22.03.2019.

    Como participar:

    Acesse a página do IB  https://wp.ufpel.edu.br/ib

    Acadêmicos participem da Assembléia dos estudantes em 21/03/2019 as 12h15min na sala 03 do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF).

    Docentes e TAEs participem de reuniões em seus Departamentos  ou  apresentem sua(s) proposta(s) através da resposta à mala direta institutodebiologia@hotmail.com (Assunto: Contribuição ao PDU/IB).

    Assembléia dos estudantes em 21/03/2019 as 12h15min na sala 03 do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF).

    Em 23.03.19, às 14h, o Conselho Departamental fará uma reunião extraordinária aberta a comunidade para apresentar o documento gerado a partir das sugestões compiladas, sendo esta mais uma oportunidade de integração.

    O IB precisa de você! Participe!

    Comissão Estruturante do PDU IB 2019 reunião em 15032019

  • Recepção dos Calouros

    Nessa segunda-feria (11/03/2019) por iniciativa do Centro Acadêmico da Biologia (CABio) apoiada pelo Conselho Departamental ocorreu a recepção dos calouros dos Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, Os novos discentes guiados pelos membros do CABio foram recepcionados pelos colegas e a seguir visitaram as instalações do Instituto onde foram acompanhados pelos docentes e TAEs da Unidade. A visitação objetivou a apresentação das infraestruturas e recursos humanos da Unidade. Veja a segui imagens da atividade.

     

     

     

  • Convocatórias para representação docente no Conselho Departamental

    O Conselho Departamental observando o Regimento Geral da UFPEL e demais disposições legais emitiu convocatória para a eleição de representantes titulares e suplentes das Classes do Magistério Superior de ADJUNTOS e ASSOCIADOS (Processo SEI 23110.007298/2019-55, Convocação IB 0453670 Convocação IB 0453703). As chapas poderão se inscrever na Secretaria do Instituto até o dia 13/03/2019 em horário de expediente. As eleições ocorrerão no dia 20 de março de 2019, quarta-feira, das 9 horas às 15 horas, na Secretaria do Instituto de Biologia. Colegas docentes Adjuntos e Associados participem do processo que trata da sua representação junto ao Conselho Departamental.

  • PDU – fase Propositiva IB

    A Comissão Estruturante do Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU  (Portaria nº 01/2019 de 11/01/2109) realizou sua primeira reunião nesse retorno as atividades no Instituto de Biologia. Estavam presentes na reunião a professora Dulcinea Blum Menezes, os professores Fábio Ricardo Pablos de Souza e Gilson de Mendonça e o acadêmico Fabricio Sanchez Medeiros. Após a abertura da reunião pelo Diretor do Instituto (Luiz Fernando Minello) a Comissão deu inicio as suas atividades verificando os processos para a elaboração do documento síntese, as etapas atendidas e as atividades a serem desenvolvidas para conclusão do documento final que será submetido a apreciação da comunidade. O prazo para a entrega do PDU à Administração Central da UFPEL encerra em 25/03/2019 devendo a Assembléia para sua aprovação ser convocada para o dia 22/03/2019 em local e horário a serem confirmados. A Comissão conta com a colaboração de docentes,  TAEs e discentes para enriquecer as informações já prestadas pelos Departamentos e espera as que deverão ser fornecidas pelos Órgãos complementares e oriundas de chamados específicos à comunidade até a próxima quinta feira (14/03/2019). Projetos e ações que visam a redução da retenção, da evasão, de apoio didático, entre outros, deverão qualificar as proposições apresentadas. COLABORE com a Comissão atendendo aos seus chamados observando os prazos solicitados, pois, esse documento deve expressar os anseios da comunidade do IB para os próximos anos.

  • Especialização em Educação Ambiental realizará defesa de monografias

    O Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (EEAEEES) do Instituto de Biologia realizará no dia 08/03/2019 a defesa das monografias de seus discentes.  Defenderão suas monografias para obtenção do título de Especialista:

    1. ANA LORE SCHEUNEMANN, “Educação Ambiental na Perspectiva dos Docentes do Curso de Ciências Biológicas” Portaria Interna 6 (0432349) e Portaria Interna 21 (0436555);
    2.  CAMILA RAMIRES SILVEIRA, “Educação Ambiental com ênfase no consumismo: um estudo das concepções dos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas.” – Portarias Internas 15 (0435962) e 28 (0440947);
    3. ANDREA MAGELA DA SILVEIRA, “CONSUMIMOS OU SOMOS CONSUMIDOS?”  – Portaria Interna 16 (0435998;
    4. CATIUSCIA WEINERT MIZUCHIMA, “A Educação Ambiental e o despertar do sentimento de pertencimento no ambiente escolar”  – Portaria Interna 18 (0436276);
    5. DANIELLE FARIAS DA SILVEIRA, “EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ABORDAGEM NA EXTENSÃO RURAL EM UM ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA”  – Portaria Interna 19 (0436291);
    6. EZILIA MARIA OLIVEIRA SCHAUN,  “EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ABORDAGEM NA EXTENSÃO RURAL EM UM ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA”  – Portaria Interna 20 (0436375);
    7. KAUANA SILVEIRA CARDOSO, “RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA VISÃO SOCIOAMBIENTALPARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA FILANTRÓPICA NO MUNÍCIPIO DE PELOTAS – RS” Portaria Interna 22 (0439370);
    8. LENON MORALES ABEIJON, “Percebendo saberes ambientais na Universidade: o caso dos graduandos do sexto semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFPel” –  Portaria Interna 23 (0439592);
    9.  ROSANA DIAS DA SILVEIRA LAPUENTE, “CONSTRUÇÃO DE HORTA SUSPENSA COMO ALTERNATIVA NA AGRICULTURA URBANA” –  Portaria Interna 24 (0439780);
    10. SIMONE BARRETO DA SILVA, “PERCEPÇÕES SOBRE ANIMAIS SILVESTRES NA ZONA RURAL: O CONHECIMENTO POPULAR PARA NORTEAR ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL” Portaria Interna 25 (0439807); 
    11. TAYNARA DOMINGUES DE ALMEIDA, “Educação Ambiental no âmbito escolar: Relato de experiência de práticas ambientais educativas como temas geradores de reflexão em alunos do ensino fundamental”  – Portaria Interna 26 (0439834).As bancas além da Coordenadora do EEAEEES, Drª. Anelise Vicentini Kuss serão compostas pelos docentes e pesquisadores Drª. Luciara Bilhalva Corrêa, Drª Márcia Vaz Ribeiro, Drª Greici Maia Behling, MSc. Daniela da Silva Piepe, Dr Robledo Lima Gil; Dr. Mateus Lopes da Silva e Drª. Francele Carlan.A Drª. Anelise Vicentini Kuss está deixando a Coordenação do Especialização nesse ano de 2019 e a Direção do Instituto (Prof. Minello) deverá assumir provisoriamente a mesma até que seja possível a substituição em definitivo por docente que apresente interesse em exerce-lá. Fica aqui o convite da Direção aos colegas que tenham interesse em assumir essa Coordenação. Caso não sejam encontrados interessados em assumir a referida Coordenação uma saída apontada para a situação será a suspensão da seleção da próxima turma até que a situação seja superada. Os interessados poderão procurar a Direção para informações adicionais.
  • Laboratórios da Fisiologia e Farmacologia recebem peritos para elaboração de laudos ambientais

    Na manhã de hoje os laboratórios do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF/IB) receberam a visita dos engenheiros peritos do IFSUL para a coleta de dados e registros com o objetivo de elaborar os respectivos laudos ambientais. Na oportunidade a Chefia de Departamento, os docentes e TAEs que atuam nesses laboratórios (Laboratórios de Ensino I e II, Laboratório de Fisiologia Aplicada a Aquicultura, de Fisiologia Molecular e de Neuropsicofarmacologia) acompanharam as visitas e apresentaram as informações que foram solicitadas pelos peritos. As informações coletadas servirão para a elaboração dos laudos ambientais e também para o planejamento de ações de melhorias das infraestruturas desses laboratórios, assim como outras ações, como por exemplo, o reforço/incorporação de EPIs. Os laudos também serão usados para confrontar com os dados apresentados nos requerimentos de reativação/reavaliação da insalubridade dos servidores do Instituto visando subsidiar sua análise obedecendo a Legislação vigente. As visitas no Instituto seguirão seu cronograma em elaboração e execução imediata, sendo que, amanhã serão realizadas as visitas aos laboratórios do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP). Na medida que as visitas forem realizadas seguiremos publicando-as e apresentando as próxima etapas. Seguem algumas imagens registrando a visita de hoje.

    Visita ao Laboratório de Fisiologia Aplicada a Aquicultura (LAFAAq)

    Laboratório de Fisiologia Aplicada a Aquicultura (LAFAAq) acompanhada pelo professor Robaldo

    Visita aos laboratórios do DFF acompanhada pela técnica Michele Cerqueira

    Peritos verificando in loco das condições das infraestruturas, insumos de demais aspectos dos laboratórios do DFF

    Analise do armazenamento dos insumos pelos peritos e sua caracterização

  • Laudos Periciais Ambientais

    Na manhã de hoje (18/02)  a equipe que realizará os laudos ambientais necessários aos processos de reavaliação da insalubridade dos servidores do Instituto esteve reunida com o Diretor em exercício (professor Gilson de Mendonça) e com a assessora da Direção (Rosane Schubert). A equipe formada pelos engenheiros do IFSUL João Otávio Silveira Baptista da Silva e Leandro Heinhardt na reunião definiram as ações a serem realizadas na Unidade. A seguir transcrevemos  o e-mail remetido aos Chefes de Departamento e demais responsáveis pelos Órgãos anexos pelo Diretor em exercício prestando as informações desejadas pela comunidade.

    Prezados(as) chefes e sub-chefes de departamento, e demais responsáveis pelos órgãos anexos do IB, bom dia.
    Em nome da Direção do Instituto venho informar que tivemos na manhã de hoje a visita dos peritos que irão avaliar as condições de ambiências dos laboratórios e demais instalações como vistas à elaboração dos laudos técnicos para revisão das insalubridades.
    Ficou acordado que as vistorias irão ser realizadas semanalmente em datas pré-determinadas e que serão devidamente informadas à todos. A princípio, nesta semana na quinta-feira estarão no DFF e na sexta-feira no Departamento de Microbiologia e Parasitologia.
    Pede-se que os chefes de departamento e/ou responsáveis pelos ambientes estejam presentes para permitir o acesso e prestar as informações pertinentes. Os professores que são responsáveis por laboratórios também podes se fazer presentes, o que facilitaria ainda mais o repasse de informações. Cabe às chefias informar aos seus pares do cronograma elaborado.
    Portanto, colegas do DMP, sexta-feira estaremos aí, por favor organizem-se.
    Os demais aguardem novas informações que chegarão sempre com antecedência, não se preocupem.
    Estamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.
    Att
    Prof. Gilson de Mendonça
    Diretor em Exercício do IB
  • Professor Emérito do Instituto de Biologia

    Dando continuidade ao processo de indicação do nome de um docente do Instituto de Biologia para receber o título de professor emérito da UFPEL foi encerrada nessa segunda-feira a votação dos indicados pela comunidade. Na votação on line (aberta do dia 15 até o início da manhã de hoje – 18/02) participaram 60 colegas (TAES e Docentes) sendo indicado majoritariamente o nome do professor José da Costa Sacco. Respeitando o calendário divulgado e dando continuidade as ações previstas será aberto processo no SEI para instrumentação e defesa da proposta pelos membros do Departamento de Botânica para posterior encaminhamento ao CONSUN (entre 25 e 27/02), uma vez que, o histórico do docente está associado a esse departamento. Esperamos que a comunidade possa colaborar nessa etapa do processo auxiliando na elaboração do dossiê junto a equipe do DB que irá preparar o material em consideração. Parabéns a comunidade pela participação na prós

  • Resultado Concurso Professor Substituto Departamento de Morfologia

    O Departamento de Morfologia encaminhou a Direção do Instituto para a apreciação do Conselho Departamental e devidos encaminhamentos o resultado do Concurso para Professor Substituto na área de Morfologia – Histologia, Biologia Celular  e Anatomia do Desenvolvimento realizado durante essa semana (EDITAL Nº 39, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO – SEI 23110.059795/2018-58 ). Das 17 inscrições no certame somente 12 candidatos compareceram para realização das provas didática e de títulos sendo aprovados Ana Paula Pesarico (1º lugar); Luiza da Gama Osório; Joseane Jimenez Rojas; Stela Mari Meneghello Gheller ; Milene Conceição Lima  e Barbara Tavares Schafer. O concurso presidido pela docente Maria Gabriela Rheingantz transcorreu dentro da normalidade e segurança jurídica desejados tendo seu resultado aprovado pelo Departamento de Morfologia em reunião extraordinária realizada essa manhã (15/02 – 11h00min – ATA 422). A Direção do Instituto encaminhou a documentação para apreciação do COCEPE seguindo o rito administrativo (Memorando 8 – 0437663).

     

  • Atualização página do IB – Digitalização de Atas e Portarias

    Informamos a comunidade do Instituto de Biologia que estamos atualizando e dinamizando as informações da página do IB. Estamos publicando em tempo real as Portarias Internas emitidas pela Direção que podem ser acessadas pelos seus conteúdos ou baixadas em conjunto, assim como, estamos organizando as de anos anteriores (digitalização) para sua disponibilização. Paralelamente estão sendo digitalizadas as Atas do Conselho Departamental desde o ano de 1970 para que seja possível o acesso as suas informações à comunidade, assim como, preservar e compartilhar a memória da Unidade disponível nesses documentos. Esperamos com essas ações dar transparência aos Atos Administrativos e permitir o acesso dessas informações e acervo histórico. Novamente reiteramos a solicitação que os membros da comunidade enviem notícias, informações, imagens e outros dados para que sejam divulgados e compartilhados por todos através do e-mail institutodebiologia@hotmail.com.

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