Parceria Estratégica Entre PPGCAmb-UFPEL e Receita Federal Impulsiona Licenciamento Ambiental

No dia 16 de outubro de 2023, um marco foi atingido na busca pela implementação do licenciamento ambiental na unidade da Delegacia da Receita Federal do Chuí-RS. A assinatura do termo de cooperação entre a respeitada Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) através do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais – PPGCAmb e a Delegacia da Receita Federal do Brasil, nas unidades de Pelotas e Rio Grande, representa um avanço significativo nesse cenário desafiador.

Essa colaboração estratégica, idealizada pelo Professor Doutor Maurizio Silveira Quadro e sua equipe, com a equipe da Receita Federal, com destaque para a dedicada Soraia, marca um passo crucial no âmbito ambiental. Por mais de três décadas, a Receita Federal tem almejado resolver a ausência de normativas específicas para o licenciamento dessas unidades junto aos órgãos ambientais, um desafio que agora começa a ser enfrentado de maneira assertiva.

O acordo firmado não apenas preenche essa lacuna, mas busca orientar o processo de licenciamento de forma a minimizar os impactos negativos ao meio ambiente. Esta iniciativa é essencial para preservar uma atividade vital para o país. A expectativa é que esse processo possa servir como um modelo para o licenciamento de outras unidades, contribuindo para uma gestão ambiental mais eficaz e responsável. Assim, reduzindo o risco de exposição às cargas perigosas na unidade de aduaneira da RFB em Chuí, bem como aumentando a segurança das atividades e o cuidado com o meio ambiente com os serviços prestados pela RFB.

Além disso, a parceria entre o PPGCAmb e a Receita Federal tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento tecnológico para a destruição adequada de cargas, incluindo drogas e bebidas, na unidade da Receita Federal do Chuí. Esta colaboração se fundamenta em uma ação de extensão que enriquecerá o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb), permitindo que as contribuições da universidade retornem rapidamente à sociedade.

Essas iniciativas notáveis são possíveis graças ao empenho e dedicação do grupo de trabalho composto pelos professores e alunos do PPGCAmb, com especial reconhecimento para:

Maurizio Silveira Quadro

Diuliana Leandro

Robson Andreazza

Andrea Souza Castro

Laboratório de Tratamento de Águas e Efluentes

Laboratório de Geoprocessamento Aplicado a Estudos Ambientais

É importante ressaltar que outros professores se integrarão ao longo do processo, sendo essenciais para o enriquecimento das ações.

Expressamos nossos agradecimentos especiais ao apoio fundamental do Centro de Engenharias (CENG), que defende a iniciativa e torce para o sucesso dessa colaboração interinstitucional, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento tecnológico. Este é um passo significativo em nossa busca pela excelência, com o compromisso inabalável de retribuir à sociedade por meio do conhecimento e da inovação, alinhados com as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU.

Fonte: Raquel Neutzling Bierhals, 2023.

Fonte: Diuliana Leandro, 2023.

Publicado em 16/10/2023, na categoria Notícias.
Translate »