Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto GAMA abre inscrições para Atividades de Reforço em Cálculo Diferencial, com turmas de Limites, Derivadas e Integrais

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, está abrindo inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo:

    Módulo II – Limites de funções reais de uma variável real
    Módulo III – Derivadas de funções reais de uma variável real
    Módulo IV – Integrais de funções reais de uma variável real

    Para o módulo de limites, serão oferecidas duas turmas, cada uma com 40 vagas, nos seguintes dias e horários:

    Turma 1 – Terça-feira e quarta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 415 – Campus ANGLO (INÍCIO 11/07)
    Turma 2 – Sábado das 14:00 às 18:00.
    Local: Sala 206 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 15/07)
    Para o módulo de derivadas, serão oferecidas três turmas, cada uma com 40 vagas, nos seguintes dias e horários:
    Turma 1 – Segunda-feira das 14:00 às 18:00.
    Local: Sala 14 – Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro (INÍCIO 10/07)
    Turma 2 – Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 205 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 15/07)

    Turma 3 – Sábado das 14:00 às 18:00.
    Local: Sala 205 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 15/07)

    Para o módulo de integrais, será oferecida uma turma, com 40 vagas, no seguinte dia e horário:

    Turma 1 – Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 206 – Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 15/07)

    A duração de cada módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 horas.

    O coordenador do projeto GAMA, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação visa potencializar o aprendizado nos conteúdos de limites, derivadas e integrais de funções reais de uma variável real através de revisão da parte teórica e aulas de exercícios. Este conceitos, segundo ele, pertencem a grande parte de disciplinas de cálculo ministradas para alunos de primeiro semestre em aproximadamente 30 cursos da UFPel.

    Para Nachtigall, as atividades do GAMA (Cursos, Monitorias e Atividades de Reforço em Cálculo) representam um grande esforço no sentido de apoiar os alunos dos primeiros semestres que apresentam dificuldades no aprendizado em cálculo, e assim propiciar melhores condições de permanência e avanço destes alunos em seus cursos.

    Uma característica importante desta ação do Projeto GAMA, segundo o coordenador, é o envolvimento de vários professores colaboradores que se revezam para acompanhar presencialmente todas as aulas das Atividades de Reforço em Cálculo, que são ministradas por bolsistas do projeto. O oferecimento de várias turmas, muitas aos sábados (manhã e tarde), também é um diferencial do GAMA, segundo ele, pois isto permite a participação de mais alunos interessados.

    As inscrições vão de 03/07/17 até 05/07/17 e a relação de alunos contemplados será divulgada no dia 07/07/17.

    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projeto gama/

  • Projeto GAMA seleciona bolsistas

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga abertura de edital para seleção de bolsistas.

    As inscrições vão até sexta-feira (02/06) às 16hs e podem ser realizadas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    A prova será realizada no dia 02/06 as 19hs.

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que o projeto GAMA é considerado um projeto estratégico da UFPel e em 2017 contará com 13 bolsistas. Ele lembra ainda que a atuação no projeto GAMA, na qualidade de bolsista, é uma ótima oportunidade de aprendizado na área de matemática e uma excelente oportunidade de contato com a prática docente, especialmente para acadêmicos de cursos de exatas e engenharias.

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Evento da Semana do Meio Ambiente

    O Instituto de Biologia convida a todos para a palestra “A Mineração e o Meio Ambiente“, a ser proferida pelo Prof. Dr. José Domingues Godoi Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso. A atividade será realizada no dia 07 de junho de 2017, quarta-feira, com início às 18h no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel. Contamos com sua participação.

     

  • EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO AO TRABALHO

    O Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas torna público que estão abertas inscrições para a seleção de bolsista no âmbito do “Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA – Bolsas de Iniciação ao Trabalho”, de acordo com a resolução nº 05, de 03 de abril de 2014, do COCEPE para vaga no Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas. Para ter acesso ao edital clique no link EDITAL-BOLSISTA-2017.

  • Palestra “Manejo e Conservação de Recursos Naturais e Biodiversidade: Um Esforço Transdisciplinar”

    Convidamos a todos a participarem da palestra “Manejo e Conservação de Recursos Naturais e Biodiversidade: Um Esforço Transdisciplinar” ministrada pela MSc. Biól. Camila Alvez Islas, Doutoranda em Ecologia na UNICAMP.

    Data e horário: 20 de julho de 2016, quarta-feira – 14 horas

    Local: Sala 06, prédio 22 (Dep. Botânica), Instituto de Biologia, Campus Capão do Leão, UFPelCartaz

  • Esclarecimento sobre o regime de trabalho dos servidores Técnicos Administrativos do Instituto de Biologia

                   Tendo em vista manifestação ocorrida no último debate das eleições para Reitor, quando um dos candidatos asseverou que os técnicos administrativos do Instituto de Biologia exercem suas atividades em turnos de 30 horas semanais, vimos informar que:

    1.      Tal afirmação não corresponde à realidade dos fatos pois os servidores do IB cumprem 40 horas semanais, salvo caso excepcional previsto em lei.

    2.      Todos os chefes de departamentos encaminham, rotineiramente, a chamada “presença cheia” que são ratificadas pela assinatura da direção.

    3.      Defende-se que cada candidato tem o direito de apresentar e defender seus princípios, entretanto, sugere-se moderação e prudência nas colocações, ainda mais quando envolver outras unidades ou pessoas.

                   Sendo o que se tinha.

                   Cordialmente.

                   Prof. Dr. Althen Teixeira Filho

                   Diretor do Instituto de Biologia

  • EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO AO TRABALHO

    O Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas torna público que estão abertas inscrições para a seleção de bolsistas no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2016, modalidade Bolsas de Iniciação ao Trabalho, de acordo com a resolução nº 05 de abril de 2014, do COCEPE.

    EDITAL BOLSISTA

  • Semana do Meio-Ambiente

    Semana do Meio Ambiente 2016

                    Entramos numa semana durante a qual o “meio ambiente” deveria estar no centro de nossas atenções. Contudo, parcela expressiva da população não tem noção e não é devidamente alertada sobre esse tema fundamental que já trata da própria subsistência da espécie humana.

                   Há muito tem-se várias entidades e pessoas de projeção, alertando sobre uma cadeia de ocorrências que afetam o clima de forma dramática e inegável, fazendo-nos perguntar se, afinal, tem-se ou não o “aquecimento global”?

                   A resposta é “sim”!

                   A situação alarmante, como asseverado acima, não é repassada às populações ao redor do planeta que, não sendo devidamente esclarecidas e orientadas sobre essa devastadora alteração, não se mobilizam ou atuam como o fato exige.

                   Não se nega aqui a periodicidade de alternância climática planetária, entretanto outra pergunta chave é “se o atual pico inimaginável e expressivo de calor ocorrido na última década, traz ou não consigo perigos para a harmonia do planeta?” E mais, pode-se dizer que a terra está “adoentada”, “febril” ou, como se diz, tem-se o “aquecimento global”?

                   A resposta é outro inegável “sim”!

                   Deve-se refletir que cada espécie animal tem a sua temperatura característica e casos de elevação denominam-se de “febre”. Existem febres que não são preocupantes, outras requerem cuidados especiais e algumas exigem internações hospitalares! Se analisado sob esse aspecto, pode-se afirmar que nosso orbe está inegavelmente “febril”, num diagnóstico que se baseia em vários sintomas, alguns deles oriundos do “site” da NASA (Estados Unidos), advertindo e salientando para os seguintes pontos.

                   Inicialmente é que as reconstituições térmicas da superfície terrestre mostram que houve um aquecimento desde o ano 1880, sendo mais expressivo a partir do início de 1970, mas os 10 anos mais quentes ocorreram nos últimos 12 anos. Mesmo considerando que os “anos 2000” testemunharam um declínio das emissões solares, com um incomum decréscimo de sua atividade entre 2007-2009, as temperaturas da superfície terrestre continuaram aumentando.

                   Dados da NASA mostram que na Groenlândia as camadas de gelo diminuíram de 150 a 250 km/cúbicos por ano entre 2002 e 2006, enquanto a Antártica perdeu ao redor de 152 km/cúbicos entre 2002 e 2005. O gelo Ártico tem diminuído rapidamente nas últimas décadas e, da mesma forma, os glaciais (depósitos de neves que, descongelando, formam rios gelados) estão se reduzindo ao redor do mundo, incluindo os Alpes, Himalaia, Andes, Alasca, África e Montanhas Rochosas.

                   Além do registro de recorde de altas temperaturas, também o número e intensidade de eventos climáticos catastróficos têm aumentado, com tempestades, secas e incêndios.

                   O nível dos oceanos aumentou 17 cm nos últimos cem anos. Entretanto, a média na última década é aproximadamente o dobro desse mesmo período, ou seja, a velocidade das alterações aumentou de forma alarmante. Nossos mares também têm absorvido o calor registrado, sendo que na superfície a temperatura aumentou 0,17o Célsius a partir de 1969. Desde o início da revolução industrial a acidez dos mares aumentou em 30%, podendo parecer pouco mas são aumentos substanciais para a Biota marinha.

                   Após tais considerações é de se perguntar: todos estes fatos são ocasionais? Seriam, por acaso, acontecimentos isolados sem qualquer conexão entre si? Tudo isto é fortuito?

                   Agora a resposta é “não”!

                   Há muito entende-se que tudo está conectado e que se deve atuar no sentido de conscientizar a população do extremado perigo a que estamos submetidos. Estando ou não numa linha fronteiriça que definirá se poderemos reverter os efeitos do aquecimento global, o fato é que a situação é gravíssima e todos devem atuar em conjunto. A situação deve ser enfrentada por todos.

                   Sabe-se que as reservas naturais do Brasil (metais preciosos, solo fértil, índice de insolação, grandes reservas hídricas, entre outros) são expressivas e estão na mira de muitos países e empresas particulares, sendo impossível tratar de tudo num texto breve.

                   Entretanto, não se pode deixar de falar sobre a destruição de florestas para fins comerciais. Se contabilizado, as emissões desta destruição corresponde a 20% daquela registrada pelo sistema de transporte (queima de petróleo). Com o objetivo de “economizar” nos processos de desflorestamento, as empresas e plantadores em geral promovem a queima de milhares de hectares, sendo que a destruição global de dois anos corresponde a uma área equivalente ao tamanho da Alemanha.

                   Sob este aspecto, a Amazônia é o grande exemplo brasileiro, pois está sendo arrasada, somente para que o agronegócio predador acrescente mais lucro nas contas de uns poucos.

                   Localmente o nosso Bioma Pampa também é agredido e, numa situação alarmante, o desaparecimento de abelhas é incontestável, gerando preocupações não só para os apicultores mas para todos, já que esses insetos são responsáveis por aproximadamente 80% da polinização, ou seja, atuam na geração de frutos e grãos para as espécies humana e animal. Polinização significa a garantia da perpetuação da espécie de determinadas plantas. Desta forma as abelhas são a chave, a base principal para uma produção rentável.

                   Entretanto, a exploração de imensas áreas para as monoculturas (soja, milho), aplicam-se doses elevadíssimas de venenos que vêm dizimando não só as abelhas mas também envenenando os gaúchos, que já estariam expostos a uma quantidade de venenos calculada em aproximadamente 7 litros/pessoa/ano. Também a transgenia, da forma irresponsável como é desenvolvida, estaria interferindo negativamente na qualidade de vida de todos nós, muito embora existam políticos que criem projetos de lei para retirar o indicativo desse veneno no rótulo dos produtos.

                   Embora pareça algo distante, o cuidado com o meio ambiente começa dentro da casa de cada um, sendo importantíssimo o devido cuidado com o lixo, entre outros tantos exemplos. Esse é um tema que responsabiliza todos nós, não sendo adequado imaginar que o poder público irá resolver o problema isoladamente.

                   Precisamos agir isoladamente e em conjunto!

    Imagem11

    Aproveitamos para convidá-los para uma mesa redonda intitulada “Serviços Ambientais da Fauna” que ocorrerá no dia 08 de junho de 2016, às 12h45, na sala 06 do prédio 22, IB, Campus Capão do Leão.

Translate »