EDITAL DE ALUNO ESPECIAL 2023/2

A Universidade Federal de Pelotas torna pública a seleção para ingresso como aluno especial no curso de Mestrado Stricto sensu em Ciências Ambientais para o segundo semestre de 2023. Acesse o edital para maiores informações.

Inscrição:  28 de julho a 01 de agosto de 2023

Onde: ppgcambmestrado@gmail.com

Pode solicitar inscrição em até 2 disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2023 de forma presencial, pagando apenas uma taxa de inscrição.

Você faz mestrado e doutorado em outra UF peça insenção de taxa.

Saiba mais em:

Edital de seleção PRPPG

As disciplinas:

1. Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
Professor: Andréa Souza Castro
Dia/horário: sexta-feira/8:30h
Créditos:4
Código:1640261
Ementa: Instrumentos de gestão e suas implementações: conceitos e práticas. Base legal e institucional para gestão ambiental. Legislação ambiental. Auditoria ambiental. Controle de qualidade ambiental. Teoria do planejamento: histórico e conceituação. Planejamento e o enfoque ambiental: critérios ambientais na definição do planejamento. Utilização de modelos e de instrumentos de planejamento. Instrumentos de implantação e execução. Inserção do planejamento no sistema de gestão ambiental. Análise de risco.

2. Disciplina: CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Professor: Maurizio Quadro
Dia/horário: quarta-feira/13h30min
Créditos: 3
Código: 1640260
Ementa:Poluição e ecossistemas. Meio ambiente e saúde. O ar atmosférico: características da atmosfera, principais poluentes e fontes, qualidade do ar, controle da poluição. A água: disponibilidade e usos, qualidade das águas, controle da poluição e reuso. O solo: características, degradação do solo, controle da poluição, reaproveitamento de resíduos sólidos. Sistemas de saneamento: abastecimento e tratamento de água e esgoto. Impactos ambientais: crescimento populacional, métodos de avaliação, aspectos institucionais e legais da conservação ambiental, agenda 21 e ISO 2001.

3. Disciplina: ENVIROMENTAL SCIENCE SEMINAR – EMI
Professor: Gizele Gadotti
Dia/horário: Terça-feira/ 14h
Créditos: 2
Código: 15000764
Ementa: Preparation and oral presentation of a seminar related to Environmental Sciences in English. Provide opportunities for the use of the English language. Make use of the English of Medium of Instruction technique. Students to be able to prepare and present a seminar in English related to Environmental Sciences in English. Students to be able to read and discuss main points related to Environmental Sciences in English. Individual reports will show the students accomplished the goals for the course.

4. Disciplina: MAPEAMENTO AMBIENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Professor: Diuliana Leandro
Dia/horário: Concentrado (18 a 23 de setembro; 16 a 21 de outubro; 14 de dezembro; de segunda a sexta das 17h10min às 21h30min, sábado de 8h às 11h40min e das 13h30min as 16h50min)
Créditos: 4
Código:1640270
Ementa: Introdução a conceitos de cartografia, sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica e levantamentos
GNSS. Utilização de técnicas cartográficas aplicadas ao mapeamento dos elementos do meio ambiente. A disponibilização, o
compartilhamento e o acesso a dados e informações geoespaciais. Aplicações de geotecnologias nas diferentes esferas do planejamento Municipal (Plano ambiental, diretor, de saneamento). Instrumentos de interação e integração de informações como ferramenta de gestão e sistemas de apoio a tomada de decisão. Mapeamento ambiental para identificação e recuperação de áreas degradadas.

5. Disciplina: QUÍMICA AMBIENTAL
Professor: Rubia Flores
Dia/horário: Terça-feira/ 8:30h
Créditos: 4
Código:1640266
Ementa: Partição de compostos orgânicos e inorgânicos relevantes e distribuição no meio ambiente. Principais reações e mecanismos de transformação de espécies químicas no meio ambiente. Química da Água, solo e ar com relações e distribuições no meio ambiente. Reações de degradação fotoquímica. Sorção (absorção e adsorção). Matéria orgânica na água e suas interações com
metais. Distribuição de espécies metálicas nos sistemas solo água e ar. Ciclo biogeoquímico do mercúrio.

Publicado em 28/07/2023, na categoria Notícias.
Translate »