1º Fórum Internacional: Desenvolvimento Sustentável no Mercosul – MercoFiD

1º Fórum Internacional: Desenvolvimento Sustentável no Mercosul – MercoFiD

Período: de 25 a 27 de junho de 2024

Local: Auditório do Parque Tecnológico (UFPEL) ou SICREDI

O “1º Fórum Internacional: Desenvolvimento Sustentável no Mercosul” é um evento inovador que visa promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional, fortalecer a cooperação científico-acadêmica e estabelecer parcerias internacionais para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável na região do Mercosul. O fórum se destaca por sua abordagem multidisciplinar, abrangendo diversas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento sustentável e oferecendo uma oportunidade para a troca de ideias, conhecimentos e experiências entre pesquisadores, acadêmicos, profissionais e líderes de diferentes setores.

Proposto pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais (PPGCAmb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) com organização conjunta dos Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (UFPEL), Curso de Engenharia Agrícola (UFPEL), Programa de Educação Tutorial Engenharia Agrícola – PET e a RBES – Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade.

Público-alvo presencial: 100 Pesquisadores, empreendedores e sociedade em geral, além de palestrantes ou conferencistas provenientes Brasil e Uruguai

Público-alvo virtual: 100 Pesquisadores, sociedade em geral, palestrantes ou conferencistas provenientes do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, entre outros.

Categoria: Evento Nacional, pois palestrantes e conferencistas estrangeiros participarão remotamente

O evento será composto por uma variedade de atividades, visando promover o diálogo, o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre os participantes. As principais atividades incluirão:

1. Palestras de Convidados: Teremos palestrantes tanto presenciais quanto remotos, trazendo suas experiências e insights sobre os temas em destaque.
  2. Apresentação de Trabalhos: Os participantes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos relacionados às áreas temáticas previamente mencionadas. Isso proporcionará uma plataforma para a troca de ideias e o debate acadêmico.
  3. Coffee Break: Serão programados intervalos para coffee break, promovendo networking e interação entre os participantes, além de oferecer momentos de descontração e relaxamento.
  4. Envio de Resumos Estendidos: Os participantes a submeteram resumos estendidos, os quais serão analisados por uma comissão científica.

Esperamos que essas atividades enriqueçam a experiência dos participantes e contribuam para o sucesso do evento. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente dinâmico e colaborativo, onde o aprendizado e a inovação possam prosperar.

As áreas temáticas para o envio de trabalhos abrangem uma variedade de tópicos relevantes e atuais, visando promover o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental:

1. Criminologia Verde: Desvendando os Crimes contra o Meio Ambiente
  2. Educação Ambiental para Transformar o Mundo: Construindo um Futuro Sustentável
  3. Engenharia Ambiental e Civil
  4. Engenharia de Materiais e de Produção
  5. Energias Sustentáveis
  6. Geotecnologias: Mapeando e Preservando o Meio Ambiente
  7. Modelagem matemática aplicada
  8. Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Impulsionando as Metas de Desenvolvimento Sustentável

Cronograma de Atividades programadas

Para o evento, os palestrantes convidados são os mencionados na sequência, abordando as temáticas propostas. Em caso de imprevistos relacionados à disponibilidade deles, buscaremos substitutos que tratem dos mesmos temas e atendam as mesmas temáticas.

25/06

Palestra 1:  “Construindo Cidades do Futuro: Estratégias Integradas para o Desenvolvimento Sustentável Urbano”

• Palestrante:   Dra. Graziela Carvalho – Instituto LICI

Origem: Belo Horizonte, Minas Gerais.

• Horário 14h às 15h
  • Formato: Presencial

• Coffee-break
  • Horário 15h30 às 16