Ciência e Sustentabilidade da Madeira

Carga Horária: 68 horas

Código: 1640354

Ementa

Sustentabilidade da Madeira – Características da madeira e seus principais usos; O papel sustentável da madeira no mercado brasileiro; Propriedades Físicas; Influência das propriedades físicas na utilização da madeira; Propriedades Mecânicas (Ensaios mecânicos com espécies comerciais); Aspectos de qualidade para os principais usos da madeira; Caracterização de defeitos na madeira; Normas de classificação da madeira; Definir conceitos de agentes causadores de degradação na madeira; Influência da deterioração na qualidade da madeira para diversos fins; Preservação da madeira; Processos sustentável da tratamento da madeira.

Bibliografia

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. Standard methods for testing small clear specimens of timber, D 143-94. Philadelphia, PA. 1995.
BRASIL. Cadeia produtiva de madeira. Brasília: Ministério da Agricultura. IICA, 2007. 84 p. (Serie Agronegócios; v. 6).
BURGES, L.M.; RICHTER, H.G. Anatomia da madeira. São Paulo: Nobel, 1991. 154p.
BODIG, J.; JAYNE, B.A. Mechanics of Wood and Wood Composites. Van Nostrand Reinhold, 1982. 712 p.
BRASIL. Normas para classificação de madeira serrada de folhosas. Brasília: Ministério da Agricultura/IBDF, 1983.67p.
HASELEIN, C. R. Manual Didático de Propriedades Físico-Mecânicas da Madeira. Universidade Federal de Santa Maria, 2007.
MORESCHI, J. C. Manual Didático de Propriedades Tecnológicas da Madeira. Universidade federal do Paraná. 2007.
MUNIZ, G.B.; KLOCK,U.; MATOS, J.L.M.; MORESCHI, J.C.; IWAKIRI,S.; KEINERT Jr., S. Apostila Tecnologia da Madeira. Curitiba, FUPEF. 1994.
NENNEWITZ, Ingo et al. Manual de tecnologia da madeira. São Paulo: Blucher, 354 p.,2008.
NOCK, H. P.; RICHTER, H. G.; BURGER, L.M. Tecnologia da madeira. Curitiba: UFPR, 1999.
KOLMANN, F.F.P.; CÔTÉ JR,W.A. Principles of Wood Science and Technology. I – Solid Wood. Springer-Verlag:Berlin, 1968. 592p.
ROCHA, M.P. Defeitos da Madeira. Curitiba: FUPEF, 2002. 33p.
SKAAR, C. Water in wood. New York: Syracuse Univ. Press, 1972.
KRETSCHMANN, D. E. Mechanical properties of wood. In:____. Wood handbook: wood as an engineering material. Department of Agriculture, Forest Service, Forest Products Laboratory, Wisconsin: U.S., 2010. Cap. 5, p.1-44.
ROWELL, R. M.; PETTERSEN, R.; HAN, J. S.; ROWELL, J. S.; TSHABALALA, M. A. Cell wall chemistry. In:______. Handbook of Wood Chemistry and Wood Composites.
Boca Raton, CRC Press LLC, 2005. p. 35-74.
ROWELL, R. M. Acetylation of wood – a review. International Journal of Lignocellulosic Products, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2014.
SCHMIDT, O. Wood rot. In:______. Wood and tree fungi: biology, damage, protection, and use. Berlin, Heidelberg: Springer-Verlag, 2006. p. 135-160.
MORESCHI, J. C. Biodegradação e preservação da madeira. Universidade Federal do Paraná. 177 p, 2013.

Translate »