Docentes do PPGCAmb integram projeto inovador selecionado na Chamada Resiliência Climática RS

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPel (PPGCAmb) celebra a aprovação do projeto CLIMATE-AI-SBN: Inteligência Artificial para Enfrentamento das Emergências Climáticas na Chamada Resiliência Climática RS, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com apoio técnico e institucional da FAPERGS, Fundação Araucária, BRDE e Regenera RS.
A proposta, que pleiteia R$ 546.652,96 em recursos para execução, foi selecionada para apoio financeiro pela FAPERGS e Fundação Araucária, evidenciando seu alto potencial de impacto social, educacional e ambiental nos territórios mais vulneráveis do estado — especialmente em áreas severamente atingidas pelas enchentes de 2024.
Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a UFPel e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto visa desenvolver uma plataforma digital inteligente que une Inteligência Artificial, Grafos de Conhecimento, modelagem climática e estratégias de educação ambiental crítica.
O CLIMATE-AI-SBN propõe a criação de uma plataforma digital inteligente, que utilizará Inteligência Artificial, Grafos de Conhecimento, modelagem climática e estratégias de educação ambiental crítica para capacitar professores, escolas e comunidades no uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbNs).
Coordenado pelo Prof. Dr. Dante Barone (UFRGS), o projeto reúne uma equipe de excelência, com especialistas das áreas de IA aplicada à educação, saneamento, ecologia, microbiologia do solo, comunicação estratégica e robótica educacional.
A diversidade de saberes e a atuação em rede fortalecem a vocação do projeto para transformar conhecimento em ação, promovendo restauração ecológica, reflorestamento educativo, redução de alagamentos, fortalecimento da biodiversidade e participação cidadã qualificada.
O PPGCAmb parabeniza toda a equipe envolvida e destaca com orgulho a participação de suas três docentes no núcleo científico do projeto:
-
Prof.ª Dr.ª Andrea Souza Castro – especialista em gestão de águas pluviais e infraestrutura verde, contribuindo para soluções urbanas resilientes.
-
Prof.ª Dr.ª Luciara Bilhalva Corrêa – referência em educação ambiental e gestão de resíduos, com metodologias participativas voltadas ao impacto comunitário.
-
Prof.ª Dr.ª Daniela Buske – pesquisadora em modelagem climática e matemática aplicada, responsável pela construção de cenários e simulações para apoiar decisões estratégicas.
A presença das três pesquisadoras evidencia o papel central do PPGCAmb na produção de ciência aplicada, na formulação de estratégias inovadoras para adaptação climática regional e por representarem com excelência o papel da universidade pública no enfrentamento das urgências socioambientais do nosso tempo.