I Encontro dos Professores do IB/UFPEL “Repensando a prática docente”

Ocorreu nessa manhã o primeiro encontro dos professores do Instituto de Biologia com a temática “Repensando a prática docente. O evento foi organizado pelo Grupo de Interlocução Pedagógica do Instituto de Biologia (GIP/IB) sob coordenação das docentes Eugenia Jacira Bolacel Braga (DB) e Vera Lúcia Brobowski (DEZG) contando com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Direção do Instituto de Biologia (IB) e Coordenação do Colegiado de Curso de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura (CCGCB). O evento ocorreu na sala 05 do prédio do Departamento de Botânica (21) das 8h30min as 12h00min, sendo que, participaram do evento 38 docentes da Unidade. Palestraram a Pró-Reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio e a docente aposentada da FaE, professora Carla Rodrigues sob a mediação da professora Rita de Cassia Morem Cóssio Rodrigues. O professor Eduardo Ferreira das Neves Filho da Coordenação Pedagógica Universitária (CPU) onde está inserido o GIP também se fez presente.  Na abertura do evento o Diretor do Instituto – Luiz Fernando Minello – deu as boas vindas aos membros da Administração Central, do GIP, aos palestrantes e docentes participantes do evento. Na sequência as professora Eugênia, Vera e Rita fizeram uma apresentação do GIP e suas atribuições, dentre elas, a qualificação pedagógica para a redução da evasão e da retenção; dos resultados do questionário aplicado aos docentes da Unidade, onde a maioria das respostas apontaram a importância da formação pedagógica e, por, fim a apresentação das propostas e dos palestrantes. Na sequência palestrou a professora Maria de Fátima Cóssio abordando a temática”Identidade docente na Educação Superior“. Ao final de sua fala foi feito uma  parada para confraternização promovida pelas docentes organizadoras do evento. No retorno as atividades a professora Carla Rodrigues abordou a temática “Quando professores e alunos estão ligados uns nos outros”, perpassando pelas distintas gerações (IGen) e seus perfis (1946 a 64; 65 a 80; 81 – 96  e assim por diante), suas caracterizações e desafios para a aprendizagem conceituada no tripé Ciência, Filosofia e Arte. A palestrante abordou diferentes concepções epistemológicas e seus defensores, assim como seus desafios, encerrando sua fala com a música cujo refrão é “Somos o que podemos ser”. Após aconteceram os debates, arguições e interações entre palestrantes, mediadores e participantes do evento. As atividades do dia foram encerradas as 12 horas devendo ser continuadas na manhã do dia 06/03 onde estão previstas diversas atividades. Parabéns ao GIP/IB e aos colegas participantes do evento.

Publicado em 04/03/2020, na categoria Sem categoria.
Translate »