Início do conteúdo
    Notícias
  • Professora do IB na Presidência de Honra do 72 Congresso Brasileiro de Botânica

    A professora Leila de Fátima Nogueira Macias do Departamento de Botânica/Instituto de Biologia, recentemente aposentada, é a Presidente de Honra do 72 Congresso Brasileiro de Botânica que será realizado de 24 a 28 de outubro vindouro com palestras on line. A temática do Congresso será Botânica: Para que e para quem? Desafios, Avanços e Perspectivas na Sociedade Contemporânea. Parabéns a professora Leila e sucesso na Comissão Organizadora do evento.

  • Convite aos discentes e docentes para participação em evento dentro do Projeto Ruas de Lazer

    “O Projeto de Extensão “Curiosamente” com colaboração do Projeto de Ensino “LaNeuro” e Grupo de Pesquisa “NeuroCell“, estará participando da segunda edição do Projeto Ruas de Lazer, realizado em parceria pela Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), contará com diversas atividades culturais, de saúde e esportivas disponibilizadas para todas as idades. A coordenação do projeto convida os membros da comunidade do Instituto de Biologia para participarem das atividades que serão desenvolvidas de acordo com a data e demais informações disponibilizadas a seguir.
    Data: 15 de maio de 2022 (próximo domingo)
    Horário: 9h-18h
    Local do evento: uma das vias da avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre avenida Bento Gonçalves e rua Barão de Butuí, sentido bairro/Centro. 
    Observação: Em caso de chuva, a programação será adiada – a confirmação deve ser no sábado (14) de manhã.
    Mais informações:  Instagram: @ruasdelazer.pelotas; @prec.ufpel, @curiosamente.ufpel”
  • Professor do Instituto de Biologia recebe prêmio da Associação Americana de Botânica – Botanical Society of America

    O Professor João Iganci, docente do Departamento de Botânica e atual chefe do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, foi agraciado nesta semana com o prêmio Botany Conference Travel Award, que é direcionado para auxiliar a participação de pesquisadores residentes em países em desenvolvimento no evento anual da sociedade. A conferência ocorrerá em julho deste ano na cidade de Anchorage, Alasca, Estados Unidos, quando o professor apresentará resultados de trabalhos realizados junto ao Instituto de Biologia da UFPEL. Parabéns ao professor pela premiação merecida pelo esforço e dedicação ao Instituto de Biologia.
    Link para o site do evento: https://2022.botanyconference.org/
    Imagem para a divulgação:
  • Cerimônia de encerramento do curso de aperfeiçoamento SAEE-DI

    Nesse sábado pela manhã (30/04/2022) ocorreu o seminário de encerramento do curso de aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado em deficiência intelectual (SAEE-DI edição 2021-2022) com a abertura do evento “on line” pelo Diretor do Instituto de Biologia, professor Luiz Fernando Minello, agradecendo a equipe de trabalho do curso e a tod@s participantes. O Diretor reforçou a importância do Curso e dos seus aprendizados para a academia e para os participantes e demonstrou seu desejo que os Cursos evoluam para um pós-graduação estrito senso. Na sequência a professora Rita Rodriguez usou da palavra agradecendo a sua equipe e a todos participantes e falou da importância do processo de inclusão e das suas diferentes faces e interconexões. Por fim, disse estar muito feliz pela equipe ter recebido um áudio de um participante agradecendo a qualidade, grau de exigência e seriedade com que os Cursos em EAD – AEE foram ministrados. Prosseguindo a cerimônia de abertura a coordenadora do Curso Francéli Brizolla falou sobre sua organização, agradeceu aos participantes e a equipe de trabalho e manifestou sua satisfação com ele, dentre outros aspectos. Concluída a cerimônia de abertura a palestrante Claudete Martins da UNIPAMPA prossegui com a palestra: Desafios ao retorno presencial e à Educação Inclusiva em tempos pandêmicos: quebrando barreiras para construir “pontes”. Todas as falas foram traduzida para LIBRAS pelas interpretes Nádia Porto e Daiana San Martins Goulart Novamente parabéns a equipe de trabalho e desejamos sucesso aos novos cursos em SAEE – EAD que iniciam suas inscrições no próximo dia 02/05/2022 sendo ofertadas 3600  novas vagas.

  • Seminário de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em SAEE-TED

                    Nessa noite de sexta feira (29/04/2022) está ocorrendo o seminário de encerramento do CURSO DE APERFEIÇOAMENTE EM SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (link de acesso : https://www.youtube.com/watch?v=iBonM97Zku0). O evento foi aberto pelo Diretor do Instituto de Biologia professor Luiz Fernando Minello que abordou a importância dos Cursos, da qualidade da equipe e do aumento de diagnósticos de pessoas com TEA, assim como a necessidade do atendimento precoce e o viés da mercantilização que ocorre em função de diversos fatores como desespero, desestruturação e crenças religiosas mescladas a modismos em redes sociais. Ressaltou a necessidade do foco nos interesses e capacidades dessas pessoas. Agradeceu a equipe organizadora do Curso em nome da professora Rita Rodriguez, aos participantes do Curso e desejou êxito a tod@s. Prosseguindo a professora Rita Rodriguez deu as boas vindas aos participantes do curso, falou sobre sua importância, da dedicação do grupo de trabalho e dos participantes, do lugar do autista em todos lugares e fez um relato de uma menina que ao ser informada pela professora na escola que tinha um colega com TEA-3 explicou em sua casa que sabia o que era, pois percebeu que isso observando os comportamentos do colega diante de distintas situações que poderiam ser amenizados simplesmente com atenção e acolhimento, seguiu falando sobre os cursos e novas versões deles que começarão as atividades nas próximas semanas. Paralelamente as falas os intérpretes de LIBRAS Nádia Porto e Samir Rosa dos Santos faziam a tradução aos participantes do evento. Na sequência a pesquisadora Débora Jacks, Diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, professora pesquisadora do Curso de aperfeiçoamento em AEE DI e TEA na UFPEL e Mestranda em Ensino pela UFPEL também fez sua manifestação dando continuidade as falas sobre a importância dos Cursos e do engajamento de cada um nesse processo. Em seguida passou a palavra a palestrante da noite Karla Wunder, mas antes recordou que haverá uma surpresa aos participantes do Curso ao final do seminário de encerramento e que já antecipamos através do link (https://onedrive.live.com/?authkey=%21ANctA48T4tANng8&cid=EEFD9D4EFF82A634&id=EEFD9D4EFF82A634%21205562&parId=EEFD9D4EFF82A634%211416&o=OneUp). A palestrante da noite abordou o tema “Pensando sobre os processos inclusivos. Qual meu papel nessa engrenagem“.  Parabéns a equipe de trabalho da professora Rita Rodrigues e que venham os próximos Cursos.

  • Eleições na comunidade para Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas

    Foi concluído na semana passada o processo de consulta pública à comunidade do Instituto de Biologia para a Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado de Cursos de Ciências Biológicas – bacharelado e licenciatura sendo eleitas as professoras Fernanda Hernandes Figueira e Izabel Cristina Custódio de Souza, respectivamente,  com os votos válidos (30 votos docentes,  18 votos discentes, 05 votos docentes ou discentes que não atuam nos cursos, 00 votos nulos – Total de votos: 53). O resultado da Consulta pública foi encaminhado ao Colegiado de Curso para as devidas tramitações. Parabéns as colegas eleitas e nossos agradecimentos a Comissão organizadora do pleito, assim como aos membros da comunidade que participaram do processo.

    Resultado da Votação das Propostas de Alteração do Regulamento de Honorários – Advocef

  • Conversa com as candidatas à Coordenação dos Cursos de Ciências Biológicas

                    A Comissão Organizadora das Eleições para o Colegiado de Curso de Ciências Biológicas –  Bacharelado e Licenciatura encaminha o link  do encontro realizado, dia 29 de março de 2022 às 12h30min, com a Chapa que concorre à Coordenação e Coordenação Adjunta do Colegiado.

    Link: https://bbbadm-balancer.ufpel.edu.br/playback/presentation/2.3/e350581e2ce3f0852b0dc6f98e77b60d38a44239-1648567214075

    Comissão Organizadora das Eleições

  • Chapa homologada eleições Colegiado de Curso de Ciências Biológicas

             A Comissão Organizadora das Eleições homologou a chapa única inscrita, seguindo os critérios de elegibilidade e o procedimento de inscrição (itens 1 e 2 do Edital – documento SEI 1631023).

    Chapa única inscrita:

    Candidata a Coordenadora: Fernanda Hernandes Figueira – Departamento de Fisiologia e Farmacologia / Instituto de Biologia.

    Candidata a Coordenadora Adjunta: Izabel Cristina Custódio de Souza – Departamento de Morfologia / Instituto de Biologia.

                    A apresentação da chapa à comunidade acadêmica será realizada no dia 29 de março de 2022, terça-feira, das 12:30 até às 13:00, por meio do link WebConf/UFPel: https://webconf.ufpel.edu.br/b/jul-il2-mxs-bj6

                    A votação será realizada por meio do formulário Google, neste link: https://forms.gle/ikcMEmCbDxEsZrxz8 . O formulário estará liberado para votação a partir das 8:00 do 30 de março até as 20:00 do dia 01 de abril de 2022.

    A Comissão Organizadora das Eleições

    Prof.ª. Juliana Cordeiro – DEZG/IB

    Prof.ª. Ana Paula Nunes – DM/IB

    Discente: Jessyca S. de Antoni – Ciências Biológicas Licenciatura

    Discente: Barbara T. B. da Silva – Ciências Biológicas Bacharelado

  • Atenção – ELEIÇÃO para Coordenação do Colegiado de Ciências Biológicas

                               Foi retomado no último dia 21 (21/03/2022) através do Edital para consulta acadêmica de Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto(a) dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), UFPel o processo eleitoral para as funções de Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto(a) do referido Colegiado. No momento estamos na fase de inscrição da(s) chapa(s) que concorrerá (ão) no certame (Inscrição das chapas 21 a 25/03/2022 até as 12:00), sendo que a Homologação e Divulgação das inscrições ocorrerá no dia  25/03/2022 após as 15:00. A campanha eleitoral ocorrerá no período de 26 a 29/03/2022 e a apresentação das chapas no dia 29/03/2022 horário e link a serem divulgados. O processo de consulta ocorrerá de 30/03/2022 a partir das 08:00 até 01/03/2022 às 20:00 e a divulgação do resultado até 05/04/2022.

                         Terão direito ao voto os docentes ativos do Instituto de Biologia ou de unidades acadêmicas que desempenham atividades junto ao Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas, e os acadêmicos listados nas relações de discentes dos Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e
    Licenciatura) e cadastrados no Cobalto. A consulta para indicação de Coordenador/a e Coordenador/a Adjunto/a será direta e realizada por voto universal, sendo vedado o voto por procuração. A votação é facultativa, e todos os votos terão peso equivalente. A lista de votantes será divulgada no processo SEI 23110.030544/2021-97 no dia 23 de março de 2022. Qualquer correção deve ser informada via e-mail da secretaria dos cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura (colegiadodabiologia@gmail.com) até dia 25 de março de 2022. A consulta acadêmica será realizada por meio eletrônico do sistema Formulários Google® em link a ser divulgado, iniciando no dia 30 de março de 2022 às 08 horas e finalizando no dia 01 de abril de 2022 às 20 horas. Caso ocorra necessidade de alteração nas datas, o novo cronograma será divulgado no processo SEI 23110.030544/2021-97. A condução do processo de votação ficará a cargo da Comissão Organizadora das Eleições, com assistência da secretaria da Coordenação dos Cursos de Ciências Biológicas e da Chefia do Núcleo Administrativo do Instituto de Biologia.

               O processo atenderá os princípios do direito eleitoral material, a saber:  a) Proporcionalidade e razoabilidade; b) Estado Democrático de Direito; c) Soberania Popular; d) Republicano; e) Federativo; f) Legitimidade; g) Moralidade; h) Probidade; i) Igualdade ou Isonomia; j) Anualidade da lei eleitoral; k) Liberdade de propaganda.

                            A presidente da Comissão Eleitoral, professora Juliana Cordeiro e a Direção do Instituto de Biologia conclamam a participação da comunidade no certame para apoiar e validar o processo. Participe valorizando a sua inserção no processo e validando a(s) proposta(s) apresentada(s) pelo(s) candidato(s).

  • Calendário reuniões Conselho Departamental 2022

    O Conselho Departamental do Instituto de Biologia se reúne mensalmente, em reunião ordinária, e em outros momentos de forma extraordinária. Nessa reuniões são apreciados processos que tratam dos temas diários da gestão da Unidade, como projetos unificados de ensino, pesquisa e extensão, programas analíticos de disciplinas dos Programas de Pós-Graduação e de disciplinas novas optativas da graduação, nesse caso após a apreciação dos respectivos Colegiados de Programas de Pós-Graduação e Colegiados de Graduação; distribuição de recursos, de vagas docentes e de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) destinadas a Unidade por vacâncias, entre outros. Para deliberar sobre esses temas possui Comissões Permanentes que fazem sua análise prévia para debate e apreciação no seu Pleno. Essas Comissões e demais dados do Conselho Departamental, assim como, as atas de suas reuniões são disponibilizadas na página do Instituto de Biologia (ADMINISTRAÇÃO)  que está composto por 5 Departamentos (Botânica – DB, Ecologia, Zoologia e Genética – DEZG; Fisiologia e Farmacologia – DFF; Microbiologia e Parasitologia – DMP e Morfologia – DM) que analisam os processos previamente às reuniões do Conselho Departamental. O Instituto também conta com 4 órgãos suplementares (Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter – MCR: Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre – NURFS; Herbário Pel e Horto Botânico Irmão Teodoro Luis) sendo administrado pelo Diretor – professor Luiz Fernando Minello, Vice-Diretor – professor Gilson de Mendonça e Chefe do Núcleo Administrativo – TAE Rosane Schubert que publicam seus atos administrativos através de Portarias Internas. Nesse ano de 202 já ocorreram duas reuniões do CD, uma em  16 de fevereiro e outra em 18 de março pp. Visando o planejamento da comunidade do IB para encaminhamentos ao Conselho segue o calendário de reuniões no corrente ano:

    20/04 – tarde (quarta-feira)

    19/05 – manhã (quinta-feira)

    17/06 – tarde (sexta-feira)

    18/07 – manhã (segunda-feira)

    17/08 – tarde (quarta-feira)

    21/09 – manhã (quarta-feira)

    20/10 – tarde  (quinta-feira)

    18/11 – manhã (sexta-feira)

    20/12 – tarde (terça-feira)

Translate »